Orientação para facilitar a mudança nas famílias: um modelo de intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-2.9

Palavras-chave:

Orientação familiar, facilitadores, modelo de treinamento, educação familiar

Resumo

A educação familiar requer clareza epistemológica que fundamente a prática. Trabalhar com grupos familiares é um recurso significativo de aprendizagem para potenciar seus pontos fortes. O artigo apresenta a sistematização de um modelo para a intervenção em Orientação Familiar, consolidado no Projeto de Extensão “Orientando Famílias” (POF), da Universidade Nacional de Costa Rica. Seu propósito é fortalecer habilidades de facilitação com bases teórico-metodológicas sistêmicas em profissionais diversos, para que planejem ações preventivas, dirigidas a melhorar a qualidade de relações na vida das famílias. Como insumo, foram utilizados os relatórios, crônicas, vídeos, fotografias, avaliações orais de cada uma das sessões executadas. É implementado em escolas, Hospital das criancas, Ministério de Justiça e Paz, CEN-CINAI, de GAM (Grande área Metropolitana), Limón, Sarapiquí, Guanacaste, Pérez Zeledón e Puntarenas. Foram treinadas 59 pessoas, executados 26 planos educacionais sendo que 345 pessoas e suas famílias foram beneficiadas. As pessoas facilitadoras conseguem elaborar um novo conceito as famílias desde a convivência relacional e da construção de vínculos, o reencontro com a própria família, maior conhecimento sobre a dinâmica familiar, gerar e desenvolver projetos próprios, efetuar uma intervenção mais relacional permitindo facilitar para a mudança. A intervenção metodológica sistêmica permite a profissionais prover às famílias de experiências de aprendizagem com significado pessoal, que promova oportunidades para trabalhar na transformação do sistema familiar e promova melhores formas de convivência social.

Biografia do Autor

Cecilia Villarreal-Montoya, Universidad Nacional

Orientadora, Máster en Estudios de la mujer y Catedrática pensionada Universidad de Costa Rica, Máster en Terapia Familiar Sistémica, Universidad Libre de Costa Rica, Asesora permanente Ad Honorem del Proyecto de Extensión Orientando Familias, División de Educación para el Trabajo, CIDE, Universidad Nacional.

Ana Lucía Villalobos-Cordero, Universidad Nacional

Licenciada en Ciencias de la Educación con énfasis en Orientación, Universidad de Costa Rica. Coordinadora Proyecto de Extensión Orientando Familias y Académica, División de Educación para el Trabajo, Centro de Investigación y Docencia en Educación, Universidad Nacional, Costa Rica.

Ruth Villanueva-Barbarán, Universidad Nacional

Máster en Psicopedagogía, Universidad Estatal a Distancia. Licenciada en Ciencias de la Educación con énfasis en Orientación, Universidad de Costa Rica.  Integrante del Equipo del Proyecto de Extensión Orientando Familias, Académica de la División de Educación para el Trabajo, Universidad Nacional.

Referências

Arias Gallegos, W. L. (2012). Algunas consideraciones sobre la familia y la crianza desde un enfoque sistémico. Revista Psicología Arequipa, 2(1), 32-46. https://goo.gl/bF2KVH

Bautista, N. P. (2011). Proceso de la investigación cualitativa. Epistemología, metodología y aplicaciones. El Manual Moderno.

Bisquerra Alzina, R. y Álvarez González, M. (2011). Los modelos de orientación. En R. Bisquerra Alzina (Coord.), Modelos de orientación e intervención psicopedagógica (pp. 55-65). Wolters Kluer.

Calderón Monge, E., Villalobos Cordero, A. L. y Villanueva Barbarán, R. (2009). Multiplicando esfuerzos para fortalecer la familia desde la orientación. Revista Electrónica Educare, 13(1), 89-102. https://doi.org/10.15359/ree.13-1.7

Espinal, I., Gimeno, A. y González, F. (2004-2006). El enfoque sistémico en los estudios sobre la familia. Revista Internacional de Sistemas, 14, 21-34.

Fuhrmann, I. y Chadwick, M. (1998). Fortalecer la familia. Manual para trabajar con padres. Editorial Andrés Bello.

Hernández Córdoba, Á. (1998). Familia, ciclo vital y psicoterapia sistémica breve. El Búho.

Instituto sobre Alcoholismo y Farmacodependencia. Área Desarrollo Institucional. Proceso de Investigación. (2011).

Investigaciones sobre alcoholismo y farmacodependencia. Costa Rica, 2006-2010. Autor. http://www.iafa.go.cr/images/descargables/conocimiento/62.-Investigaciones-Sobre-Alcoholismo-y-Farmacodependencia-Costa-Rica-2006-2010.pdf

Ministerio de Salud, Organización Panamericana de la Salud. (2004). La violencia social en Costa Rica. Autor. http://www.bvs.sa.cr/php/situacion/violencia.pdf

Monturiol, S. (Setiembre, 2015). Por un ambiente familiar sin violencia. Campus, 25, 268. http://www.campus.una.ac.cr/2015setiembre_pag03.html

Nardone, G., Giannotti, E. y Rocchi, E. (2003). Modelos de familia. Conocer y resolver los problemas entre padres e hijos. Herder.

O’Connor, J. y McDermott, I. (1998). Introducción al pensamiento sistémico. Recursos esenciales para la creatividad y la resolución de problemas. Urano.

Prieto Cruz, O. (2015) Familia y adolescencia en Costa Rica. El caso de las familias expulsoras. Revista Ciencias Sociales, 147, 59-72 Universidad de Costa Rica https://doi.org/10.15517/rcs.v0i147.19793

Sanz Oro, R. (2001). Orientación psicopedagógica y calidad educativa. Pirámide Ediciones.

Sibaja, C. (2 de agosto de 2018). Violencia infantil: De epidemina a pandeminia. Semanario Universidad. Sección Diálogos sobre Bienestar. https://semanariouniversidad.com/suplementos/violencia-infantil-de-epidemina-a-pandeminia/

Súñer, A. (2015). Constelaciones familiares. Terapia sistémica de enfoque fenomenológico. Bases teóricas. https://goo.gl/DFTvb3

Universidad de Costa Rica y United Nations Children’s Fund. (2012). VII Estado de los derechos de la niñez y la adolescencia en Costa Rica. Autor.

Valdés Cuervo, Á. A. (2007). Familia y desarrollo: Intervenciones en terapia familiar. Manual Moderno.

Vallejo Valencia, M. (2008). Constelaciones familiares. Para liberar la energía del amor y de la vida. Aguilar.

Villagra, M. (Mayo, 2011). Epidemia de violencia infantil contagia al país. Campus Digital, Sección Actualidad. 22, 220. http://www.campus.una.ac.cr/ediciones/2011/mayo/2011mayo_pag04.html

Villarreal Montoya, C., Villalobos Cordero, A. L. y Villanueva Barbarán, R. (2014). La modalidad de agentes multiplicadores para orientar a madres y padres de familia. Revista Electrónica Educare, 18(1), 219-238. http://doi.org/10.15359/ree.18-1.10

Watzlawick, P., Beavin Bavels, J. y Jackson, D. D. (1995). Teoría de la comunicación humana. Interacciones patologías y paradojas. Herder Editorial.

Publicado

2020-03-01

Como Citar

Orientação para facilitar a mudança nas famílias: um modelo de intervenção (C. Villarreal-Montoya, A. L. Villalobos-Cordero, & R. Villanueva-Barbarán , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-28. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.9

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Orientação para facilitar a mudança nas famílias: um modelo de intervenção (C. Villarreal-Montoya, A. L. Villalobos-Cordero, & R. Villanueva-Barbarán , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-28. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.9

Comentarios (ver términos de uso)