Desempenho dos colégios nos exames nacionais de bacharelado nas Direcções Regionais de Educação nas zonas fronteiriças da Costa Rica, 2013-2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.23-3.1

Palavras-chave:

Testes nacionais do ensino médio, educação média, áreas de fronteira, índice de desenvolvimento social

Resumo

EEste artigo, no âmbito do programa Perfis, Dinâmicas e Desafios da Educação da Costa Rica, do Centro de Investigação e Ensino em Educação da Universidade Nacional, pretende abrir um espaço de diálogo e reflexão nacional sobre os testes de bacharelado do ensino médio nacional na Costa Rica e o desempenho das escolas nas áreas de fronteira. O objetivo deste artigo é analisar os resultados dos Testes de Bacharelado em Ensino Médio Nacional (PNB-EM) como um instrumento de certificação de conhecimento, nas áreas de fronteira do país, com a intenção de visualizar os avanços da educação e suas repercussões em nível social. A análise deste documento surge dos resultados do PNB-EM relatados pelo MEP nas 8 direcções regionais de educação (DRE) localizadas nas áreas fronteiriças norte e sul do nosso país, e a relação destes resultados com os Indices de Desenvolvimento Social (IDS) relatado pelas regiões que compõem os DRE. Os dados estatísticos que foram trabalhados partiram de duas áreas, a educacional em relação ao PNB-EM em termos de promoção, as notas obtida e o índice de desenvolvimento social cantonal para o ano de 2013. O processo de análise de dados reflete algumas conclusões transcendentais em termos de equidade, inclusão educacional e condições de desenvolvimento social a serem levadas em consideração para a interpretação dos resultados do PNB-EM no país.

Biografia do Autor

Cindy Vanessa Artavia-Aguilar, Universidad Nacional

Académica, investigadora y extensionista. Divisiòn de Educación para el Trabajo. Centro de Investigación y Docencia en Educación, CIDE. Universidad Nacional, Costa Rica.

Guillermo Calderón-Ramírez, Universidad Nacional

Académico e investigador, Universidad Nacional, Costa Rica.

Andrea Ramírez-González, Universidad Nacional

Académica e investigadora, Universidad Nacional, Costa Rica.

Francisco González-Alvarado, Universidad Nacional

Académico e investigador, Universidad Nacional, Costa Rica.

Pablo Chaverri-Chaves, Universidad Nacional

Académico e investigador, Universidad Nacional, Costa Rica.

Eddy Cruz-Arroyo, Universidad Nacional

Académico e investigador, Universidad Nacional, Costa Rica.

Referências

Barrantes, F. (3 de noviembre de 1997). La regionalización del sistema educativo costarricense. Mito y realidad. Coloquio Regional sobre Descentralización de la Educación en América Central, Cuba y República Dominicana. Coloquio llevado a cabo en San José, Costa Rica: CLAD. Recuperado de http://old.clad.org/documentos/otros-documentos/la-regionalizacion-del-sistema-educativo-costarricense.-mito-y-realidad

Bourdieu, P. (1998). La distinción. Criterios y bases sociales del gusto. (Trad. María del Carmen Ruiz de Elvira). España: Grupo Santillana de Ediciones S. A. Recuperado de http://ceiphistorica.com/wp-content/uploads/2016/01/Bourdieu-Pierre-La-distinci%C3%B3n.pdf

Calderón, L. G. (2015). Costa Rica: Um estudo geográfico da pobreza e a contribuição das políticas públicas (tesis de maestria). Universidade Federal do Rio Grande.

Castillo, S. (2002). Compromisos de la evaluación educativa. Madrid: Pearson educación.

Esquivel, J., Montero, E., Sosa, Doris., Hernández, A., Corella, M. y Fallas, J. (2006). Evaluación externa de las pruebas nacionales de bachillerato de la educación media, Informe final. San Pedro, Costa Rica: Consejo Superior de Educación.

Hernández, R., Fernández C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (5ª ed.). México: McGraw-Hill.

Kaplan, C. V. (2006). La inclusión como posibilidad. Buenos Aires: Ministerio de Educación., Ciencia y Tecnología de la Nación.

López, N. (2005). Equidad educativa y desigualdad social: Desafíos de la educación en el nuevo escenario latinoamericano. Buenos Aires: IIEP- UNESCO. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001425/142599s.pdf

Meza, N. (2008). Espacios regionales fronterizos. Teoría, política y práctica del desarrollo y la integración fronteriza. Recuperado de http://www.eumed.net/libros-gratis/2008b/400/index.htm#indice

Ministerio de Educación Pública. (6 de febrero de 2018). Reglamento de evaluación de los aprendizajes 2018, Decreto N.° 40862-MEP. La Gaceta Diario Oficial. Alcance N.º 26. Recuperado de https://www.imprentanacional.go.cr/pub/2018/02/06/ALCA26_06_02_2018.pdf

Ministerio de Educación Pública, Departamento de Análisis Estadístico. (2017). Resultados de las Pruebas Nacionales de Bachillerato de Educación Media 2013-2016 [Archivo de datos]. San José, Costa Rica: Autor.

Ministerio de Educación Pública, Dirección de Gestión y Evaluación de la calidad. (2017). Informe nacional. Bachillerato de la educación formal 2016. Rendimiento y niveles de desempeño. San José, Costa Rica: Autor. Recuperado de http://www.dgec.mep.go.cr/sites/all/files/dgec_mep_go_cr/documentos/informe_nacional_2016_0.pdf

Ministerio de Planificación Nacional y Política Económica (MIDEPLAN). (2013). Índice de desarrollo social 2013. Recuperado de https://www.tec.ac.cr/sites/default/files/media/doc/indice_desarrollo_social_2013_resumen_0.pdf

Pérez, R. (2015). La competencia digital en un programa para jóvenes desaparecidos que han desertado de la secundaria (Tesis doctoral). Universidad Autónoma de Madrid. Recuperado de http://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/669591/perez_aguirre_rosina.pdf?sequence=1

Programa Estado de la Nación. (2013). Cuarto informe estado de la educación. San José, Costa Rica: Autor. Recuperado de https://estadonacion.or.cr/informe-iv-estado-educacion

Stubbs, S. (2008). Inclusive education: Where there are few resources (2a ed.). Oslo, Norway: The Atlas Alliance. Recuperado de https://www.eenet.org.uk/resources/docs/IE%20few%20resources%202008.pdf

UNESCO. (2012). Lucha contra la exclusión en la educación. Guía de evaluación de los sistemas educativos rumbo a sociedades más inclusivas y justas. París: Autor. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002170/217073s.pdf

Publicado

2019-05-23

Como Citar

Desempenho dos colégios nos exames nacionais de bacharelado nas Direcções Regionais de Educação nas zonas fronteiriças da Costa Rica, 2013-2016 (C. V. Artavia-Aguilar, G. Calderón-Ramírez, A. Ramírez-González, F. González-Alvarado, P. Chaverri-Chaves, & E. Cruz-Arroyo , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(3), 1-23. https://doi.org/10.15359/ree.23-3.1

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Desempenho dos colégios nos exames nacionais de bacharelado nas Direcções Regionais de Educação nas zonas fronteiriças da Costa Rica, 2013-2016 (C. V. Artavia-Aguilar, G. Calderón-Ramírez, A. Ramírez-González, F. González-Alvarado, P. Chaverri-Chaves, & E. Cruz-Arroyo , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(3), 1-23. https://doi.org/10.15359/ree.23-3.1

Comentarios (ver términos de uso)