Participação na escola: Uma utopia não tão distante. Uma proposta enquadrada no sistema educacional espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-1.12

Palavras-chave:

Participação dos estudantes, instrumento de medida, direitos da infância, ensino fundamental, ensino médio

Resumo

A sociedade atual valoriza cada vez mais os processos de decisão coletiva e requerem cidadãos mais participativos. Porém, esta cidadania nem sempre conta com as ferramentas formativas necessárias para que sua participação seja real e efetiva, indicando a importância de potencializar a cultura participativa desde a escola. A pesquisa realiza, primeiramente, um breve estudo dos conceitos de participação e participação infantil, como também o estado da proteção legal desta última e dos principais modelos de medição existentes, a escala de Roger Hart e a proposta de Novella e Trilla. Posteriormente, a proposta gira em torno a uma sequencia de atividades para serem desenvolvidas pelos estudantes do 6º grau de educação primária do sistema educacional espanhol durante um curso acadêmico. Com uma proposta flexível e adaptável a outros cursos de ensino fundamental ou médio no mesmo sistema educativo, pretende-se potencializar, de um modo ordenado e sistemático, as competências participativas dos estudantes, ajudando assim com materiais concretos, a uma participação social e cidadã presente e futura.

Biografia do Autor

Isabel Lasala-Navarro, Universidad Internacional de La Rioja

Doctora en Historia por la Universidad de Zaragoza y Máster en Relaciones Internacionales por la Escuela Diplomática de Madrid. Es profesora de la Facultad de Educación de la Universidad Internacional de La Rioja, así como en enseñanzas medias. Sus líneas de investigación tienen que ver con la Didáctica de las Ciencias Sociales y, en especial, de la Historia.

Ion Etxebarria-Kortabarria, Universidad Internacional de La Rioja

Maestro en Educación Primaria. Interesado por la Didáctica de las Ciencias Sociales y, en especial, la potenciación de la participación en las aulas.

Referências

Arnstein, S. R. (1969). A ladder of citizen participation. Journal of the American Planning Association, 35(4), 216-224. doi: https://doi.org/10.1080/01944366908977225

Blas, A. e Ibarra, P. (2006). La participación: Estado de la cuestión. Cuadernos Hegoa, 39, 1-44. Recuperado de https://www.ehu.eus/ojs/index.php/hegoa/article/view/10754/10046

Blondiaux, L. (2008). Le nouvel esprit de la démocratie. Actualité de la démocratie participative. Paris: Le Seuil.

Brady, H. (1999). Political participation. En J. P. Robinson, P. R. Shaver y L., S. Writgtsman (Eds.), Measures of political attitudes (pp. 737-801). San Diego: Academic Press.

Castilla, V. (2016). Alumnado con voz y voto. Cuadernos de pedagogía, 467, 34-36.

Coiduras, J. L., Balsells, M.À., Alsinet, C. y Urrea, A. (2016). La participación del alumnado en la vida del centro: Una aproximación desde la comunidad educativa. Revista Complutense de Educación, 27(2), 437-456. doi: https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2016.v27.n2.46353

Cortés, J. (2001). Construcción socio-histórica y conceptualización jurídica de la infancia. En Corporación opción, infancia y derechos humanos: Discurso, realidad y perspectiva (pp. 61-70). Santiago de Chile: Corporación Opción.

Cunill, N. (1991). La participación ciudadana. Caracas: CLADE.

Dale, R. A. (1999). Participación infanto-juvenil: Un reto social. OPS/OMS.

de la Riva, F. y Moreno, A. (2018). Una experiencia de educación para la participación. Revista Communiars, 1, 43-51. Recuperado de https://drive.google.com/file/d/19vVNnHAqYnNH5X9FdmY4-BiBpyT4VYER/view

Etxebarría-Kortabarría, I. (2015). Las claves para una escuela participativa. Una propueta para 6º de educación primaria (Trabajo de grado). Universidad Internacional de La Rioja, Logroño. Manuscrito inédito.

Freinet, C. (1972). Por una escuela del pueblo. Barcelona: Fontanella.

Freire, P. (1997). Política y educación. Madrid: Siglo XXI.

Gaitán, Á. (1998): Protagonismo infantil. En B. Abegglen y R. Benes (Comps.), La participación de niños y adolescentes en el contexto de la Convención sobre los derechos del niño: Visiones y perspectivas (pp. 85-104). Florencia, Italia: UNICEF. Recuperado de https://www.unicef-irc.org/publications/pdf/bogota.pdf

García, M. y Prado, B. (2013). El alumnado tiene la palabra. Cuadernos de Pedagogía, 432, 33-35.

Gyarmati, G. (1992). Reflexiones teóricas y metodológicas en torno a la participación. Estudios sociales, 73(3), 9-28.

Hart, R. A. (1993). La participación de los niños. De la participación simbólica a la participación auténtica (Serie Ensayos Innocenti, 4). Recuperado de https://www.unicef-irc.org/publications/538-la-participaci%C3%B3n-de-los-ni%C3%B1os-de-la-participaci%C3%B3n-simbolica-a-la-participaci%C3%B3n.html

Hart, R. A. (1997). Children´s participation: The theory and practice of involving young citizens in community development and environmental care. Londres: Unicef.

Hart, R. A. (2001). La participación de los niños en el desarrollo sostenible. Barcelona: Pau Educación.

Jiménez, M. y García, P. (2015). Los efectos de los procesos participativos en la sociedad civil. La opinión de los expertos. Córdoba: Instituto de Estudios Sociales Avanzados.

Ley Orgánica 1/1990, de 3 de octubre, de Ordenación General del Sistema Educativo. BOE, núm. 238, de 4 de octubre de 1990, 24172, pp 28927- 28942. Recuperado de https://www.boe.es/boe/dias/1990/10/04/pdfs/A28927-28942.pdf

Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación (LOE). BOE, núm. 106, de 4 de mayo de 2006, 7899, pp. 1-110. Recuperado de https://www.boe.es/buscar/pdf/2006/BOE-A-2006-7899-consolidado.pdf

Ley Orgánica 8/2013, de 9 de diciembre, para la mejora de la calidad educativa (LOMCE) . BOE, núm. 295, de 10 de diciembre de 201, 12886, pp. 1-64. Recuperado de https://www.boe.es/buscar/pdf/2013/BOE-A-2013-12886-consolidado.pdf

Ministerio de Educación, Política Social y Depote, Secretaría de Estado de Política Social, Familias y Atención a la Dependencia y a la Discapacidad e IMSERSO. (2008). La participación social de las personas mayores. Madrid: IMSERSO. Recuperado de www.imserso.es/InterPresent2/groups/imserso/documents/.../11005partsocialmay.pdf

Morán, R. (2018). (Coord.). Participación y exclusión política: Causas, mecanismos y consecuencias. Tirant lo Blanch.

Naciones Unidas. (2006). Convención sobre los derechos del niño. Madrid: UNICEF Comité español. Recuperado de https://www.un.org/es/events/childrenday/pdf/derechos.pdf

Novella, A. M. (2012). La participación infantil: Concepto dimensional en pro de la autonomía ciudadana. Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 13(2), 380-403 Recuperado de http://revistas.usal.es/index.php/eks/article/view/9015/9259

Pérez, A. y Figueroa, H. (2005). Construcción de participación infantil en niñas y niños del Hogar de Cristo, Antofagasta (Tesis de Licenciatura). Universidad Católica del Norte, Chile.

Puig, J. M. (1996). La escuela, comunidad participativa. Cuadernos de Pedagogía, 253, 28-34.

Real Academia Española (RAE). (2001). Diccionario de la lengua española (23ª ed.). Recuperado de http://www.rae.es/

Tenjo, J., Ribero, R. y Sanabria, P. (1998). Participación, desempleo y mercados laborales en Colombia. Bogotá: Archivos de macroeconomía, 81.

Torcal, M., Montero J. R. y Teorell, J. (2006). La participación política en España: Modos y niveles en perspectiva comparada. Revista de estudios políticos, 132, 7-41. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/RevEsPol/article/view/45507/27026

Trilla, J. y Novella, A. (2001). Educación y participación social de la infancia. Revista Iberoamericana de Educación, 26, 137-166. Recuperado de https://rieoei.org/historico/documentos/rie26f.htm

Verba, S. y Nie, N. (1972). Participation in America: Political democracy and social equality. Nueva York: Harper & Row.

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Participação na escola: Uma utopia não tão distante. Uma proposta enquadrada no sistema educacional espanhol (I. Lasala-Navarro & I. Etxebarria-Kortabarria , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(1), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.24-1.12

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Participação na escola: Uma utopia não tão distante. Uma proposta enquadrada no sistema educacional espanhol (I. Lasala-Navarro & I. Etxebarria-Kortabarria , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(1), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.24-1.12

Comentarios (ver términos de uso)