Avaliação da competência informacional observada e auto percebida em estudantes de ensino médio obrigatório em uma região espanhola de alto rendimento PISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-1.2

Palavras-chave:

Ensino médio, alfabetização informacional, competências informacionais, avaliação de competências

Resumo

O objetivo desta investigação foi realizar uma avaliação da auto percepção e dos desempenhos específicos demonstrados sobre competências informacionais em estudantes de ensino médio obrigatório. Para lograr o objetivo, foram aplicados dois questionários a um grupo de 1422 estudantes entre 14 e 17 anos de idade, de uma região de alto rendimento acadêmico na Espanha, como é o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA sigla em ingles) (Junta de Castilla e Léon, 2015). Os instrumentos de coleta de informações subjetivas e objetivas englobam quatro dimensiones sobre a alfabetização informacional: busca, avaliação, gestão e comunicação das informações. Os resultados deixam em evidencia que os estudantes têm um auto percepção alta sobre suas próprias competências (média de 3,14 sobre uma escala de 0 a 4), especialmente na dimensão da comunicação da informação. Porém, sobre a avaliação objetiva do nível de desempenho, os resultados são menores dos obtidos na auto percepção (média de 2,40 sobre uma escala de 0 a 4). A conclusão dessa pesquisa indica a necessidade de mais capacitação em competências informacionais, especialmente as que se enquadram na dimensão da busca e avaliação da informação entre os estudantes do ensino médio obrigatório desta região.

Biografia do Autor

Héctor Javier García-Llorente, Universidad de Salamanca

Doctorando en el programa de Formación en la Sociedad del Conocimiento en la Universidad de Salamanca. Antiguo profesor en la Universidad de Valladolid. Sus líneas de investigación son la Alfabetización digital e informacional y el desarrollo y validación de instrumentos de evaluación educativa.

Fernando Martínez-Abad, Universidad de Salamanca

Profesor Ayudante Doctor del Área de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación de la Universidad de Salamanca. Miembro del Instituto Universitario de Ciencias de la Educación y de la Unidad Consolidada de Investigación asociada al mismo. Sus principales líneas de investigación se mueven en el ámbito de la evaluación y los métodos de investigación en educación.

Maria José Rodríguez-Conde, Universidad de Salamanca

Profesora titular de la Universidad de Salamanca en Formación de Educadores en Metodología de Investigación y Evaluación. Es la directora del Instituto Universitario de Ciencias de la Educación. Es autora de más de cincuenta artículos de investigación sobre educación y ciencias sociales. Dirige y desarrolla actividades de investigación en varios proyectos de ámbito regional, nacional e internacional.

Referências

Adell, J. (1997). Tendencias en educación en la sociedad de las tecnologías de la información. Edutec-e. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 7, 1-21. Recuperado de http://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/570/299

Ala-Mutka, K. (2011). Mapping digital competence: Towards a conceptual understanding. Seville: IPTS-JRC. Recuperado de http://ftp.jrc.es/EURdoc/JRC67075_TN.pdf

Bauman, Z. (2007). Los retos de la educación en la modernidad líquida. Barcelona: Gedisa.

Becerril, L. y Badia, A. (2013). La competencia informacional en la educación secundaria. Demanda de aprendizaje y resolución colaborativa de problemas relativos a la información con apoyo de las TIC. Revista de Educación, 362, 659-689. doi: 10.4438/1988-592X-RE-2013-362-245

Bielba, M., Martínez, F. y Rodríguez, M. J. (2017). Validación psicométrica de un instrumento de evaluación de competencias informacionales en la educación secundaria. Bordón. Revista de Pedagogía, 69(1), 27-43. doi: https://doi.org/10.13042/Bordon.2016.48593

Blasco, A. y Durban, G. (2012). La competencia informacional en la enseñanza obligatoria a partir de la articulación de un modelo específico. Revista Española de Documentación Científica, 35(Monográfico), 100-135. doi: https://doi.org/10.3989/redc.2012.v35.imonografico

Bundy, A. (2004). One essential direction; information literacy; information technology fluency. Journal of eLiteracy, 1(1), 7-22.

Comisión Sectorial de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (CRUE-TIC) y Red de Bibliotecas Universitarias Españolas (REBIUN). (2009). Competencias informáticas e informacionales en los estudios de grado. Recuperado de http://rebiun.xercode.es/xmlui/bitstream/handle/20.500.11967/49/documento_competencias_informaticas-2009.pdf?sequence=1&isAllowed=y

European Commission. (2006). Recommendation of the European Parliament and of the Council of 18 December 2006 on key competences for lifelong learning. Official Journal of the European Union, L394, 10-18. doi: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2006:394:0010:0018:EN:PDF

García, H. J. (2015). Multialfabetización en la sociedad del conocimiento: Competencias informacionales en el sistema educativo. Revista Lasallista de Investigación, 12(2), 225-241. doi: https://doi.org/10.22507/rli.v12n2a23

García, H. J., Martínez, F., y Rodríguez, M. J. (2019). Validación de un instrumento de evaluación de competencias informacionales autopercibidas en educación secundaria obligatoria. Anales de Documentación, 22(1). doi: https://doi.org/10.6018/analesdoc.22.1.305641

García, L. (2012). Sociedad del conocimiento y educación. Madrid: Uned.

