Educar com/do corpo: cultura, corpo e reeducação corporal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-2.11

Palavras-chave:

Formação de professores, infância, cultura, corpo, reeducação corporal

Resumo

Este artigo convida à reflexão sobre processos educativos mediados pelo corpo. Será apresentada uma experiência de ensino no Equador, com a população universitária de educação inicial da Universidade Nacional de Educação. Seu objetivo foi incluir o corpo nas atividades educacionais, aproximar as pessoas participantes ao conceito e a experiência de reeducação do corpo, para a geração de habilidades profissionais a partir de uma abordagem de prevenção e inclusão. A experiência é analisada a partir da relação cultura, corpo e reeducação corporal. As técnicas corporais são desenvolvidas na sala de aula, que permitem observação, a escuta e a comunicação (verbal e não verbal) no processo educativo, dando voz ao corpo das pessoas participantes. Além disso, questionários são aplicados para diagnosticar, analisar e avaliar a experiência pedagógica. Os resultados indicam que a aplicação de técnicas corporais em sala de aula permite que a população estudantil inove e inclua o corpo em suas práticas educacionais. Isso ajuda o trabalho autônomo e em equipe, a reflexão da prática educacional e a inclusão do corpo nos processos de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Gisselle Tur-Porres, Universidad Nacional de Educación

Doctora en Ciencias de la Educación y Magíster en Ciencias de la Educación de la Universidad de Lovaina (KU Leuven). Licenciada en Psicología de la Universidad de la República (Undular). Actualmente coordinadora pedagógica y docente-investigadora titular de la Universidad Nacional de Educación (UNAE).  Docente-investigadora titular de la Universidad Nacional de Educación (UNAE).

Washington Ires-Correa, Investigador independiente

Maestro técnico egresado de la Universidad del Trabajo del Uruguay- Consejo de Educación Técnico Profesional (UTU-CETP). Masajista y Pedicuro Médico habilitado por el Ministerio de Salud Pública del Uruguay. Músico-investigador independiente afiliado a la Asociación General de Autores del Uruguay (AGADU).

 

Referências

Alexander, G. (1998). La eutonía: Un camino hacia la experiencia total del cuerpo. Paidos Ibérica.

Aristizabal-Almanza, J. L., Ramos-Monobe, A. y Chirino-Barceló, V. (2018). Aprendizaje activo para el desarrollo de la psicomotricidad y el trabajo en equipo. Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-26. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.16

Barrán, J. P. (1989). Historia de la sensibilidad en el Uruguay. Tomo 1: La cultura “bárbara” (1800-1860). Ediciones de la Banda Oriental.

Barrán, J. P. (1990). Historia de la sensibilidad en el Uruguay. Tomo 2: El disciplinamiento (1860-1920). Ediciones de la Banda Oriental.

Domingo, J. (2008). El aprendizaje cooperativo. Cuadernos de Trabajo Social, 21, 231-246. https://revistas.ucm.es/index.php/CUTS/article/view/CUTS0808110231A/7531

Feldenkrais, M. (1985). Auto-conciencia por el movimiento. Ejercicios fáciles para mejorar tu postura, visión, imaginación y desarrollo personal (3a reimpresión). Paidós.

Gallo, L. E. (2017). Una didáctica performativa para educar (desde) el cuerpo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 39(2), 199-205. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2016.09.002

Gil Madrona, P., Gutiérrez Marín, E. C. y Madrid López, P. D. (2013). Incremento de las habilidades sociales a través de la expresión corporal: La experiencia en clases de iniciación al baile. Cuadernos de Psicología del Deporte, 12(2), 83-88. https://revistas.um.es/cpd/article/view/177821/149501

Goffman, E. (1989). La presentación de la persona en la vida cotidiana. Amorrortu editores.

Gómez, I. y Prat, M. (2009). Hacia una educación física crítica y transformadora de las prácticas sociales: De la práctica a la reflexión y viceversa. Cultura y Educación, 21(1), 9-17. https://doi.org/10.1174/113564009787531190

Ires Correa, W. y Tur Porres, G. (2017). Educación cooperativa en el aula: Educando desde el cuerpo. Mamakuna. Revista de divulgación de experiencias pedagógicas, 4, 8-17.

Le Breton, D. (2002). La sociología del cuerpo. Edición Nueva Visión.

Le Breton, D. (2006). La conjugaison de sens: Essai. Anthropologie et Sociétés, 30(3), 19-28. https://doi.org/10.7202/014923ar

Le Goff, J. y Truong, N. (2005). Una historia del cuerpo en la edad media. Ediciones Paidós Ibérica.

Martí, E. (2017). From body to culture: the need for a developmental psychology view. A commentary on the article Learning beyond the body by Juan-Ignacio Pozo. Journal for the Study of Education and Development. Infancia y Aprendizaje, 40(4), 661-675. https://doi.org/10.1080/02103702.2017.1364060

Martínez Álvarez, L. (2013). El tratamiento de lo corporal en la formación inicial del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 27(3), 161-175. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27430309011

Maturana, H. (2004). Desde la biología a la psicología (4ª ed.). Lumen. (Trabajo original publicado en 1995).

Mauss, M. (2002). Les techniques du corps. https://doi.org/10.1522/cla.mam.tec

Meirieu, P. (2005). Lettre à un jeune professeur. ESF éditeur.

Merleau-Ponty, M. (1994). Fenomenología de la percepción. Planeta.

Ministerio de Educación Gobierno del Ecuador. (2007). Plan nacional decenal de educación para el Ecuador. Autor.

Pozo, J.-I. (2017). Learning beyond the body: From embodied representations to explicitation mediated by external representations. Journal for the Study of Education and Development. Infancia y Aprendizaje, 40(2), 219-276. https://doi.org/10.1080/02103702.2017.1306942

Quinto Borghi, B. (2007). Los talleres en educación infantil. Espacios de crecimiento. Grao.

Secretaría Nacional de Planificación y Desarrollo. (2013). Plan Nacional de Desarrollo / Plan Nacional para el Buen Vivir 2013-2017. Autor.

Tartas, V. (2017). In search of an integrative approach to body, mind and culture: new challenges and perspectives for developmental and educational psychology. A commentary on the article Learning beyond the body by Juan-Ignacio Pozo. Journal for the Study of Education and Development. Infancia y Aprendizaje, 40(4), 676-688. https://doi.org/10.1080/02103702.2017.1364061

Universidad Nacional de Educación. (2017). Modelo pedagógico de la UNAE. Autor.

Vaca Escribano, M. J. (2007). Un proyecto para una escuela con cuerpo y en movimiento. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 4-5, 91-110. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2524862

Valenzuela-Santoyo, A. del C. y Portillo-Peñuelas, S.A. (2018). La inteligencia emocional en educación primaria y su relación con el rendimiento académico. Revista Electrónica Educare, 22(3), 1-15. https://doi.org/10.15359/ree.22-3.11

Villa, A. y Poblete, M. (Directores). (2007). Aprendizaje basado en competencias. Una propuesta para la evaluación de las competencias genéricas. Mensajero.

Zárate-Rueda, R., Díaz-Orozco, S. P. y Ortiz-Guzmán, L. (2017). Educación superior inclusiva: Un reto para las prácticas pedagógicas. Revista Electrónica Educare, 21(3), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.21-3.15

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Educar com/do corpo: cultura, corpo e reeducação corporal (G. Tur-Porres & W. Ires-Correa , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.11

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Educar com/do corpo: cultura, corpo e reeducação corporal (G. Tur-Porres & W. Ires-Correa , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.11

Comentarios (ver términos de uso)