Principais resultados da pesquisa "Balance Crítico dos Testes de Bacharelado Nacional no Ensino Médio como instrumento para certificar o conhecimento dos alunos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.24-1.13

Palavras-chave:

Ensino médio, avaliação, testes padronizados, educação inclusiva, avaliação de altas consequências

Resumo

Este artigo é produto do trabalho investigativo do Programa Perfis, Dinâmicas e Desafios da Educação Costarriquense, do Centro de Investigação e Docência em Educação da Universidade Nacional, em seu desenvolvimento apresenta-se um resumo geral da investigação. Este trabalho tem como objetivo contribuir, a partir de seus principais achados, com a discussão nacional em matéria de política educativa. É um estudo de caráter diagnóstico, com diferentes níveis de análises: exploratório, descritivo e correlação, utilizou-se a estratégia mista de triangulação concorrente fazendo uso de métodos quantitativos e qualitativos. Participaram Ex-ministros do MEP, diretores regionais de educação, diretores de colégios públicos, privados, subvencionados, urbanos e rurais, especialistas em avaliação, representantes gremial de educação, docentes e estudantes. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, questionário, utilizaram-se os dados estatísticos do rendimento da população estudantil, registros de caráter sociodemográficos, socioeducativos e índices sociais unidos à população examinada.  A análise dos dados reflete-nos algumas discussões de importância em matéria de equidade, inclusão educativa e condições de desenvolvimento social a tomar em consideração para a interpretação dos resultados das PNB-EM no país.

Biografia do Autor

Francisco González-Alvarado, Universidad Nacional

Profesor en el área de Estudios Sociales y Cívica, postgrado en Docencia Universitaria, investigador y profesor universitario en temas relacionados a la educación, historia, e investigador en procesos de enseñanza-aprendizaje.

Ignacio Acosta-Ballestero, Universidad Nacional

Profesional en el área de Estudios Sociales y Cívica, postgrado en Estudios Sociales, investigador y profesor en temas relacionados a la Educación, e investigación en el proceso de enseñanza-aprendizaje.

Cindy Vanessa Artavia-Aguilar, Universidad Nacional

Profesional en Orientación, postgrado en Pedagogía con énfasis en Diversidad, investigadora y profesora universitaria en temas relacionados a la Educación, la orientación e investigación en el proceso de enseñanza-aprendizaje.

Guillermo Calderón-Ramírez, Universidad Nacional

Bachiller en Ciencias Geográficas con Énfasis en Ordenamiento Territorial por la Universidad Nacional de Costa Rica y Master en Geografía Política por la Universidad Federal de Rio Grande, Brasil. Académico de la Universidad Nacional de Costa Rica trabajando en el área del Ordenamiento Territorial, Geografía Política y Política Pública.

Pablo Chaverri-Chaves, Universidad Nacional

Profesional en Trabajo Social, postgrado en Ciencias Cognoscitivas, investigador y profesor universitario en temas relacionados a la Educación, ciencias cognoscitivas e investigación en el proceso de enseñanza-aprendizaje.

Eddy Cruz-Arroyo, Universidad Nacional

Profesional en informática, postgrado en Telemática y Telecomunicaciones, investigador y profesor universitario en temas relacionados a la Educación y Tecnología, dispositivos móviles en el proceso de enseñanza-aprendizaje.

Andrea Ramírez-González, Universidad Nacional

Profesional en Enseñanza de la Matemática, postgrado en Evaluación Educativa, investigadora y profesora universitaria en temas relacionados a la Educación, evaluación educativa e investigación en relación con el proceso de enseñanza-aprendizaje.

Magaly Rodríguez-Pineda, Universidad Nacional

Profesional en Estadística, postgrado en Sociología de la Universidad de Costa Rica, investigadora y profesora universitaria en temas relacionados a la Educación, Estadística, e investigadora en el proceso de enseñanza-aprendizaje.

José Solano-Alpízar, Universidad Nacional

Profesional en el área de Estudios Sociales y Cívica, postgrado en Análisis del discurso, investigador y profesor universitario en temas relacionados a la Educación, Estadística, e investigadora en el proceso de enseñanza-aprendizaje.

Referências

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Principais resultados da pesquisa "Balance Crítico dos Testes de Bacharelado Nacional no Ensino Médio como instrumento para certificar o conhecimento dos alunos” (F. González-Alvarado, I. Acosta-Ballestero, C. V. Artavia-Aguilar, G. Calderón-Ramírez, P. Chaverri-Chaves, E. Cruz-Arroyo, A. Ramírez-González, M. Rodríguez-Pineda, & J. Solano-Alpízar , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(1), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.24-1.13

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Principais resultados da pesquisa "Balance Crítico dos Testes de Bacharelado Nacional no Ensino Médio como instrumento para certificar o conhecimento dos alunos” (F. González-Alvarado, I. Acosta-Ballestero, C. V. Artavia-Aguilar, G. Calderón-Ramírez, P. Chaverri-Chaves, E. Cruz-Arroyo, A. Ramírez-González, M. Rodríguez-Pineda, & J. Solano-Alpízar , Trads.). (2020). Revista Electrónica Educare, 24(1), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.24-1.13

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