Influência da percepção de apoio à autonomia, a autoeficácia e a satisfação acadêmica na intenção de permanência de estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-2.5

Palavras-chave:

Permanência, satisfação acadêmica, análise de rota, análise de mediação

Resumo

Vários estudos mostram a necessidade de investigar os processos psicológicos que intervêm na permanência de estudantes na universidade. O objetivo do estudo foi estimar a influência de fatores cognitivo-motivacionais na intenção de permanência de universitários, avaliando o papel mediador da satisfação acadêmica. Os participantes eram 273 calouros de uma universidade particular na região do Bío Bío, Chile. A influência dos fatores cognitivo-motivacionais foi avaliada pela análise de rota. O efeito mediador foi avaliado usando o programa Mplus. Os resultados indicaram que a satisfação acadêmica regula totalmente o efeito da percepção de apoio à autonomia e da percepção da autoeficácia acadêmica sobre a intenção de permanencia. Conclui-se que os níveis positivos de satisfação acadêmica influenciam positivamente a intenção de continuar estudando uma carreira universitária. 

Biografia do Autor

Paulina Barrientos-Illanes, Universidad de Concepción

Psicóloga, Magíster(c) en Psicología, mención Psicología Educativa. Actualmente se desempeña como Coordinadora Metodológica de la Facultad de Psicología de la Universidad San Sebastián, Chile. Dentro de sus funciones desarrolla análisis estadísticos de las evaluaciones nacionales transversales (ENT) de las carreras de Psicología y Trabajo Social, además de asesorías para la construcción de instrumentos de evaluación de ENT. 

María Victoria Pérez-Villalobos, Universidad de Concepción

Psicóloga, Doctora en Psicología. Profesora Asociada de la Universidad de Concepción (Chile), Departamento de Psicología. Línea de Investigación: Determinantes cognitivo motivacionales del aprendizaje.

 

Jorge Vergara-Morales, Universidad de Las Américas

Sociólogo, Magíster en Investigación Social y Desarrollo, Doctor en Psicología. Académico de la Universidad de Las Américas, Sede Concepción (Chile), Escuela de Psicología. Línea de Investigación: Cognición, motivación y emoción en el aprendizaje. 

Alejandro Díaz-Mujica, Universidad de Concepción

Psicólogo, Doctor en Psicología. Profesor Titular de la Universidad de Concepción (Chile), Departamento de Psicología. Línea de Investigación: Determinantes cognitivo motivacionales del aprendizaje.  

Referências

Abello Riquelme, R., Díaz Mujica, A., Pérez Villalobos, M. V., Almeida, L. S., Lagos Herrera, I., González Puentes, J. y Strickland, B. (2012). Vivencias e implicación académica en estudiantes universitarios: Adaptación y validación de escalas para su evaluación. Estudios Pedagógicos, 38(2), 7-19. https://doi.org/10.4067/S0718-07052012000200001

Antaramian, S. (2017). The importance of very high life satisfaction for students’ academic success. Cogent Education, 4(1), 1-10. https://doi.org/10.1080/2331186X.2017.1307622

Ato, M., López, J. J. y Benavente, A. (2013). Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología, 29(3), 1038-1059. https://doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511

Bernardo Gutiérrez, A. B., Fernández-Castañon, A. C., García, M. E., Fernández González, A., Solano Pizarro, P. y Agulló Tomás, E. (2018). Variables relacionadas con la intención de abandono universitario en el periodo de transición. Revista d’Innovació Docent Universitària, 10, 122-130. https://doi.org/10.1344/RIDU2018.10.11

Cabana, S. R., Cortés, F. H., Vega, D. L. y Cortés, R. A. (2016). Análisis de la fidelización del estudiante de ingeniería con su centro de educación superior : Desafíos de gestión educacional. Formación Universitaria, 9(6), 93-104. https://doi.org/10.4067/S0718-50062016000600009

Arancibia Carvajal, R. y Trigueros Cervantes, C. (2018). Aproximaciones a la deserción universitaria en Chile. Educação e Pesquisa, 44. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708165743

