Subjetividades e atuação pedagógica do corpo docente de educação física em contextos de diversidade cultural na região de Puno-Peru
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.25-2.9Palavras-chave:
Subjetividade docente, diversidade cultural, ensino de educação física, trabalho pedagógicoResumo
A nova situação em que nos encontramos mudou profundamente as formas de ensinar e aprender Educação Física (EF). Questiona-se a relevância da atuação docente na complexidade do ensino, onde existe uma tensão permanente entre a qualidade e a relevância das práticas pedagógicas em EF. O objetivo do estudo foi compreender a natureza das subjetividades e da atuação pedagógica de professores de EF, em contextos de diversidade cultural, a partir da metodologia qualitativo-hermenêutica. A técnica utilizada foi a narrativa e entrevista em profundidade com o corpo docente da Escola Profissional de Educação Física, da Universidade Nacional do Altiplano (UNA) e o Instituto de Educação Superior Pedagógica de Educação Física Pública-Lampa, participantes do Programa de Fortalecimento de Capacidades-Ministério da Educação do Peru 2019, em convênio com UNA-Puno. Foram estabelecidas 03 categorias de análise: autorreflexão da prática pedagógica, crenças-ações pedagógicas e enfrentamento da diversidade cultural; os resultados alcançados por meio da análise de conteúdo permitem compreender que as subjetividades dos docentes de EF definem os significados atribuídos à sua atuação pedagógica, que geralmente se caracterizam pela discordância entre saberes vivenciais, pedagógicos e docentes, os quais são pouco relevantes. um contexto de diversidade cultural predominante na região de Puno. Há uma ruptura com o ser e o fazer, exigindo redefinir a atuação pedagógica do professor de EF incorporando suas crenças, pensamentos e atitudes a partir da singularidade histórico-cultural contextualizada.
Referências
Andréu Abela, J. (2002). Las técnicas de análisis de contenido: Una revisión actualizada. Fundación Centro de Estudios Andaluces.
Bermejo-Paredes, S. y Maquera-Maquera, Y. A. (2019). Interpretación de la escuela rural andina en comunidades aimaras de Puno-Perú. Revista Electrónica Educare, 23(2), 1-15. https://doi.org/10.15359/ree.23-2.4
Betancur-Agudelo, J. E., López-Ávila, C. R. y Arcila-Rodríguez, W. O. (2018). El docente de educación física y sus prácticas pedagógicas. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 14(1), 15-32. http://190.15.17.25/latinoamericana/downloads/Latinoamericana14(1)_2.pdf
Bolívar Botía, A. (2015). Didáctica y currículum: Campos disciplinares. En J. D. Segovia y M. Pérez Ferra (Coords.), Aprendiendo a enseñar. Manual práctico de didáctica (pp. 21-34). Pirámide.
Bolívar Botía, A., Segovia, J. D. y Fernández Cruz, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Muralla.
Castellanos Galindo, S. H. y Yaya Escobar, R. E. (2013). La reflexión docente y la construcción de conocimiento: Una experiencia desde la práctica. Sinéctica Revista Electrónica de Educación, 41, 1-18. https://www.redalyc.org/pdf/998/99828325005.pdf
Cerdá Michael, A. D: (2001). Nosotros los maestros. Concepciones de los docentes sobre su quehacer. Universidad Pedagógica Nacional.
Chen-Quesada, E. y Salas-Soto, S. (2018). Referentes curriculares para la toma de decisiones en materia de planes de estudio de educación superior. Revista Electrónica Educare, 23(3), 1-31. https://doi.org/10.15359/ree.23-3.7
Coll, C. (1997). ¿Qué es el constructivismo? Magisterio del Río de la Plata.
Corbetta, G. (2003). Metodología y técnicas de investigación social. McGrawHill.
Correa-Díaz, A. M., Benjumea-Arias, M. y Valencia-Arias, A. (2019). La gestión del conocimiento: Una alternativa para la solución de problemas educacionales. Revista Electrónica Educare, 23(2), 1-27. https://doi.org/10.15359/ree.23-2.1
Cueto, S., Guerrero, G., León, J., Zevallos, Á. y Sugimaru, C. (2010). De quinto de primaria al fin de la secundaria en seis años: Un estudio longitudinal en Puno (Doumento de trabajo 6). GRADE; CIES. www.grade.org.pe/wp-content/uploads/ddt56.pdf
Díaz Díaz, H. (2015). Formación docente en el Perú. Realidad y tendencias. Santillana.
Escuela Profesional de Educación Física. (2019). Plan de estudios. Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Nacional del Altiplano. portal.unap.edu.pe/?q=educacionfisica
Flick, U. (2007). Introducción a la investigación cualitativa. Morata.
González Rey, F. (2002). Sujeto y subjetividad: Una aproximación histórico cultural. Ediciones Paraninfo.
Grupo Propuesta Ciudadana. (2016). Gestión estratégica de la educación en Puno: El currículo y la identidad como ejes de cambio. Autor. http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/123456789/4685
Hernández-Álvarez, J. L., Velázquez-Buendía, R., Martínez-Gorroño, M. E., y Díaz del Cueto, M. (2010). Creencias y perspectivas docentes sobre objetivos curriculares y factores determinantes de actividad física. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y El Deporte, 10(38), 336-355. http://cdeporte.rediris.es/revista/revista38/artcreencias160b.pdf
Instituto Nacional de Estadística e Informática. (2018). Perú: Perfil sociodemográfico. Informe Nacional. Censos Nacionales 2917: XII de población, VII de vivienda y III de comunidades indígenas. Autor. https://www.inei.gob.pe/media/MenuRecursivo/publicaciones_digitales/Est/Lib1539/libro.pdf
Instituto Superior Pedagógico Público Educación Física. (2017). Plan de estudios [Blog]. http://iesppeflampa.blogspot.com/p/plan-de-estudios.html
Krippendorff, K. (1990). Metodología del análisis de contenido. Teoría y práctica. Paidós.
Maquera Maquera, Y. A. y Bermejo Paredes, S. (2017). Indicadores de capacidades físicas en estudiantes de educación secundaria desarrollados por el plan de fortalecimiento de la educación física y el deporte escolar Puno 2016. Revista de Investigaciones Altoandinas, 19(1), 75-84. https://doi.org/10.18271/ria.2017.257
Martínez, M. (1999). Comportamiento humano. Nuevos métodos de investigación. Trillas.
Ortega Ruíz, P. (2014). La pedagogía de la alteridad como paradigma de la educación intercultural. En P. Ortega Ruíz (Coord.), Educar en la alteridad (Tomo I, pp. 55-80). Editorial Redipe.
Patiño-Garzón, L. y Rojas-Betancur, M. (2009). Subjetividad y subjetivación de las prácticas pedagógicas en la universidad. Educación y Educadores, 12(1), 93-105. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2983797
Quijano, A. (2000). Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. En E. Lander (Comp.), La colonialidad del saber: Eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas (pp. 201-246). CLACSO.
Quijano López, R. (2015). Didáctica general y didácticas específicas: Qué las une y qué las diferencia En J. D. Segovia y M. Pérez-Ferra (Coords.), Aprendiendo a enseñar. Manual práctico de didáctica (pp. 59-66). Pirámide.
Rivera Sosa, J. M., Arras Vota, A. M. de G., Tarango, J., Mendoza Meraz, G., y López Alonso, S. J. (2020). Educación física: Referentes y nociones conceptuales del personal docente en Educación Primaria. Retos, 39, 298-305. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.58114
Sánchez-Sánchez, G. I. y Jara-Amigo, X. E. (2019). Estudiantes, docentes y contexto educativo en la representación del profesorado en formación. Revista Electrónica Educare, 23(3), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.23-3.8
van Manen, M. (1998). El tacto en la enseñanza. El significado de la sensibilidad pedagógica. Paidós Educador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: