Reflexão sobre práticas centradas na família a partir da perspectiva de estudantes de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia do Sudeste de Espanha

Autores

  • Noelia Orcajada-Sánchez Universidad de Murcia, Espanha
  • Elisabet Ortuño-Cano Equipo InSitu, Espanha
  • Conchi Martínez-Pérez Equipo InSitu, Espanha
  • Francisco Alberto García-Sánchez Universidad de Murcia, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-3.6

Palavras-chave:

Cuidados precoces, desenvolvimento profissional, intervenção centrada na família, formação

Resumo

Cada vez mais profissionais de cuidados precoces estão a basear o seu trabalho em práticas centradas na família. A mudança nesta prática profissional significa que quando o ensino universitário começa a abordar esta questão, mesmo que apenas ocasionalmente, gera dúvidas significativas nos estudantes, que estão mais acostumados a práticas ambulatoriais. Neste artigo, analisamos as dúvidas levantadas por estudantes dos casos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia de duas universidades diferentes do sudeste da Espanha, quando uma equipe profissional de atendimento precoce fala com eles sobre estas práticas centradas na família. O corpo docente de algumas disciplinas leccionadas nestas licenciaturas organizou algumas acções de formação sobre práticas centradas na família dentro das suas disciplinas. Através de um desenho não experimental e qualitativo com metodologia observacional, descrevemos as dúvidas levantadas por 196 alunos que participaram destas acções de formação. Também recolhemos as respostas a cada uma destas dúvidas, acordadas por um grupo de profissionais destas práticas. Entendemos que estas são questões que podem surgir para profissionais ou estudantes, dado que o processo pelo qual passam para compreender e adotar práticas centradas na família é geralmente sempre semelhante, por isso é útil conhecê-las e divulgá-las. Os nossos resultados apontam para diferenças nas questões levantadas pelos alunos nas diferentes séries, que podem reflectir tanto diferenças no seu treino clínico como no treino anterior recebido nos cuidados iniciais. Defendemos a importância desta formação em futuros licenciados que os qualifica para trabalharem em cuidados precoces.

Biografia do Autor

Noelia Orcajada-Sánchez, Universidad de Murcia

Doctora en Educación, Pedagoga y Logopeda, por la Universidad de Murcia. Miembro del grupo de investigación Educación, Diversidad y Calidad de la misma Universidad. 16 años de experiencia como directora del Centro de Atención Educativa. Directora de Equipo InSitu. Ofrece apoyo a diferentes equipos de Atención Temprana centrados en la familia.

Elisabet Ortuño-Cano, Equipo InSitu

Fisioterapeuta Pediátrica, 12 años de experiencia en Atención Temprana. Desde sus inicios profesionales realiza intervención atendiendo a niños con distintas  discapacidades y a sus familias. Actualmente está formada en prácticas centradas en la familia y realiza intervención en el entorno del niño. Es codirectora de Equipo Insitu.

Conchi Martínez-Pérez, Equipo InSitu

Licenciada en Psicología por la Universidad Miguel Hernández (UMH) e Integradora Social. Psicóloga y estimuladora en Centro de Atención Educativa. Psicóloga de Equipo InSitu, equipo transdisciplinar de Atención Temprana. Además posee una gran experiencia como formadora en diferentes cursos sobre discapacidad y técnicas dinamizadoras.

Francisco Alberto García-Sánchez, Universidad de Murcia

Catedrático, Departamento MIDE, coordinador del Grupo de Investigación en Educación, Diversidad y Calidad (Universidad de Murcia). Doctor en Psicología por esta Universidad. Coordinador del Departamento de Documentación, Investigación y Desarrollo de ASTRAPACE, forma parte de su equipo de dirección del Servicio de Atención Temprana (AT) centrado en la familia. Co-atuor del Libro Blanco de la AT y decenas de artículos.

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Publicado

2020-07-08

Como Citar

Reflexão sobre práticas centradas na família a partir da perspectiva de estudantes de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia do Sudeste de Espanha (N. Orcajada-Sánchez, E. Ortuño-Cano, C. Martínez-Pérez, & F. A. García-Sánchez , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.6

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Reflexão sobre práticas centradas na família a partir da perspectiva de estudantes de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia do Sudeste de Espanha (N. Orcajada-Sánchez, E. Ortuño-Cano, C. Martínez-Pérez, & F. A. García-Sánchez , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.6

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