Educación formal: ¿rompiendo o perpetuando mitos?
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.9-2.4Resumo
El artículo expone las condiciones históricas y sociales que han desencadenado en que la Educación Formal, lejos de romper mitos y estereotipos en relación con el tratamiento de género y la posición femenina, perpetúe estas situaciones y legitime ciertas prácticas a través del uso de textos, materiales didácticos y prácticas curriculares.
Referências
Alvarado, Rosalinette y otros (2003) Mundo Ciencia. San José: Eduvisión. "Balance sobre la equidad de género en la Universidad de Costa Rica". Disponible en www.ucr.ac.cr. 2005
Barrios, Rosa y Gutiérrez, Ivannia (1990) Modelos de Género y Sexismo en los Libros Escolares de Primaria. Managua: UNIFEM.
Beauvoir, de Simone ( 1987) El Segundo Sexo. Buenos Aires: Ediciones Siglo XX.
Bemardini, A. (1985) La Educación Actual en sus Fuentes Filosóficas. San José: EUNED.
Bemstein, B. (1975) La Estructrura del Discurso Pedagógico. Madrid: Morata.
Calvo, Yadira (1984) Literatura, Mujer y Sexismo. San José: Editorial Costa Rica.
Calvo, Yadira (1990) La Mujer por la Palabra. Heredia: Editorial Universidad Nacional.
Ciencias 8 Serie Hacia el Siglo XXI (1998) San José: Editorial Costa Rica.
Durán, J. (1983) La Perspectiva Conservadora. Año l. Volumen l. Pp. 30-48. Argentina: Feminaria Editora.
Flores Ochoa, Raquel ( 1994) Hacia una Pedagogía del Conocimiento. Bogotá: McGraw Hill Interamericana, S.A.
Freire, Paulo (1996) Pedagogía de la Autonomía. Madrid: Siglo Veintiuno Editores, S.A.
Freud, S. (1967) Obras Completas. España: Espasa-Calpe.
Gallon, Fabienne (2002) Extra 1. Madrid: Ediciones SM.
González, Mirta (2000) El Sexismo en la Educación. San José: Editorial de la Universidad de Costa Rica.
Hemández, Gloria (2001) Tobogán J. San José: Grupo Editorial Norma.
Lozano, Irene (1998) Lenguaje Femenino, Lenguaje Masculino. Madrid: Editorial Minerva.
Marx, K. (1970) Contribución a la Crítica de Economía Política. Madrid: Corazón Editor.
Monge, Raquel y otros (2002) Leer y Pensar 8. San José: Editorial Santillana.
Mora, Laura y otras. (2001) "La imagen corporal en adolescentes: expresión de los aprendizajes socioculturales adquiridos sobre el ser mujer". Educación. San José: Editorial de la Universidad de Costa Rica.
Moreno, M. (2003) "Lenguaje y sexismo". Cómo se enseña a ser niña: el sexismo en la escuela. Alicante: Feminario.
Ortega, Félix y otros (1989) "Objeto y perspectivas teóricas". Manual de Sociología de la Educación. Madrid: VISOR.
Palomar, Cristina (2003) "Los estudios de género y la educación". La Ventana. México: Universidad de Guadalajara.
Tannen, Deborah (1993) Tú no me Entiendes. Buenos Aires: Javier Vergara Ediciones.
Textos de Lectura y Comentarios 8 (2002) San José: Editorial Femández Arce.
Traducción del Nuevo Mundo de las Santas Escrituras (1987) Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: