Motivação e percepção de estudantes sobre os estilos de ensino Comando Direto e Resolução de Problemas na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-3.2

Palavras-chave:

Canais de desenvolvimento, metodologia, motivação, ensino

Resumo

Objetivo. Analisar os canais de motivação e desenvolvimento com base nos diferentes estilos de ensino utilizados, por meio da “Unidade didática ritmo e apoio musical”. Metodologia. Trata-se de um desenho quase experimental e quantitativo, no qual participaram 53 estudantes. Foram divididos em dois grupos, um grupo recebeu uma intervenção com o estilo de ensino comando direto e terminou com a resolução de problemas, e outro grupo fez ao contrário. A “Unidade didática ritmo e apoio musical” é composta por 4 sessões de 50 minutos. Resultados. As informações foram coletadas por meio de dois questionários e analisadas pelo programa estatístico IBM-SPSS versão 24 para Windows. Após a intervenção não houve melhora no BPNES. Enquanto os fatores cognitivos, físicos e emocionais, apresentaram maior pontuação por meio do estilo de ensino para a resolução de problemas. Conclusão. O estilo de ensino para resolução de problemas promove o relacionamento entre colegas de classe, superando o estilo de ensino por comando direto. Relacionado com variável de gênero, reflete-se que as mulheres que começaram com o estilo de resolução de problemas têm maior nível de autonomia. 

Biografia do Autor

Ángela Corrales-Perea, Universidad Politécnica de Madrid

Graduada en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Facultad  de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte   de la Universidad Politécnica de Madrid, España. Actualmente cursa el  Máster Universitario en Formación del Profesorado de Educación Secundaria Obligatoria, Bachillerato y Formación Profesional. Itinerario Especialidad Educación Física en la Facultad  de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte de la Universidad Politécnica de Madrid.

María Espada, Universidad Politécnica de Madrid

Doctora en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Máster Oficial en Investigación en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Desarrolla su actividad docente e investigadora en la Facultad  de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte   de la Universidad Politécnica de Madrid. Ha participado en diferentes proyectos de investigación competitivos del Plan Nacional de I+D+i . La actividad investigadora se desarrolla en el ámbito de la didáctica en la actividad física y el deporte. Es miembro del Grupo de investigación psicosocial en el deporte de la Facultad  de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte de la Universidad Politécnica de Madrid.

Referências

Broc Cavero, M. Á. (2006). Motivación y rendimiento académico en alumnos de educación secundaria obligatoria y bachillerato LOGSE. Revista de educación, (340), 379-414. http://www.revistaeducacion.mepsyd.es/re340/re340_14.pdf

Castro Girona, M. J., Piéron, M. y González Valeiro, M. Á. (2006). Actitudes y motivación en educación física escolar. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 10, 5-22. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/35059/18994

Carrillo, M., Padilla, J., Rosero, T. y Villagómez, M. S. (2009). La motivación y el aprendizaje. Alteridad. Revista de Educación, 4(2), 20-32. https://doi.org/10.17163/alt.v4n2.2009.03

De las Heras-Fernández, R., Espada, M. y Cuellar-Moreno, M. (2019). Percepciones de los/as estudiantes en los estilos de enseñanza comando y resolución de problemas en el aprendizaje del baile flamenco. Revista Prisma Social, (25), 84-102. https://revistaprismasocial.es/article/view/2601

Deci, E. L. y Ryan, R. M. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Plenum Press. https://doi.org/10.1007/978-1-4899-2271-7

Delgado Noguera, M. Á. (1991). Los estilos de enseñanza en la educación física. Propuesta para una reforma de la enseñanza. Universidad de Granada, ICE.

Domínguez Alonso, J. y Pino-Juste, M. (2014). Motivación intrínseca y extrínseca: Análisis en adolescentes gallegos. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 349-358. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.380

Fernández Rivas, M. y Espada Mateos, M. (2017). Formación inicial y percepción del profesorado sobre los estilos de enseñanza en Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 31, 69-75. https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.49024

Fructuoso Alemán, C. y Gómez Serrano, C. (2001). La danza como elemento educativo en el adolescente. Apunts. Educación Física y Deportes, (66), 31-37. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=206807

García Sánchez, I., Pérez Ordás, R. y Calvo Lluch, Á. (2011). Iniciación a la danza como agente educativo de la expresión corporal en la educación física actual. Aspectos metodológicos. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (20), 33-36. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3713271

Gaviria-Cortés, D. F. y Castejón-Oliva, F. J. (2019). ¿Qué aprende el estudiantado de secundaria en la asignatura de educación física? Revista Electrónica Educare, 23(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.23-3.2

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). McGraw-Hill.

Jiménez Castuera, R., Moreno Navarrete, B., Leyton Román, M. y Claver Rabaz, F. (2015). Motivación y estadios de cambio para el ejercicio físico en adolescentes. Revista Latinoamericana de Psicología, 47(3), 196-204. https://doi.org/10.1016/j.rlp.2014.11.001

Junco Herrera, I. (2010). La motivación en el proceso enseñanza-aprendizaje. Temas para la Educación, (9), 1-14. https://www.feandalucia.ccoo.es/docu/p5sd7327.pdf

Libuy Castro, L. y Lührs Middleton, O. (2012). Danza interacción como agente re-ligante ser humano-naturaleza: Propuestas desde una educación escolar transformadora. Estudios Pedagógicos, 38(especial), 191-210. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052012000400011

Méndez-Giménez, A., Fernández-Río, J. y Cecchini Estrada, J. A. (2012). Papel importante del alumnado, necesidades psicológicas básicas, regulaciones motivacionales y autoconcepto físico en educación física. Cuadernos de Psicología del Deporte, 13(1), 71-82. https://doi.org/10.4321/S1578-84232013000100008

Méndez-Giménez, A., Fernández-Río, J. y Cecchini-Estrada, J. A. (2013). Climas motivacionales, necesidades, motivación y resultados en Educación Física. Aula Abierta, 41(1), 63-72. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4097754

Moreno Murcia, J. A., Conte Marín, L., Borges Silva, F. y González-Cutre Coll, D. (2008). Necesidades psicológicas básicas, motivación intrínseca y propensión a la experiencia autotélica en el ejercicio físico. Revista Mexicana de Psicología, 25(2), 305-312. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=243016308010

Moreno Murcia, J. A., González-Cutre Coll, D., Chillón Garzón, M. y Parra Rojas, N. (2008). Adaptación a la Educación Física de la Escala de las necesidades psicológicas básicas en el ejercicio. Revista Mexicana de Psicología, 25(2), 295-303. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=243016308009

Moreno Murcia, J. A., Llamas, L. S. y Ruiz Pérez, L. M. (2006). Perfiles motivacionales y su relación con la importancia concedida a la Educación Física. Psicología Educativa, 12(1), 49-63. https://journals.copmadrid.org/psed/art/9327969053c0068dd9e07c529866b94d

Morente-Sánchez, J., Sánchez-Sánchez, E., Calvo, E., Sánchez-Muñoz, C., Zabala, M. y Pérez, I. (8-11 de septiembre, 2011). Situación actual del baile como contenido de educación física: Valoración general y atendiendo al sexo. IX Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Educación Física y el Deporte Escolar, Ceuta, España. https://altorendimiento.com/situacion-actual-del-baile-como-contenido-de-educacion-fisica-valoracion-general-y-atendiendo-al-sexo/

Mosston, M. (1978). La enseñanza de la Educación Física. Del comando al descubrimiento. Paidós.

Mosston, M.y Ashworth, S. (1993). La enseñanza de la educación física. La reforma de los estilos de enseñanza. Editorial Hispano Europea.

Mosston, M. y Ashworth, S. (2002). La enseñanza de la Educación Física. La reforma de los estilos de enseñanza (4.a ed.). Hispano Europea.

Ryan, R. M. y Deci, E. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. The American Psychologist, 55(1), 68-78. https://doi.org/10.1037110003-066X.55.1.68

Sánchez-Oliva, D., Leo Marcos, F. M., Amado Alonso, D., Pulido-González, J. J. y García-Calvo, T. (2015). Análisis de los perfiles motivacionales y su relación con los comportamientos adaptativos en las clases de educación física. Revista Latinoamericana de Psicología, 47(3), 156-166. http://dx.doi.org/10.1016/j.rlp.2015.06.007

Sánchez Sánchez, M. L. y Espada Mateos, M. (2018). Evaluación de un programa de intervención basado en el uso de las TIC para mejorar la satisfacción del alumnado en Educación Física. Revista Fuentes, 20(1), 77-86. https://oa.upm.es/54951/13/INVE_MEM_2018_298354.pdf

Segura Cardona, A. M. (2003). Diseños cuasiexperimentales. Universidad de Antioquía.

Standage, M., Duda, J. L. y Ntoumanis, N. (2003). A model of contextual motivation in physical education: Using constructs from self-determination and achievement goal theories to predict physical activity intentions. Journal of Educational Psychology, 95(1), 97-110. https://doi.org/10.1037/0022-0663.95.1.97

Torrents Martín, C., Castañer i Balcells, M., Dinušová, M. y Anguera, M. T. (2008). El efecto del modelo docente y de la interacción con compañeros en las habilidades motrices creativas de la danza: Un formato de campo para su análisis y obtención de T-patterns motrices. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (14), 5-9. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=345732279001

Vicente Nicolás, G., Ureña Ortín, N., Gómez López, M. y Carrillo Vigueras, J. (2010). La danza en el ámbito educativo. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 17, 42-45. https://doi.org/10.47197/retos.v0i17.34667

Vlachopoulos, S. P. y Michailidou, S. (2006). Development and initial validation of a measure of autonomy, competence, and relatedness in exercise: The basic psychological needs in exercise scale. Measurement in Physical Education and Exercise Science, 10(3), 179-201. https://doi.org/10.1207/s15327841mpee1003_4

Viciana Ramírez, J. y Delgado Noguera, M. Á. (1999). La programación e intervención didáctica en el deporte escolar (II). Aportaciones de los diferentes estilos de enseñanza. Apunts: Educación Física y Deportes, 2(56), 17-24. https://www.raco.cat/index.php/ApuntsEFD/article/view/307011

Publicado

2022-06-23

Como Citar

Motivação e percepção de estudantes sobre os estilos de ensino Comando Direto e Resolução de Problemas na Educação Física (Ángela Corrales-Perea & M. Espada , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.2

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Motivação e percepção de estudantes sobre os estilos de ensino Comando Direto e Resolução de Problemas na Educação Física (Ángela Corrales-Perea & M. Espada , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.2

Comentarios (ver términos de uso)