Zona de promessas. Primeira geração de estudantes universitários da Universidade Nacional de La Plata, Argentina (2008-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-3.27

Palavras-chave:

comunicação, educação, política pública, universidade, dereitos

Resumo

A proposta desse trabalho é reflexionar sobre as políticas inclusivas em matéria de comunicação/educação implementadas nos últimos anos da Argentina. Nesta oportunidad, se trabajará com dados cuantitativos de estudantes ingressantes de todas as faculdades da Universidade Nacional de La Plata desde 2008-2015. Esta universidade é de caráter público, gratuito e de acesso irrestrito. A informacao foi consultada a partir dos dados proporcionados pelo Centro Superior para o Processo de Informação (CeSPI) da UNLP. O período temporal dos anos 2008 a 2015 responde a dos propósitos. O primeiro está vinculado a que, em 2008, começa a ser obrigatória a educação secundária no âmbito nacional, a partir da Lei 26.606 (2006), e na província de Buenos Aires, com a sanção da Lei de Educação Provincial N ° 13.688 de 2007. O segundo indica que também em 2008 é lançado o Plano de Finalização de Estudos Primários e Secundários (Fines), como uma medida estatal para cumprir com o indicado sobre ser obrigatório a educação secundária consignada na lei vigente.

Biografia do Autor

Darío Gabriel Martínez, Universidad Nacional de La Plata

Doctor en Comunicación. Magister en Planificación y Gestión de Procesos Comunicacionales. Licenciado y Profesor en Comunicación Social de la Facultad de Periodismo y Comunicación Social de la UNLP (Argentina). Investigador del Centro de Investigación en Comunicación, Educación y Discurso (FPyCS-UNLP).

Paula Morabes, Universidad Nacional de La Plata

Directora del Centro de Investigación en Comunicación, Educación y Discurso (FPyCS-UNLP). Profesora Titular Ordinaria y de Posgrado de Facultad de Periodismo y Comunicación Social de la UNLP (Argentina). Investigadora categoría II del Programa Nacional de Incentivos a la Investigación.

Referências

Aberbuj, C. y Zacarías, I. (2015). La universidad y los desafíos de la pedagogía. En J. C., Tedesco (Ed.), La educación argentina hoy. La urgencia del largo plazo (pp. 351-382). Veintiuno Editores.

Arceo, N., Barrera, M., González, M. y Manzanelli, P. (2016). Informe de coyuntura n.° 21. Noviembre de 2016. CIFRA- CTA. http://www.centrocifra.org.ar/docs/IC%2021.pdf

Basualdo, E. M. (2005). Estudios de historia económica argentina. Desde mediados del siglo XX a la actualidad. Siglo Veintiuno Editores.

Basualdo, E., Barrera, M. A. y Manzanelli, P. (2015). La naturaleza política y la trayectoria económica de los gobiernos kirchneristas. CIFRA-CTA. https://www.slideshare.net/IADERE/la-naturaleza-poltica-y-la-trayectoria-econmica-de-los-gobiernos-kirchneristas

Benza, G. (2016). La estructura de clases argentina durante la década 2003-2013. En G. Kessler (Ed.), La sociedad argentina hoy. Radiografía de una nueva estructura (pp.111-140). Siglo Veintiuno Editores.

Bourdieu, P. (2005). Capital cultural, escuela y espacio social. Siglo XXI.

Colabella, L. y Vargas, P. (2014). “La Jauretche”. Una universidad popular en la trama del sur del Gran Buenos Aires. En N. Gluz, M. Karolinski, I. Rodríguez Moyano, C. Talavera, I. Gaona López, P. V. Gadelha Mendes, L. Colabella y P. Vargas (AA.), Avances y desafíos en políticas públicas educativas. Análisis de casos en Argentina, Brasil, Colombia y Paraguay (pp.251-321). Clacso. https://www.academia.edu/11587187/Avances_y_desaf%C3%ADos_en_Pol%C3%ADticas_P%C3%BAblicas_Educativas._An%C3%A1lisis_de_casos_en_Argentina_Brasil_Colombia_y_Paraguay

de la Fare, M. (2010). Principales ideas, discusiones y producciones en educación de jóvenes y adultos en Argentina. Aportes para una reconstrucción histórica. Ministerio de Educación de la Nación; DINIECE.

Ezcurra, A. M. (2011). La igualdad en educación superior. Un desafío mundial. Universidad Nacional de General Sarmiento. https://www.academia.edu/40234752/Igualdad_en_educaci%C3%B3n_superior

Gentili, P. (2015). América Latina, entre la desigualdad y la esperanza. Crónicas sobre educación, infancia y discriminación. Siglo Veintiuno Editores.

Gessaghi, V. (2016). La educación de la clase alta argentina. Entre la herencia y el mérito. Siglo Veintiuno Editores.

Heredia, M. (2016). Las clases altas y la experiencia del mercado. En G. Kessler (Comp.), La sociedad argentina hoy. Radiografía de una nueva estructura (pp. 185-205). Siglo Veintiuno Editores.

Kessler, G. (2014). Controversias sobre la desigualdad. Argentina, 2003-2013. Fondo de Cultura Económica.

Kessler, G. (2016). La sociedad argentina hoy. Radiografía de una nueva estructura. Siglo Veintiuno Editores.

Mañez, N. (2015). Prácticas comunitarias y educativas a partir del PLAN FINES: experiencias de centros comunitarios del gran La Plata [Tesis de grado]. Universidad Nacional de La Plata, Argentina.

Martínez, D. G. (2015). Saberes, experiencias y subjetividades de la educación de jóvenes y adultos en la ciudad de La Plata. Un abordaje desde la perspectiva de comunicación/ educación [Tesis doctoral inédita] Universidad Nacional de La Plata, Argentina. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/49538

Morabes, P., Martínez, D. G. y Vissani, V. (2017). Articulaciones estratégicas en comunicación/educación para leer a las políticas públicas inclusivas en la educación de jóvenes y adultos en Argentina (2003-2015). Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 14(26), 164-175. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/72221

Reygadas, L. (2008). La apropiación. Destejiendo las redes de la desigualdad. Anthropos.

Ruta, C. (2015). El futuro de la universidad argentina. En J. Tedesco (Ed.), La educación argentina hoy. La urgencia del largo plazo (pp. 319- 350). Siglo Veintiuno Editores.

Secretaría de Políticas Universitarias del Ministerio de Educación de la Nación. (2011). Anuario 2011 estadísticas universitarias. Ministerio de Educación de la República Argentina.

Sivak, M. (2013). Clarín, el gran diario argentino. Una historia. Planeta.

Tedesco, J. (Comp.). (2015). La educación argentina hoy. La urgencia del largo plazo. Siglo Veintiuno Editores.

Unesco (2017). Perfiles de país: Argentina. SITEAL. http://www.publicaciones.siteal.iipe.unesco.org/perfiles-de-pais/4/argentina

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Zona de promessas. Primeira geração de estudantes universitários da Universidade Nacional de La Plata, Argentina (2008-2015) (D. G. Martínez & P. Morabes , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.27

Edição

Seção

Ensaio (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Zona de promessas. Primeira geração de estudantes universitários da Universidade Nacional de La Plata, Argentina (2008-2015) (D. G. Martínez & P. Morabes , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.27

Comentarios (ver términos de uso)