Atitudes e concepções socioeducativas sobre jovens com diversidade funcional intelectual no ambiente escolar andaluz
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.25-3.23Palavras-chave:
Deficiência mental, educação compensatória, igualdade de oportunidades, integração socialResumo
Introdução. As relações pessoais dos jovens com Diversidade Funcional Intelectual (DFI) nas diferentes áreas da sua vida educativa e pessoal são decisivas para a sua plena inclusão. Objetivo. Analisar as concepções socioeducativas e atitudes que atualmente existem em relação aos estudantes com DFI. Metodologia. Foi utilizado um desenho de investigação mista, para o qual temos uma amostra incidental de 38 professores de seis colégios e 37 profissionais de nove entidades sociais em Málaga. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários adhoc e um total de 18 entrevistas com diferentes agentes educacionais no campo formal e não formal. Resultados. Os principais resultados mostram as dificuldades do sistema educacional no atendimento à diversidade, que delega a atenção desses estudantes aos profissionais que apoiam a integração, e que as relações interpessoais desses jovens tendem a ser com outros companheiros com Necessidades Educativas Especiais (NEE); são muito reduzidas e baseadas em provocações e assédio. O tratamento paternalista do corpo docente dificulta seu desenvolvimento autônomo, afetando negativamente sua autoestima. Discussão. Propõe-se promover a autodeterminação desses jovens, sensibilizando-os e sensibilizando a comunidade educacional para concepções positivas de diversidade.
Referências
Arnaiz Sánchez, P., de Haro Rodríguez, R. y Azorín Abellán, C. M. (2018). Redes de apoyo y colaboración para la mejora de la educación inclusiva. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 22(2), 29-49. https://doi.org/10.30827/profesorado.v22i2.7713
Barría Rojas, S. y Jurado de los Santos, P. (2016). El perfil profesional y las necesidades de formación del profesor que atiende a los alumnos con discapacidad intelectual en la formación laboral. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 20(1), 287- 310. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56745576015
Ceballos-Herrera, F. A. (2009). El informe de investigación con estudio de casos. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 1(2), 413-423. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281021548015
Consejería de Educación. (22 de agosto de 2008). Orden de 25 de julio de 2008, por la que se regula la atención a la diversidad del alumnado que cursa la educación básica en los centros docentes públicos de Andalucía. Boletín Oficial de la Junta de Andalucía, 167. https://www.juntadeandalucia.es/boja/2008/167/2
Fontana-Hernández, A. y Vargas-Dengo, M.C. (2018). Percepciones sobre discapacidad: Implicaciones para la atención educativa del estudiantado de la Universidad Nacional de Costa Rica. Revista Electrónica Educare, 22(3), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.22-3.16
García-Ruiz, R. y Sánchez Muñoz, Á. (2012). El aprendizaje de competencias profesionales en los PCPI. Eliminando barreras hacia la inclusión. En F. Guerra López, R. García Ruiz, N. González Fernández, P. Renés Arellano y A. Castro Zubizarreta (Coords.), Estilos de Aprendizaje. Investigaciones y Experiencias, V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje (pp. 1-6). Universidad de Cantabria. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4640616
Jefatura del Estado. (4 de mayo de 2006). Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de educación. Boletín Oficial del Estado, núm. 106, pp. 17158-17207. https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-2006-7899
Jefatura del Estado. (10 de diciembre de 2013). Ley Orgánica 8/2013, de 9 de diciembre, para la mejora de la calidad educativa. Boletín Oficial del Estado, núm. 295, pp. 97858- 97921. http://www.boe.es/boe/dias/2013/12/10/pdfs/BOE-A-2013-12886.pdf
López, M., Echeita, G. y Martín, E. (2010). Dilemas en los procesos de inclusión: Explorando instrumentos para una comprensión de las concepciones educativas del profesorado. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 4(2), 155-176. http://www.rinace.net/rlei/numeros/vol4-num2/art8.html
Luque-Parra, D. J. y Luque-Rojas, M. J. (2011). Conocimiento de la discapacidad y relaciones sociales en el aula inclusiva. Sugerencias para la acción tutorial. Revista Iberoamericana de Educación, 54(6), 1-12. https://doi.org/10.35362/rie5461640
Macías Gómez, E. (2016). Actitudes de estudiantes de magisterio en educación primaria hacia las personas con discapacidad. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva, 9(1), 54-69. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5455555
Moneo Estany, B. A. y Anaut Bravo, S. (2017). Inclusión del alumnado con discapacidad en los estudios superiores. Ideas y actitudes del colectivo estudiantil. Revista Española de Discapacidad, 5(2), 129-148. https://doi.org/10.5569/2340-5104.05.02.07
Moneo Estany, B. A. y Anaut Bravo, S. (2016). La inclusión socioeducativa en la universidad pública de Navarra. Ideas y actitudes del alumnado hacia sus iguales con discapacidad. En D. Carbonero Muñoz, E. Raya Díez, N. Caparrós Sivera y C. Gimeno Monterde (Coords.). Respuestas transdisciplinares en una sociedad global. Aportaciones desde el trabajo social (pp. 1-11). Universidad de La Rioja. https://publicaciones.unirioja.es/catalogo/online/CIFETS_2016/Monografia/pdf/TC196.pdf
Mumbardó-Adam, C., Vicente Sánchez, E., Giné I Giné, C., Guardia-Olmos, J., Raley, S. K. y Verdugo Alonso, M. Á. (2017). Promoviendo la autodeterminación en el aula: El modelo de enseñanza y aprendizaje de la autodeterminación. Siglo Cero, 48(2), 41-59. https://doi.org/10.14201/scero20174824159
Negri Cortés, M. I. (2016). Formación e inserción socio-laboral de jóvenes con diversidad funcional intelectual. Una perspectiva pedagógica inclusiva [Tesis Doctoral]. Universidad de Málaga, España. https://riuma.uma.es/xmlui/bitstream/handle/10630/14164/TD_NEGRI_CORTES_Maria_Isabel.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Negri Cortés, M. I. y Leiva Olivencia, J. J. (2019). Liderazgo de los docentes de Formación Profesional Básica para la mediación escuela-empleo del alumnado con diversidad funcional intelectual. Contextos Educativos. Revista de Educación, (24), 95-111. http://doi.org/10.18172/con.3902
Pegalajar Palomino, M. del C. y Colmenero Ruiz, M. de J. (2017). Actitudes y formación docente hacia la inclusión en educación secundaria obligatoria. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19(1), 84-97. https://doi.org/10.24320/redie.2017.19.1.765
Polo Sánchez, M. T. y Aparicio Puerta, M. (2018). Primeros pasos hacia la inclusión: Actitudes hacia la discapacidad de los docentes en educación infantil. Revista de Investigación Educativa, 36(2), 365-379. https://doi.org/10.6018/rie.36.2.279281
Rodríguez González, A. M. (2017). El alumnado de educación secundaria obligatoria con discapacidad intelectual leve en España. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva, 10(1), 79-102. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/127/271
Suriá Martínez, R. (2011). Análisis comparativo sobre las actitudes de los estudiantes hacia sus compañeros con discapacidad. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 9(1), 197- 216. https://www.redalyc.org/pdf/2931/293122834010.pdf
Verdugo Alonso, M. Á., Amor González, A. M., Fernández Sánchez, M., Navas Macho, P. y Calvo Álvarez, I. (2018). La regulación de la inclusión educativa del alumnado con discapacidad intelectual: Una reforma pendiente. Siglo Cero, 49(2), 266, 27-58. http://dx.doi.org/10.14201/scero20184922758
Verdugo Alonso, M. Á. y Rodríguez Aguilella, A. (2012). La inclusión educativa en España desde la perspectiva de alumnos con discapacidad intelectual, de familias y de profesionales. Revista de Educación, (358), 450-470. http://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2011-358-086
Vilà Suñé, M., Pallisera Díaz, M. y Fullana Noell, J. (2012). La inclusión laboral de los jóvenes con discapacidad intelectual: Un reto para la intervención psicopedagógica. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 23(1), 85-93. https://doi.org/10.5944/reop.vol.23.num.1.2012.11396
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: