Resinificando o papel docente: Provocações e desafios na vinculação da didática com o contexto atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-3.30

Palavras-chave:

Adultocentrismo, contexto, didática, educação, pedagogia crítica

Resumo

O objetivo principal deste ensaio é contribuir com reflexões sobre o seguinte tema gerador: “A docente e o docente de hoje: uma pessoa que informa, inspira e forma”. Portanto, o eixo e o título propostos articulam as ideias com base na relação entre didática e o contexto atual. Em relação aos temas centrais, estes são: a) a necessidade de vincular o conteúdo curricular à realidade e ao contexto particular em que se localiza cada pessoa que participa do processo educacional; b) a importância da vocação na prática docente e o papel da autocrítica como parte da retroalimentação. Os desafios identificados referem-se a três aspectos: a) reflexão crítica, b) ruptura com paradigmas tradicionais e c) mediação de professores. Por fim, são propostas estratégias coletivas para enfrentá-las, baseadas em pesquisa, construtivismo e planejamento reflexivo, horizontal e dialógico.

Biografia do Autor

Keylor Robles-Murillo, Universidad de Costa Rica

Bachiller en Trabajo Social, Universidad de Costa Rica, Sede de Occidente. Tesiario de licenciatura en Trabajo Social, UCR. Estudiante de Enseñanza del Castellano y la Literatura, Universidad de Costa Rica, Sede de Occidente. Asistente investigador en la Sede de Occidente. Autor de más de diez artículos académicos publicados en Colombia, Costa Rica, México y Argentina. Autor de más de veinte artículos de opinión socializados en Costa Rica y España. 

Referências

Abarca Rodríguez, A. y Sánchez Vindas, M. A. (2005). La deserción estudiantil en la educación superior: El caso de la Universidad de Costa Rica. Actualidades Investigativas en Educación, 5(Especial), 1-22. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/download/9186/17625/

Chaves Álvarez, A. L., Hernández Vargas, D. y León Sánchez, J. (2011). La integración curricular: Una experiencia en el primer nivel de diplomado de la carrera de Licenciatura en Pedagogía con énfasis en Educación Preescolar. Revista Electrónica Educare, 15(2), 63-86. https://doi.org/10.15359/ree.15-2.6

Corona Rodríguez, J. M. (2014). Frustración docente y desafíos que las prácticas informacionales traen al escenario educativo. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 14(3), 1-18. https://www.redalyc.org/pdf/447/44732048019.pdf

Ferreira Lorenzo, G. (2004). Hacia la integración curricular en la educación superior: Reflexiones, necesidades y propuesta para la disciplina integradora. Revista Iberoamericana de Educación, 34(2). https://rieoei.org/historico/deloslectores/789Ferreira.PDF

Figueroa Retana, L. F. (2018). Causas de inactividad en los estudiantes de primer ingreso, en los centros universitarios de Alajuela, San Carlos, Desamparados y San Vito. Cohorte 1-2017. UNED, CIEI. https://www.uned.ac.cr/viplan/images/ciei/INVESTIGACIONES_2018/8_Estudio_Inactividad_de_estudiantes_en_CeU_San_Carlos_San_Vito_Alajuela_y_Desamparados_I-2017.pdf

Gracia, D. (2007). La vocación docente. Anuario Jurídico y Económico Escurialense, 40, 807-816. https://www.rcumariacristina.com/wp-content/uploads/2010/12/IV-DIEGO-GRACIA.pdf

Illán Romeu, N. y Molina Saorín, J. (2011). Integración curricular: Respuesta al reto de educar en y desde la diversidad. Educar em Revista, 41, 17-40. https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000300003

Picado Godínez, F. M. (2001). Didáctica general. Una perspectiva integradora. EUNED.

Plá Pérez, S. (2009). El presente como tiempo en la didáctica de la historia. En R. López (Comp.), Memoria X Congreso Nacional de Investigación Educativa (pp. 1-10). Consejo Mexicano de Investigación Educativa. http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v10/contenido/contenido0105T.htm

Sánchez Lissen, E. (2003). La vocación entre los aspirantes a maestro. Educación XXI, 6, 203-222. https://doi.org/10.5944/educxx1.6.0.357

Solé i Gallart, I. (1991). ¿Se puede enseñar lo que se ha de construir? Cuadernos de Pedagogía, 188, 33-35.

Tinto, V. (1987). El abandono de los estudios superiores: Una nueva perspectiva de las causas del abandono y su tratamiento. UNAM-ANUIES.

Publicado

2020-08-21

Como Citar

Resinificando o papel docente: Provocações e desafios na vinculação da didática com o contexto atual (K. Robles-Murillo , Trad.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-12. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.30

Edição

Seção

Ensaio (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Resinificando o papel docente: Provocações e desafios na vinculação da didática com o contexto atual (K. Robles-Murillo , Trad.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-12. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.30

Comentarios (ver términos de uso)