Escutar a infância, a pergunta infantil como mecanismo de participação para as crianças no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-1.7

Palavras-chave:

Participação, pergunta infantil, contexto escolar

Resumo

Introdução. A participação das crianças é o meio através do qual elas podem exercer sua cidadania, porém, como já se observou em outros estudos, no contexto escolar são escassas as oportunidades que os alunos têm para que sua opinião seja escutada e levada em consideração, ou seja, uma verdadeira participação. Objetivo. Identificar as preocupações das crianças dentro do contexto escolar e de sua comunidade, e, ao mesmo tempo, analisar as possibilidades de implementar a pergunta infantil nesse contexto, como um meio de participação infantil. Metodologia. Foi desenhada um estudo exploratório descritivo, junto a uma estratégia mista de pesquisa, onde participaram 226 estudantes do ensino fundamental (“primaria” de acordo ao sistema mexicano do 1º ao 6º ano) e 267 do ensino médio (“secundaria” do 6º ao 9º ano), todos de escolas públicas localizadas no município de Querétaro, México. Para a coleta de informação foi usado um questionário, além de um trabalho com grupos focais diferenciados em graus escolares. Resultados. Os resultados mostram que os estudantes têm preocupações acerca das relações interpessoais que se dão dentro da escola e da comunidade; fazem referência também aos aspectos estruturais e institucionais. Discussão. A análise das problemáticas vividas na escola deveria considerar a voz dessas crianças para propor projetos que permitam a construção de ambientes propícios para a aprendizagem, assim como posicionar as crianças e os adolescentes como atores sociais.

Biografia do Autor

Azucena Ochoa-Cervantes, Universidad Autónoma de Querétaro

Doctora en Psicología y Educación, por la Facultad de Psicología de la Universidad Autónoma de Querétaro.  Es docente investigadora de la Facultad de Psicología de la Universidad Autónoma de Querétaro. Es fundadora y coordinadora del Observatorio de la Convivencia Escolar (OCE) de la UAQ, presidenta del comité directivo de la Red Latinoamericana de Convivencia Escolar y miembro de la Cátedra UNESCO de la Juventud, Educación y Sociedad. Cuenta con el reconocimiento de Investigadora Nacional nivel 1 por el CONACYT.

Referências

Acosta, A. y Pineda, N. (2007). Ciudad y participación infantil. CINDE.

Alderson, P. y Goodey, P. (1996). Research with disabled children: How useful is child-centred ethics? Children & Society, 10(2), 106-116. https://onlinelibrary.wiley.com/toc/10990860/1996/10/2

Botero Gómez, P., Torres Hincapié, J. y Alvarado, S. V. (2008). Perspectivas teóricas para comprender la categoría participación ciudadana-política juvenil en Colombia. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 6(2), 565-611. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/238

Chang Espino, S. y Henríquez Ojeda, K. (2013). Adultocentrismo y ciudadanía infantil: Dos discursos en conflicto para la convivencia. CLACSO.

Comisión Nacional Contra las Adicciones. (2017). Encuesta nacional de consumo de drogas, alcohol y tabaco ENCODAT 2016-2017. Secretaría de Salud.

Cuevas Correas, M. (2012). Ellos también tienen voz [Tesis de maestría]. Universidad de Cantabria, Santander. https://repositorio.unican.es/xmlui/bitstream/handle/10902/1604/Cuevas+Correa,+Marta.pdf;jsessionid=AACCCB6E6C80F626FAD2CBFA8A772D54?sequence=1

de la Concepción, A. (2015). Concepciones sobre participación de niñas, niños y adolescentes: Su importancia en la construcción de la convivencia escolar. Cultura, Educación y Sociedad, 6(2), 9-28 https://revistascientificas.cuc.edu.co/culturaeducacionysociedad/article/view/840/pdf_105

Gómez Plata, M. y Zanabria Salcedo, M. (2009). Infancia y participación infantil. La situación de los niños que viven en internamiento en una Casa Hogar de la Ciudad de México. En O. Roldan Vargas (Coord.), Niñez y juventud latinoamericanas. Experiencias de relacionamiento y acción colectiva (pp. 105-136). Fundación CINDE.

Instituto Federal Electoral. (2007). Experiencias nacionales de participación infantil y juvenil 1997-2006. Autor.

Instituto Nacional Electoral. (2018). Consulta infantil & juvenil 2018. Reporte de resultados. Instituto Nacional Electoral. Autor.

Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. (2018). La educación obligatoria en México. Informe 2018. Autor. https://local.inee.edu.mx/publicaciones/la-educacion-obligatoria-en-mexico-informe-2018/

Lay Lisboa, S. L. y Montañés Serrano, M. (2013). Las representaciones sociales del mundo adulto sobre la infancia y la participación infantil. Salud y Sociedad, 4(3), 304-316. https://doi.org/10.22199/S07187475.2013.0003.00006

Novella Cámara, A. (2008). Los consejos infantiles: Oportunidades y retos de la participación infantil en la ciudad. En E. Soriano (Coord.), Educar para la ciudadanía intercultural y democrática (pp. 227-255). Editorial La Muralla.

Ochoa Cervantes, A. (2016). El derecho a la participación: Su importancia en la formación ciudadana de niñas, niños y adolescentes. En T. Yurén, L. M. Ibarra Uribe y A. E. Escalante Ferrer (Coords.), Investigación en educación y valores: Ética, ciudadanía y derechos humanos (pp. 187-197). UAEM. https://www.researchgate.net/publication/342013900_Investigacion_en_educacion_y_valores_etica_ciudadania_y_derechos_humanos

Ochoa Cervantes, A. (2019). El tipo de participación que promueve la escuela, una limitante para la inclusión. Alteridad. Revista de Educación, 14(2), 184-194. https://doi.org/10.17163/alt.v14n2.2019.03

Ochoa Cervantes, A. y Pérez Galván, L. (2019). El aprendizaje servicio, una estrategia para impulsar la participación y mejorar la convivencia escolar. Psicoperspectivas, 18(1), 1-13. https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol18-Issue1-fulltext-1478

ONU. (1989). Convención de los derechos del niño. UNICEF. https://www.un.org/es/events/childrenday/pdf/derechos.pdf

Pando, M. y Villaseñor, M. (1996). Modalidades de entrevista grupal en la investigación social. En I. Szasz y S. Lerner (Eds.), Para comprender la subjetividad. Investigación cualitativa en salud reproductiva y sexualidad (pp. 225-242). El Colegio de México.

Pérez Galván, L. M. y Ochoa Cervantes, A. de la C. (2018). La participación de los estudiantes en una escuela secundaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 22(72), 179-207. http://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v22n72/1405-6666-rmie-22-72-00179.pdf

Quintero,J. P. y Gallego Henao, A. M. (2016). La participación infantil y juvenil en el aula. Una reflexión desde las narrativas docentes de una institución pública. Revista Katharsis, 21, 311-329. https://doi.org/10.25057/25005731.770

Ramírez Pavelic, M. y Contreras Salinas, S. (2015). Concepciones juveniles sobre participación infantil y derecho del niño. Liberabit, 21(2), 261-268. http://ojs3.revistaliberabit.com/index.php/Liberabit/article/view/271

Save the Children. (2003). ¿Así que quiere consultar con los niños y las niñas? Paquete de herramientas para la buena práctica. Alianza Internacional Save the Children.

Secretaría de Educación Pública. (2017). Modelo educativo para la educación obligatoria. Educar para la libertad y la creatividad. Autor.

Secretaría de Desarrollo Social. (2013). Catálogo de localidades. Sistema de apoyo para la planeación del (PDZP). Autor. http://www.microrregiones.gob.mx/catloc/contenido.aspx?refnac=220140237

Trilla, J. y Novella, A. (2001). Educación y participación social de la infancia. Revista Iberoamericana de Educación, 26, 137-164. https://rieoei.org/historico/documentos/rie26f.htm

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Escutar a infância, a pergunta infantil como mecanismo de participação para as crianças no contexto escolar (A. Ochoa-Cervantes , Trad.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(1), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.25-1.7

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Escutar a infância, a pergunta infantil como mecanismo de participação para as crianças no contexto escolar (A. Ochoa-Cervantes , Trad.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(1), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.25-1.7

Comentarios (ver términos de uso)