Narração subjetiva: uma aproximação conceitual ao relato de vida no contexto da educação artística visual
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.24-3.29Palavras-chave:
História da vida profissional, artes visuais, educação artística, pesquisa em artes visuaisResumo
Este artigo explora uma estrutura conceitual que resgata histórias de vida como uma abordagem para investigar algumas idéias sobre o ensino de artes visuais. Este ensaio tem como perspectiva ampliar a noção de processo de ensino e aprendizagem, ligando-o ao ambiente de vida, para destacar a percepção do cotidiano. Com isso, o estudo objetiva refletir sobre como o contexto em que professores e alunos se desenvolvem torna-se uma oportunidade para compreender o espaço próximo e suas relações. A narração sustentada em histórias de vida permite ter proximidade com seus modos de reconstruir a experiência no ensino das artes visuais.
Referências
Aceves Lozano, J. E. (1999). Un enfoque metodológico de las historias de vida. Proposiciones, 29, 45-51. https://www.sitiosur.cl/?s=Un+enfoque+metodol%C3%B3gico+de+las+historias+de+vida
Agra Pardiñas, M. X. (2006). El vuelo de la mariposa: La investigación artístico-narrativa como herramienta de formación. En R. Marín Viadel (Ed.), Investigación en educación artística (pp. 127-150). Editorial Universidad de Granada.
Albero, B., Linard, M. y Robin, J.-Y. (2008). Petite fabrique de l’innovation à l’université. Quatre parcours de pionniers. L’Harmattan.
Bertaux, D. (1997). Les récits de vie. Perspective ethnosociologique. Nathan.
Bertaux, D. (2005). Los relatos de vida. Perspectiva etnosociológica. Ediciones Bellaterra.
Blumer, H. (1998). Symbolic interactionism: Perspective and method. University of California.
Bolívar Botía, A. (2002). ¿De nobis ipsis silemus?: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 4(1), 1-26. https://redie.uabc.mx/redie/article/viewFile/49/91
Bolívar Botía, A., Domingo Segovia, J. y Fernández Cruz, M. (1998). La investigación biográfico-narrativa en educación. Guía para indagar en el campo. FORCE; Universidad de Granada y Grupo Editorial Universitario.
Bolívar Botía, A., Domingo Segovia, J. y Fernández Cruz, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Editorial La Muralla.
Bourdieu, E. (Dirección). (1999). La miseria del mundo. Fondo de Cultura Económica.
Bruner, J. (2000). La educación, puerta de la cultura. Antonio Machado Libros
Corcuff, P. (1998). Las nuevas sociologías. Principales corrientes y debates, 1980-2010. Alianza Editorial.
de Villers, G. (1996). L’approche biographique au carrefour de la formation des adultes, de la recherche et de l’intervention. Le récit de vie comme approche de recherche-formation. En D. Desmarais y J.-M. Pilon (Coords.), Pratiques des histoires de vie. Au carrefour de la formation, de la recherche et de l’intervention (pp. 107-134). L’Harmattan.
Efland, A. D., Freedman, K. y Stuhr, P. (2003). La educación en el arte posmoderno. Paidós.
Eisner, E. W. (1998). El ojo ilustrado. Indagación cualitativa y mejora de la práctica educativa. Paidós.
Eisner, E. W. y Day, M. D. (Eds.). (2004). Handbook of research and policy in art education. Lawrence Erlbaum Associates. https://doi.org/10.4324/9781410609939
Freire Hermosilla, A., Retamal Salazar, J. y Sepúlveda Leiva, R. (2005). La aventura epistemológica de nuestra propia comprensión. Una mirada desde la pedagogía. Ediciones UCSH.
Geertz, C. (1994). Conocimiento local: Ensayos sobre la interpretación de las culturas. Paidós.
Geertz, C. (2003). La interpretación de las culturas. Gedisa.
Giannini, H. (2004). La “reflexión” cotidiana. Hacia una arqueología de la experiencia. Editorial Universitaria.
Hernández Hernández, F. y Rifà Valls, M. (2011). Para una génesis de la investigación autobiográfica y de su lugar en educación. En F. Hernández Hernández y M. Rifà Valls (Coods.), Investigación autobiográfica y cambio social (pp. 21-48). Octaedro.
Jiménez, L., Aguirre, I. y Pimentel, L. G. (2009). Educación artística, cultura y ciudadanía. Fundación Santillana. https://www.academia.edu/11763957/Educaci%C3%B3n_art%C3%ADstica_cultura_y_ciudadan%C3%ADa
Kornblit, A. L. (2004). Historias y relatos de vida: Una herramienta clave en metodologías cualitativas. En A. L. Kornblit (Coord.), Metodologías cualitativas en ciencias sociales. Modelos y procedimientos de análisis (pp. 15-27). Biblos.
Leavy, P. (Ed.). (2019). Handbook of arts-based research. New York: Guilford Publications.
Luque Ramos, P. J. y Cruz Elvira, C. M. (2016). 2. Prácticas cualitativas para la investigación sobre las artes. En M. I. Moreno Montoro y M. P. López-Peláez Casellas, (Coords.), Reflexiones sobre investigación artística e investigación educativa basada en las artes (pp. 43-58). Sintesis.
Martuccelli, D. y de Singly, F. (2012). Las sociologías del individuo. LOM.
Mella Valenzuela, O. (2003). Metodología cualitativa en ciencias sociales y educación. Primus.
Raquimán Ortega, P. y Zamorano Sanhueza, M. (2017). Didáctica de las artes visuales, una aproximación desde sus enfoques de enseñanza. Estudios pedagógicos, 43(1), 439-456. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052017000100025
Schwartz, H. y Jacobs, J. (1984). Sociología cualitativa. Método para la reconstrucción de la realidad. Trillas.
Thomas, W. I. y Znaniecki, F. (2004). El campesino polaco en Europa y en América. CIS; BOE.
Torres de Eça, T. y Agra Pardiñas, M. J. (2016). Prólogo. Como pretexto para pensar en voz alta. En M. I. Moreno Montoro y M. P. López-Peláez Casellas, (Coords.), Reflexiones sobre investigación artística e investigación educativa basada en las artes (pp. 19-26). Sintesis.
Weber, M. (2001). Ensayos sobre metodología sociológica. Amorrortu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: