A partir da crise da pergunta: práticas e reflexões ao redor dos trabalhos finais de graduação na formação de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-2.24

Palavras-chave:

Capacidade de assombro, a pergunta de investigação, formação docente, pesquisa, trabalho final de graduação

Resumo

Este artigo está baseado na experiência de um grupo de acadêmicos e acadêmicas da Divisão da Educação Básica, do Centro de Investigação e Docência em Educação, da Universidade Nacional, que formam a Comissão de Trabalhos Finais de Graduação dessa unidade acadêmica. Nele se expõe, desde uma visão retrospectiva sobre a formação universitária do profissional em Pedagogia e a colaboração da investigação em dita formação, uma abordagem dialógica que visa contribuir e promover o desenvolvimento pessoal (docente-pesquisador) crítico, reflexivo e com a capacidade de assombro no seu trabalho. Isso se faz desde as metas e desafios que propõe uma tarefa pedagógica fundamentada na questão da pesquisa, como forma de construção do conhecimento sobre suas próprias práticas docentes. Este é um tipo de investigação na formação universitária com sentido e propósito (Mora Alvaraqdo e Gómez Torres, 2017), a partir da reflexão em torno a pergunta como base da relação dialógica da prática pedagógica, se constitui no sustento teórico desse artigo.  Coloca-se a pesquisa como um processo, deixando para trás a visão tradicional de que uma proposta de investigação parte de um “anteprojeto” e não como um processo em que tanto estudantes como docentes caminham juntos para avançar num processo de produção de conhecimento que permita o crescimento profissional e pessoal de ambos. Em outras palavras, trata-se de não ver o trabalho final de graduação como um fim em si mesmo, senão como um veículo que provê ferramentas ao estudante para desenvolver as destrezas da pesquisa como meio e como experiência para recuperar a capacidade de assombro, e sobretudo ser capaz de construir um novo conhecimento.

Biografia do Autor

Cecilia Dobles-Trejos, Universidad Nacional

Antropóloga social. Actualmente es profesora e investigadora del Centro de Investigación y Docencia en Educación (CIDE) de la Universidad Nacional en Costa Rica, sus funciones como académica se concentran en las áreas de investigación en educación inclusiva y acción social.  Además ha sido profesora de la Escuela de Antropología y Sociología de la Universidad de Costa Rica, espacio en lo que ha trabajado en las áreas de gestión de la investigación y acción social.  Ha realizado investigación en poblaciones específicas en temáticas como trabajo infantil, derechos indígenas y participación ciudadana;  así como trabajos investigación y gestión sobre patrimonio cultural inmaterial

Patricia Ramírez-Abrahams, Universidad Nacional

Master  en Pedagogía con énfasis en Primera infancia, Universidad Nacional, Costa Rica. y Licenciada en Educación Preescolar de la Universidad Nacional, Costa Rica.  Académica de la División de Educación Básica (DEB) del Centro de Investigación y Docencia en Educación (CIDE)  de la Universidad Nacional (UNA) en Costa Rica. Investigadora de temáticas relacionadas con atención oportuna .Forma parte del proyecto XXXX así como de la Comisión de Trabajos Finales de Graduación de la de la DEB-CIDE, UNA.

Ana Isabel Herrera-Castro, Universidad Nacional

Máster en Integración de personas con discapacidad. Universidad de Salamanca, España. Académica investigadora de la División de Educación Básica (DEB) del Centro de Investigación y Docencia en Educación (CIDE) de la Universidad Nacional, Costa  Rica.  Ha realizado investigación en prácticas pedagógicas, educación inclusiva, diversidad, Actualmente forma parte de  la Comisión de Trabajos Finales de Graduación de la DEB-CIDE, UNA.

Referências

Freire, P. (1979). Pedagogía del oprimido. Siglo XXI editores.

Freire, P. (1997). Pedagogía de la autonomía. Saberes necesarios para la práctica educativa. Siglo XXI editores.

Freire, P. y Faundez, A. (2013). Por una pedagogía de la pregunta. Crítica a una educación basada en respuestas a preguntas inexistentes. Siglo XXI editores.

Giménez, G. (1996). La identidad social o el retorno del sujeto en sociología. En L. Méndez (Comp.), Identidad, III Coloquio Paul Kirchhoff (pp. 183-205). México: UNAM-DGAPA.

Gurdián-Fernández, A. (2010). El paradigma cualitativo en la investigación socio-educativa. EUCR.

Ibáñez, J. (1994). El regreso del sujeto, la investigación social de segundo orden. Siglo XXI Editores.

Jiménez, R. (2012). La investigación sobre coaching en formación del profesorado: Una revisión de estudios que impactan en la conciencia sobre la práctica docente. Profesorado Revista de curriculum y formación del profesorado, 16(1), 238-235. http://www.ugr.es/local/recfpro/rev161COL2.pdf

Kemmis, S. (1999). Prólogo. En W Carr. (Autor). Una teoría para la educación. Hacia una investigación educativa crítica. Morata.

Mora Alvarado, M A. y Gómez Torres, J. R. (2017). Algunos fundamentos de investigación social. EUNA.

Patterson L. y Shannon, P. (2002). Reflexión, investigación y acción. En L. Patterson, C. Minnick Santa, K. G. Short y K. Smith (Eds.), Los maestros son investigadores. Reflexiones y Acciones (pp. 21-26). Trillas.

Programa Estado de la Nación. (2008). Estado de la Educación 2 (2ª ed.). CONARE. https://estadonacion.or.cr/informes/?current=2

Rillo, A. G., Pimentel, M. L., Arceo, M. E., Ocaña, H., García-Pérez, L. y Hernández-Monroy, D. (2011). Horizontes y estructura de la pregunta pedagógica. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 11(1), 1-18. https://doi.org/10.15517/aie.v11i1.10173

Stenhouse. L. (2003). Investigación y desarrollo del curriculum. Morata.

Publicado

2020-04-06

Como Citar

A partir da crise da pergunta: práticas e reflexões ao redor dos trabalhos finais de graduação na formação de docentes (C. Dobles-Trejos, P. Ramírez-Abrahams, & A. I. Herrera-Castro , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.24

Edição

Seção

Ensaio (Seção avaliada por pares)

Como Citar

A partir da crise da pergunta: práticas e reflexões ao redor dos trabalhos finais de graduação na formação de docentes (C. Dobles-Trejos, P. Ramírez-Abrahams, & A. I. Herrera-Castro , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.24

Comentarios (ver términos de uso)