O CASO como um dispositivo para práticas escolares
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.23-3.12Palavras-chave:
Dispositivo, teoria do ator de rede, práticas educativas, políticas educativasResumo
Nos últimos 15 anos, o sistema educacional chileno criou novos órgãos normativos e legais para promover a inclusão, prevenir a discriminação e melhorar a convivência escolar. Essas leis desafiam diretamente as escolas que, a partir de suas próprias traduções, geram também suas próprias práticas educacionais. O objetivo desta pesquisa foi entender como as escolas traduzem e articulam essas políticas. Por meio de uma etnografia de dispositivos (Sisto e Zelaya, 2013), foram produzidas entrevistas e observações em duas escolas que possuem uma equipe específica de profissionais para articular essas políticas. Os resultados indicam que a partir das práticas das equipes emerge, como resultado, a existência de um dispositivo que denominamos CASO, que é uma expressão que ocupa as duas escolas e que está relacionada a estudantes com problemas comportamentais ou de aprendizagem. O CASO como dispositivo organiza o trabalho das equipes, principalmente em torno da detecção e apoio aos estudantes, coleta de evidências e salvaguardas frente a fiscalização. As discussões giram em torno das possibilidades desse dispositivo e dos efeitos por ele gerados na comunidade escolar.
Referências
Agencia de Calidad de la Educación. (2017). Los indicadores de desarrollo personal y social en los establecimientos educacionales chilenos: Una primera mirada. Santiago-Chile. Recuperado de http://archivos.agenciaeducacion.cl/estudios/Estudio_Indicadores_desarrollo_personal_social_en_establecimientos_chilenos.pdf
Ahumada, L. (2010). Liderazgo distribuido y aprendizaje organizacional: Tensiones y contradicciones de la Ley de Subvención Escolar Preferencial en un contexto rural. Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad, 9(1), 111-123. doi: https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol9-Issue1-fulltext-99
Assaél, J., Acuña, F., Contreras, P. y Corbalán, F. (2014). Transformaciones en la cultura escolar en el marco de la implementación de políticas de accountability en Chile. Un estudio etnográfico en dos escuelas clasificadas en recuperación. Estudios Pedagógicos 40(2), 7-26. doi: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052014000300001
Assaél, J., Contreras, P., Corbalán, F., Palma, E., Campos, J., Sisto, V. y Redondo, J. (2012). Ley SEP en escuelas municipales emergentes: ¿Cambios en la identidad docente? Paulo Freire. Revista de Pedagogía Crítica, 11(11), 219-228. doi: https://doi.org/10.25074/07195532.11.453
Avalos, B. y Assael, J. (2006). Moving from resistance to agreement: The case of the Chilean teacher performance evaluation. International Journal of Educational Research, 45(4-5), 254-266. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2007.02.004
Cádiz, J. y Manríquez, L. (2015). Configuración del trabajo interprofesional en psicólogos y trabajadores sociales en establecimientos municipales enmarcados en Ley SEP (Tesis de licenciatura). Pontifica Universidad Católica de Valparaíso, Chile.
Callon, M. (1986). Some elements of a sociology of translation: Domestication of the scallops and the fishermen of St Brieuc Bay. En J. Law (Ed.), Power, action and belief. A new sociology of knowledge? (pp. 196-223). London: Routledge. & Kegan Paul.
Carrasco, C., López, V. y Estay, C. (2012). Análisis crítico de la Ley de Violencia Escolar de Chile. Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad, 11(2), 31-55. Recuperado de https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-vol11-issue2-fulltext-228
Centro de Innovación en Educación, Fundación Chile y Ministerio de Educación. (2013). Análisis de la complementación de los programas de integración escolar (PIE) en establecimientos que han incorporado estudiantes con necesidades educativas especiales transitorias (NEET). Santiago: Autores. Recuperado de http://www.mineduc.cl/usuarios/edu.especial/doc/201402101719500.InformeEstudioImplementacionPIE2013.pdf
Cornejo, R. (2006). El experimento educativo chileno 20 años después: Una mirada críitica a los logros y falencias del sistema escolar. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 4(1), 118–129. Recuperado de http://www.rinace.net/arts/vol4num1/art8.pdf
Díaz, Á. (2013). Etnografía de la escuela más allá de la etnografía y de la escuela: Tensiones disciplinares y aplicabilidad de los saberes etnográficos. Educación y Futuro, 29, 13-39. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4456805
Falabella, A. (2014) The performing school: The effects of market & accountability policies. Education Policy Analysis Archives, 22(70), 1-29. doi: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n70.2014
Feldman, M. S., Khademina, A. M., Ingram, H. y Schneider, A. S. (2006). Ways of knowing and inclusive management practices. Public Administration Review, 66(especial 1), 89-99. doi: https://doi.org/10.1111/j.1540-6210.2006.00669.x
Flick, U. (2014). An introduction to qualitative reserch. Berlín: Sage.
Gatica, F. (2016). Las intervenciones psicosociales en establecimientos educacionales municipales vulnerables bajo el marco de la Ley SEP. Diseño, implementación y logros desde la perspectiva de actores claves. Revista Estudios de Políticas Públicas, 2(1), 105-119. doi: http://dx.doi.org/10.5354/0719-6296.2016.41830
Gherardi, S. (2009). Introduction: The critical power of the `practice lens’. Management Learning, 40(2), 115-128. doi: https://doi.org/10.1177/1350507608101225
González, J. C., Luzón, A. y Torres, M. (2012). Social exclusion in educational discourse: An analysis based on a program of investigation. Education Policy Analysis Archives, 20(24), 1-24. doi: https://doi.org/10.14507/epaa.v20n24.2012
Grau, M., L. Íñiguez-Rueda, L. y Subirats, J. (2010). La perspectiva sociotécnica en el análisis de políticas públicas. Psicología Política, 41, 61-80. Recuperdo de https://www.uv.es/garzon/psicologia%20politica/N41-4.pdf
Latour, B. (1996). On actor-network theory: A few clarifications. Soziale Welt, 47(4), 369-381. Recuperado de http://transnationalhistory.net/interconnected/wp-content/uploads/2015/05/Latour-Actor-Network-Clarifications.pdf
Latour, B. (1998). De la mediación técnica: Filosofía, sociología, genealogía. En M. Domènech y F. J. Tirado (Comps.), Sociología simétrica. Ensayos sobre ciencia, tecnología y sociedad (pp. 130-302). Barcelona: Gedisa.
Latour, B. (1999) On recalling ANT. In J. Law y J. Hassard (Eds.), Actor network theory and after (pp. 15-25). Oxford: Blackwell Publishers.
Latour, B. (2005). Reassembling the social. An introduction to actor-network-theory. New York: Oxford University Press. Recuperado de http://droit-public.ulb.ac.be/wp-content/uploads/2013/04/Latour_Reassembling.pdf
López, V., González, P., Manghi, D., Ascorra, P., Oyanedel, J. C., Redón, S., … y Salgado, M. (2018). Políticas de inclusión educativa en Chile: Tres nudos críticos. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(157), 1-24. doi: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3088
López, V., Julio, C., Morales, M., Rojas, C. y Pérez, M. V. (2014). Barreras culturales para la inclusión: Políticas y prácticas de integración en Chile. Revista de Educación, 363, 256-281. doi: 10.4438/1988-592X-RE-2012-363-180
López, V., Ramírez, L., Valdés, R., Ascorra, P. y Carrasco-Aguilar, C. (2018). Tensiones y nudos críticos en la implementación de la(s) política(s) de convivencia escolar en chile. Calidad en la educación, 48, 96-129. doi: http://dx.doi.org/10.31619/caledu.n48.480
Magendzo, A., Toledo, M. I. y Gutiérrez, V. (2013). Descripción y análisis de la Ley sobre Violencia Escolar (N.o 20.536): Dos paradigmas antagónicos. Estudios Pedagógicos, 39(1), 377-391. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052013000100022
Ministerio de Educación. (2005). Política nacional de educación especial. Santiago, Chile: Autor. Recuperado de https://www.diversidadinclusiva.com/wp-content/uploads/2015/10/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Educaci%C3%B3n-Especial-2005.pdf
Ministerio de Educación. (31 de julio, 2007). Ley 20.201. Modifica el DFL N.º 2, de 1998, de educación, sobre subvenciones a establecimientos educacionales y otros cuerpos legales. Promulgación 06 de junio de 2007. Recuperado de https://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=263059
Ministerio de Educación. (01 de febrero, 2008). Ley 20.2248. Establece ley de subvención escolar preferencial, promulgada el 25 de enero de 2008. Recuperado de http://www.leychile.cl/N?i=269001&f=2012-10-26&p=
Ministerio de Educación. (27 de agosto, 2011a). Ley 20.529. Sistema nacional de aseguramiento de la calidad de la educación parvularia, básica y media y su fiscalización. Promulgada 11 de agosto de 2011. Recuperado de https://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=1028635
