Uma proposta de estratégias didáticas por competências em resposta aos estilos de ensino-aprendizagem da população estudantil
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.25-3.7Palavras-chave:
Competências, estilos de ensino, estilos de aprendizagem, estratégias didáticas, recursos didáticos, sistemas sensoriaisResumo
Objetivo. Conceber estratégias e recursos didáticos por competências para a disciplina Administração de Documentos II dos cursos de Administração de escritorio e Educação Comercial ministrados pela Escola de Secretariado Professional. Metodologia. O processo foi realizado sob uma abordagem qualitativa e através de estudos descritivos e exploratórios que permitiram conhecer a opinião de estudantes e da equipe acadêmica; foram utilizados instrumentos semiestruturados para consultar sobre a predominância de sistemas sensoriais, a aplicação de estratégias e recursos de ensino no curso. Resultados. As principais descobertas mostram que a população estudantil que ingressa no curso tem entre 19 e 24 anos, com predominância de sistemas sensoriais: visual e cinestésico. Enfatiza-se que os estilos de ensino integrativo e deixar fazer, bem como os estilos de aprendizagem pragmático e de acomodação são os dominantes nessa população. Além disso, dentro dos recursos de ensino recomendados de população estudantil está o uso da tecnologia e a implementação de passeios e visitas educacionais, bem como a resolução de casos e problemas. Conclusão. Expressa-se a exigência da população estudantil de aprender a fazer, formular e resolver atividades, é por isso que as estratégias didáticas oferecidas são as que propiciam as competências. Espera-se que esta pesquisa sirva de apoio ao trabalho docente e, por sua vez, permita o desenvolvimento de uma gestão voltada para as necessidades educacionais de cada estudante.
Referências
Alonzo Rivera, D. L. y Valencia Gutiérrez, M. del C. (2016). Competencias y estrategias didácticas desde el enfoque socioformativo, Quaderns Digitals.net, (82), 28-38. http://www.quadernsdigitals.net/index.php?accionMenu=hemeroteca.VisualizaArticuloIU.visualiza&articulo_id=11430
Araya Muñoz, I. (2012). Construyendo el perfil por competencias para el profesional en educación comercial. Revista Electrónica Educare, 16(3), 203-226. https://doi.org/10.15359/ree.16-3.12
Arguedas Quesada, C. (2014). Los programas especiales del SINEM, su modelo pedagógico, las necesidades e intereses de sus estudiantes y el enfoque de derechos humanos: Análisis y sugerencias. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 14(2), 1-31. https://doi.org/10.15517/aie.v14i2.14742
Barrantes Echavarría, R. (2014). Investigación: Un camino al conocimiento. Un enfoque cuantitativo, cualitativo y mixto. EUNED.
Bautista Sánchez, M. G., Martínez Moreno, A. R. y Hiracheta Torres, R. (2014) El uso de material didáctico y las tecnologías de información y comunicación (TIC´s) para mejorar el alcance académico. Ciencia y Tecnología, (14), 183-194. http://www.palermo.edu/ingenieria/pdf2014/14/CyT_14_11.pdf
Blanco Sánchez, M. I. (2012) Recursos didácticos para fortalecer la enseñanza-aprendizaje de la economía: Aplicación a la unidad de trabajo “Participación de los trabajadores en la empresa” [Tesis de maestría]. Universidad de Valladolid. https://uvadoc.uva.es/bitstream/10324/1391/1/TFM-E%201.pdf
Chaverría Cedeño, B. y Ugalde Arguedas, K. (2014). Estrategias didácticas basadas es sistemas simbólicos para mejorar en los estudiantes de decimo nivel de un colegio nocturno las representaciones mentales acerca de los temas de código genético del programa de biología de la educación diversificada [Trabajo de Licenciatura]. Universidad Nacional Costa Rica.
