Convivência escolar na América Latina: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.24-2.17Palavras-chave:
Convivência escolar, Clima escolar, Políticas de convivência escolar, Violência escolarResumo
A convivência escolar tem sido investigada em áreas que vão desde a violência escolar até a inclusão educacional. Isso a transformou em um tópico que geralmente não é pesquisado como objeto principal. Mais bem, como uma variável associada a outros fatores, como: problemas com resultados de aprendizagem, conflitos, más práticas de ensino, inclusão, violência escolar, entre outros. Por isso, foi levantado o objetivo de analisar a produção acadêmica presente nas revistas Web ou Science, Proquest, Scielo e Scopus, da América Latina de 2010 a junho de 2018, em torno dos problemas associados à convivência escolar. Para o seu desenvolvimento decidiu-se rever a bibliografia de tipo descritivo, utilizando 38 artigos de diferentes países. Entre os principais resultados destaca-se que o tema mais pesquisado é aquele relacionado aos fatores (citados acima) que influenciam a convivência escolar. Por fim, vale ressaltar que uma das características mais marcantes é a associação entre a convivência escolar e a violência escolar.
Referências
Aristimuño, A. y Noya, J. C. (2015). La convivencia escolar y el fenómeno del bullying en la enseñanza secundaria de Uruguay. Un estudio de caso. Páginas de Educación, 8(2), 201-224. https://doi.org/10.22235/pe.v8i2.691
Ascorra, P., López, V., Núñez, C. G., Bilbao, M. Á., Gómez, G. y Morales, M. (2016). Relación entre segregación y convivencia escolar en escuela públicas chilenas con altos puntajes PISA 2009. Universitas Psychologica, 15(1), 65-78. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy15-1.rsce
Baquedano, C. y Echeverría, R. (2013). Competencias psicosociales para la convivencia escolar libre de violencia: Experiencia en una primaria pública de Mérida, Yucatán, México. Psicoperspectivas, 12(1), 139-160. https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol12-Issue1-fulltext-210
Baridon, D. y Martín, G. (2014). Violencia escolar en estudiantes de educación media. Ciencias Psicológicas, 8(2), 173-183. http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-42212014000200007
Barreiro, A., Beramendi, M. y Zubieta, E. (2011). ¿Normas perversas en el ámbito educativo? Aportes de psicología social. Ciencia, docencia y tecnología, 22(42), 137-154. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14518444005
Boarini, M. L. (2013). Indisciplina escolar: uma construção colectiva. Psicologia Escolar e Educacional, 17(1), 123-131. https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000100013
Bocanegra, H. y Herrera, C. (2017). La Ley 1620 de 2013 y la política pública educativa de convivencia escolar en Colombia: Entre la formalidad jurídica y la realidad social. Revista Republicana, 23, 185-214. https://doi.org/10.21017/Rev.Repub.2017.v23.a36
Bohórquez, R. I., Chaux, Y. N. y Vaca, M. P. (2017). El conflicto en la convivencia escolar: Creencias y prácticas de estudiantes, padres de familia y docentes de una institución educativa distrital. Actualidades Pedagógicas, 70, 29-49. https://doi.org/10.19052/ap.4087
Camacho, N. M., Ordoñez, J. C., Roncancio, M. H. y Vaca, P. (2017). Convivencia escolar y cotidianidad: Una mirada desde la inteligencia emocional. Revista Educación y Desarrollo Social, 11(1), 24-47. https://doi.org/10.18359/reds.2649
Carrasco-Aguilar, C., Ascorra, P., López V.y Álvarez, J. P. (2018). Tensiones normativas de los fiscalizadores de la Superintendencia de Educación en la(s) política(s) de convivencia escolar en Chile. Perfiles educativos, 40(159), 126-143. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2018.159.58153
Cerda, G., Salazar, Y., Sáez, K., Pérez, C. y Casas, J. A. (2017). Impacto de la percepción de los estudiantes respecto de la convivencia escolar sobre su rendimiento académico en Matemáticas. Psychology, Society, & Education, 9(1), 147-161. https://doi.org/10.25115/psye.v9i1.470
Chaparro, A. A., Caso, J., Fierro, M. C. y Díaz, C. (2015). Desarrollo de un instrumento de evaluación basado en indicadores de convivencia escolar democrática, inclusiva y pacífica. Perfiles Educativos, 37(149), 20-41. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2015.149.53118
Chávez, M. L. (2017). La violencia escolar desde la perspectiva infantil en el altiplano mexicano. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 22(74), 813-835. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1405-66662017000300813&lng=es&nrm=iso
Cuchan, N. Y. y D’Arcángelo, M. B. (2017). Discursos gubernamentales en la redefinición de los vínculos en la escuela secundaria. Revista de educación, 27, 289-310. http://www.redalyc.org/jatsRepo/3845/384551991013/html/index.html
D’Arcángelo, M. B. (2016). Reconfiguraciones en el cambio de siglo: Educar en y para la democracia. Nuevos sentidos de la formación ciudadana. Espacios en Blanco. Revista de Educación, 26, 295-307. http://espaciosenblanco.unicen.edu.ar/numero_anterior.xhtml;jsessionid=A37A7EBE56B094BCD99423EA7D9B0999
de Lellis, M. y González, M. (2012). Concepciones y prácticas sobre la violencia en el ámbito escolar. Anuario de investigaciones, 19, 123-130. http://www.redalyc.org:9081/articulo.oa?id=369139948012
de Oliveira, G. M., Caminha, I. de O. y de Freitas, C. M. S. M. (2010). Relações de convivência e princípios de justiça: a educação moral na escola. Psicologia Escolar e Educacional, 14(2), 261-270. https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000200008
de Vasconcelos, I. C. O. (2017). Aprender a conviver, sem violência: o que dá e ñão dá certo? avaliação e Políticas Públicas em Educação, 25(97), 897-917. https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002501180
Eyng, A. M., Gisi, M. L., Ens, R. T. y Pacievitch, T. (2013). Diversidade e padronização nas políticas educacionais: configurações da convivência escolar. Ensaio: avaliação e Políticas Públicas em Educação, 21(81), 773-800. https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000400007
Fischmann, R. (2013). Memória colectiva e insurgência contra o olvido: em favor da convivência na escola. Ensaio: avaliação e Políticas Públicas em Educação, 21(81), 801-820. https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000400008
García, O. y Saavedra Ulloa, M. S. (2016). Una herramienta ontológica y enactiva para la educación en gestión de convivencia. Orientación y Sociedad, 16, 59-66. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/61929
Guerrero, H. R. y Cepeda, M. L. (2016). Uso de estrategias pedagógicas para el fortalecimiento de la convivencia escolar de jóvenes vulnerables. Revista de Pedagogia, 37(101), 57-79. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65950543004
Ianni, N. D. (2003). La convivencia escolar: Una tarea necesaria, posible y compleja. Monografías virtuales, 2, 1-11. https://www.oei.es/historico/valores2/monografias/monografia02/reflexion02.htm
Ianni, N. D. y Pérez E. (2005). La convivencia en la escuela: Un hecho, una construcción. Hacia una modalidad diferente en el campo de la prevención. Buenos Aires: Paidós.
Lopes, R. B. y Gomes C. A. (2012). Paz na sala de aula é uma condição para o sucesso escolar: que revela a literatura? Ensaio: avaliação e Políticas Públicas em Educação, 20(75), 261-282. https://doi.org/10.1590/S0104-40362012000200003
Malagón, E. L., Mateus, M. E. y Gómez, S. E. (2016). La convivencia escolar, un camino hacia la cultura de la paz. Educación y Ciudad, 31, 43-58. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5803815
Mendoza, B. y Barrera, A. (2018). Gestión de la convivencia escolar en educación básica: Percepción de los padres. Redie Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(2), 93-102. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.2.1729
Muñoz, F., Becerra, S. y Riquelme, E. (2017). Elaboración y validación psicométrica del cuestionario de convivencia escolar para la no violencia (CENVI). Estudios pedagógicos, 43(3), 205-223. https://doi.org/10.4067/S0718-07052017000300012
Muñoz, M. T., Lucero, B. A., Cornejo, C. A., Muñoz, P. A. y Araya, N. E. (2014). Convivencia y clima escolar en una comunidad educativa inclusiva de la provincia de Talca, Chile. Redie Revista Electrónica de Investigación Educativa, 16(1), 16-32. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/497/941
Nail, O., Valdivia, J., Gajardo, J., Viejo, C., Salas, R. y Romero, G. (2018). Estudio de casos: Tensiones y desafíos en la elaboración de la normativa escolar en Chile. Educação e Pesquisa, 44, 1-22. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711167834
Neut, P. (2017). Las violencias escolares en el escenario educativo chileno. Análisis crítico del estado del arte. Calidad en la Educación, 46, 222-247. https://doi.org/10.4067/S0718-45652017000100222
Ochoa, A. y Diez-Martínez, E. (2013). El reglamento escolar como eje de análisis de la convivencia en la escuela. Ensaio: avaliação e Políticas Públicas em Educação, 21(81), 667-684. https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000400003
Orobio, A. (2014). A propósito de la sociedad para la que educamos y el deterioro de la convivencia en los colegios de Bogotá. Praxis Pedagógica, 14(15), 221-229. https://revistas.uniminuto.edu/index.php/praxis/article/view/1003/943
Ossa, C., Figueroa, I. y Rodríguez, F. (2016). La metacognición institucional como herramienta para la mejora de la gestión de la convivencia escolar. Actualidades Investigativas en Educación, 16(3), 1-18. https://doi.org/10.15517/aie.v16i3.25962
Pacheco-Salazar, B. (2018). Violencia escolar: La perspectiva de estudiantes y docentes. Redie Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(1), 112-121. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.1.1523
Pulla, J. F. (2017). La práctica de valores y su incidencia en la convivencia escolar. Revista Dilemas Contemponáneos:Educación, Política y Valores,4(2), 1-19. https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/_files/200003417-a6964a790e/17-1-28%20La%20pr%C3%A1ctica%20de%20valores%20y%20su%20incidencia%20en%20la%20convivencia%20escolar.....pdf
Retuert, G. y Castro, P. J. (2017). Teorías subjetivas de profesores acerca de su rol en la construcción de la convivencia escolar. Polis, Revista Latinoamericana, 16(46), 321-345. https://doi.org/10.4067/S0718-65682017000100321
Rodríguez, B. P., Martínez, R. D. y Medina, C. P. (2017). Uso de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) como recurso didáctico promotor de convivencia escolar. Revista Espacios, 38(30), 1-9. http://hdl.handle.net/11323/1845
Sandoval, M. (2014). Convivencia y clima escolar: Claves de la gestión del conocimiento. Última Década, 41, 153-178. https://doi.org/10.4067/S0718-22362014000200007
Soto, H. y Trucco, D. (2015). Inclusión y contextos de violencia (Cap. 3). En D. Trucco y H. Ullmann, H. (Eds.), Juventud: Realidades y retos para un desarrollo con igualdad (pp. 115-170). CEPAL. https://doi.org/10.18356/1d4fe2ef-es
Trucco, D. e Inostroza, P. (2017). Las violencias en el espacio escolar. CEPAL. https://www.cepal.org/es/publicaciones/41068-violencias-espacio-escolar
Trucco, D. y Ullmann, H. (Eds.). (2015). Juventud: Realidades y retos para un desarrollo con igualdad. CEPAL. https://www.cepal.org/es/publicaciones/38978-juventud-realidades-retos-un-desarrollo-igualdad
UNESCO. (2000). Marco de acción de Dakar. Educación para todos: Cumplir con nuestros compromisos comunes. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000121147_spa
UNESCO. (2010). Factores asociados al logro cognitivo de los estudiantes de América Latina y el Caribe. Autor. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000186769
UNESCO. (2015). Informe de resultados terce tercer estudio regional comparativo y explicativo. Factores asociados. Autor. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243533
Valenzuela, J., Ahumada, I., Rubilar, A., López, V. y Urbina, C. (2018). El encargado de convivencia escolar en Chile: Hacia la comprensión de su identidad laboral. Revista de Psicología, 36(1), 189-216. https://doi.org/10.18800/psico.201801.007
Viscardi, N. (2017). Adolescencia y cultura política en cuestión: Vida cotidiana, derechos políticos y convivencia en los centros educativos. Revista de Ciencias Sociales, 30(41), 127-158. http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0797-55382017000200127&lng=es&nrm=iso
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: