Questões públicas como temas controversos. Professores de História e o ensino na aborgadem da independência nacional e formação cidadã no Bicentenário do Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-2.3

Palavras-chave:

Formação cidadã, questões controversas, professores, espaço público, independência nacional

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo é explorar as questões públicas que a história chilena e os professores do ensino secundário consideram relevantes para serem discutidas durante o ensino da independência nacional (1810-1818), tendo em vista a formação cidadã de estudantes no contexto do Bicentenário do Chile. Metodologia: Para isso, são utilizados instrumentos qualitativos, como entrevistas e observações de classe com participantes principais e entrevistas grupais com participantes secundários vindos de quatro cidades localizadas em vários lugares do país. Resultados: A equipe de professores coincide em apontar questões que envolveram relações de poder que afetam o público e, diante disso, o ensino da independência nacional fornece elementos para uma reflexão aprofundada sobre essas questões. Conclusão: Embora na observação das aulas com os professores não tenha havido discussões sobre estes problemas, as trocas iniciadas pelos professores sobre estes temas devem ser valorizadas, pelo menos como uma tentativa de provocar debate em contextos curriculares que nem sempre permitem a discussão.

Biografia do Autor

Eduardo Cavieres-Fernandez, Universidad de Playa Ancha

PhD en Educación por la Universidad de Wisconsin, Madison. Investigador jornada completa del Centro de Estudios Avanzados de la Universidad de Playa Ancha, Valparaíso, Chile. Investiga en la línea de la teoría curricular crítica sobre temas referidos a la ciudadana, la política educativa, y el desarrollo profesional docente entre otros.  

Ramón Alexander Uzcátegui-Pacheco, Universidad Andrés Bello

Doctor en Humanidades (UCV - Venezuela, 2010); Máster en Investigación e Innovación en Educación (UNED - España, 2019). Miembro de equipo de investigación Memoria Educativa Venezolana (UCV - Venezuela). Profesor en la Universidad Andrés Bello, Chile. Investiga en la línea de textos escolares, historia de la educación y temas de ciudadanía. 

Referências

Apple, M. W. (2014). Official knowledge: Democratic education in a conservative age. Routledge.

Atria, F., Larraín, G., Benavente, J. M., Couso, J. y Joignant, A. (2013). El otro modelo. Del orden neoliberal al régimen de lo público. Debate.

Avery, P. G., Levy, S. A. y Simmons, A. M. M. (2013). Deliberating controversial public issues as part of civic education. The Social Studies 104(3), 105-114. https://doi.org/10.1080/00377996.2012.691571

Barton, K. C. y McCully, A. W. (2007). Teaching controversial issues…where controversial issues really matter. Teaching History, 127(127), 13-19.

Bonhomme, M., Cox, C., Tham, M. y Lira, R. (2015) La educación ciudadana escolar de Chile ‘en acto’: Prácticas docentes y expectativas de participación política de estudiantes (pp. 373-426). En C. Cox y J. C. Castillo (Eds.), Aprendizaje de la ciudadanía. Contextos, experiencias y resultados. Ediciones Universidad Católica de Chile.

Cavieres Fernández, E. (2015). Enseñando ciudadanía en medio del conflicto: Profesores de historia y movilizaciones estudiantiles en Chile. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 20(67), 1311-1334. https://www.comie.org.mx/revista/v2018/rmie/index.php/nrmie/article/view/168/168

Cavieres Fernández, E. (2017). Teacher counter stories to a citizenship education mega policy narrative. Preparing for citizenship in Chile. Journal of Curriculum Studies, 49(4), 414-436. http://dx.doi.org/10.1080/00220272.2016.1274783

Cavieres Figueroa, E. (2012). Sobre la independencia en Chile. El fin del antiguo régimen y los orígenes de la representación moderna. Ediciones Universitarias de Valparaíso.

Cohen, J. L. y Arato, A. (1992). Civil society and political theory. Massachusetts: The MIT Press.

Dagnino, E. (2011). Civil society in Latin America. En M. Edwards (Ed.), The Oxford handbook of civil society (122-132). Oxford University Press.

Delamaza, G. (2009). Tan lejos tan cerca. Políticas públicas y sociedad civil en Chile. LOM ediciones.

Edwards, M. (2004). Civil society. Polity.

Faletto, E. (2014). La especificidad del estado en América Latina. Estudios, 31, 205-236. https://doi.org/10.31050/1852.1568.n31

Harrison, T. (2012). Assessing citizenship education: Challenges and opportunities. En J. Arthur y H. Cremin (Eds.), Debates in citizenship education (pp. 149-158). Routledge.

Hess, D. E. (2009). Controversy in the classroom. The democratic power of discussion. Routledge.

Hess, D. (2011). Discussions that drive democracy. Educational Leadership, 69(1), 69-73.

Journell, W. (2011). Teachers’ controversial issue decisions related to race, gender, and religion during the 2008 presidential election. Theory and Research in Social Education, 39(3), 348-392. https://doi.org/10.1080/00933104.2011.10473459

Kello, K. (2016). Sensitive and controversial issues in the classroom: Teaching history in a divided society. Teachers and Teaching: theory and practice, 22(1), 35-53. http://dx.doi.org/10.1080/13540602.2015.1023027

Levinson, B. A. U. y Berumen, J. G. (2007). Educación para una ciudadanía democrática en los países de América Latina: Una mirada crítica. REICE. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5(4), 16-31. https://revistas.uam.es/reice/issue/view/367

López Facal, R. y Santidrían Arias, V. M. (2011). Los “conflictos sociales candentes” en el aula. Íber: Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia, 69, 8-20. https://www.grao.com/es/producto/revista-iber-067-enero-11-las-transiciones-dictadura-democracia

Lynch, J. (2009). San Martin. Argentine soldier, American heroe. Yale University Press.

Martínez-Rodríguez, R., Muñoz-Labraña, C., Sánchez-Agustí, M. (2019). What does it mean to be a citizen? A comparative study of teachers’ conceptions in Spain and Chile. Education as Change, 23, 1-24. http://dx.doi.org/10.25159/1947-9417/4209

McAvoy, P. y Hess, D. (2013). Classroom deliberation in an era of political polarization. Curriculum Inquiry, 43(1), 14-47. https://doi.org/10.1111/curi.12000

Medina Valverde, C. y Guzmán, C. (2016). La invisibilidad del Biobío: Mirando el centro desde la periferia. Atenea, 514, 49-64. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-04622016000200049

Ministerio de Educación de Chile (2016). Orientaciones curriculares para el desarrollo del plan de formación ciudadana. Autor. https://www.academia.edu/40628562/ORIENTACIONES_CURRICULARES_PARA_El_DESARROLLO_DEL_PLAN_DE_FORMACI%C3%93N_CIUDADANA

Niens, U., O’Connor, U y Smith, A. (2013). Citizenship education in divided societies: Teachers’ perspectives in Northern Ireland. Citizenship Studies, 17(1), 128-141. https://doi.org/10.1080/13621025.2012.716214

Oyarzún, L. (2013). When trade policy is not enough: Opportunities and challenges for Chile’s international insertion. Journal of Iberian and Latin American Research, 19(2), 268-285. https://doi.org/10.1080/13260219.2013.853357

Pinto Vallejos, J. y Valdivia Ortiz de Zárate, V. (2009). ¿Chilenos todos? La construcción social de la nación (1810-1840). LOM ediciones.

Rojas Hernández, J. (2012). Sociedad bloqueada. Movimiento estudiantil, desigualdad y despertar de la sociedad chilena. Ril Editores.

Salazar, G. (2011). Construcción de Estado en Chile (1800-1837). Democracia de los “pueblos”. Militarismo ciudadano. Golpismo oligárquico. Editorial Sudamericana.

Schuitema, J., Radstake, H., van de Pol, J. y Veugelers, W. (2018). Guiding classroom discussions for democratic citizenship education. Educational Studies, 44(4), 377-407. https://doi.org/10.1080/03055698.2017.1373629

Swalwell, K. y Schweber, S. (2016). Teaching through turmoil: Social studies teachers and local controversial current events. Theory & Research in Social Education, 44(3), 283-315. https://doi.org/10.1080/00933104.2016.1201447

Toledo Jofré, M. I., Magendzo Kolstrein, A., Gutiérrez Gianella, V., e Iglesias Segura, R. (2015). Enseñanza de ‘temas controversiales’ en la asignatura de historia y ciencias sociales desde la perspectiva de los profesores. Estudios Pedagógicos, 41(1), 275-292. https://scielo.conicyt.cl/pdf/estped/v41n1/art16.pdf

Vallejos Silva, N. F. (2016). Supuestos y marcos conceptuales de formación ciudadana que subyacen en el currículum ministerial de historia, geografía y cs. sociales en la enseñanza básica chilena. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 24(45), 1-34. https://doi.org/10.14507/epaa.24.2235

Publicado

2021-03-11

Como Citar

Questões públicas como temas controversos. Professores de História e o ensino na aborgadem da independência nacional e formação cidadã no Bicentenário do Chile (E. Cavieres-Fernandez & R. A. Uzcátegui-Pacheco , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(2), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.25-2.3

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Questões públicas como temas controversos. Professores de História e o ensino na aborgadem da independência nacional e formação cidadã no Bicentenário do Chile (E. Cavieres-Fernandez & R. A. Uzcátegui-Pacheco , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(2), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.25-2.3

Comentarios (ver términos de uso)