Práticas de avaliação do corpo docente de educação especial para crianças em idade escolar com deficiência intelectual, integradas em escolas regulares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-3.22

Palavras-chave:

avaliação diferencial, necessidades educativas especiais, deficiência intelectual, práticas avaliativas, ajustes curriculares, Educação Especial

Resumo

Objetivo. O objetivo desta pesquisa foi conhecer as práticas diferenciadas de avaliação realizadas pelo corpo docente de Educação Especial para estudantes integrados nas escolas de educação básica, que apresentam necessidades educacionais especiais derivadas de deficiência intelectual, por meio dos Projetos de Integração Escolar (PIE). Outro propósito dessa pesquisa também foi analisar os significados que o corpo docente de Educação Especial atribue às suas próprias práticas de avaliação. Metodología. A pesquisa foi conduzida sob uma abordagem metodológica qualitativa, com um desenho de estudo de caso múltiplo. Participaram 10 professores de Educação Especial de nove diferentes estabelecimentos de ensino. O instrumento utilizado para coletar informações foi a entrevista semiestruturada. As informações foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo temático. Resultados. Os resultados mostram que a maioria dos educadores especiais entrevistados realiza procedimentos de avaliação diferenciados para os estudantes que apresentam deficiência intelectual, alinhados aos princípios da avaliação geral, com o objetivo de responder suas necessidades educacionais especiais. Conclusões. Conclui-se que é necessário que os centros realizem uma análise reflexiva dos processos de ensino e práticas de avaliação que realizam, a fim de estabelecer melhorias em sua dinâmica em favor dos estudantes com deficiência intelectual que frequentam os centros regulares de ensino.

Biografia do Autor

Marcela Bizama, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Doctora en Educación. Profesora del Departamento de Fundamentos de la Pedagogía, Facultad de Educación, Universidad Católica de la Santísima Concepción. Concepción, Chile. Investigadora del Centro de Investigación en Educación y Desarrollo, CIEDE-UCSC.

Joanna Martínez, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Profesora de Educación Diferencial mención Discapacidad Intelectual. Magister en Ciencias de la Educación mención Evaluación de Aprendizajes, por la Universidad Católica de la Santísima Concepción, Concepción, Chile.

Referências

Agostini Martins, M. de F., Kaplan, C. V. y Sipes, M. L. (2018). Caminos y prácticas evaluativas en la educación especial: Experiencias en Brasil y Argentina. Pro-Posições,, 29(1). 20-36 https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0116

Arnaiz Sánchez, P., de Haro Rodríguez, R. y Guirao Lavela, J. M. (2015). La evaluación en educación primaria como punto de partida para el desarrollo de planes de mejora inclusivos en la región de Murcia. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 18(1), 103-122. https://doi.org/10.6018/reifop.18.1.214351

Barría Rojas, S. y Jurado de los S., P. (2016). El perfil profesional y las necesidades de formación del profesor que atiende a los alumnos con discapacidad intelectual en la formación laboral. Profesorado. Revista de Curriculum y Formación del Profesorado, 20(1), 287-310. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/49880

Cajigas, R. y García, Y. M. (2014). La evaluación de los aprendizajes en las ciencias naturales: Una compilación bibliográfica (2000-2013) [Tesis de licenciatura]. Universidad del Valle. https://bibliotecadigital.univalle.edu.co/bitstream/handle/10893/7601/3467-0473442.pdf;jsessionid=4414E2A065EA40B957B988EA4E02AB53?sequence=1

Calderón Bravo, K. (2011). Evaluación diferenciada: Discursos y prácticas de los docentes de enseñanza básica, en tres establecimientos educacionales de la corporación municipal de La Florida. Revista Electrónica Diálogos Educativos, 11(22) 139-182. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/303832

Castillo Arredondo, S. y Cabrerizo Diago, D. (2003). Prácticas de evaluación educativa: Materiales e instrumentos. Pearson-Prentice Hall.

Cook, B. G., Smith, G. J. y Tanskerley, M. (2012). Evidence-based practices in education. En K. R. Harris, S. Graham y T. Urdan (Eds.), APA educational psychology handbook (Vol. 1, pp. 495-528). American Psychological Association.

Courtade, G. R., Test, D. W. y Cook, B. B. (2014). Evidence-based practices for learners with severe intellectual disability. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, 39(4) 305-318. https://doi.org/10.1177/1540796914566711

de Vries, W. (2015). Las múltiples facetas de la evaluación educativa. Revista Mexicana de Investigación Educativa. 20(66), 679-683. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662015000300001

Escarbajal Frutos, A., Arnáiz Sánchez, P. y Giménez Gualdo, A. (2017). Evaluación de las fortalezas y debilidades del proceso educativo en centros de infantil, primaria y secundaria desde una perspectiva inclusiva. Revista Complutense de Educación, 28(2), 427-443. http://dx.doi.org/10.5209/rev_RCED.2017.v28.n2.49423

Fernández Núñez, L. (2006). ¿Cómo analizar datos cualitativos? Butlletí La Recerca. (Ficha 7), 1-13. https://es.scribd.com/document/205939052/Fernandez-Lissette-Como-Analizar-Datos-Cualitativos

Hammersley, M. y Atkinson, P. (1994). Etnografía. Métodos de investigación. Paidós.

Jara Henríquez, M. y Jara Coatt, P. (2018). Concepciones y prácticas evaluativas declaradas por los docentes en respuesta a las necesidades educativas especiales de carácter permanente. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 12(2), 59-77. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782018000200059

Krippendorff, K. (1990). Metodología de análisis de contenido: Teoría y práctica. Paidós.

Ministerio de Educación de Chile (1997). Decreto 511. Aprueba Reglamento de Evaluación y Promoción Escolar de niños y niñas de Enseñanza Básica. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=71532

Ministerio de Educación de Chile (2005). Nueva Política de Educación Especial. Autor. https://especial.mineduc.cl/normativa/politica-nacional-educacion-especial/

Ministerio de Educación de Chile (2009). Decreto con toma de razón Nº 0170 Santiago -14/05/2009. Fija normas para determinar los alumnos con necesidades educativas especiales que serán beneficiarios de las subvenciones para Educación Especial. Autor. http://especial.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/31/2016/08/201304231500550.DEC200900170.pdf

Ministerio de Educación de Chile. (2016). Unidad de Educación Especial. Autor. https://especial.mineduc.cl/hola-mundo/

Muñoz Vega, E. F. (2006). Talleres para la construcción de instrumentos evaluativos en educación. Editorial Bibliográfica Internacional.

Pastor, C. A., Sánchez Serrano, J. M. y Zubillaga del Río, A. (2011). Diseño universal para el aprendizaje (DUA). Pautas para su introducción en el currículo. https://www.educadua.es/doc/dua/dua_pautas_intro_cv.pdf

Román, M. y Murillo, F. J. (2013). Evaluación en el campo educativo: Del sentido a la práctica. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 6(1), 7-12. https://revistas.uam.es/index.php/riee/article/view/3837/4022

Rueda Beltrán, M. (2010). La recuperación de la evaluación educativa. Perfiles Educativos, 32(128), 3-7. http://www.perfileseducativos.unam.mx/iisue_pe/index.php/perfiles/article/view/18904/17938

Sagredo-Lillo, E. J., Bizama Muñoz, M. P. y Careaga Butter, M. (2020). Gestión del tiempo, trabajo colaborativo docente e inclusión educativa. Revista Colombiana de Educación, (78), 343-360. http://doi.org/10.17227/rce.num78-9526

Sandín Esteban, M. P. (2003). Investigación cualitativa en educación: Fundamentos y tradiciones. McGrawHill.

Santibáñez Riquelme, J. D. (2001). Manual para la evaluación del aprendizaje estudiantil: Conceptos, procedimientos, análisis e interpretación para el proceso evaluativo. Trillas.

Spooner, F., McKissick, B. R. y Knight, V. F. (2017). Establishing the state of affairs for evidence-based practices in students with severe disabilities. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, 42(1) 8-18. https://doi.org/10.1177/1540796916684896

Stake, R. E. (2010). Investigación cualitativa: El estudio de cómo funcionan las cosas. The Guilford Press.

Tójar Hurtado, J. C. (2006). Investigación cualitativa: Comprender y actuar. La Muralla.

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Práticas de avaliação do corpo docente de educação especial para crianças em idade escolar com deficiência intelectual, integradas em escolas regulares (M. Bizama & J. Martínez , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-15. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.22

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Práticas de avaliação do corpo docente de educação especial para crianças em idade escolar com deficiência intelectual, integradas em escolas regulares (M. Bizama & J. Martínez , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-15. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.22

Comentarios (ver términos de uso)