Experiência e percepções sobre o infográfico para fins educacionais durante a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-1.23

Palavras-chave:

infográficos, percepções, formação de professores, treinamento inicial, pedagogos

Resumo

Objetivo. Este artigo apresenta os resultados de um estudo que procura conhecer as percepções de uma professora e de um grupo de estudantes de pedagogia sobre duas experiências de ter desenhado infográficos como estratégia educativa. Metodologia. Esta pesquisa foi qualitativa. Para a coleta de informações, foi implementado um grupo focal com cinco estudantes do sexto semestre e uma entrevista semiestruturada para a professora que implementou a estratégia. Análise dos resultados. Os resultados sugerem uma perspectiva positiva por parte da professora e dos estudantes de pedagogia sobre a experiência do desenho de infográficos. Declaram haver contribuido principalmente para a compreensão e organização da informação, facilitando especialmente a compreensão de textos acadêmicos e disciplinares. Da mesma forma, quem participou concorda que o desenho de infográficos facilita a organização visual de informações relevantes, inovadoras, criativas e muito úteis para estudantes iniciantes de pedagogia. Conclusões e recomendações. Embora seja necessaria a importância de conhecer as perspectivas de docentes e estudantes sobre o uso educativo de infográficos, recomenda-se a realização de estudos experimentais ou quase-experimentais que confirmem ou refutem os resultados deste estudo e outros que, da mesma forma, foram abordados a partir da perspectiva de docentes e estudantes.

Biografia do Autor

Selenne Ríos-Higuera, Escuela Normal Superior

Licenciada en Enseñanza del Inglés por la Universidad de Sonora, Maestra en Educación Especial por la Escuela Normal Superior, Plantel Hermosillo y docente frente a grupo durante 10 años en esta institución. Sus líneas de investigación son la formación docente, la enseñanza del inglés y la comprensión lectora. Actualmente estudia el Doctorado en Humanidades en la Universidad de Sonora.

Isis Berenice Caro-Coronado, Escuela Normal Superior

Egresada de la Licenciatura en Educación Secundaria con Especialidad en Inglés por la Escuela Normal Superior de Hermosillo. Docente frente a grupo durante dos años en esta institución. Se centra en las líneas de investigación sobre formación docente, educación y enseñanza del inglés.

Rosa Ascención Espinoza-Cid, Escuela Normal Superior

Licenciada en Enseñanza del Inglés por la Universidad de Sonora, Maestra en Educación Especial por la Escuela Normal Superior, Plantel Hermosillo y docente frente a grupo durante ocho años en esta institución. Sus líneas de investigación son la formación docente, la enseñanza del inglés e inclusión en educación. Actualmente estudia el Doctorado en Humanidades en la Universidad de Sonora.

Referências

Abreu Sojo, C. (2002). Periodismo Iconográfico (y XI) ¿Es la infografía un género periodístico? Revista Latina de Comunicación Social, 5(51).

Aguirre, C. R., Menjívar Valencia, E. y Morales, H. L. (2015). Elaboración de infografías: Hacia el desarrollo de competencias del siglo XXI. Diá-logos, (15), 23-27. https://doi.org/10.5377/dialogos.v0i15.2207

Alyahya, D. (2019). Infographics as a learning tool in higher education: The design process and perception of an instructional designer. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, 18(1), 1-15. https://orcid.org/10.26803/ijlter.18.1.1

Best, J. W. y Kahn, J. V. (2006). Research in education (10.a ed.). Pearson.

Bicen, H. y Beheshti, M. (2017). The psychological impact of infographics in education. BRAIN. Broad Research in Artificial Intelligence and Neuroscience, 8(4), 99-108. https://www.edusoft.ro/brain/index.php/brain/article/view/733/821

Cassany, D., Luna, M. y Sanz, G. (2000). Enseñar lengua. Graó.

Creswell, J. W. (2012). Educational research. Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research (4.a ed.). Pearson.

Creswell, J. W. y Poth C. N. (2013). Qualitative inquiry and research design. Choosing among five approaches (3.a ed.). Sage.

Damyanov, I. y Tsankov, N. (2018). The role of infographics for the development of skills for cognitive modeling in education. IJET International Journal of Emerging Technologies in Learning, 13(1), 82-92. https://doi.org/10.3991/ijet.v13i01.7541

de Pablos, J. M. (1998). Siempre ha habido infografía. Revista Latina de Comunicación Social, 5, 1-5. https://studylib.es/doc/3006167/revista-latina-de-comunicaci%C3%B3n-social-siempre-ha-habido-i.

Echevarría Martínez, M. A. y Gastón Barrenetxea, I. (2000). Dificultades de comprensión lectora en estudiantes universitarios. Implicaciones en el diseño de programas de intervención. Revista de Psicodidáctica, (10), 59-74. https://ojs.ehu.eus/index.php/psicodidactica/issue/view/31

García Madruga, J. J, Martín Cordero, J. I., Luque Vilaseca, J. L. y Santamaría Moreno, C. (1996). Comprensión y adquisición de conocimientos a partir de textos. Siglo Veintiuno.

Guzmán-Cedillo, Y., Lima-Villeda, N. y Ferreira-Rosa, S. (2015). An experience of elaborating didactic infographics on sexual diversity. Revista Latina de Comunicación Social, (70), 961-981. https://orcid.org/10.4185/RLCS-2015-1080en

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). McGraw-Hill.

Leavy, P. (2017). Research design. Quantitative, qualitative, mixed methods, arts-based, and community-based participatory research approaches. The Guilford Press.

Maldonado Fuentes, A. C., Sandoval Rubilar, P. y Rodríguez Alveal, F. (2012). Comprensión lectora en la formación inicial docente: Estudiantes de educación general básica en una universidad del Consejo de Rectores. Folios, (35), 33-47. https://doi.org/10.17227/01234870.35folios33.47

Minervini, M. A. (2005). La infografía como recurso didáctico. Revista Latina de Comunicación Social, (59), 1-11. https://www.researchgate.net/publication/26527124_La_infografia_como_recurso_didactico

Muñoz García, E. (2014). Uso didáctico de las infografías. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 7(14), 37-43. https://doi.org/10.25115/ecp.v7i14.969

Palmucci, D. (2017). Las infografías, nuevos espacios de lectura para el discurso científico-pedagógico. Discurso & Sociedad, 11(2), 262-288. http://www.dissoc.org/ediciones/v11n02/

Ponce, A., Rangone, C. y Funes, M. (2015). Relato de experiencia: Diseño de infografías como estrategia de enseñanza en Educación para la Salud en Ciencias Naturales y su didáctica en profesorados para la educación primaria de la provincia de Córdoba. VIII Jornadas Nacionales y 1° Congreso Internacional sobre la Formación del Profesorado: Narración, Investigación y Reflexión sobre las Prácticas. Universidad Nacional de Mar del Plata. https://silo.tips/download/palabras-clave-educacion-para-la-salud-innovaciones-en-el-aula-infografias

Reinhardt, N. (2010). Infografía didáctica: Producción interdisciplinaria de infografías didácticas para la diversidad cultural. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos, 11(31), 119-191. http://www.scielo.org.ar/pdf/ccedce/n31/n31a03.pdf

Rincón Carvajal, O. A. (2016). La infografía educativa como herramienta didáctica. Una posibilidad de mediación del proceso formativo en el área de Educación Física de los estudiantes del grado décimo y undécimo de la Institución Educativa Federico Ángel del municipio de Caldas –Antioquia– [Tesis de maestría]. Universidad Pontificia Bolivariana. https://repository.upb.edu.co/handle/20.500.11912/2780

Shabak Alrwele, N. (2017). Effects of infographics on student achievement and students’ perceptions of the impacts of infographics. Journal of Education and Human Development, 6(3), 104-117. http://jehdnet.com/vol-6-no-3-september-2017-jehd

Solé, I. (1997). Estrategias de lectura. Graó.

Sudakov, I., Bellsky, T., Usenyuk-Kravchuk, S. y Polyakova, V. (2016). Infographics and mathematics: A mechanism for effective learning in the classroom. PRIMUS, 26(2), 158-167. https://doi.org/10.1080/10511970.2015.1072607

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Experiência e percepções sobre o infográfico para fins educacionais durante a formação de professores (S. Ríos-Higuera, I. B. Caro-Coronado, & R. A. Espinoza-Cid , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(1), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.26-1.23

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Experiência e percepções sobre o infográfico para fins educacionais durante a formação de professores (S. Ríos-Higuera, I. B. Caro-Coronado, & R. A. Espinoza-Cid , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(1), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.26-1.23

Comentarios (ver términos de uso)