España Chavarría, C. y Corrales Escalante, X. (2014). Un estudio exploratorio sobre el desarrollo de competencias digitales en la educación superior. Revista ABRA, 34(49), 1-25. https://doi.org/10.15359/abra.34-49.5
Estrada García, A. (2016). Estrategias didácticas bajo el enfoque de competencias: Aplicación del uso de herramientas de forma interactiva. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 6(12), 1-14. https://doi.org/10.23913/ride.v6i12.224
Frola, P. y Velásquez, J. (2011). Estrategias didácticas por competencias: Diseños eficientes de intervención pedagógica para la educación básica y media superior y superior. CIECI. http://secgral4.edu.mx/documentos/planeacion_argumentada/estrategias_didacticas_competencias.pdf
García Retana, J. Á. (2011) Modelo educativo basado en competencias: Importancia y necesidad. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 11(3), 1-24. http://www.redalyc.org/pdf/447/44722178014.pdf
García, D. M., Joaquín, M., Torres, P. y Vázquez, I. R. (2013) Estilos de enseñanza y las nuevas tecnologías en la educación. ReiDoCrea Revista Electrónica de Investigación Docencia Creativa, (2), 219-225. http://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/27766/ReiDoCrea-Vol.2-Art.31-Garcia-Torres-Vazquez.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Gómez Bustamante, E. M., Jaimes Morales, J. del C. y Severiche Sierra, C. A. (2017). Estilos de aprendizaje en universitarios, modalidad de educación a distancia. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (50), 383-393. http://www.redalyc.org/pdf/1942/194250865021.pdf
Lerma González, H. D. (2016). Metodología de la investigación: Propuesta, anteproyecto y proyecto (5.a ed.). Ecoe Ediciones.
López Cabral, S. (2014). El estudio de casos como estrategia de enseñanza y aprendizaje que promueven la educación científica. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. https://docplayer.es/20864823-El-estudio-de-casos-como-estrategia-de-ensenanza-y-aprendizaje-que-promueven-la-educacion-cientifica.html
Lozano Rodríguez, A. y Tijerina Salas, A. (2013). La colaboración en espacios virtuales a través de estilos de aprendizaje desde la perspectiva docente: Un estudio de caso. Revista Estilos de Aprendizaje, 6(11), 38-50. http://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/970
Monsalve Ochoa, M. (2011). Implementación de las TICs como estrategia didáctica para generar un aprendizaje significativo de los procesos celulares en los estudiantes de grado sexto de la institución educativa San Andrés del
Municipio de Girardota [Tesis de maestría]. Universidad Nacional de Colombia. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/9130
Northon-Gámiz, D. (2011) La detección de los estilos de aprendizaje. ¿Un objetivo o una necesidad? UCLM, Facultad de Ciencias Sociales de Cuenca. https://www.uclm.es/-/media/Files/C01-Centros/cu-csociales/documentos2011/24-2011.ashx?la=es
Núñez Pérez, M. C. S. (2013). El docente en el enfoque por competencias. Pensamiento, Papeles de Filosofía, 1(1), 177-186. https://revistapensamiento.uaemex.mx/article/download/340/314/
Orozco Alvarado, J. C. (2016). Estrategias didácticas y aprendizaje de las ciencias sociales. Ciencias de la Educación. Revista Científica de FAREM-Estelí. Medio ambiente, tecnología y desarrollo humano, (17), 65-80. https://doi.org/10.5377/farem.v0i17.2615
Puebla Espinosa, A. (3 de mayo, 2014). Importancia de la investigación educativa. Ponencia presentada en el Primer Congreso Internacional de Transformación Educativa. Consejo de transformación educativa. http://transformacion-educativa.com/index.php/articulos-sobre-educacion/54-importancia-de-la-investigacion-educativa
Serrano González-Tejero, J. M. y Pons Parra, R. M. (2011). El constructivismo hoy: Enfoques constructivistas en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 13(1), 1-27. http://dajimenez1.webs.com/UPN/El_ConstructivismoHoy.pdf
Tacca Huamán, D. R. (2011). El “nuevo” enfoque pedagógico: Las competencias. Investigación Educativa, 15(28) 163-185. https://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/educa/article/view/5426
Torra, I., de Corral, I., Pérez, M. J., Triadó, X., Pagès, T., Valderrama, E., Dolors Màrquez, M., Sabaté, S., Solà, P., Hernàndez, C., Sagrà, A., Guàrdia, L., Estebanell, M., Patiño, J., González, À-P., Fandos, M., Ruiz, N., Iglesias, M. C. y Tena, A. (2012). Identificación de competencias docentes que orienten el desarrollo de planes de formación dirigidos a profesorado universitario. Revista de Docencia Universitaria. 10(2), 21-56. http://dugi-doc.udg.edu/bitstream/handle/10256/10445/IdentificacionCompetencias.pdf?sequence=1
Torres Rivera, A. D., Badillo Gaona, M., Valentin Kajatt, N. O. y Ramírez Martínez, E. T. (2014). Las competencias docentes: El desafío de la educación superior. Innovación Educativa, 14(66), 129-146. http://www.scielo.org.mx/pdf/ie/v14n66/v14n66a8.pdf
Valle Pinta, A. de J. (2018). Estrategias didácticas innovadoras en el aprendizaje del idioma inglés [Tesis de licenciatura]. Universidad Central del Ecuador. http://www.dspace.uce.edu.ec/bitstream/25000/14499/1/T-UCE-0010-IN018-2018.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: