Os professores do ensino médio no México. A sua heterogeneidade e particularidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-2.7

Palavras-chave:

Professor, ensino médio, educação, sindicato, avaliação

Resumo

Este artigo analisa a heterogeneidade e a particularidade da equipe de professores do ensino médio no México. Nossa suposição parte de que a heterogeneidade está desigualmente distribuída. Selecionamos e entrevistamos 24 professores de três escolas secundárias de diferentes subsistemas e regiões. A abordagem foi mista, e a informação foi analisada a partir de quatro eixos: entrada à educação, perfil do professor, condições de trabalho e salários e participação sindical. Nos resultados encontramos três espaços particulares, cada um com sua própria cultura escolar. Em uma instituição, a entrada ao trabalho educativo é por exame de conhecimento, em outra, por exame competitivo, e na terceira, pela influência e recomendação de algum grupo de poder dentro da instituição. Em dois lugares educativos, os professores ensinam a disciplina exigida pela instituição e em outro, a disciplina para a qual concursaram. Isto é importante notar dada a heterogeneidade e diversidade deste corpo docente, tendo em vista as políticas educativas, que tendem a uniformizar as suas avaliações; é evidente que existe uma falta de correspondência entre política educativa, diversidade contextual, características e dinâmicas de cada subsistema. Em um cenário institucional, operacional e regulamentar tão fragmentado, dado que o ensino médio é oferecido por 40 subsistemas diferentes, o consenso, a consciência e a coordenação de esforços por parte da autoridade educativa são fatores determinantes para que, sem renunciar à riqueza que a diversidade oferece, tenha canais de comunicação em pontos estratégicos da política educativa nacional.

Biografia do Autor

César Darío Fonseca-Bautista, Subsecretaría de Educación Media Superior

Doctor en Educación por la Universidad Autónoma del Estado de Morelos, donde ejerció docencia, administración y gestión en licenciatura, maestría y doctorado, en el Instituto de Ciencias de la Educación hasta su jubilación. Actualmente es docente-investigador adscrito a un plantel de bachillerato tecnológico, dependiente de la Subsecretaría de Educación Media Superior del gobierno federal en México, Es miembro del Sistema Estatal de Investigadores, posee artículos y capítulos publicados en revistas y libros nacionales e internacionales y ha coordinado un libro sobre el bachillerato en México.

Juan Manuel Piña-Osorio, Universidad Nacional Autónoma de México

Es investigador Titular C del Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación (IISUE) y miembro del Sistema Nacional de Investigadores nivel II. Es profesor en el Programa de Posgrado de Pedagogía de la UNAM, en donde ha sido director de tesis de 35 estudiantes de posgrado. Ha coordinado los libros  “Ciudadanía y estudiantes universitarios (2009). Aceptación, estigma y discriminación. Estudiantes normalistas ante sectores vulnerables (2011) y coautor de los libros para bachillerato general de la asignatura Ética y valores 1 y Ética ya valores 2.

Luz Marina Ibarra-Uribe, Universidad Autónoma del Estado de Morelos

 Luz Marina Ibarra Uribe: Doctora en Educación por la Universidad Autónoma del Estado de Morelos, profesora-investigadora en la Facultad de Estudios Superiores de Cuautla de dicha Casa de Estudios. Pertenece al Sistema Nacional de Investigadores (SNI) del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología de México y al Sistema Estatal de Investigadores de Morelos (SEI). Posee artículos y capítulos en revistas y libros, nacionales e internacionales, ha coordinado 6 libros y es autora de 2. Sus líneas de investigación son: Educación, género y valores y Políticas educativas.

María de Guadalupe Pérez-Aguilar, Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca

Licenciada en Ciencias de la Educación por la Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO)  y Maestra en Pedagogía egresada de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Actualmente docente del Bachillerato Especializado en Contaduría y Administración de la UABJO. Artículos publicados en la Revista Academicus 02  y  la Revista Iberoamericana de Autogestión y Acción Comunal 64-65.

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Publicado

2020-03-01

Como Citar

Os professores do ensino médio no México. A sua heterogeneidade e particularidade (C. D. Fonseca-Bautista, J. M. Piña-Osorio, L. M. Ibarra-Uribe, & M. de G. Pérez-Aguilar , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.7

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Os professores do ensino médio no México. A sua heterogeneidade e particularidade (C. D. Fonseca-Bautista, J. M. Piña-Osorio, L. M. Ibarra-Uribe, & M. de G. Pérez-Aguilar , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.7

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