Casanova, J. R., Fernández-Castañon, A. C., Núñez Pérez, J. C., Bernardo Gutiérrez, A. B. y Almeida, L. S. (2018). Abandono no Ensino Superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 41-49. https://doi.org/10.26707/1984-7270/2019v19n1p41

del Valle, M., Díaz, A., Pérez, M. V., Vergara, J. (2018). Análisis factorial confirmatorio escala autoeficacia percibida en situaciones académicas (EAPESA) en universitarios chilenos. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica. RIDEP, 4(49), 97-106. https://doi.org/10.21865/RIDEP49.4.08

Dominguez Lara, S. (2014). Autoeficacia para situaciones académicas en estudiantes universitarios peruanos: Un enfoque de ecuaciones estructurales. Revista de Psicología, 4(4), 45-53. http://revistas.ucsp.edu.pe/index.php/psicologia/issue/view/4

Duffy, R. D., Allan, B. A. y Dik, B. J. (2011). The presence of a calling and academic satisfaction: Examining potential mediators. Journal of Vocational Behavior, 79(1), 74-80. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2010.11.001

Fonseca-Grandón, G. R. (2018). Trayectorias de permanencia y abandono de estudios universitarios: Una aproximación desde el currículum y otras variables predictoras. Educación y Educadores, 21(2), 239-256. https://doi.org/10.5294/edu.2018.21.2.4

Haerens, L., Vansteenkiste, M., De Meester, A., Delrue, J., Tallir, I., Vande Broek, G., Goris, W. y Aelterman, N. (2018). Different combinations of perceived autonomy support and control: Identifying the most optimal motivating style. Physical Education and Sport Pedagogy, 23(1), 16-36. https://doi.org/10.1080/17408989.2017.1346070

Hosseini, F., Hossein Maktabi, G., Shehni Yailagh, M. y Haji Yakhchali, A. (2018). The effects of teaching reflective thinking model on academic self-efficacy, achievement motivation, intention certainty and reflective thinking of the of Farhangyan University students in Ahvaz. Ahvaz, Iran. Amazonia Investiga, 7(13), 401-418. https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/581/550

Jung, Y. y Lee, J. (2018). Learning engagement and persistence in massive open online courses (MOOCS). Computers & Education, 122, 9-22. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.02.013

Larose, S., Boisclair-Châteauvert, G., de Wit, D. J., Dubois, D., Erdem, G. y Lipman, E. L. (2018). How mentor support interacts with mother and teacher support in predicting youth academic adjustment : An investigation among youth exposed to big brothers big sisters of Canada programs. The Journal of Primary Prevention, 39(3), 205-228. https://doi.org/10.1007/s10935-018-0509-8

Matos, L., Reeve, J., Herrera, D. y Claux, M. (2018). Students’ agentic engagement predicts longitudinal increases in ššš) for first-year university student. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 12(2), 541-562. http://www.investigacion-psicopedagogica.org/revista/new/english/ContadorArticulo.php?906

Medrano, L. A., Fernández Liporace, M. y Pérez, E. (2014). Computerized Assesment System for Academic Satisfaction (ASAS) for first-year university student. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 12(2), 541-562. http://www.investigacion-psicopedagogica.org/revista/new/english/ContadorArticulo.php?906

Meštrović, D. (2017). Service quality, students’ satisfaction and behavioural intentions in STEM and IC higher education institutions. Interdisciplinary Description of Complex Systems, 15(1), 66-77. https://doi.org/10.7906/indecs.15.1.5

Metcalf, D. A. y Wiener, K. K. K. (2018). Academic self-efficacy in a twenty-first-century australian university: strategies for first-generation students. Higher Education Research and Development, 37(7), 1472-1488. https://doi.org/10.1080/07294360.2018.1484705

Navarro Charris, N. E., Redondo Bilbao, O. E., Contreras Salinas, J. A., Romero Díaz, C. H. y D’Andreis Zapata, A. C. (2017). Permanencia y deserción versus autoeficacia de estudiantes universitarios: Un desafío de la calidad educativa. Revista Lasallista de Investigación, 14(1), 198-206. https://doi.org/10.22507/rli.v14n1a17

Oriol-Granado, X., Mendoza-Lira, M., Covarrubias-Apablaza, C.-G. y Molina-López, V.M. (2017). Emociones positivas, apoyo a la autonomía y rendimiento de estudiantes universitarios: El papel mediador del compromiso académico y la autoeficacia. Revista de Psicodidáctica, 22(1), 45-53. https://doi.org/10.1387/RevPsicodidact.14280

Ornelas, M., Blanco, H., Gastélum, G. y Chávez, A. (2012). Autoeficacia percibida en la conducta académica de estudiantes universitarias. Formacion Universitaria, 5(2), 17-26. https://doi.org/10.4067/S0718-50062012000200003

Pennington, C. R., Bates, E. A., Kaye, L. K. y Bolam, L. T. (2018). Transitioning in higher education: An exploration of psychological and contextual factors affecting student satisfaction. Journal of Further and Higher Education, 42(5), 596-607. https://doi.org/10.1080/0309877X.2017.1302563

Ratsameemonthon, L., Ho, R., Tuicomepee, A. y Blauw, J. N. (2018). Influence of achievement goals and academic self-efficacy on academic achievement of thai undergraduate students : Across non procrastinators and procrastinators. Electronic Journal of Research in Education Psychology, 16(45), 243-271. https://doi.org/10.25115/ejrep.v16i45.2093

Reeve, J. M, Vansteenkiste, M., Assor, A., Ahmad, I., Cheon, S. H., Jang, H., Kaplan, H., Moss, J. D., Stokke, B. y Wang, J. (2014). The beliefs that underlie autonomy-supportive and controlling teaching: A multinational investigation. Motivation and Emotion, 38(1), 93-110. https://doi.org/10.1007/s11031-013-9367-0

Servicio de Información de Educación Superior. (2018). Informe de retención de 1er año de pregrado. Cohorte 2013-2017. Autor.

Su, Y.-L. y Reeve, J. (2010). A meta-analysis of the effectiveness of intervention programs designed to support autonomy. Educational Psychology Review, 23(1), 159-188. https://doi.org/10.1007/s10648-010-9142-7

Velázquez Narváez, Y. y González Medina, M. (2017). Factores asociados a la permanencia de estudiantes universitarios: Caso UAMM-UAT. Revista de la Educación Superior, 46(184), 117-138. https://doi.org/10.1016/j.resu.2017.11.003

Vergara-Morales, J., del Valle, M., Díaz, A. y Pérez, M. V. (2018). Adaptación de la escala de satisfacción académica en estudiantes universitarios chilenos. Psicología Educativa, 24(2), 99-106. https://doi.org/10.5093/psed2018a15

Wilkins-Yel, K. G., Roach, C. M.L., Tracey, T. J. G. y Yel, N. (2018). The effects of career adaptability on intended academic persistence: The mediating role of academic satisfaction. Journal of Vocational Behavior, 108, 67-77. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2018.06.006

You, J. W. (2018). Testing the three-way interaction effect of academic stress, academic self-efficacy , and task value on persistence in learning among Korean college students. Higher Education, 76(5), 921-935. https://doi.org/10.1007/s10734-018-0255-0

Publicado

2021-03-06

Como Citar

Influência da percepção de apoio à autonomia, a autoeficácia e a satisfação acadêmica na intenção de permanência de estudantes universitários (P. Barrientos-Illanes, M. V. Pérez-Villalobos, J. Vergara-Morales, & A. Díaz-Mujica , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(2), 1-14. https://doi.org/10.15359/ree.25-2.5

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Influência da percepção de apoio à autonomia, a autoeficácia e a satisfação acadêmica na intenção de permanência de estudantes universitários (P. Barrientos-Illanes, M. V. Pérez-Villalobos, J. Vergara-Morales, & A. Díaz-Mujica , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(2), 1-14. https://doi.org/10.15359/ree.25-2.5

Comentarios (ver términos de uso)