Liderança Educacional Integral Inovadora nas Escolas Normais Superiores da Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.24-3.2Palavras-chave:
Liderança, valores, integral, educação, inovadorResumo
O artigo apresenta a experiência de onze pessoas coordenadoras das Escolas Normais Superiores da Colômbia (ENS) que participaram no Técnico em Inovação Social Educacional. O objetivo buscado é investigar a percepção de liderança educacional baseada em valores e inovação. A metodologia utilizada é a sistematização de experiências, com uma abordagem qualitativa que articula a pesquisa descritiva, o método de pesquisa e análise documental. Os resultados foram da análise conceitual, comparativa e relacional das contribuições de 11 líderes coordenadores das Escolas Superiores Normais, onde foram identificados alguns aspectos que caracterizam a pessoa líder integral educacional inovador como alguém que contribui para a solução de problemas socioeducativos, a partir de respostas localizadas no território e um sentido de pertencentes que integram as diferentes esferas da experiência de vida. Isso significa priorizar o diálogo, a solidariedade e assumir tensão e conflito como parte do aprendizado contínuo a partir de uma estrutura axiológica. Da mesma forma, identifica-se que o território, os projetos educacionais e o fortalecimento das competências comunitárias constituem aspectos que tornam um líder educacional integral inovador alguém capaz de combinar as metodologias próprias da comunidade com base no conhecimento profundo de seus próprios problemas.
Referências
Acosta Valdeleón, W. (2016). Innovación social educativa. Un camino a la transformación de las comunidades educativas. Editorial Redipe.
Asensio Aguilera, J. M. (Enero-abril, 2002). Las actitudes en la reforma: Un aspecto de la educación emocional. Revista española de pedagogía, 60(221), 51-64. https://core.ac.uk/download/pdf/41571643.pdf
Bárcena,F. y Mèlich, J.-C. (2000). La educación como acontecimiento ético. Natalidad, narración y hospitalidad. Paidós.
Bernal Martínez de Soria, A. e Ibarrola García, S. (2015). Liderazgo del profesor: Objetivo básico de la gestión educativa. Revista Iberoamericana de Educación, 67, 55-70. https://doi.org/10.35362/rie670205
Bolívar, A. (2010). El liderazgo educativo y su papel en la mejora: Una revisión actual de sus posibilidades y limitaciones. Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad, 9(2), 9-33. https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol9-Issue2-fulltext-112
Brito Lara, M., Chagoyán García, P. y Herrera Rendón, E. (2016). Liderazgo directivo o exitoso en la escuela secundaria. Proceso entre la formación profesional y la intuición. Boletín Redipe, 5(2), 55-61. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6064477
Bustos Jiménez, A. (2006). Los grupos multigrado de educación primaria en Andalucía [Tesis doctoral]. Universidad de Granada, España. https://hera.ugr.es/tesisugr/16158933.pdf
Cifuentes Gil, R. M. (Ed.). (2017). Experiencias docentes en la universidad: Fundamentación y sistematización. Universidad de la Salle.
Congreso de la República de Colombia. (1994). Ley 115 de febrero 8 de 1994. Por la cual se expide la ley general de educación. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf
Cortina, A. (2009). Ciudadanos del mundo. Hacia una teoría de la ciudadanía (3.ª ed.). Alianza.
Covey, S. R. (2013). El liderazgo centrado en principios. Paidós.
Gardner, H. (1993). Multiple intelligences. Basic Books.
Gardner, H. (1997). Les formes de l’intelligence. Odile Jacob.
Gómez Ortiz, R. A. (2006). El liderazgo empresarial para innovación tecnológica para las micro, pequeñas y medianas empresas. Universidad & Empresa, 5(11), 62-91. http://www.redalyc.org/pdf/1872/187217476004.pdf
Larivée, S. (2010). Las inteligencias múltiples de Gardner. ¿Descubrimiento del siglo o simple rectitud política? Revista Mexicana de Investigación en Psicología, 2(2), 115-126. http://www.medigraphic.com/pdfs/revmexinvpsi/mip-2010/mip102h.pdf
Lussier, R. N. y Achua C. (2002). Liderazgo. Teoría, aplicación y desarrollo de habilidades (2.a ed.). Thomson Learning.
Lupano Perugini, M. L., y Castro Solano, A. (2006). Estudios sobre el liderazgo: Teorías y evaluación. Psicodebate. Psicología, Cultura y Sociedad, 6, 107-122. https://doi.org/10.18682/pd.v6i0.444
Meléndez de León, N. I. (1997). Liderazgo carismático. Cuaderno de investigación en la educación, 11, 26-35. https://revistas.upr.edu/index.php/educacion/article/view/16452/13996
Mèlich, J.-C. y Pelou, J. (Coords.). (2000). La veu de l’altre. Reflexions i experiènces per educar en valors ètics. Universitat Autónoma de Barcelona.
Mineducación (6 de abril de 2018). Las escuelas normales superiores y el Ministerio de Educación verifican las condiciones de calidad de los programas de formación complementaria. https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-368491.html?_noredirect=1
Ministerio de Educación Nacional. (2012). Manual para la formulación y ejecución de planes de educación rural. Calidad y equidad para la población de la zona rural. Autor. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-329722_archivo_pdf_Manual.pdf
Novoa-Palacios, A. (2016). Innovación en la formación inicial de maestros en contextos rurales en Colombia: Normales superiores de Gigante, Huila y María Montessori en Bogotá (Proyecto de investigación CIV15101). Universidad de La Salle.
Portela Pruaño, A., Nieto Cano, J. M. y Toro Soriano, M. (2009). Historias de vida: Perspectiva y experiencia sobre exclusión e inclusión escolar. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 13(9), 193-218. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/42292/24235
Prats Gil, E. (2007). Retos y escenarios para la construcción de identidades múltiples: Una perspectiva pedagógica. En E. Prats Gil (Coord.), Multiculturalismo y educación para la equidad (pp. 121-152). Octaedro.
Real Academia Española. (2018). Diccionario de la lengua española. Autor. http://dle.rae.es/?id=0cWXkpX
Andere, E. (2017). Director de escuela en el siglo XXI. ¿Jardinero, pulpo o capitán? Siglo XXI.
Rodríguez Espinoza, S., Cárdenas Cofre, C. y Campos Vergara, F. (2012). El desarrollo del liderazgo educativo. Evidencias de un estudio de historias de vida. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10(1), 44-57. https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/3073/3285
Sánchez-Reyes, J. B. y Barraza-Barraza, L. (2015). Percepciones sobre liderazgo. Ra Ximhai, 11(4), 161-170. https://doi.org/10.35197/rx.11.01.e2.2015.10.js
Savater, F. (1991). El valor de educar. Ariel.
Sierra Villamil, G. M. (2016). Liderazgo educativo en el siglo XXI, desde la perspectiva del emprendimiento sostenible. Revista Escuela de Administración de Negocios, 81, 111-128. https://doi.org/10.21158/01208160.n81.2016.1562
Vergara Alonso, M. H. (2012). Liderar en escuelas normales que aprenden. Responsabilidad y Calidad. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 3(5), 111-122. https://doi.org/10.23913/ride.v3i5.64
Weber, M. (2002) Economía y Sociedad. Esbozo de sociología comprensiva. Fondo de Cultura Económica. https://zoonpolitikonmx.files.wordpress.com/2014/08/max-weber-economia-y-sociedad.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: