Narração subjetiva: uma aproximação conceitual ao relato de vida no contexto da educação artística visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-3.29

Palavras-chave:

História da vida profissional, artes visuais, educação artística, pesquisa em artes visuais

Resumo

Este artigo explora uma estrutura conceitual que resgata histórias de vida como uma abordagem para investigar algumas idéias sobre o ensino de artes visuais. Este ensaio tem como perspectiva ampliar a noção de processo de ensino e aprendizagem, ligando-o ao ambiente de vida, para destacar a percepção do cotidiano. Com isso, o estudo objetiva refletir sobre como o contexto em que professores e alunos se desenvolvem torna-se uma oportunidade para compreender o espaço próximo e suas relações. A narração sustentada em histórias de vida permite ter proximidade com seus modos de reconstruir a experiência no ensino das artes visuais.

 

Biografia do Autor

Patricia Raquimán-Ortega, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

Profesora de Artes Visuales y Licenciada en Arte con mención en escultura. También posee un Magister en Diseño Instruccional de la Facultad de Arte y la Facultad de Educación de la Pontificia Universidad Católica de Chile. Es Doctora en Ciencias de la Educación de la Pontificia Universidad Católica de Chile y Docteur en Sciences humaines –Sciences de l’Educaction de la Université de Rouen, Francia. Desde al año 1999 trabaja en la Facultad de Educación de la Pontificia Universidad Católica de Chile como académica y desde el 2011 trabaja como profesora titular en la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, coordinando el área de Didáctica del Departamento de Artes Visuales.

Miguel Zamorano-Sanhueza, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

Profesor de Artes Plásticas de la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación. Posee un Master en Historia Crítica de Arte y Arquitectura, perteneciente a la Universidad Mayor. Es Doctor en Filosofía con mención en Estética y Teoría del Arte de la Universidad de Chile. Desde el año 2003 trabaja en la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, en el Departamento de Artes Visuales, donde actualmente es profesor titular. Desde el año 1993 es Jefe de Departamento de Artes Visuales del colegio Wenlock School, donde desarrolla el programa de artes visuales del International Baccalaureate.

 

Referências

Aceves Lozano, J. E. (1999). Un enfoque metodológico de las historias de vida. Proposiciones, 29, 45-51. https://www.sitiosur.cl/?s=Un+enfoque+metodol%C3%B3gico+de+las+historias+de+vida

Agra Pardiñas, M. X. (2006). El vuelo de la mariposa: La investigación artístico-narrativa como herramienta de formación. En R. Marín Viadel (Ed.), Investigación en educación artística (pp. 127-150). Editorial Universidad de Granada.

Albero, B., Linard, M. y Robin, J.-Y. (2008). Petite fabrique de l’innovation à l’université. Quatre parcours de pionniers. L’Harmattan.

Bertaux, D. (1997). Les récits de vie. Perspective ethnosociologique. Nathan.

Bertaux, D. (2005). Los relatos de vida. Perspectiva etnosociológica. Ediciones Bellaterra.

Blumer, H. (1998). Symbolic interactionism: Perspective and method. University of California.

Bolívar Botía, A. (2002). ¿De nobis ipsis silemus?: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 4(1), 1-26. https://redie.uabc.mx/redie/article/viewFile/49/91

Bolívar Botía, A., Domingo Segovia, J. y Fernández Cruz, M. (1998). La investigación biográfico-narrativa en educación. Guía para indagar en el campo. FORCE; Universidad de Granada y Grupo Editorial Universitario.

Bolívar Botía, A., Domingo Segovia, J. y Fernández Cruz, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Editorial La Muralla.

Bourdieu, E. (Dirección). (1999). La miseria del mundo. Fondo de Cultura Económica.

Bruner, J. (2000). La educación, puerta de la cultura. Antonio Machado Libros

Corcuff, P. (1998). Las nuevas sociologías. Principales corrientes y debates, 1980-2010. Alianza Editorial.

de Villers, G. (1996). L’approche biographique au carrefour de la formation des adultes, de la recherche et de l’intervention. Le récit de vie comme approche de recherche-formation. En D. Desmarais y J.-M. Pilon (Coords.), Pratiques des histoires de vie. Au carrefour de la formation, de la recherche et de l’intervention (pp. 107-134). L’Harmattan.

