Desafios e realidades da participação social na educação básica: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-3.16

Palavras-chave:

Participação social, educação, participação comunitária, política educacional, educação básica

Resumo

A política educacional internacional considera a participação social como um ponto de referência para a análise e os esforços conjuntos a partir do local. Sua implementação faz com que seja possível construir escolas com maior autonomia e articulação com as necessidades do contexto social, cultural e económico. O objetivo deste trabalho é analisar sistematicamente estudos recentes realizados em Ibero-América, relacionados à participação social ou comunitária, a fim de conhecer as propostas implementadas para promovê-la, sua estrutura como política educacional, seus principais desafios e quais práticas favorecem ou dificultam esta ação. Através de uma pesquisa sistemática de duas bases de dados (SCIELO e Redalyc) foram encontradas um total de 759 itens publicados entre 2013 e 2018. Através de um processo de seleção, foram considerados como critérios de inclusão: a) o uso de termos: envolvimento social e participação comunitária, b) investigação sobre o campo educacional, c) realizadas em instituições de nível básico, d) desenvolvidos em Ibero-América. Foram reunidas uma amostra final de 18 trabalhos de pesquisa, agrupados pelas seguintes categorias: perspectivas de participação social, descrição de experiências e avaliação da participação social. As principais conclusões apontam para uma tendência de implementar a participação social como política educacional, que não foi consolidada, o que representa um compromisso teórico que nem sempre é colocado em prática.  Torna-se importante, portanto, gerar pesquisa que visa estabelecer propostas para estimular a criação de espaços e dinâmicas participativas.

Biografia do Autor

Monserrat Bravo-Delgado, Universidad ICEL

Maestra en Psicología y candidata al grado de Doctora en Educación por la Universidad del Distrito Federal campus Santa María. Profesora de la Licenciatura de Pedagogía de la Universidad Icel campus Cantera. Ha participado en el Tercer Congreso Internacional Virtual sobre Desigualdad Social, Educativa y Precarizacion en el siglo XXI, en el Diplomado Interdiciplinario para la Enseñanza de las Artes en Educación Básica y  en cursos orientados a la formación universitaria y la enseñanza en educación básica.

Leticia Nayeli Ramírez-Ramírez, Universidad Pedagógica Nacional

Doctora en Psicología Educativa y del Desarrollo por la Universidad Nacional Autónoma de México. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores, nivel C. Ha participado en diferentes proyectos de investigación a nivel nacional (Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, Universidad Pedagógica Nacional) e internacional (Université Laval en Quebec, Canadá). Sus líneas de investigación versan sobre estudios socioculturales de educación, formación profesional e innovación educativa. Actualmente labora en la Universidad Panamericana, Escuela de Pedagogía,  Josemaría Escrivá de Balaguer 101, Aguascalientes, México.

José Zenón Escobar-Pérez, Universidad del Distrito Federal

Doctor en Liderazgo y Dirección de Instituciones de Educación Superior, profesor-investigador de la Unidad de Educación Media Superior y Ciencias del Mar de la SEP-México, está ligado al Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades de la UNAM donde participa como colaborador invitado del proyecto empleo y programas de desarrollo rural: Una visión comparada y sub-nacional. Así como profesor de metodologías de la investigación de la Universidad del Distrito Federal campus Santa María.

Referências

Aguilera Eguía, R. (2014). ¿Revisión sistemática, revisión narrativa o metaanálisis? Revista de la Sociedad Española del Dolor, 21(6), 359-360. https://www.resed.es/revista_20142168

Arzola Franco, D. M. (2014). La distancia entre el discurso de la participación y las prácticas participativas en los centros de educación secundaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa RMIE, 19(61), 511-535. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14030110008

Barrientos Piñeiro, C., Silva García, P. y Antúnez Marcos, S. (2016). El papel directivo y la promoción de la participación de las familias y la comunidad en las escuelas básica. El caso de la comuna de Panguipulli-Chile. REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 14(3), 145-165. https://doi.org/10.15366/reice2016.14.3.008

Beltrán, Ó. A. (2005). Revisiones sistemáticas de la literatura. Revista Colombiana de Gastroenterología, 20(1), 60-69. http://www.scielo.org.co/pdf/rcg/v20n1/v20n1a09.pdf

Estrada Ruiz, M. J. y Sánchez Parra, Ó. A. (2016). Representaciones sobre la participación social en la educación en consejos escolares en el norte de México. Foro de Educación, 14(20), 383-403. https://doi.org/10.14516/fde.2016.014.020.019

Garcés Meneses, J. A. (2017). El reto de las escuelas democráticas modernas. El caso colombiano. Diálogos sobre Educación, 8(15), 1-15. https://doi.org/10.32870/dse.v0i15.567

Gómez, J. B. y Bermúdez Urbina, F. M. (2015). La participación de padres de familia en la educación indígena intercultural bilingüe (EIB) en la región Ch’ol de Chiapas. Revista Interamericana de Educación de Adultos, 37(1), 20-40. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=457544923003

Heras Monner Sans, A. I. y Miano, A. (2017). Educación, autoorganización y territorio. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 22(73), 533-564. https://www.comie.org.mx/revista/v2018/rmie/index.php/nrmie/article/view/24/24

Hernández, C. A. (2013). Modalidades de participación social en educación básica. Argumentos, 26(72), 167-189. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-57952013000200009

Latapí Sarre, P. (2005). La participación de la sociedad en la definición de políticas públicas de educación: El caso de Observatorio Ciudadano de la Educación. Perfiles Educativos, 27(107), 7-39. http://www.scielo.org.mx/pdf/peredu/v27n107/n107a02.pdf

López-Márquez, N. G. (2017). Funcionalidad familiar y participación escolar de las familias de niños con discapacidad. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, 8(14), 111-128. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=521653267018

Martin, C. J. y Guzmán Flores, E. (2016). La participación de madres y padres de familia en la escuela: Un divorcio de mutuo consentimiento. Sinéctica, Revista Electrónica de Educación, 46, 1-23. http://www.redalyc.org/pdf/998/99843455004.pdf

Martín, Á. y Morales, J. A. (2013). La apertura de los centros educativos a su entorno: Los centros de educación secundaria. Perspectiva Educacional, Formación de Profesores, 52 (1), 68-96. https://www.redalyc.org/pdf/3333/333328169004.pdf

Organisation for EconomicCo-operacition and Development. (2015). Education policy outlook 2015: Making reforms happens. Autor.

Payà Rico, A. y Tormo Tormo, M. (2016). La participación educativa de las familias en una escuela pública valenciana. Un estudio cualitativo. Foro de Educación, 14(21), 227-248. https://doi.org/10.14516/fde.2016.014.021.012

Perales Mejía, F. de J. (2014). La participación social en educación: Entre el habitus comunitario y la obligación administrativa. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, 19, 86-119. https://doi.org/10.25009/cpue.v0i19.967

Perales Mejía, F. de J. y Escobedo Carrillo, M. M. (2016). La participación social en la educación: Entre propuestas innovadoras y tradición educativa. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 18(1), 69-81. http://www.scielo.org.mx/pdf/redie/v18n1/v18n1a5.pdf

Pérez Galván, L. M. y Ochoa Cervantes, A. de la C. (2017). La participación de los estudiantes en una escuela secundaria: Retos y posibilidades para la formación ciudadana. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 22(72), 179-207. http://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v22n72/1405-6666-rmie-22-72-00179.pdf

Pinto Contreras, R. (2013). Construyendo currículum emergente en Llaguepulli. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 12(24), 15-36. http://www.rexe.cl/ojournal/index.php/rexe/article/view/65/61

Ramírez-González, A. (2015). Evaluación diagnóstica de la relación escuela y comunidad: El caso de una escuela en Santo Domingo del Roble de Santa Bárbara de Heredia. Revista Electrónica Educare, 19(1), 43-65. https://doi.org/10.15359/ree.19-1.3

Ramírez-Ramírez, L. N. y Ramírez Montoya, M. S. (2018). El papel de las estrategias innovadoras en educación superior: Retos en las sociedades del conocimiento. Revista Pedagogía, 39(104), 147-170. http://saber.ucv.ve/ojs/index.php/rev_ped/article/view/15707/144814482360

Sánchez Oñate, A., Reyes Reyes, F. y Villarroel Henríquez, V. (2016). Participación y expectativas de los padres sobre la educación de sus hijos en una escuela pública. Estudios Pedagógicos, 42(3), 347-367. https://doi.org/10.4067/S0718-07052016000400019

Secretaría de Educación Pública. (2016). Indicadores del ciclo funcional de los consejos escolares de participación social en la educación. informe del ciclo Escolar 2014 - 2015. Autor. https://www.consejosescolares.sep.gob.mx/work/models/conapase/Resource/525/2/images/Indicadores%20del%20Ciclo%20Funcional%20de%20los%20Consejos%20Escolares%202014-2015.pdf

Sierra, R. (2012). La sociedad global y el alcance de las estructuras normativas. Eidos, 17, 224-255. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/343334

Valdés Cuervo, Á. A. y Sánchez, P. A. (2016). Las creencias de los docentes acerca de la participación familiar en la educación. REDIE. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 18(2), 105-115. http://www.redalyc.org/pdf/155/15545663008.pdf

Publicado

2020-08-21

Como Citar

Desafios e realidades da participação social na educação básica: revisão sistemática da literatura (M. Bravo-Delgado, L. N. Ramírez-Ramírez, & J. Z. Escobar-Pérez , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.16

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Desafios e realidades da participação social na educação básica: revisão sistemática da literatura (M. Bravo-Delgado, L. N. Ramírez-Ramírez, & J. Z. Escobar-Pérez , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.16

Comentarios (ver términos de uso)