Práticas artísticas com abordagens feministas como experiências educacionais que promovem a transformação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-1.23

Palavras-chave:

Atividades artísticas, Educação Artística, movimento feminista, curso de formação

Resumo

Este artigo procura descrever as práticas artísticas que incorporam uma perspectiva feminista na formação inicial e refletir sobre como o referido grupo de estudantes estabelece vínculos entre as artes, o ensino e o pensamento feminista, como contribuição ao seu desenvolvimento profissional e do grupo de estudantes na escola. Para isso, recolhe-se a experiência de aprendizagem de um grupo de estudantes da carreira de Pedagogia da Educação Artística da Universidade Católica Silva Henríquez, os quais, durante o curso do Workshop Criativo Integral, realizaram trabalhos de criação artística com abordagens feministas e vincularam seus trabalhos a atividades didática que põe em jogo aspectos de gênero e transformação social na sala de aula. Postulamos que o trânsito entre o artístico e o pedagógico aprendido no ensino universitário permite o desenvolvimento de um compromisso político como artistas-educadores-educadores, o que mostra outras formas de ensinar artes na sala de aula, onde demonstram uma posição feminista da educação e das relações pedagógicas. Esses princípios nos aproximam de ensinamentos que colocam a prática artística em favor de experiências transformadoras, que vão além do currículo escolar e abrem espaços de diálogo e compreensão na escola.

Biografia do Autor

Rosario García-Huidobro-Munita, Universidad de Los Lagos

Doctora en Artes y Educación por la Universidad de Barcelona. Es de Licenciada en Artes por la Pontificia Universidad Católica de Chile y Profesora de Educación Media por la Universidad Gabriela Mistral, en Santiago de Chile. Desarrolló los masters “Artes y Educación: un enfoque Construccionista” y “Estudios de la Diferencia Sexual”, ambos en la Universidad de Barcelona. Profesora de Artes en escuelas primarias y secundarias de Santiago. Actualmente desarrolla docencia e investigación en la Universidad de los Lagos de Chile.

Catalina Montenegro-González, Universidad de Los Lagos

Doctora en Artes y educación, máster en Estudios de la diferencia sexual DUODA, máster en Artes y educación con enfoque construccionista, Universidad de Barcelona, Profesora de Artes Plásticas, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación. Es académica en la Universidad Católica Silva Henríquez. Es profesora de artes visuales en el Liceo 1 Javiera Carrera de Santiago.

Referências

Barad, K. (2003). Posthumanist performativity: Toward an understanding of how matter comes to matter. Journal of Women in Culture and Society, 28(3), 801-831. doi: https://doi.org/10.1086/345321

Belausteguigoitia, M. y Mingo, A. (1999). Fuga a dos voces. Ritmos, contrapuntos y superposiciones del campo de los estudios de género y la educación En M. Belausteguigoitia y A. Mingo (Eds.), Géneros prófugos. Feminismo y educación (pp. 13-54) México, D. F.: Paidós. Recuperado de http://kolectivoporoto.cl/wp-content/uploads/2015/11/Varios-G%C3%A9neros-Pr%C3%B3fugos.-Feminismo-y-educaci%C3%B3n.pdf

Braidotti, R. (2000). Sujetos nómades. Corporización y diferencia sexual en la teoría feminista contemporánea. Buenos Aires: Paidós.

Butler, J. (2007). El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona: Paidós.

Cares, C. (2017). Arte, género y discurso. Representaciones sociales en el Chile reciente (Tesis doctoral). Universidad de Barcelona, Barcelona. Recuperado de https://www.tdx.cat/handle/10803/402144

Collados, A. y Rodrigo, J. (Eds.). (2015). Transductores 3. Prácticas artísticas en contexto. Itinerarios, útiles y estrategias. Granada: Centro José Guerrero. Recuperado de http://blogcentroguerrero.org/wp-content/uploads/2016/10/Transductores3_online.pdf

Daichendt, J. (2010). Artist teacher. A philosophy for creating and teaching. Chicago: Intellect.

García-Huidobro, R. (2016). Diálogos, desplazamientos y experiencias del saber pedagógico. Una investigación biográfica narrativa con mujeres artistas-docentes (Tesis doctoral). Universidad de Barcelona, Barcelona. Recuperado de https://www.tdx.cat/handle/10803/396195

García-Huidobro, R. (2017). Retratar a otras mujeres y cartografiar nuestros vínculos. Investigaciones feministas, 8(2), 603-618. doi: https://doi.org/10.5209/INFE.54143

García-Huidobro, R. (2018). Artistas-docentes que aprenden a enseñar. Abriendo espacios pedagógicos y transgrediendo dualidades. Innovación educative, 18(77), 39-56. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/pdf/ie/v18n77/1665-2673-ie-18-77-39.pdf

Gore, J. M. (1996). Controversias entre las pedagogías. Madrid: Morata.