Ministerio de Educación. (17 de setiembre, 2011b). Ley 20.536. Sobre violencia escolar, promulgada 08 de septiembre de 2011. Recuperado de https://www.google.com/search?q=¿Cuál+es+la+Ley+SEP%3F&sa=X&ved=2ahUKEwjH6ZSz6Y_hAhXhw1
Ministerio de Educación. (2015). Política nacional de convivencia escolar 2015-2018. Santiago, Chile: Autor. Recuperado de https://www.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/19/2015/12/politica-noviembre-definitiva.pdf
Ministerio de Educación. (2016a). La reforma educacional está en marcha. Tu sueño, nuestro propósito. Cuenta Pública 2015. Santiago, Chile: Autor. Recuperado el 15 de mayo de 2017 desde http://sitios.mineduc.cl/Cuenta%20P/files/assets/common/downloads/Cuenta%20P.pdf
Ministerio de Educación. (2016b). Plan de aseguramiento de la calidad escolar 2016-2019. Sistema de aseguramiento de la calidad de la educación. Santiago, Chile: Autor. Recuperado de http://www.siteal.iipe.unesco.org/sites/default/files/chi_-_plan_de_aseguramiento_de_calidad_escolar.pdf
Muniesa, F., Millo, Y. y Callon, M. (2007). An introduction to market devices. The Sociological Review, 55(2), 1-12. doi: https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.2007.00727.x
Murnane, R. J., Page, L. y Vegas, E. (2009). Distribución de los rendimientos estudiantiles en Chile. Análisis de línea base para la evaluación de la subvención escolar preferencial (SEP). Recuperado de https://docplayer.es/54002251-Distribucion-de-los-rendimientos-estudiantiles-en-chile-analisis-de-linea-base-para-la-evaluacion-de-la-subvencion-escolar-preferencial-sep.html
Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los procesos educativos. Buenos Aires: Paidos.
Rodríguez, F. F. (2012). La percepción del trabajo colaborativo en la gestión curricular de profesores de educación regular y educación especial en programas de integración escolar de la comuna de Tomé (Tesis de maestría). Universidd del Bío-Bío, Chillán, Chile. Recuperado de http://repobib.ubiobio.cl/jspui/bitstream/123456789/2135/1/Rodriguez_Rojas_Felipe.pdf
Rodríguez, F. F y Ossa, C. J. (2014). Valoración del trabajo colaborativo entre profesores de escuelas básicas de Tomé, Chile. Estudios Pedagógicos, 40(2), 303-319. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052014000300018
Sisto, V. y Zelaya, V. (2013). La etnografía de dispositivos como herramienta de análisis y el estudio del managerialismo como práctica local. Universitas Psychologica, 12(4), 1345-1354. doi: https://doi.org/10.11144/Javeriana.UPSY12-4.edha
UNESCO. (2008). La educación inclusiva: El camino hacia el futuro. Una breve mirada a los temas de educación inclusiva. Aportes a las discusiones de los talleres. París: Autor. Recuperado de https://coleccion.siaeducacion.org/sites/default/files/files/9_unesco.pdf
Urbina, C., Basualto, P., Durán, C. y Miranda, P. (2017). Prácticas de co-docencia: El caso de una dupla en el marco del Programa de Integración Escolar en Chile. Estudios pedagógicos, 43(2), 355-374. doi: https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052017000200019
Vázquez, F. (1996). El análisis de contenido temático. Objetivos y medios en la investigación psicosocial (Documento de trabajo). Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona.
Verger, A., Bonal, X. y Zancajo, A. (2016). Recontextualización de políticas y (cuasi)mercados educativos. Un análisis de las dinámicas de demanda y oferta escolar en Chile. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 24(27), 1-27. doi: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2098
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: