Pesquisa documental sobre o corpo e a corporalidade na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-3.31

Palavras-chave:

Análise qualitativa, corporalidade, corpo, educação física, escola, pesquisa documental, pesquisa pedagógica

Resumo

Esta pesquisa documental sintetiza a produção científica realizada entre os anos 2013-2018, sobre os significados de corpo e corporeidade no contexto escolar e em outros contextos. As referências provêm das bases de dados Scopus, da Rede Latino-americana de Repositórios da Universidade do Chile e dos repositórios online de oito Bibliotecas Universitárias chilenas. As pesquisas são feitas nas áreas de Ciências Sociais, Artes e Humanidades e Psicologia, por meio dos descritores: Corpo, Body, Corpo e Educação, Corpo e Educação Física, Corporalidade; Corporeidade e Imagem Corporal, Assessment and Conceptions and Representations. Foram selecionados 100 artigos de Scopus e dos repositórios foram selecionados 152 documentos. As descobertas demonstram 7 focos de interesse de pesquisa referentes a: estudo do corpo no contexto escolar, abordagem teórico-metodológica, linha permanente de abordagem da dimensão subjetiva do corpo, práticas corporais fora da escola, representação do corpo na mídia, a visão sociocultural do corpo e, por fim, o estudo do sexo, gênero e corpo. Em conclusão, nas referências internacionais prevalece o paradigma positivista, com uma concepção biomédica que emana de diferentes contextos; nas referências latino-americanas, prevalece o estudo do corpo associado à escola; embora do ponto de vista transversal haja indícios de geração de conhecimento sobre a dimensão subjetiva e expressiva do corpo. Ainda é necessário investigar a escuta da diversidade das pessoas como atores sociais, tendo em vista possíveis melhorias nas políticas educacionais que protejam a dignidade e a justiça social dos corpos.

Biografia do Autor

Lylian Iris González-Plate, Pontifica Universidad Católica de Valparaíso

Licenciada en Educación y Profesora de Educación Física (1979), Dra. en Ciencias de la Educación por la Universidad de Granada (2014). En la actualidad de desempeña académicamente en la Escuela de Educacón Física de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso; investigadora responsable de proyecto Fondecyt Nº11170199; sus líneas de investigación se concentran en la Formación de profesores, Educación Física escolar, Didáctica de la Educación Física.

Camila Belén Sepúlveda-Gallardo, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Licenciada en Educación y Profesora de Educación Física (2016), Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. En la actualidad, desempeña el rol de personal técnico en el proyecto de Investigación Fondecyt N° 11170199, otorgado por Conicyt, Chile

Referências

Arias, R. y Peralta, H. (2011). La enseñanza, una puerta para la complejidad y la crítica. Estudios pedagógicos, 37(1), 293-302. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052011000100017

Blanco Vega, M. de J. (2011). La expresión corporal en la formación de maestros: Estudio de los programas de educación inicial en las universidades de Bogotá. Revista Q. Educación Comunicación Tecnología, 5(10), 1-20. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/309492

Bojacá Acosta, J. (2004). XYZ investigación pedagógica estado del arte semilleros. Logos-edit.

Chong de la Cruz, I. (2007). Métodos y técnicas de la investigación documental. En H. A. Figueroa Alcántara y C. A. Ramírez Velázquez (coords.), Investigación y docencia en bibliotecología (pp. 183-201). Facultad de Filosofía y Letras, UNAM. http://ru.ffyl.unam.mx/bitstream/handle/10391/4716/12_IDB_2007_I_Chong.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Gallo Cadavid, L. E. (2009). El cuerpo en la educación da qué pensar: Perspectivas hacia una educación corporal. Estudios Pedagógicos, 35(2), 232-242. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052009000200013

Gimeno Sacristán, J. (2000). La educación obligatoria: Su sentido educativo y social. Morata.

Gómez Francisco, T. (2018). La complejidad: Un paradigma para la educación. Su aporte con una mirada histórica y reflexiva. RIL editores; Universidad de Atacama. http://www.salud.uda.cl/wp-content/uploads/2020/04/La-complejidad.pdf

Gómez Vargas, M., Galeano Higuita, C. y Jaramillo Muñoz, D. A. (2015). El estado del arte: Una metodología de investigación. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, 6(2), 423-442. https://doi.org/10.21501/22161201.1469

González Plate, L. (2014). Representaciones sociales de los y las estudiantes de pedagogía sobre la educación física escolar en Chile [Tesis de doctorado]. Universidad de Granada. https://digibug.ugr.es/handle/10481/34704

Guevara Patiño, R. (2016). El estado del arte en la investigación: ¿Análisis de los conocimientos acumulados o indagación por nuevos sentidos? Folios, (44), 165-179. https://www.redalyc.org/pdf/3459/345945922011.pdf

Hernández Sampieri, R., Fernández-Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). McGraw-Hill. https://bit.ly/3bohzFW

Hoyos Botero, C. (2000). Un modelo para investigación documental: Guía teórico-práctica sobre construcción de estados del arte con importantes reflexiones sobre la investigación. Señal Editora.

Lara Díaz, H. (2003). Gimnasia. Documento de apoyo a la docencia. Departamento de Educación Física, Deportes y Recreación. Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación.

Le Breton, D. (2002). Antropología del cuerpo y modernidad. Ediciones Nueva Visión.

Londoño Palacio, O. L., Maldonado Granados, L. F. y Calderón Villafáñez, L. C. (2016). Guías para construir estados del arte. ICONK.

Martínez Álvarez, L. y García Monge, A. (1997). Educación física y género. Una mirada al cuerpo en la escuela. En Alario Trigueros, T. y García Colmenares, C. (coords.), Persona, género y educación (pp. 31-71). Amarú Ediciones. https://www.researchgate.net/publication/263730939_Educacion_Fisica_y_genero_Una_mirada_al_cuerpo_en_la_escuela

Matus Zapata, L. (1932). El problema de la educación física en el Chile. El embrujamiento sueco. Imprenta y Encuadernación La República.

Merleau-Ponty, M. (1994). Fenomenología de la percepción. Península. https://monoskop.org/images/9/9b/Merleau-Ponty_Maurice_Fenomenologia_de_la_percepcion_1993.pdf

Molina Montoya, N. P. (2005). ¿Qué es el estado del arte? Ciencia y Tecnología para la Salud Visual y Ocular, 3(5), 73-75. https://doi.org/10.19052/sv.1666

Moreno Doña, A., Gamboa Jiménez, R. y Poblete Gálvez, C. (2014). La educación física en Chile: Análisis crítico de la documentación ministerial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 36(2), 411-427. http://www.redalyc.org/pdf/4013/401334038010.pdf

Moreno Doña, A. y Poblete Gálvez, C. (2015). La educación física chilena y su profesorado: Proponiendo algunos retos para la investigación en el área. Retos, 28, 291-296. https://doi.org/10.47197/retos.v0i28.35651

Morin, E. (2007). La cabeza bien puesta: Repensar la reforma. Repensar el pensamiento. Nueva Visión. https://www.academia.edu/37337267/La_cabeza_bien_puesta_Edgar_Morin_1

Pantoja Villareal, M. I. (2006). Construyendo el objeto de estudio e investigando lo investigado: Aplicaciones de un estado del arte. Revista Memorias, 4(8), 104-107. https://jceducacion.files.wordpress.com/2011/06/construyendo-el-objeto-de-estudio.pdf

Poblete Gálvez, C., Moreno Doña, A. y Rivera García, E. (2014). Educación Física en Chile: Una historia de la disciplina en los escritos de la primera publicación oficial del Instituto de Educación Física de la Universidad de Chile (1934-1962). Estudios pedagógicos, 40(2), 265-282. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052014000300016

Puglisi, R. (2014). Repensando el debate monismo versus dualismo en la antropología del cuerpo. Cuadernos de Antropología Social, (40), 73-95. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180938244004

Rojas Crotte, I. R. (2011). Elementos para el diseño de técnicas de investigación: Una propuesta de definiciones y procedimientos en la investigación científica. Tiempo de Educar, 12(24), 277-297. http://www.redalyc.org/pdf/311/31121089006.pdf

Rojas Rojas, S. P. (2007). El estado del arte como estrategia de formación en la investigación. Studiositas, 2(3), 5-14. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2719676

Publicado

2021-08-14

Como Citar

Pesquisa documental sobre o corpo e a corporalidade na escola (L. I. González-Plate & C. B. Sepúlveda-Gallardo , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.31

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Pesquisa documental sobre o corpo e a corporalidade na escola (L. I. González-Plate & C. B. Sepúlveda-Gallardo , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.31

Comentarios (ver términos de uso)