Competências Interculturais: Impacto da oficina Comunicando-nos na sensibilidade intercultural de professores universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-3.18

Palavras-chave:

Competências interculturais, consciencia, habilidade, sensibilidade

Resumo

O objetivo da pesquisa foi descobrir o impacto da Oficina “Comunicando-nos” nas dimensões de consciência, habilidade e sensibilidade das competências interculturais de docentes de uma área acadêmica profissional de uma universidade privada de Lima - 2018, a fim de desenvolver suas competências interculturais, contribuindo a formação de professores, de forma que o ensino a ser desenvolvido para estudantes atinja os objetivos de qualidade educacional. A metodologia foi baseada no modelo positivista, com abordagem quantitativa, do tipo aplicado, com delineamento experimental quase-experimental. Foi utilizada a técnica de perguntas e o instrumento do questionário. Como amostra não probabilística participaram 40 professores universitários. As informações foram processadas com o apoio de estatística descritiva e inferencial, a fim de estabelecer como os dados atendem ou não aos objetivos da pesquisa. A aplicação da oficina mencionada causou impactos positivos nas competências interculturais nas três dimensões estudadas, uma vez que os resultados estatísticos mostram que as diferenças nas pontuações entre pré-teste e pós-teste são significativas, comprovando a Teoria de Jandt (1995) no sentido de que essas competências são aprendidas e desenvolvidas, incluindo a sensibilidade intercultural de professores universitário.

Biografia do Autor

Carlos Enrique Ayala-Asencio, Universidad César Vallejo

Doctorando en Educación – UCV, Magíster en Administración de Negocios- ESAN e Ingeniero Industrial – PUCP, en Perú, certificado PMP, miembro PMI. Docente y asesor de tesis. Investigador en habilidades blandas para la docencia universitaria. Ponente en congresos internacionales. Certification Mega Exam Meeting PMI - Chile, Bachiller en Teología- AETE-Perú y con estudios de Teología en UBL y en UNA - Costa Rica.

Referências

Aneas Álvarez, M. A. (2005). Competencia intercultural, concepto, efectos e implicaciones en el ejercicio de la ciudadanía. Revista Iberoamericana de Educación, 36(13), 1-10. https://doi.org/10.35362/rie36133004

Arias-Gómez, J., Villasís-Keever M. Á., Miranda-Novales M. G. (2016). El protocolo de investigación III: La población de estudio. Revista Alergia México, 63(2), 201-206. http://www.revistaalergia.mx/ojs/index.php/ram/article/view/181/273

Byram, M. (1997). Teaching and assessing intercultural communicative competence. Multilingual Matters.

Careaga, A., Sica, R., Cirillo, A. y Da Luz, S. (2006). Aportes para diseñar e implementar un taller. 8vo Seminario-Taller en Desarrollo Profesional Médico Continuo, 2das Jornadas de Experiencias educativas en DPMC.

Consorcio Intercultural. (2007). Reflexiones de Raúl Fornet-Betancourt. Sobre el concepto de interculturalidad (2.a reimp.). Coordinación General de Educación Intercultural y Bilingüe.

Competencias interculturales. Diversidad cultural (18 de abril, 2013). [Archivo en un blog]. Blog El espacio de la diversidad. https://elespaciodeladiversidad.blogspot.com/2013/04/competencias-interculturales-diversidad.html

de Vallescar Palanca, D. (2000). Cultura, multiculturalismo e interculturalidad: Hacia una racionalidad intercultural [Tesis doctoral]. Universidad Complutense de Madrid.

Estermann, J. (2010). Interculturalidad: Vivir la diversidad. ISEAT.

Gastulo Jiménez, Y. N., Maquen Niño, E. J. C. y Severino Ordoñez, M. (2018). Modelo holístico configuracional para el desarrollo de la competencia intercultural en los docentes de educación secundaria en Motupe - Perú. Revista Científica Universidad Señor de Sipán, 10(2), 199-212. https://doi.org/10.26495/rtzh1810.225913

Guadamillas Gómez, M. V. (2014). El desarrollo de la competencia comunicativa e intercultural a través de recursos creativos: Análisis de la poesía, el teatro y el cómic como materiales didácticos en la enseñanza de inglés como lengua extranjera [Tesis doctoral]. Universidad de Castilla-La Mancha, España. https://ruidera.uclm.es/xmlui/handle/10578/6551

Illescas García, A. (2015). La competencia intercultural en la enseñanza de ELE: Trabajo de campo sobre manuales y estudiantes de español [Tesis doctoral]. Universidad de Granada, España. https://digibug.ugr.es/handle/10481/40377

Jandt, F. E. (1995). Intercultural communication: An introduction. Sage.

Martínez-Lirola, M. (2018). La importancia de introducir la competencia intercultural en la educación superior: Propuesta de actividades prácticas. Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.3

Meyer, M. (1991). Developing transcultural competence: Case studies of advanced foreign language learners. En D. Buttjes y M. Byram (Eds.), Mediating languages and csultures (pp. 136-158). Multilingual Matters.

Morales-Saavedra, S., Quintriqueo-Millán, S., Uribe-Sepúlveda, P. A. y Arias-Ortega, K. (2018). Interculturalidad en educación superior: Experiencia en educación inicial en La Araucanía, Chile. Convergencia Revista de Ciencias Sociales, 77, 55-76. https://doi.org/10.29101/crcs.v25i77.4706

Preiswerk M. (2011). Contrato intercultural: Crisis y refundación de la educación teológica. Plural Editores.

Ricardo Barreto, C. T. (2013). Formación y desarrollo de la competencia intercultural en ambientes virtuales de aprendizaje [Tesis Doctoral]. Universidad Nacional de Educación a Distancia, España. http://e-spacio.uned.es/fez/view.php?pid=tesisuned:Educacion-Ctricardo

Salmona, M., Partlo, M., Kaczynski, D. y Leonard, S. (2015). Developing culturally competent teachers: An international student teaching field experience. Australian Journal of Teacher Education, 40(4), 34-53. https://doi.org/10.14221/ajte.2015v40n4.3

Sanhueza Henríquez, S. V. (2010). Sensibilidad intercultural: Un estudio exploratorio con alumnado de educación primaria y secundaria en la provincia de Alicante [Tesis doctoral]. Universidad de Alicante, España. http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/18332

Sanhueza Henríquez, S., Patrick Matzler, P., Hsu, C.-C., Dominguez Maldonado, J., Friz Carrillo, M. y Quintriqueo Millán, S. (2016). Competencias comunicativas interculturales en la formación inicial docente: El caso de tres universidades regionales de Chile. Estudios Pedagógicos, 42(4) 183-200. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052016000500011

Sanhueza Henríquez, S., Paukner Nogués, F., San Martín, V. y Friz Carrillo, M. (2012). Dimensiones de la competencia comunicativa intercultural (CCI) y sus implicaciones para la práctica educativa. Folios, 36, 131-151. https://doi.org/10.17227/01234870.36folios131.151

Publicado

2020-08-21

Como Citar

Competências Interculturais: Impacto da oficina Comunicando-nos na sensibilidade intercultural de professores universitários (C. E. Ayala-Asencio , Trad.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.18

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Competências Interculturais: Impacto da oficina Comunicando-nos na sensibilidade intercultural de professores universitários (C. E. Ayala-Asencio , Trad.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.18

Comentarios (ver términos de uso)