Efland, A. D., Freedman, K. y Stuhr, P. (2003). La educación en el arte posmoderno. Paidós.

Eisner, E. W. (1998). El ojo ilustrado. Indagación cualitativa y mejora de la práctica educativa. Paidós.

Eisner, E. W. y Day, M. D. (Eds.). (2004). Handbook of research and policy in art education. Lawrence Erlbaum Associates. https://doi.org/10.4324/9781410609939

Freire Hermosilla, A., Retamal Salazar, J. y Sepúlveda Leiva, R. (2005). La aventura epistemológica de nuestra propia comprensión. Una mirada desde la pedagogía. Ediciones UCSH.

Geertz, C. (1994). Conocimiento local: Ensayos sobre la interpretación de las culturas. Paidós.

Geertz, C. (2003). La interpretación de las culturas. Gedisa.

Giannini, H. (2004). La “reflexión” cotidiana. Hacia una arqueología de la experiencia. Editorial Universitaria.

Hernández Hernández, F. y Rifà Valls, M. (2011). Para una génesis de la investigación autobiográfica y de su lugar en educación. En F. Hernández Hernández y M. Rifà Valls (Coods.), Investigación autobiográfica y cambio social (pp. 21-48). Octaedro.

Jiménez, L., Aguirre, I. y Pimentel, L. G. (2009). Educación artística, cultura y ciudadanía. Fundación Santillana. https://www.academia.edu/11763957/Educaci%C3%B3n_art%C3%ADstica_cultura_y_ciudadan%C3%ADa

Kornblit, A. L. (2004). Historias y relatos de vida: Una herramienta clave en metodologías cualitativas. En A. L. Kornblit (Coord.), Metodologías cualitativas en ciencias sociales. Modelos y procedimientos de análisis (pp. 15-27). Biblos.

Leavy, P. (Ed.). (2019). Handbook of arts-based research. New York: Guilford Publications.

Luque Ramos, P. J. y Cruz Elvira, C. M. (2016). 2. Prácticas cualitativas para la investigación sobre las artes. En M. I. Moreno Montoro y M. P. López-Peláez Casellas, (Coords.), Reflexiones sobre investigación artística e investigación educativa basada en las artes (pp. 43-58). Sintesis.

Martuccelli, D. y de Singly, F. (2012). Las sociologías del individuo. LOM.

Mella Valenzuela, O. (2003). Metodología cualitativa en ciencias sociales y educación. Primus.

Raquimán Ortega, P. y Zamorano Sanhueza, M. (2017). Didáctica de las artes visuales, una aproximación desde sus enfoques de enseñanza. Estudios pedagógicos, 43(1), 439-456. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052017000100025

Schwartz, H. y Jacobs, J. (1984). Sociología cualitativa. Método para la reconstrucción de la realidad. Trillas.

Thomas, W. I. y Znaniecki, F. (2004). El campesino polaco en Europa y en América. CIS; BOE.

Torres de Eça, T. y Agra Pardiñas, M. J. (2016). Prólogo. Como pretexto para pensar en voz alta. En M. I. Moreno Montoro y M. P. López-Peláez Casellas, (Coords.), Reflexiones sobre investigación artística e investigación educativa basada en las artes (pp. 19-26). Sintesis.

Weber, M. (2001). Ensayos sobre metodología sociológica. Amorrortu.

Publicado

2020-08-14

Como Citar

Narração subjetiva: uma aproximação conceitual ao relato de vida no contexto da educação artística visual (P. Raquimán-Ortega & M. Zamorano-Sanhueza , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-14. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.29

Edição

Seção

Ensaio (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Narração subjetiva: uma aproximação conceitual ao relato de vida no contexto da educação artística visual (P. Raquimán-Ortega & M. Zamorano-Sanhueza , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-14. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.29

Comentarios (ver términos de uso)