Instrução de movimento durante atividades de cópia com escritores iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-2.26

Palavras-chave:

instruçao, cópia, automaçao, habilidades grafomotoras, escritores y escritoras iniciantes

Resumo

Este artigo tem como objectivo rever o apoio teórico e empírico para ajudar a repensar as práticas pedagógicas que estão a ser utilizadas com escritores novatos para encorajar o processo de automatização das competências grafomotoras durante as actividades de cópia. Isto porque esta actividade é necessária para desenvolver as capacidades grafomotoras e, consequentemente, para o processo de automatização; a cópia mecânica, repetida e inconsciente é ineficiente e contraproducente. Não só não contribui para a construção da memória muscular, um aspecto chave para a automatização do layout, como as exigências transcendem as capacidades motoras da infância. Concluise que, para que as práticas de cópia respeitem estas capacidades motoras e contribuam para a automatização das capacidades grafomotoras, elas devem ser focalizadas na construção da memória 

Biografia do Autor

María Loreto Muñoz-Abrines, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Académica de la Universidad Católica de la Santísima Concepción.

Referências

Arredondo, D., Fernández, B., Vega, M. y Vera, P. (2016). Opiniones de niños y niñas de nivel de transición II, frente a actividades de iniciación a la escritura en establecimientos particulares subvencionados y municipales de la provincial de Concepción [tesis de pregrado, Universidad Católica de la Santísima Concepción].

Berninger, V., Yates, C., Cartwright, A., Rutberg, J., Remy, E. y Abbott, R. (1992). Lower-level developmental skills in beginning writing. Reading and Writing, 4(3), 257-280. https://doi.org/10.1007/BF01027151

Case-Smith, J. (2012). Benefits of an OT/Teacher model for first grade handwriting instruction [Video]. http://www.hw21summit.com/research-case-smith

Ceballos Sáez, N., Leal Cruzat, C., Quilodrán Carrasco, C., y Romero Hamdan, N. (2016). Opiniones de madres, padres y/o apoderados sobre las experiencias de sus hijos con la escritura en el nivel de transición II de un establecimiento municipal de la comuna de Hualpén [Tesis de Licenciatura. Universidad Católica de la Santísima Concepción, Concepción, Chile]. http://repositoriodigital.ucsc.cl/bitstream/handle/25022009/1084/Naara%20Ceballos%20S%c3%a1ez.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Chartrel, E. y Vinter, A. (2008). The impact of spatio-temporal constraints on cursive letter handwriting in children. Learning and Instruction, 18(6), 537-547. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2007.11.003

Conti, G. (2012). Kinematic and clinical correlates of handwriting in elementary school children [video]. https://www.hw21summit.com/research-conti

De la Cruz, M., Scheuer, N., Echenique, M. y Pozo, J. I. (2011). Niños y niñas de educación inicial y primaria hablan sobre la enseñanza de la escritura. Revista de Educación, 354, 689-712. http://www.revistaeducacion.educacion.es/re354_27.html

Díaz Oyarce, C. y Price Herrera, M. F. (2012). ¿Cómo los niños y niñas perciben el proceso de la escritura en la etapa inicial? Estudios pedagógicos, 38(1), 215-233. https://doi.org/10.4067/S0718-07052012000100013

Elliot, A. J. y Trash, T. M. (2001). Achievement goals and the hierarchical model of achievement motivation. Educational Psychology Review, 13(2), 139-156. https://doi.org/10.1023/A:1009057102306

Ferreiro, E. y Teberosky, A. (1979). Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. Siglo XXI.

Garton, A. y Pratt, C. (1991). Aprendizaje y proceso de alfabetización. El desarrollo del lenguaje hablado y escrito. Paidós.

Graham, S. y Santangelo, T. (23 de Enero de 2012). A meta-analysis of the effectiveness of teaching handwriting. Trabajo presentado en Handwriting in the 21st Century? An Educational Summit. Washington.

Graham, S. y Weintraub, N. (1996). A review of handwriting research: Progress and prospects from 1980 to 1994. Educational psychology review, 8(1), 7-87. https://doi.org/10.1007/BF01761831

Harman James, K. (2012). The neural correlates of handwriting and its affect on reading acquisition. Trabajo presentado en Handwriting in the 21st Century? An Educational Summit. Washington.

Jiménez, J. E. y Artiles, C. (2001). Cómo prevenir y corregir las dificultades en el aprendizaje de la lecto-escritura. Editorial Síntesis.

Kurlat, V. L. y Politis, D. G. (2005). Alteraciones de la programación motora de la escritura. Revista española de Neuropsicología, 7(2-4), 99-115. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2006120

Luçart, L. (1982). Pintar, dibujar, escribir, pensar. El grafismo en el preescolar. Cincel.

Malpique, A.A., Pino-Pasternak, D. y Roberto, M. S. (2019). Writing and reading performance in Year 1 Australian classrooms: Associations with handwriting automaticity and writing instruction. Read Writ. https://doi.org/10.1007/s11145-019-09994-z

Marchant, T. y Tarky, I. (1997). Cómo desarrollar el lenguaje oral y escrito. Editorial Universitaria.

Molfese, V. J., Beswick, J., Molnar, A. y Jacobi-Vessels, J. (2006). Alphabetic skills in preschool: A preliminary study of letter naming and letter writing. Developmental Neuropsychology, 29, 5-19. https://doi.org/10.1207/s15326942dn2901_2

Montessori, M. (2003). The Montessori Method (Trabajo original publicado en 1912). Barnes & Noble.

Muñoz, M. (2017). Retroalimentación a la escritura en actividades con foco en lo grafomotor durante la transición de kínder a primero básico en escuelas públicas de la comuna de concepción [tesis doctoral. Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile].

Nelson, R. H. y Trafford, C. H. (2003). Handwriting a complete guide to instruction. Peterson Directed Handwriting.

Overvelde, A. y Hulstijn, W. (2011). Learning new movement patterns: A study on good and poor writers comparing learning conditions emphasizing spatial, timing, or abstract characteristics. Human Movement Science, 30(4), 731-744. https://doi.org/10.1016/j.humov.2010.08.016

Ribera, P., Villagrasa, M. R. y López Jiménez, S. (2015). La escritura: cómo conseguir un buen grafismo. Prevención y atención de sus dificultades en el aula. Grao educación.

Rivas Torres, R. M. y López Gómez, S. (2017). La reeducación de las disgrafías: Perspectivas neuropsicológica y psicolingüística. Pensamiento Psicológico, 15(1), 73-86. http://dx.doi.org/10.11144/Javerianacali.PPSI15-1.RDPN

Sánchez Abchi, V., Borzone, A.M. y Diuk, B. (2007). La escritura de textos en niños y niñas pequeños: Relación entre la transcripción y la composición. Universitas Psychologica, 6(3), 559-569. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revPsycho/article/view/140

Semeraro, C., Coppola, G., Cassibba, R. y Lucangeli, D. (2019). Teaching of cursive writing in the first year of primary school: Effect on reading and writing skills. PLOS ONE, 14(2) e0209978. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0209978

Serratrice, G. y Habib, M. (1997). Escritura y cerebro. Mecanismos neurofisiológicos. Masson.

Torrance, M., y Galbraith, D. W. (2006). The processing demands of writing. En C.A. MacArthur, S. Graham, J. Fitzgerald (Eds.), Handbook of writing research (pp. 67-80). Guildford.

Zettin, M., Cubelli, R., Pierino, C. y Rago, R. (1995). Impairment of letter formation: The case of “ideomnotor!” apraxic agraphia. Aphasiology, 9(3), 283-294. https://doi.org/10.1080/02687039508248205

Publicado

2020-04-18

Como Citar

Instrução de movimento durante atividades de cópia com escritores iniciantes (M. L. Muñoz-Abrines , Trad.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-11. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.26

Edição

Seção

Ensaio (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Instrução de movimento durante atividades de cópia com escritores iniciantes (M. L. Muñoz-Abrines , Trad.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-11. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.26

Comentarios (ver términos de uso)