Barreiras à institucionalização da extensão universitária: Experiência da Universidad Nacional, Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.25-1.21Palavras-chave:
Extensão universitária latino-americana, gestão académica, universidade pública, educação superiorResumo
Os desafios atuais das universidades públicas exigem o fortalecimento da sua missão social estatutária, onde a extensão universitária é fundamental. A incoerência da gestão académica em muitas universidades restringe a integração por vazios conceptuais, metodológicos e operativos presentes no processo de Extensão. O presente artigo mostra os resultados de uma pesquisa qualitativa, mediante o estudo de caso, realizada na Escuela de Planificación y Promoción Social da Universidad Nacional de Costa Rica, com o objetivo de explorar as barreiras universitárias que dificultam a contribuição da educação superior ao quarto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: lograr uma educação de qualidade, inclusiva, equitativa e com ampliação de oportunidades para mais pessoas.
Referências
Asamblea Nacional Constituyente. (08 de noviembre, 1949). Constitución Política de la República de Costa Rica.
Asamblea Universitaria de la Universidad Nacional, Costa Rica. (2016). Estatuto Orgánico de la Universidad Nacional. Gaceta Extraordinaria Nº 3-2016. http://www.documentos.una.ac.cr/handle/unadocs/3964
Boni Aristizábal, A. y Gasper, D. (2011). La universidad como debiera ser. Propuestas desde el desarrollo humano para repensar la calidad de la Universidad. Sistema. Revista de Ciencias Sociales, 220, 99-115.
Consejo Nacional de Rectores. Oficina de Planificación de la Educación Superior. (2016). Plan Nacional de la Educación Superior Universitaria Estatal 2016-2020. Autor. https://www.conare.ac.cr/images/articulos/planes_2016_2020.pdf
Consejo Universitario de la Universidad Nacional, Costa Rica (27 de julio de 2015). Reglamento del régimen de carrera académica. Alcance Nº3 a la Gaceta Nº 14-2015. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwi74LS4uIziAhVQOhoKHYW4ATYQFjAAegQIABAC&url=http%3A%2F%2Fwww.documentos.una.ac.cr%2Fbitstream%2Fhandle%2Funadocs%2F2877.6%2FREGLAMENTO%2520DEL%2520REGIMEN%2520DE%2520CARRERA%2520ACAD%25C3%2589MICA.%2520NUEVO%2520EO.doc%3Fsequence%3D17&usg=AOvVaw1l1nPrp38AA7kKbIK-MZMF
Corbetta, P. (2007). Metodología y técnicas de investigación social. McGraw-Hill.
Escuela de Planificación y Promoción Social. (2016). Compendio de información: Plan estudios vigente, informes anuales 2010-2016, plan estratégico 2011-2016 y programas de asignaturas (Práctica de Formulación y Evaluación de Proyectos I y II y Práctica organizativa I y II). Universidad Nacional.
Freire, P. (1993). ¿Extensión o comunicación? La concientización en el medio rural. Siglo XXI.
Freire, P. (1997). Pedagogía de la autonomía. Siglo XXI.
Freire, P. (2005). Pedagogía del oprimido. Siglo XXI.
González, G. R. (1996). Un modelo de extensión universitaria para la extensión universitaria. Su aplicación a la Cultura Física y el Deporte [Tesis Doctoral]. Instituto Superior de Cultura Física “Manuel Fajardo”, La Habana, Cuba.
González, G. R. (Febrero, 2016). La extensión universitaria: Promotora del cambio, la innovación y la transformación sociocultural. Conferencia Inaugural. En J. R. Saborido (Presidencia), XIII Taller Internacional de Extensión Universitaria. Taller llevado acabado en el 10mo Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2016”. Ministro de Educación Superior de Cuba. La Habana, Cuba.
González Fernández Larrea, M. (2002). El modelo de gestión de la extensión universitaria para la Universidad de Pinar del Río (Tesis doctoral). Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saiz Montes de Oca”, Pinar del Río, Cuba.
González Moreno, M. (2006). Formulación teórico-metodológica de la promoción cultural de la investigación para la integración de los procesos universitarios de extensión e investigación en el Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría [Tesis doctoral]. Centro de Referencia para la Educación de Avanzada, Habana, Cuba
Menéndez, G. (2016). Desafíos presente y futuro de la Extensión camino a los 100 años de la Reforma Universitaria de 1918. Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam. 2(2), 13-42. http://www.unlpam.edu.ar/images/extension/Cuadernos%20de%20Extensi%C3%B3n%20Universitaria%20de%20la%20UNLPam%20-%20N%C2%BA%202.pdf
Monge Hernández, C., Mena García, P. y Gamboa Conejo, R. (2018). Resultados de la interacción con la comunidad en la formación universitaria desde el enfoque de las capacidades. Un estudio de caso en la Universidad Nacional de Costa Rica. +E: Revista de Extensión Universitaria, 8(8), 110-125. https://doi.org/10.14409/extension.v8i8.Ene-Jun.7722
Monge Hernández, C., Zlateva Peneva, P. y Boni Aristizábal, A. (2019). Extensión universitaria y aprendizaje-servicio. Análisis de dos casos en Sudáfrica y Costa Rica desde el enfoque de las capacidades para el desarrollo humano. Revista Interamericana de Educación de Adultos, 41(1), 111-137. https://www.crefal.org/rieda/index.php?option=com_content&view=article&id=294&Itemid=242
Núñez Paula, I. A. (2002, octubre). Aproximación metodológica para introducir la gestión del aprendizaje en las organizaciones y comunidades. Amiga Versión 2.0. En Gerencia en Ciencia e Innovación (pp. 177-207), GECYT.
Santos, B. de Souza. (2005). La universidad en el siglo XXI para una reforma democrática y emancipadora de la universidad. Universidad Nacional Autónoma de México. https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/44179/1/La%20Universidad%20en%20el%20Siglo%20XXI%20-%20Para%20una%20Reforma%20Democratica%20y%20Emancipadora%20de%20la%20Universidad.pdf
Serna Alcántara, G. A. (2007). Misión social y modelos de extensión universitaria: Del entusiasmo al desdén. Revista Iberoamericana de Educación, 43(3), 3-25. https://rieoei.org/historico/deloslectores/1662Aquiles.pdf
Sutz, J. (2010). La integralidad de las funciones universitarias como espacio de preguntas recíprocas. Cuadernos de Extensión, 1, 43-60. http://pim.udelar.edu.uy/wp-content/uploads/sites/14/2016/11/Cuaderno_integralidad.pdf#page=44
Tommasino, H. (1994). Grupos y metodología grupal en la lechería uruguaya: La asistencia técnica en grupos de producción remitentes a Conaprole del departamento de San José (1º informe de investigación, No. 338.1 TOMg). Unidad de Extensión, Facultad de Veterinaria, UDELAR.
Tommasino, H., González, M. N., Grabino, V., Luengo, L. y Santos, C. (2006). Extensión, interdisciplinariedad y desarrollo en el medio rural: El caso de la Colonia Fernández Crespo. En H. Tommasino y P. de Hegedüs. Extensión: Reflexiones para la intervención en el medio urbano y rural (p.p. 257-295). Departamento de Publicaciones de la Facultad de Agronomía, Universidad de la República Oriental del Uruguay. http://beu.extension.unicen.edu.ar/xmlui/handle/123456789/234
Tommasino, H. y Cano, A. (2016). Modelos de extensión universitaria en las universidades latinoamericanas en el siglo XXI: tendencias y controversias. Universidades, 67, 7-24. https://www.researchgate.net/publication/293952059_Modelos_de_extension_universitaria_en_las_universidades_latinoamericanas_en_el_siglo_XXI_tendencias_y_controversias
Tünnermann Bernheim, C. (1978). El nuevo concepto de extensión universitaria y difusión cultural y su relación con las políticas de desarrollo cultural en América Latina. Anuario de Estudios Centroamericanos, 4, 93-126. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/anuario/article/view/3305
Tünnermann Bernheim, C. (1998). La reforma universitaria de Córdoba. Educación superior y sociedad, 9(1), 103-127. http://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/issue/view/22
Universidad de la República. Extensión. (2010). Extensión en obra. Experiencias, reflexiones, metodologías y abordajes en extensión universitaria. Autor. http://beu.extension.unicen.edu.ar/xmlui/bitstream/handle/123456789/201/Extensi%c3%b3n%20en%20obra%20Experiencias%2c%20reflexiones%2c%20metodolog%c3%adas%20y%20%20abordajes%20en%20extensi%c3%b3n%20universitaria.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Universidad Nacional, Consejo Académico. (15 de Noviembre de 2009). Lineamientos para la gestión de programas, proyectos y actividades. Gaceta Nº 17-2009: Autor. http://www.documentos.una.ac.cr/handle/unadocs/1793
Walker, M. (2012). A capital or capabilities education narrative in a world of staggering inequalities? International Journal of Educational Development, 32(3), 384-393. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2011.09.003
Walker, M. y McLean, M. (2013). Professional education, capabilities and the public good. The role of universities in promoting human development. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203083895
Zlateva Peneva, P. (2017). La contribución de la extensión universitaria al desarrollo humano y a la expansión de las capacidades. Análisis de proyectos de la Universidad Nacional de Costa Rica. Universidad en Diálogo, 7(2), 33-71. http://dx.doi.org/10.15359/udre.7-2.3
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: