A matemática como domínio masculino: um estudo da percepção no ensino médio da Costa Rica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-3.35

Palavras-chave:

matemática, ensino médio, domínio masculino, percepção

Resumo

Introdução. São apresentados os resultados de um estudo sobre a percepção da matemática como domínio masculino, nos estudantes do ensino médio oficial diurno da Costa Rica, realizado com o intuito de avaliar a necessidade de desenvolver programas de intervenção que promovam que as mulheres tenham as mesmas competências que os homens na matemática. Metodologia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva que estuda a variável por sexo, escolaridade ou área de localização da escola, aplicando a escala Matemática como domínio masculino de Fennema e Sherman (1976). A amostra foi de 3.581 alunos em 2018 (50,8% do sexo feminino), selecionados por amostragem simples por conglomerados. Na análise dos dados, foram utilizadas as técnicas estatísticas t de Student e Welch (complementadas com o teste de Scheffé). Resultados. Foram encontradas diferenças entre homens e mulheres, com os homens apresentando níveis mais elevados na variável, com tamanho de efeito moderado. Detectaram-se diferenças entre os estudantes do sétimo e oitavos níveis com os do nono, décimo e décimo primeiro níveis, com valores maiores para os dois primeiros níveis. Também foram encontradas diferenças entre as escolas localizadas na área urbana e as da área rural, mostrando níveis mais elevados de percepção da matemática como domínio masculino nesta última, com tamanho de efeito moderado. Discussão. A pesquisa revela que aproximadamente 84% dos estudantes têm níveis baixos a muito baixos de percepção da matemática como dominância masculina, o que é visto como uma descoberta positiva. Os resultados sugerem a conveniência de desenvolver programas de intervenção que promovam que as mulheres tenham as mesmas competências que os homens na matemática.

Biografia do Autor

Luis Gerardo Meza-Cascante, Instituto Tecnológico de Costa Rica

Doctor en Educación, graduado en la Universidad Estatal a Distancia de Costa Rica. Labora en la Escuela de Matemática del Instituto Tecnológico de Costa Rica, como docente Catedrático e Investigador consolidado 1

Zuleyka Suárez-Valdés-Ayala, Instituto Tecnológico de Costa Rica

Doctora en Educación en la Universidad Estatal a Distancia de Costa Rica y trabaja como docente e investigadora consolidada 1 en la Escuela de Matemática del Instituto Tecnológico de Costa Rica

Evelyn Agüero-Calvo, Instituto Tecnológico de Costa Rica

Doctora en Intervención Educativa por la Universidad de Valencia en España y se desempeña como docente de la Escuela de Matemática del Instituto Tecnológico de Costa Rica, en condición de Catedrática e Investigadora consolidada 1.

Rodolfo Jiménez-Céspedes, Instituto Tecnológico de Costa Rica

Doctor en Intervención Educativa en la Universidad de Valencia, España. Labora como docente e investigador en la Escuela de Ciencias Naturales y Exactas del Instituto Tecnológico de Costa Rica

Martha Calderón-Ferrey, Instituto Tecnológico de Costa Rica

Doctora en Derecho por la Universidad Estatal a Distancia de Costa Rica, y también como Doctora en Intervención Educativa por la Universidad de Valencia, España. Labora como docente e investigadora en la Escuela de Ciencias Sociales del Instituto Tecnológico de Costa Rica.

Laura Sancho-Martínez, Instituto Tecnológico de Costa Rica

Master en Danza en la Universidad Nacional de Costa Rica. Es docente e investigadora de la Escuela de Cultura y Deporte del Instituto Tecnológico de Costa Rica.

Patricia Pérez-Tyteca, Universidad de Alicante

Doctora en Didáctica de la Matemática y trabaja en el departamento de Innovación y Formación Didáctica, de la Universidad de Alicante, España

Javier Monje-Parrilla, Universidad de Alicante

Doctor en Didácticas específicas en la especialidad de didáctica de la Matemática. Se desempeña en el departamento de Innovación y Formación Didáctica de la Universidad de Alicante, España.

Referências

Agüero Calvo, E., Meza Cascante, L. G., Suárez Valdés-Ayala, Z. y Schmidt Quesada, S. (2017). Estudio de la ansiedad matemática en la educación media costarricense. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19(1), 35-45. https://doi.org/10.24320/redie.2017.19.1.849

Bian, L., Leslie, S.-J. y Cimpian, A. (2017). Gender stereotypes about intellectual ability emerge early and influence children’s interests. Science, 355(6323), 389-391. https://doi.org/10.1126/science.aah6524

Burga León, A. (2006). La unidimensionalidad de un instrumento de medición: Perspectiva factorial. Revista de Psicología, 24(1), 53-80. https://doi.org/10.18800/psico.200601.003

Cea D’Ancona, M. Á. (1999). Metodología cuantitativa: Estrategias y técnicas de investigación social. Síntesis Sociología.

Espinosa Guia, C. G. (2010). Diferencias entre hombres y mujeres en educación matemática: ¿Qué pasa en México? Investigación y Ciencia, 18(46), 28-35. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=67413508005

Farfán Márquez, R. M. y Simón Ramos, M. G. (2013). Género y desarrollo del talento en matemáticas. En R. Flores (Ed.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (Vol. 26, pp. 1231-1240). Clame. https://www.researchgate.net/publication/262105654_Genero_y_desarrollo_del_talento_en_matematicas

Fennema, E. y Sherman, J. A. (1976). Fennema-Sherman Mathematics Attitudes Scales: Instruments Designed to Measure Attitudes Toward the Learning of Mathematics by Females and Males. Journal for Research in Mathematics Education, 7(5), 324-326. https://doi.org/10.5951/jresematheduc.7.5.0324

Frías-Navarro, D. y Pascual Soler, M. (2012). Prácticas del análisis factorial exploratorio (AFE) en la investigación sobre conducta del consumidor y marketing. Suma Psicológica, 19(1), 45-58. https://www.uv.es/~friasnav/FriasNavarroMarcopsSoler.pdf

González Jiménez, R. M. (2006). Mujeres matemáticas: Análisis del caso en México. Revista Cuestiones de géneros, (1), 113-135. http://revistas.unileon.es/index.php/cuestionesdegenero/article/viewFile/3856/2731

Inda-Caro, M., Rodríguez-Menéndez, C. y Peña-Calvo, V. (2010). PISA 2006: La influencia del género en los conocimientos y competencias científicas. Revista Iberoamericana de Educación, 51(2), 1-12. https://doi.org/10.35362/rie5121836

Jiménez Alfaro, K. y Montero Rojas, E. (2013). Aplicación del modelo de Rasch, en el análisis psicométrico de una prueba de diagnóstico en matemática. Revista digital Matemática, Educación e Internet, 13(1), 1-23. https://doi.org/10.18845/rdmei.v13i1.1628

Jimeno Pérez, M. (2002). Al otro lado de las fronteras de las matemáticas escolares: Problemas y dificultades en el aprendizaje matemático de los niños y niñas de tercer ciclo de primaria [Tesis doctoral]. Universidad de Málaga. http://www.biblioteca.uma.es/bbldoc/tesisuma/16275718.pdf

León, V. y Salazar, A. (2014). Diferencias de género en matemática y lenguaje en alumnos de colegios adventistas en el sistema de medición de la calidad de la Educación (SIMCE) en Chile. Apuntes Universitarios. Revista de Investigación, 4(2), 81-106. https://www.redalyc.org/toc.oa?id=4676&numero=46129

Lozano Fernández, L. M. y de la Fuente Solana, E. (2015). Diseño y validación de cuestionarios. En A. Pantoja-Vallejo (Coord.), Manual básico para la realización de tesinas, tesis y trabajos de investigación (pp. 247-272). Editorial EOS.

Mella, O. (2006). Factores que afectan los resultados de la escuela pública chilena. REICE - Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 4(1), 29-37. https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/5562/5982

Meza Cascante, L. G., Agüero Calvo, E., Suárez Valdés-Ayala, Z., Calderón Ferrey, M., Sancho Martínez, L., Jiménez Céspedes, R., Pérez Tyteca, P. y Monje Parrilla, J. (2018). EDOMEM: Estudio de la matemática como “dominio masculino” en la educación media [Informe final de proyecto de investigación, inédito]. Instituto Tecnológico de Costa Rica.

Meza Cascante, L. G., Agüero Calvo, E., Suárez Valdés-Ayala, Z., Calderón Ferrey, M., Sancho Martínez, L., Pérez Tyteca, P. y Monje Parrilla, J. (2019). Actitud hacia la matemática: Percepción de la actitud de padres. Comunicación, 28(1), 4-15. https://dx.doi.org/10.18845/rc.v28i1-2019.4437

Molina Morán, E. (2017). Creencias y actitudes sobre género y educación matemática en la formación del profesorado de preescolar. UNION Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 13(50), 133-152. http://www.fisem.org/www/union/revistas/2017/50/07.pdf

Nortes Martínez-Artero, R. y Nortes Checa, A. (2017). Competencia matemática, actitud y ansiedad hacia las matemáticas en futuros maestros. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 20(3), 145-160. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.20.3.290841

Nosek, B. A., Smyth, F. L., Sriram, N., Lindner, N. M., Devos, T., Ayala, A., Bar-Anan, Y., Bergh, R., Caie, H., Gonsalkorale, K., Kesebir, S., Maliszewski, N., Neto, F., Olli, E., Park, J., Schnabel, K., Shiomura, K., Tulbure, B. T., Wiersn, R. W. …, Greenwald, A. G. (2009). National differences in gender-science stereotypes predict national sex differences in science and math achievement. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 106(26), 10593-10597. http://dx.doi.org/10.1073/pnas.0809921106

Núñez, J. C., González-Pienda, J. A., Álvarez, L., González, P., González-Pumariega, S., Roces, C., Castejón, L., Solano, P., Bernardo, A., García, D., Da Silva, E. H., Rosário, P. y Rodríguez Feio, L. do S. (2005). Las actitudes hacia las matemáticas: Perspectiva evolutiva. Universidad de Oviedo. https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/viiicongreso/pdfs/291.pdf

Nurlu, Ö. (2017). Developing a teachers’ gender stereotype scale toward mathematics. Iejee. Intenational Electronic Journal of Elementary Education, 10(2), 287-299. https://doi.org/10.26822/iejee.2017236124

Programa Estado de la Educación en Desarrollo Humano Sostenible (2019). Resumen séptimo informe estado de la educación (7.a ed.). PEN. https://estadonacion.or.cr/wp-content/uploads/2019/08/Estado-Educacio%CC%81n-RESUMEN-2019-WEB.pdf

Rodríguez Méndez, M. del C., Peña Calvo, J. V. e Inda Cxaro, M. (2012). Creencias de autoeficacia y elección femenina de estudios científico-tecnológicos: Una revisión teórica de su relación. Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria, 24(1), 81-104. https://doi.org/10.14201/10333

Rodríguez Muñoz, C. (2011). Mujeres y matemáticas escolares: Construcción de representaciones sociales. Memorias de la 13 Conferencia Interamericana de Educación Matemática CIAEM, Recife, Brasil. https://ciaem-redumate.org/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/2375/713

Ursini, S., Sánchez, G., Orendain, M. y Butto, C. (2004). El uso de la tecnología en el aula de matemáticas: Diferencias de género desde la perspectiva de los docentes. Enseñanza de las Ciencias, 22(3), 409-424. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/download/21991/21825

Publicado

2021-08-28

Como Citar

A matemática como domínio masculino: um estudo da percepção no ensino médio da Costa Rica (L. G. Meza-Cascante, Z. Suárez-Valdés-Ayala, E. Agüero-Calvo, R. Jiménez-Céspedes, M. Calderón-Ferrey, L. Sancho-Martínez, P. Pérez-Tyteca, & J. Monje-Parrilla , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-15. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.35

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

A matemática como domínio masculino: um estudo da percepção no ensino médio da Costa Rica (L. G. Meza-Cascante, Z. Suárez-Valdés-Ayala, E. Agüero-Calvo, R. Jiménez-Céspedes, M. Calderón-Ferrey, L. Sancho-Martínez, P. Pérez-Tyteca, & J. Monje-Parrilla , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-15. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.35

Comentarios (ver términos de uso)