Ensinar a compreensão de textos para crianças em idade escolar com Distúrbios do Espectro do Autismo: segredos da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-2.22

Palavras-chave:

Educação, compreensão de textos, necessidades educacionais especiais, autismo

Resumo

Neste ensaio, refletimos sobre as formas que ajudam na aprendizagem da compreensão textual para estudantes com Transtornos do Espectro do Autismo, com base nas experiências de trabalho das autoras. São propostas um grupo de ideias que podem ajudar a melhorar o trabalho de professores que atendem estudantes com necessidades educacionais especiais desse tipo, a partir de exemplos que facilitam seu uso. Entre as novas formas oferecidas estão o emparelhamento e a recodificação de um padrão visual e rotinas estruturadas baseadas no uso de figuras visuais, com base no potencial representado pela memória visual dessas crianças.

Biografia do Autor

Giselvis Aguiar-Aguiar, Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca

Doctora en Ciencias Pedagógicas. Docente e Investigadora del Departamento de Educación Especial, Facultad de Educación Infantil de la Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca", Cuba.

Débora Mainegra-Fernández, Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca

Licenciada en Pedagogía, especialidad Español-Literatura, Máster en Didáctica de la Lengua Española y la Literatura, Doctora en Ciencias Pedagógicas. Directora de la Revista de Ciencias de la Educación Mendive. Investigadora y docente del Centro de Estudios de Ciencias de la Educación, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”.

Olivia García-Reyes, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Licenciada en Pedagogía, especialidad  Educación Especial, Máster en Psicología Educativa y Doctora en Ciencias Pedagógicas. Investigadora, docente y jefa del Departamento de Educación Especial, Facultad de Educación Infantil de la Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”.

Referências

Escribano Burgos, L., González del Yerro Valdés, A., Ortiz García, M., Simón Rueda, C., Tarragona Roig, M. y Uribe Franco, E. (2010). La prevención de conductas desafiantes en la escuela infantil. Un enfoque proactivo. Fundación Educación y Desarrollo. https://www.orientacionandujar.es/2014/10/26/la-prevencion-de-conductas-desafiantes-en-la-escuela-infantil/

Chávez Rodríguez, J. A. (2011). Acercamiento necesario a la pedagogía general. Editorial Pueblo y Educación.

Guerra, S., Borges, S., Orosco, M., López, R. y Gayle, A. (2014). Actualidad de la atención educativa a los niños y adolescentes con necesidades educativas especiales. Editorial Pueblo y Educación.

Hernández Pérez, C., Berges Díaz, M., Aranda Cintra, B., Gayle Morejón, A., Rivera González, H. L. y Gracia Guerra, M. T. (2010). Básico curricular: Psicopedagogía. Educación Especial. III trayecto de formción especializada [Archivo en un blog]. http://ms-ubv-pnfe-girardot-edoaragua.blogspot.com/2010/12/basico-curricular-psicopedagogia.html

Labarrere Reyes, G. y Valdivia Pairol, G. E. (1988). Pedagogía. Editorial Pueblo y Educación.

Manzano Díaz, M. (2007). Estilos de aprendizaje, estrategias de lectura y su relación con el redimiento académico en la segunda lengua (Tesis doctoral). Universidad de Ciego de Ávila, Cuba. http://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/1494/1665366x.pdf?sequence=1

Paz Aguilera, A. (2011). La filosofía de la educación en la escuela. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 3(25). http://www.eumed.net/rev/ced/25/apa.htm

Rivière, A. (1997). Desarrollo normal y autismo (1/2). Definición, etiología, educación, familia, papel psicopedagógico en el autismo. Universidad Autónoma de Madrid.

Roméu Escobar, A. (Comp.). (2006). El enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural en la enseñanza de la lengua y literatura. Editorial Pueblo y Educación.

Van Dijk, T. A.(2000). El estudio del discurso. En T. A. van Dijk (Coord.), El discurso como estructura y proceso. Estudios sobre el discurso I. Una introducción multidisciplinaria (pp. 21-66). Gedisa.

Vigotski, L. S. (1987). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Científico Técnica.

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Ensinar a compreensão de textos para crianças em idade escolar com Distúrbios do Espectro do Autismo: segredos da experiência (G. Aguiar-Aguiar, D. Mainegra-Fernández, & O. García-Reyes , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.22

Edição

Seção

Ensaio (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Ensinar a compreensão de textos para crianças em idade escolar com Distúrbios do Espectro do Autismo: segredos da experiência (G. Aguiar-Aguiar, D. Mainegra-Fernández, & O. García-Reyes , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(2), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.24-2.22

Comentarios (ver términos de uso)