O uso de TIC digital por professores e sua adaptação aos modelos atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-1.16

Palavras-chave:

Qualidade educacional, epistemologia, estratégias pedagógicas, Informática educacional, modelos pedagógicos, tecnologias de informação e comunicação

Resumo

No artigo apresentamos um estudo no qual se pretende verificar a importância e a adequação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ambiente escolar para a sua maior adaptação à realidade. Esta questão reflecte-se no objectivo geral da mesma, que se centrou em determinar a utilização que os professores fazem das novas tecnologias em sala de aula e o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos, tendo em conta as actuais fragilidades. nas bases pedagógicas utilizadas por alguns dos estudos mais recentes sobre a utilização e otimização das TIC digitais na sala de aula. O estudo está enquadrado em um desenho quantitativo, não experimental, descritivo e correlacional. Participaram no estudo 100 professores do Ensino Secundário Obrigatório (ESO) de institutos de Coimbra (Portugal). Um questionário ad hoc foi desenvolvido para descobrir o uso e a frequência das novas tecnologias em sala de aula pelos professores. Os dados coletados nos questionários foram analisados por meio do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences. As principais conclusões confirmam que ainda é necessário um debate aprofundado sobre os fundamentos epistemológicos implícitos na utilização das novas ferramentas digitais sobre se as TIC, como instrumento de ensino adequado, de acordo com os modelos educacionais da atualidade, em termos de tempo-custo para melhor desempenho dos alunos e sucesso acadêmico. Na verdade, o debate está mais do que nunca vivo, as novas tecnologias foram cada vez mais inseridas no campo educacional, durante o COVID-19, o que implicou inclusive a suspensão das atividades de ensino presencial que levaram ao uso do novas tecnologias na sala de aula imediatamente.

Biografia do Autor

María José Flores-Tena, Universidad Autónoma de Madrid

Doctora en Educación en la Facultad de Formación del Profesorado en la Universidad Autónoma de Madrid, Licenciada en Psicopedagogía y Diplomada en Educaicón Social en la Universidad Nacional de Educación a Distancia. Desempeña laborres docentes en el Máster en Formación de Profesorado de Educación Secundaria y Bachillerato, en el Grado de Primaria e Infantil. El interés de investigación se desarrolla en educación para la salud, envejecimiento activo y saludable, la formación permanente y las nuevas tecnologias

María del Carmen Ortega-Navas, Universidad Nacional de Educación a Distancia

Graduada en Filosofía y Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense de Madrid. Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación en la Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED). Premio de doctorado. Realiza sus actividades de enseñanza e investigación en el Departamento de Teoría de la Educación y Pedagogía Social, Facultad de Educación-UNED. Sus intereses de investigación actuales incluyen educación para la salud, educación emocional, envejecimiento y calidad de vida,  tecnologías,  y aprendizaje a lo largo de la vida.

Carlos Sousa-Reis, Universidad de Coimbra

Doctor en Filosofía. En Ciencias de la Educación en la Especialidad de Filosofía de la Educación. Facultad de Psicología y de Ciencias de la Educación. Universidad de Coimbra. Profesor Auxiliar de Filosofía de la Educación. Universidad de Coimbra.  Integrante del Centro de Estudios Interdisciplinarios del Siglo XX (CEIS20). Sus intereses científicos y de investigación se centran la filosofía y teoría de la educación, el pensamiento crítico, ciencias de la educación, ética, interculturalidad y formación docente.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

O uso de TIC digital por professores e sua adaptação aos modelos atuais (M. J. Flores-Tena, M. del C. Ortega-Navas, & C. Sousa-Reis , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(1), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.25-1.16

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

O uso de TIC digital por professores e sua adaptação aos modelos atuais (M. J. Flores-Tena, M. del C. Ortega-Navas, & C. Sousa-Reis , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(1), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.25-1.16

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