Junta de Castilla y León (2015). Presentación de resultados de Castilla y León: PISA 2015 [Diapositivas en PowerPoint]. Recuperado de http://www.educa.jcyl.es/es/temas/calidad-evaluacion/pisa-castilla-leon/pisa-2015/pisa-2015

Kim, J. y Lee, W. (2013). Meanings of criteria and norms: Analyses and comparisons of ICT literacy competencies of middle school students. Computers & Education, 64, 81-94. doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.12.018

Kong, S. C. (2009). An empirical study of school-based planning for the use of information technology to improve the quality of education in the twenty-first century. Technology, Pedagogy and Education, 18(3), 343-359. doi: https://doi.org/10.1080/14759390903255627

Kultawanich, K., Koraneekij, P. y Na-Songkhla, Jaitip. (2015). Development and validation of the information literacy assessment in connectivism learning environment for undergraduate students. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 174, 1386-1390. doi: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.764

Lau, W. W. F. y Yuen, A. H. K. (2014). Developing and validating of a perceived ICT literacy scale for junior secondary school students: Pedagogical and educational contributions. Computers & Education, 78, 1-9. doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2014.04.016

Lucas, M., Cardenal, P., Hernández, J. A., Carbonell, O., Seoane, A. M. y Daniel Huerta, M. J. (2017). Evaluación inicial de competencias digitales y de tratamiento de la información en estudiantes de educación secundaria de Castilla y

León. En AIDIPE (Eds.), Actas XVIII Congreso Internacional de Investigación Educativa. Interdisciplinaridad y transferencia (pp. 835-846), Salamanca: AIDIPE. Recuperado de https://aidipe2017.aidipe.org/files/2017/07/ACTAS_AIDIPE_2017.pdf

Martínez-Abad, F., Bielba-Calvo, M. y Herrera-García, M. E. (2017). Evaluación, formación e innovación en competencias informacionales para profesores y estudiantes de educación secundaria. Revista de Educación, 376, 110-134. doi https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2017-376-346

Martinez-Abad, F., Torrijos-Fincias, P. y Rodríguez-Conde, M. J. (2016). The Assessment of key competences and their relationship with academic performance. Journal of Information Technology Research, 9(4), 16-27. doi: https://doi.org/10.4018/978-1-5225-2584-4.ch023

Majó, J. y Marquès, P. (2002). La revolución educativa en la era internet. Barcelona: CissPraxis.

National Forum of Information Literacy. (2005). Faros para la sociedad de la información: Declaración de Alejandría sobre la alfabetización informacional y el aprendizaje a lo largo de la vida. Alejandría: IFLA. Recuperado de https://www.ifla.org/node/7275

OCDE. (2005). La definición y selección de competencias clave. Resumen Ejecutivo. Recuperado de http://deseco.ch/bfs/deseco/en/index/03/02.parsys.78532.downloadList.94248.DownloadFile.tmp/2005.dscexecutivesummary.sp.pdf

OCDE. (2015). Students, computers and learning: Making the connection. doi: http://dx.doi.org/10.1787/9789264239555-en

Pinto, M. y Puertas, S. (2012). Autoevaluación de la competencia informacional en los estudios de psicología desde la percepción del estudiante. Anales de Documentación, 15(2), 1-15. doi: https://doi.org/10.6018/analesdoc.15.2.151661

Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants (part 1). On the horizon, 9(5), 1-6. doi: https://doi.org/10.1108/10748120110424816

Prensky, M. (2005). Listen to the natives. Educational Leadership, 63(4), 8-13.

Rodríguez, M. J., Olmos, S. y Martínez, F. (2013). Autoevaluación de competencias informacionales en educación secundaria: Propuesta de modelo causal desde una perspectiva de género. Bordón. Revista de Pedagogía, 65(2), 111-125. doi: https://doi.org/10.13042/brp.2013.65207

Santharooban, S. y Premadasa, P. G. (2015). Development of an information literacy model for problem based learning. Annals of Library and Information Studies, 62(3), 138-144.

Siddiq, F., Scherer, R. y Tondeur, J. (2016). Teachers’ emphasis on developing students’ digital information and communication skills (TEDDICS): A new construct in 21st century education. Computers & Education, 92-93, 1-14. doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2015.10.006

Zhang, H. y Zhu, C. (2016). A study of digital media literacy of the 5th and 6th grade primary students in Beijing. The Asia-Pacific Education Researcher, 25(4), 579-592. doi: https://doi.org/10.1007/s40299-016-0285-2

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Avaliação da competência informacional observada e auto percebida em estudantes de ensino médio obrigatório em uma região espanhola de alto rendimento PISA (H. J. García-Llorente, F. Martínez-Abad, & M. J. Rodríguez-Conde , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(1), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.24-1.2

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Avaliação da competência informacional observada e auto percebida em estudantes de ensino médio obrigatório em uma região espanhola de alto rendimento PISA (H. J. García-Llorente, F. Martínez-Abad, & M. J. Rodríguez-Conde , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(1), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.24-1.2

Comentarios (ver términos de uso)