A leitura em voz alta e a encenação: Um caminho para compreender a narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-2.25

Palavras-chave:

Leitura em voz alta, encenação, compreensão de leitura, narrativa literária, experiência

Resumo

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir de uma proposta didático-literária que promoveu e representou uma ferramenta de sucesso para a compreensão da leitura e com ela contribuiu com experiências para o ensino da literatura. Consistiu em unir a leitura individual com à leitura em voz alta e encenar o romance A Trégua, de Mario Benedetti, como uma estratégia para compreender a história. Este projeto foi aplicado ao grupo de estudante de ensino da Benemérita y Centenária Escola Normal do Estado de San Luís Potosí de com a participação direta de 32 alunos e 8 professores num período de dez meses. Os resultados consideram uma amostra de 81 pessoas, 40 delas como o total de colaboradores ativos e o restante do público presente; e expõe dados qualitativos e quantitativos sobre a importância e necessidade da proposta, até o aprofundamento e compreensão do trabalho com dados relevantes sobre a eficiência alcançada; confiamos nesta contribuição que colocamos à sua consideração.

Biografia do Autor

Jesús Alberto Leyva-Ortiz, Benemérita y Centenaria Escuela Normal del Estado de San Luis Potosí

Dr. en Humanidades y Artes por UAZ, Mtro. en Educación con Especialidad en Humanidades por ITESM y Normalista especialista en Español. Actualmente Director de Servicios Administrativos  y catedrático de la Benemérita y Centenaria Escuela Normal del Estado de SLP.

María Azareel Vaca-Morales, Benemérita y Centenaria Escuela Normal del Estado de San Luis Potosí

Licenciada en Educación área del Español por la Benemérita y Centenaria Escuela Normal del Estado de San Luis Potosí. Estudiante de la Maestría en Humanidades Eje enseñanza de la Literatura en la UAZ. Catedrática en la BECENE, área Didáctica de la Lengua.

Referências

Astete, P., Cruz, M. y Montero, M. (2013). El teatro al rescate de la comprensión lectora (Tesis de licenciatura). Universidad Académica de Humanismo Cristiano, Santiago de Chile. http://bibliotecadigital.academia.cl/handle/123456789/1840

Benedetti, M. (2003). La tregua. Uruguay: Alfaguara.

Cantón, A. (2009). Historia de la lectura en México. Hacia la formación de lectores autónomos. (Segunda parte). Correo del Maestro, 163, 31-49. https://www.correodelmaestro.com/anteriores/2009/diciembre/2incert163.htm

Delgado, M. E. (2011). La dramatización, recurso didáctico en la educación infantil. Pedagogía Magna, 11, 382-392. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3629264.pdf

Garrido, F. (2014a). El buen lector se hace, no nace. Reflexiones sobre la lectura y la escritura. Paidós.

Garrido, F. (2014b). Para leerte mejor. Paidós.

Granés, M. (2014). Prólogo. En M. Vargas Llosa (Autor), Lección de lectura (Colección El elogio de la educación. Consejo de mentes brillantes, pp. 1-18). Editorial del Magisterio “Benio Juaréz”.

Marchesi, Á. (2005). La lectura como estrategia para el cambio educativo. Revista de Educación, Extraordinario, 15-35. https://www.yumpu.com/es/document/read/45066311/la-lectura-como-estrategia-para-el-cambio-educativo-revista-de-

Martínez, J. A. (2005). La lectura en la España contemporánea: Lectores, discursos y prácticas de lectura. Ayer, 58(2). 15-34. http://www.revistaayer.com/anteriores/42

Rocamora, N. (2015). La super-estrategia de Stanislavski: Motivos de un método para la interpretación del autor contemporáneo (Tesis doctoral). Universidad de Grada, Granada. http://digibug.ugr.es/handle/10481/43554

Sánchez, L. E. (2012). La comprensión lectora en el currículo universitario. Diá-logos, 6(9), 21-36. http://www.redicces.org.sv/jspui/bitstream/10972/2061/1/2.%20La%20comprension%20lectora.pdf

Solé, I. (2009). Motivación y lectura. Aula de Innovación Educativa, 179, 56-59. https://es.slideshare.net/bravomari35/motivacin-y-lectura-isabel-sol

Umaña Chaverri, J. O. (1989). La tregua: Censura y autocensura de una voz que escribe y se escribe. Letras, 20-21, 129-16. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/letras/article/view/3653/3510

Valenzuela, L. (2014). Lección de arte (Colección El Elogio de la Educación. Consejo de mentes brillantes). Editorial del Magisterio “Benito Juaréz”.

Villoro, J. (2014). La utilidad del deseo [Conferencia magistral]. En 34 Feria Internacional del Libro Infantil y Juvenil. Cenart. https://www.gob.mx/cultura/prensa/no-hay-modo-de-escribir-satisfactoriamente-para-ninos-sin-jugar-a-ser-filosofo-juan-villoro?state=published

Publicado

2020-04-18

Como Citar

A leitura em voz alta e a encenação: Um caminho para compreender a narrativa (J. A. Leyva-Ortiz & M. A. Vaca-Morales , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.25

Edição

Seção

Ensaio (Seção avaliada por pares)

Como Citar

A leitura em voz alta e a encenação: Um caminho para compreender a narrativa (J. A. Leyva-Ortiz & M. A. Vaca-Morales , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.25

Comentarios (ver términos de uso)