A sabedoria da experiência do corpo docente em formação inicial: reflexões a partir de uma disciplina de educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-3.8

Palavras-chave:

Experiência, formação inicial de professores, educação inclusiva, narrativa

Resumo

Concentrar-se na formação do corpo docente para projetar uma escola inclusiva é fundamental. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a incorporação de saberes oriundos da experiência na formação inicial de professores, tendo como fonte a história de uma professora que implementa uma proposta didática inclusiva. Foi realizado um acompanhamento durante um semestre na disciplina Teoria e prática da escola inclusiva, na qual participaram 43 estudantes do segundo ano da licenciatura em Educação Infantil na Universidade de Barcelona. A pesquisa é qualitativa com abordagem de investigação narrativa, com 4 fases para chegar ao texto final da pesquisa; fase 1, registro dos textos de campo; fase 2, preparação de textos intermediários; fase 3, retorno ao campo com o texto intermediário para novas reflexões e fase 4, elaboração dos textos finais de pesquisa que compõem este estudo. Os resultados mostram que o corpo docente está abordando projetos inclusivos em uma dimensão pessoal, interagindo com conhecimentos advindos da experiência e do autoconhecimento. Por outro lado, surgiram algumas tensões: dificuldade em atuar diante das liberdades conferidas na aula; dificuldades iniciais em compartilhar suas experiências oralmente e por escrito; e a necessidade de respostas padronizadas. O estudo permitiu analisar uma prática educativa que se vai forjando na construção de espaços de convivência, que convida a novas reflexões sobre o conhecimento da experiência pensando a escola inclusiva.

Biografia do Autor

Valeska Cabrera-Cuadros, Universidad de Barcelona

Doctora en Educación. Profesora del Departamento de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación, Universidad de Barcelona. Investigadora del grupo “Experiencia, Saber y Formación de Educadoras y Educadores, Investigación y Acción (ESFERA)”, proyecto "Relaciones educativas y creación del currículo: entre la experiencia escolar y la formación inicial del profesorado. Indagaciones narrativas".

Claudia Soto-García, Universidad de Barcelona

Candidata a Doctora en Educación y Máster en Didáctica, Formación y Evaluación Educativa, Universidad de Barcelona. Licenciada en Educación en Química y Biología de la Universidad de Santiago de Chile. Investigadora y miembro del grupo de investigación “Experiencia, Saber y Formación de Educadoras y Educadores, Investigación y Acción (ESFERA)”.

Asunción López-Carretero, Universidad de Barcelona

Doctora en Psicología. Profesora del Departamento de Didáctica y Organización Educativa, Universidad de Barcelona. Investigadora del grupo “Experiencia, Saber y Formación de Educadoras y Educadores, Investigación y Acción (ESFERA)”, proyecto "Relaciones educativas y creación del currículo: entre la experiencia escolar y la formación inicial del profesorado. Indagaciones narrativas".

Referências

Ainscow, M. (2001). Desarrollo de escuelas inclusivas. Ideas, propuestas y experiencias para mejorar las instituciones escolares. Narcea.

Ainscow, M., Dyson, A., Goldrick, S. y West, M. (2012). Making schools effective for all: Rethinking the task. School Leadership & Management, 32(3), 197-213. https://doi.org/10.1080/13632434.2012.669648

Alliaud, A. y Suárez, D. H. (Coords.) (2011). El saber de la experiencia. Narrativa, investigación y formación docente. CLACSO-UBA.

Angenscheidt Bidegain, L. y Navarrete Antola, I. (2017). Actitudes de los docentes acerca de la educación inclusiva. Ciencias Psicológicas, 11(2), 233-243. https://doi.org/10.22235/cp.v11i2.1500

Arbiol i González, C., Arnaus i Morral, R., Blanco García, N., Contreras Domingo, J., Gabbardini, P., López Carretero, A., Molina Galvañ, M. D., Serra. A. N., Orozco Martínez, S. y Ventura Robira, M. (2016). Tensiones fructíferas: Explorando el saber pedagógico en la formación del profesorado. Una mirada desde la experiencia. Octaedro.

Arostegui Barandica, I. y Darretxe Urrutxi, L. (2016). Estrategias metodológicas activas en la asignatura de “Bases de la Escuela Inclusiva” de la E. U. de Magisterio de Bilbao. REDU. Revista Docencia Universitaria, 14(2), 315-340. https://doi.org/10.4995/redu.2016.5986

Barrios Tao, H. (2018). Racionalidad narrativa en procesos de investigación-formación en educación. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, 9(2), 478-502. https://www.funlam.edu.co/revistas/index.php/RCCS/article/view/2523/pdf

Blanco García, N., Molina Galvañ, M. D. y López Carretero, A. (2015). Aprender de la escuela para dar vida a la universidad. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 82(29.1), 61-76. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5132096

Bruner, J. (1991). The narrative construction of reality. Critical Inquiry, 18(1), 1-21.

Caine, V., Estefan, A. y Clandinin, D. J. (2013). A return to methodological commitment: Reflections on Narrative Inquiry. Scandinavian Journal of Educational Research, 57(6), 574-586. https://doi.org/10.1080/00313831.2013.798833

Caine, V., Estefan, A. y Clandinin, D. J. (2019). Narrative nquiry. En P. Atkinson, S. Delamont, A. Cernat, J. W. Sakshaug y R. A. Williams (eds.), SAGE Research Methods Foundations (pp. 1-23). https://doi.org/10.4135/9781526421036

Clandinin, D. J. (2013). Engaging in narrative inquiry. Left Coast Press.

Clandinin, D. J. y Connelly, F. M. (2000). Narrative inquiry: Experience and story in qualitative research. Jossey-Bass.

Clandinin, D. J. y Huber, J. (2010). Narrative inquiry. En B. McGaw, E. Baker y P. P. Paterson (Eds.), International Encyclopedia of Education (3.a ed., pp. 436-441). https://doi.org/10.1016/B978-0-08-044894-7.01387-7

Contreras Domingo, J. (2013). El saber de la experiencia en la formación inicial del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 78(27,3), 125-136. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4688508

Contreras Domingo, J. y Pérez de Lara, N. (Comps.). (2010). Investigar la experiencia educativa. Morata.

De la Rosa Moreno, L. (2017). Objetos convertidos en sujetos: Encuentros con voces excluidas dentro de una asignatura sobre inclusión educativa. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 20(3), 209-223. https://doi.org/10.6018/reifop.20.3.260111

Duk, C., Cisternas, T. y Ramos, L. (2019). Formación docente desde un enfoque inclusivo. A 25 años de la declaración de Salamanca, nuevos y viejos desafíos. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 13(2), 91-109. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782019000200091

Durán Gisbert, D. y Giné Giné, C. (2017). La formación del profesorado para la educación inclusiva: Un proceso de desarrollo profesional y de mejora de los centros para atender la diversidad. http://www.repositoriocdpd.net:8080/handle/123456789/1913

García García, M. y Benitez Gavira, R. (2014). Comprometiéndonos con “nuestra escuela”: Un proyecto de aprendizaje-servicio para una formación del profesorado inclusiva. Revista nacional e internacional de educación inclusiva, 7(2), 69-83. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/147/141

González Olivares, Á. L. y Blanco García, M. (2015). Formación del profesorado de educación inclusiva: Reto docente de la educación especial. Opción, 31(3), 582-604. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31045567030

Hermida Vázquez, N. A., López Rodríguez del Rey, M. M. y Díaz Vera, C. E. (2015). Las relaciones entre la universidad y la escuela: Su contribución al aprendizaje en la formación del profesorado. Revista Universidad y Sociedad, 7(3), 32-39. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202015000300006&lng=es&tlng=es

Huguet i Comelles, T. (2006). Aprendre junts a l’aula. Una proposta inclusiva. Graó.

López Carretero, A. (2010). Un movimiento interior de vida. En J. Contreras y N. Pérez de Lara (Comps.), Investigar la experiencia educativa (pp. 211-224). Morata.

