Influência do docente, metodologia e conteúdo das aulas de Educação Física na percepção dos alunos chilenos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-2.10

Palavras-chave:

Educação física, atitude do estudante, atitude do corpo docente, ambiente de sala de aula

Resumo

Introdução. A relevância da educação na sociedade atual é evidente, portanto, é de vital importância conhecer a percepção dos vários atores que nela interagem, em particular, a percepção de estudantes sobre as metodologias e conteúdos oferecidos pelo corpo docente é crucial no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo. Conhecer a percepção relatada por estudantes de três centros educativos da Região de Valparaíso (Chile), em relação à satisfação das atividades desportivas, a aula de Educação Física e do papel do professor. Metodologia. Foi utilizada uma escala de 12 itens agrupados em três dimensões. Também foi aplicada uma escala de percepção a uma amostra de 660 estudantes do 7º (NB5) e 8º (NB6) ano do Ensino Básico Geral, pertencentes a três instituições de ensino chilenos (municipais, subsidiados e privados). Resultados. Está provado que as variáveis sexo e centro escolar têm uma influência significativa na percepção dos estudantes sobre a matéria. Conclusão. Estes resultados procuram contribuir com as ações dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo, objetivando melhorar a percepção dos estudantes, a fim de reforçar os hábitos desportivos e de vida saudável.

Biografia do Autor

Frano Giakoni-Ramírez, Universidad Autónoma de Chile

Profesor de Educación Física y Doctor© en Ciencias del Deporte. Ha sido profesor de master en Chile y España. Actualmente se desempeña como investigador asociado en el grupo iGEO perteneciente a la Universidad Católica de Valparaíso y al grupo SENDINOS adscrito a la Universidad Católica de Murcia. Sus principales líneas de investigación son gestión, marketing y neuromarketing en el deporte. Posee publicaciones en revistas indexadas y cuenta con presentación de comunicaciones científicas en diversos congresos tanto nacionales como internacionales.

Daniel Duclos-Bastías, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Profesor de Educación Física y Doctor en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Actualmente se desempeña como Docente e Investigador en la Escuela de Educación Física de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, donde además ejerce el cargo de Director de Deportes, también es miembro de la Academia Olímpica de Chile. Sus principales líneas de investigación son la Percepción del Impacto de los Grandes Eventos Deportivos y la Motivación por la práctica Deportiva. Posee publicaciones en revistas indexadas y cuenta con presentación de comunicaciones científicas en distintos congresos nacionales e internacionales.

David Parra-Camacho, Universidad de Valencia

Profesor en la Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte de la Universidad de Valencia, concretamente en el Departamento de Educación Física y Deportiva. Ha sido profesor del Máster de Formación del Profesorado de Educación Física es asignaturas relacionadas con la innovación e investigación en Educación Física. Ha publicado numerosos artículos y capítulos de libro sobre educación física y gestión y organización del deporte.

Referências

Cox, A. y Williams, L. (2008). The roles of perceived teacher support, motivational climate, and psychological need satisfaction in students’ physical education motivation. Journal of Sport and Exercise Psychology, 30(2), 222-239. https://doi.org/10.1123/jsep.30.2.222

Duda, J. L. (2001). Achievement goal research in sport: Pushing the boundaries and clarifying some misunderstandings. En G. C. Roberts y D. C. Treasure (Eds.), Advances in motivation in sport and exercise (pp. 129-182). Human Kinetics. https://www.scirp.org/(S(oyulxb452alnt1aej1nfow45))/reference/ReferencesPapers.aspx?ReferenceID=2035110

Gamboa Saldívar, J, Ibarra Martínez, J., Leiva Soto, G. y Osorio Lorca, T. (2009). Opinión de los alumnos y alumnas de colegios particulares no subvencionados en los niveles NB5 y NB6, de las clases de educación física [Tesis doctoral]. Universidad Andrés Bello, Chile. http://repositorio.unab.cl/xmlui/handle/ria/8476

Gaviria-Cortés, D. f. y Castejón-Oliva, F. J. (2019). ¿Qué aprende el estudiantado de secundaria en la asignatura de educación física? Revista Electrónica Educare, 23(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.23-3.2

González Correa, A. M. y González Correa, C. H. (2010). Educación física desde la corporeidad y la motricidad. Hacia la Promoción de la Salud, 15(2), 173-187. http://www.scielo.org.co/pdf/hpsal/v15n2/v15n2a11.pdf

González, J. y Portolés, A. (2014). Actividad física extraescolar: Relaciones con la motivación educativa, rendimiento académico y conductas asociadas a la salud. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 9(1), 51-65. https://www.redalyc.org/pdf/3111/311130199005.pdf

González Suárez, Á. M. y Otero Parra, M. (2005). Actitudes de los padres ante la promoción de la actividad física y deportiva de las chicas en edad escolar. Cuadernos de psicología del deporte, 5(1-2), 173-195. https://revistas.um.es/cpd/article/view/93481

Hellín, P. y Moreno, J. A. (2001a). Actitudes hacia la educación física de los alumnos de ciclos formativos. Actas del II Congreso de ciencias de la actividad física y el deporte (pp. 549-557). Valencia: Universidad de Valencia.

Hellín, P. y Moreno, J. A. (2001b). Importancia de la educación física. Actas del II Congreso internacional de educación física y diversidad (pp. 693-708). Murcia: Consejería de Educación y Universidades.

Holt, N. L., Sehn, Z., Spence, J. C., Newton, A. S. y Ball, G. D. C. (2012). Physical education and sport programs at an inner city school: Exploring possibilities for positive youth development. Physical education and sport pedagogy, 17(1), 97-113. https://doi.org/10.1080/17408989.2010.548062

Hughes, J. P., McDowell, M. A. y Brody, D. J. (2008). Leisure-Time physical activity among US adults 60 or more years of age: Results from NHANES 1999-2004. Journal of Physical Activity and Health, 5(3), 347-358. https://doi.org/10.1123/jpah.5.3.347

Kane, J. E. (2015) (Ed.). Psychological aspects of physical education and sport. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315625140

Martínez Baena, A. C. (2012). Factores influyentes en la actividad físico-deportiva de adolescentes españoles: Opiniones sobre el papel de la escuela [Tesis doctoral]. Universidad de Granada, España. https://digibug.ugr.es/handle/10481/21764

Méndez-Giménez, A., Fernández-Río, J., Cecchini Estrada, J. A. y González González de Mesa, C. (2013). Perfiles motivacionales y sus consecuencias en educación física. Un estudio complementario de metas de logro 2x2 y autodeterminación. Revista de psicología del deporte, 22(1), 29-38. https://www.redalyc.org/pdf/2351/235127552005.pdf

Mendiara Rivas, J. (2008). La psicomotricidad educativa: Un enfoque natural. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 22(2), 199-220. https://www.redalyc.org/pdf/274/27414780012.pdf

Ministerio de Educación. (12 de setiembre, 2009). Ley Núm 20.370 establece la Ley General de Educación. Diario Oficial de la República de Chile. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1006043

Moreno, J. A. y Hellín, P. (2001). Valoración de la educación física por el alumno según el género del profesor. En Actas del XIX Congreso nacional de educación física y escuelas universitarias de magisterio (pp. 1267-1275). Universidad de Murcia.

Moreno-Murcia, J. A., Sicilia, A., Cervelló, E., Huéscar, E. y Dumitru, D. C. (2011). The relationship between goal orientations, motivational climate and selfreported discipline in physical education. Journal of Sports Science and Medicine, 10(1), 119-129. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3737903/

Papaioannou, A., Marsh, H. W. y Theodorakis, Y. (2004). A multilevel approach to motivational climate in physical education and sport settings: An individual or a group level construct? Journal of Sport and Exercise Psychology, 26(1), 90-118. https://doi.org/10.1123/jsep.26.1.90

Parlebas, P (2001). Juegos, deportes y sociedades: Léxico de praxiología motriz. Paidotribo.

Piéron, M., Ruiz Juan, F. y García Montes, M. E. (2008). La opinión del alumnado de enseñanza secundaria sobre las clases de educación física: Un desafío para los profesores y los formadores. Revista Fuentes, 8, 159-175 https://idus.us.es/handle/11441/32340

Portillo-Torres, M., Hernández-Quesada, Ó. y Quirós-Quirós, H. (2016). Opinión de docentes y estudiantes sobre las clases de educación física en secundaria. Revista Electrónica Educare, 20(2), 1-23. https://doi.org/10.15359/ree.20-2.5

Ramírez-Díaz, J. L. e Hidalgo-Solano, F. (2018). Satisfacción de estudiantes de secundaria nocturna y su incidencia en el abandono escolar. Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-14. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.14

Rosa Guillamón, A., García Cantó, E. y Carrillo López, P. J. (2018). La educación física como programa de desarrollo físico y motor. Revista digital de Educación Física, 9(52), 105-124. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6408944

Ruiz-Juan, F. y Piéron, M. (2013). Orientaciones de meta en educación física y nivel de actividad físico-deportiva en estudiantes mexicanos. Universitas psychologica, 12(1), 235-247. https://www.redalyc.org/pdf/647/64728729021.pdf

Sallis, J. F., McKenzie, T. L., Beets, M. W., Beighle, A., Erwin, H. y Lee, S. (2012). Physical education´s role in public health. Steps forward and backward over 20 years and hope for the future. Research Quarterly for Exercise and Sport, 83(2), 125-135. https://doi.org/10.1080/02701367.2012.10599842

Sánchez-Oliva, D., Leo Marcos, F. M., Alonso, D. A., Pulido-González, J. J. y García-Calvo, T. (2015). Análisis de los perfiles motivacionales y su relación con los comportamientos adaptativos en las clases de educación física. Revista Latinoamericana de Psicología, 47(3), 156-166. https://doi.org/10.1016/j.rlp.2015.06.007

Sassano, M. y Bottini, P. (2000). Apuntes para una historia de la psicomotricidad. Breve recorrido por los principales referentes, históricos y actuales, de la práctica y los conceptos de la psicomotricidad. P. Bottini (Comp.), Psicomotricidad: Prácticas y conceptos (pp. 13-36). Miño y Dávila editores.

Seabra, A. F., Mendonça, D. M., Thomis, M. A., Malina, R. M. y Maia, J. A. (2011). Correlates of physical activity in portuguese adolescents from 10 to 18 years. Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, 21(2), 318-323. https://doi.org/10.1111/j.1600-0838.2009.01030.x

Publicado

2021-03-18

Como Citar

Influência do docente, metodologia e conteúdo das aulas de Educação Física na percepção dos alunos chilenos (F. Giakoni-Ramírez, D. Duclos-Bastías, & D. Parra-Camacho , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(2), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.25-2.10

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Influência do docente, metodologia e conteúdo das aulas de Educação Física na percepção dos alunos chilenos (F. Giakoni-Ramírez, D. Duclos-Bastías, & D. Parra-Camacho , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(2), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.25-2.10

Comentarios (ver términos de uso)