Grosenick, U. (2005). Women artists: Mujeres artistas de los siglos XX y XXI. Köln: Taschen.

Guillo, M. (2013). La in-corporación de la investigación: Políticas de la menstruación y cuerpos (re)productivos. Nómadas, 39, 233-245. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105129195016

Hernández, F. (2010). Educación y cultura visual. Barcelona: Octaedro.

López-Fernández, M. (1991-1992). Arte, feminismo y posmodernidad: Apuntes de lo que viene. Arte, individuo y sociedad, 4, 103-120. Recuperado de http://revistas.ucm.es/index.php/ARIS/article/view/ARIS9192110103A/6036

Martínez-Collado, A. (2014). Arte contemporáneo, violencia y creación feminista. “Lo personal es político” y la transformación del arte contemporáneo. Dossiers Feministes, 18, 35-54. Recuperado de http://www.e-revistes.uji.es/index.php/dossiers/article/view/1232/1249

Montenegro, C. (2015). Del saber de las mujeres machi al saber docente: Una investigación biográfico-narrativa (Tesis doctoral). Universidad de Barcelona, Barcelona. Recuperado de http://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/66968

Montenegro, C. (2017). Cultura visual y pedagogías feministas: Repensando los espacios educativos. En E. Aberasturi-Apraiz, A. Arriaga e I. Marcellán-Baraze (Coords.), Arte, ilustración y cultura visual. Diálogos en torno a la mediación educativa crítica dentro y fuera de la escuela (pp. 411-416). Bilbao: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco. Recuperado de https://congresoarteilustracion.org/wp-content/uploads/2018/04/libro-arte-ilustracion-cultura-visual-congreso-2017-dialogos-mediacion-educativa-critica-escuela.pdf#page=6&zoom=auto,-14,569

Nochlin, L. (1971). Why have there been no great women artists. En V. Gornick y B. K. Moran (Eds.), Woman in sexist society: Studies in power and powerlessness (pp. 480-510). New York: Basic Books.

Observatorio de Equidad de Género en Salud (OEFS). (2013). Informe monográfico 2007-2012. Violencia de género en Chile. Santiago: OPS/OMS. Recuperado de https://www.paho.org/chi/index.php?option=com_docman&view=download&alias=123-violencia-de-genero-en-chile-informe-monografico-2007-2012&category_slug=sistema-de-salud&Itemid=1145

Ochoa, L. M. (2008). El sueño y la práctica de sí. Pedagogía feminista: Una propuesta. El México: Colegio de México.

Piussi, A. M. (2000). Partir de sí:Nnecesidad y deseo. DUODA Revista d’ Estudis Feministes, 19, 107-126. Recuperado de https://www.raco.cat/index.php/DUODA/article/view/62649/90712

Red Chilena contra la Violencia Doméstica y Sexual. (2016). Mujeres y violencia: Silencios y resistencias. Santiago: Autor. Recuperado de http://www.nomasviolenciacontramujeres.cl/wp-content/uploads/2015/11/mujeres_y_violencia_silencios_y_resistencia.compressed.pdf

Reilly, M. (Ed.). (2015). Women artists: The Linda Nochlin Reade. Nueva York: Thames & Hudson.

Rivera, M.-M. (2001). Mujeres en relación: Feminismo 1970-2000. Barcelona: Icaria.

Sáez, F. (2015). Resistencia y dolor. Tracey Emin: La belleza de lo pecaminoso y la fragilidad de lo vulnerable. Barcelona, Research, Art, Creation, 3(1), 13-32. Recuperado de http://dx.doi.org/10.4471/brac.2015.02

Valdivieso, M. (1994). El autorretrato femenino en la historia de Occidente. En M. Vilanova (Comp.), Pensar las diferencias (pp. 97-124). Barcelona: Edición del Seminario Interdisciplinar Mujeres y Sociedad. Recuperado de http://bdigital.unal.edu.co/47756/1/8447703215.pdf

Velasco, S. (2015). Diez enclaves para apuntar al mundo. En A. Collados y J. Rodrigo (Eds.), Transductores 3. Prácticas artísticas en contexto. Itinerarios, útiles y estrategias (pp. 129-146). Granada: Centro José Guerrero.

Villegas, G. (Junio, 2019). Colectivo las profanas. Mujeres artistas en Xalapa. Ponencia presentada en IV Coloquio de Investigación en Gestión Cultural. Universidad Veracruzana, México. Recuperado de https://gestionculturaluv.files.wordpress.com/2013/06/colectivo_las_profanas_-_gladys_villegas.pdf

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Práticas artísticas com abordagens feministas como experiências educacionais que promovem a transformação social (R. García-Huidobro-Munita & C. Montenegro-González , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(1), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.24-1.23

Edição

Seção

Ensaio (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Práticas artísticas com abordagens feministas como experiências educacionais que promovem a transformação social (R. García-Huidobro-Munita & C. Montenegro-González , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(1), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.24-1.23

Comentarios (ver términos de uso)