Marcelo, C., Yot, C., Mayor, C., Sánchez Moreno, M. y Murillo, P. (2014). Las actividades de aprendizaje en la enseñanza universitaria: ¿Hacia un aprendizaje autónomo de los alumnos? Revista de Educación, (363), 334-359. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2012-363-191

Márquez Valdés, A. M., Acosta, Bandomo R. U. y García Ruiz, M. B. (2017). La formación didáctica inicial del maestro para la educación especial. Una mirada a la experiencia cubana. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva, 10(2), 31-41. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/308

Martín-Alonso, D., Blanco García, N. y Sierra Nieto, J. E. (2019). El proceso de creación curricular en estudiantes de educación secundaria. Una indagación narrativa. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 23(2), 377-395. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i2.9692

Martínez Tornay, A. (2014). La formación inicial y permanente del profesorado para dar respuesta a la diversidad: Propuestas y retos para una educación inclusiva de calidad y de excelencia [Tesis doctoral]. Universidad Complutense de Madrid. https://eprints.ucm.es/id/eprint/27668/1/T35492.pdf

Mendonça, F. L. de Rezende y Silva, D. N. H. (2015). A formação docente no contexto da inclusão: Para uma nova metodologia. Cuadernos de Pesquisa, 45(157), 508-526. https://doi.org/10.1590/198053143274

Moriña, A. (2017). Investigar con historias de vida. Metodología biográfica-narrativa. Narcea.

Moriña Díez, A. y Parrilla Latas, Á. (2006). Criterios para la formación permanente del profesorado en el marco de la educación inclusiva. Revista de Educación, (339), 517-539. http://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:069c189a-9d96-4743-aed8-5fafc5a3444e/re33923-pdf.pdf

Pérez Santalla, I. (2017). Herramientas para la inclusión: De la educación a la sociedad. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva, 10(2), 13-30. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/307

Porta, L., de Laurentis, C. y Aguirre, J. (2015). Indagación narrativa y formación del profesorado: Nuevas posibilidades de ruptura y construcción en la identidad docente. Praxis Educativa, 19(2), 43-49. https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/1039/972

Ramos Torres, S. C. y Galindo Rodríguez, D. F. (2018). La escuela en la universidad y la universidad en la escuela, dos mundos inherentes. En J. S. A. Perilla Granados (Comp.), Diseño curricular y transformación de contextos educativos desde experiencias concretas (pp. 301-329). Universidad Sergio Arboleda. https://repository.usergioarboleda.edu.co/bitstream/handle/11232/1549/La%20escuela%20en%20la%20universidad%20y%20la%20universidad.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Rivera Iribarren, P. (2017). Educación inclusiva y formación inicial docente. Una experiencia en la región de Coquimbo, Chile [Tesis doctoral]. Universidad de Alcalá. https://ebuah.uah.es/dspace/handle/10017/38236

Rojas Cely, R. y Quintero Peñaranda, O. A. (2013). Diversidad y educación inclusiva para la formación de docentes. Revista Hojas y Hablas, (10), 119-127. http://revistas.unimonserrate.edu.co:8080/hojasyhablas/article/view/17

San Martín, C., Villalobos, C., Muñoz, C. y Wyman, I. (2017). Formación inicial docente para la educación inclusiva. Análisis de tres programas chilenos de pedagogía en educación básica que incorporan la perspectiva de la educación inclusiva. Calidad en la educación, (46), 20-52. https://doi.org/10.4067/S0718-45652017000100020

Simón, C., Echeita, G. y Sandoval, M. (2018). Incorporating students’ voices in the ‘Lesson study’ as a teacher-training and improvement strategy for inclusion. Culture and Education, 30(1), 205-225. https://doi.org/10.1080/11356405.2017.1416741

Van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida. Idea Books.

Vélez-Calvo, X., Tárraga-Mínguez, R., Fernández-Andrés, M. I. y Sanz-Cervera, P. (2016). Formación inicial de maestros en educación inclusiva: Una comparación entre Ecuador y España. Revista de Educación Inclusiva, 9(3), 75-94. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/254

Publicado

2021-06-17

Como Citar

A sabedoria da experiência do corpo docente em formação inicial: reflexões a partir de uma disciplina de educação inclusiva (V. Cabrera-Cuadros, C. Soto-García, & A. López-Carretero , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.8

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

A sabedoria da experiência do corpo docente em formação inicial: reflexões a partir de uma disciplina de educação inclusiva (V. Cabrera-Cuadros, C. Soto-García, & A. López-Carretero , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.8

Comentarios (ver términos de uso)