Autoconceito, expectativas e sentido de vida: Sinergia que determina a aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-1.12

Palavras-chave:

Autoconceito, desempenho do estudante, educação média superior, expetativas

Resumo

O estudo buscou identificar os fatores pessoais que constituem barreiras para a aprendizagem dos estudantes das preparatorias estatais de Yucatán. Se desenvolveu a través do paradigma quantitativo com alcance correlacional. Os participantes foram estudantes do primeiro ciclo escolar 2017-2018 (2599) e seus professores (163). A recoleção da informação foi um questionário aplicado aos estudantes que indagou sobre seu autoconceito, expetativas, sentido de vida e antecedentes escolares, assim como um guião para os grupos de enfoque com os professores que identificou as barreiras que apresentaram se para garantir que seus alunos aprendam. A análise das relações se deu através do coeficiente de correlação de Pearson, o estudo dos indicadores de cada fator e o análise do discurso dos professores. Os resultados sinalizam que entre que entre as limitantes de aprendizagem se encontram os bloqueios que os próprios estudantes nutrem ao não reconhecer suas capacidades ou as desvalorizar (autoconceito negativo) assim como falta de metas para dirigir suas ações propiciando um baixo compromisso ao não encontrar sentido aos aprendizados (sentido de vida). Isso evidência falhas na implementação do modelo educativo, ao subestimar a formação para a vida em favor da aquisição de conhecimentos, ressaltando se de formar os docentes em uma maneira de  retroalimentar, os reconhecimento das potencialidades e na aplicação de estratégias que preparem para a vida, para que seja capaz de enriquecer o processo formativo a partir destes elementos.

Biografia do Autor

Dora Esperanza Sevilla-Santo, Universidad Autónoma de Yucatán

Doctora en Investigación en Discapacidad. Profesor investigador de la Facultad de Educación de la Universidad Autónoma de Yucatán. Nivel 1 en el Sistema Nacional de Investigadores en México. Líneas de investigación: educación inclusiva, necesidades educativas, barreras para el aprendizaje, psicología educativa, orientación y tutoría.

Mario José Martín-Pavón, Universidad Autónoma de Yucatán

Doctor en Investigación Educativa. Profesor de la Facultad de Educación de la Universidad Autónoma de Yucatán. Candidato en el Sistema Nacional de Investigadores en México. Líneas de investigación: factores que influyen en el rendimiento académico, atención a la diversidad, barreras para el aprendizaje.

Sandra Paola Sunza-Chan, Universidad Autónoma de Yucatán

Maestra en Orientación y Consejo Educativos. Profesora de tiempo completo en la Facultad de Educación de la Universidad Autónoma de Yucatán. Responsable del Programa de Tutorías de la Facultad de Educación de la UADY. Líneas de investigación: Orientación educativa, Tutoría en Educación Superior, Educación familiar. 

Nora Verónica Druet-Domínguez, Universidad Autónoma de Yucatán

Doctora en Educación Humanista. Profesora de la Facultad de Educación de la Universidad Autónoma de Yucatán. Líder del cuerpo académico de Educación y orientación. Candidato en el Sistema Nacional de Investigadores en México. Líneas de investigación: educación y sentido de vida.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Autoconceito, expectativas e sentido de vida: Sinergia que determina a aprendizagem (D. E. Sevilla-Santo, M. J. Martín-Pavón, S. P. Sunza-Chan, & N. V. Druet-Domínguez , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(1), 1-23. https://doi.org/10.15359/ree.25-1.12

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Autoconceito, expectativas e sentido de vida: Sinergia que determina a aprendizagem (D. E. Sevilla-Santo, M. J. Martín-Pavón, S. P. Sunza-Chan, & N. V. Druet-Domínguez , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(1), 1-23. https://doi.org/10.15359/ree.25-1.12

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