A avaliação formativa a partir da perspectiva de docentes novatos nas classes de educação física no ensino fundamental e médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-3.25

Palavras-chave:

Educação física, ensino fundamental, ensino médio, avaliação formativa

Resumo

Objetivo. Esta pesquisa busca avaliar como os processos de avaliação formativa são realizados na Educação Física escolar por docentes novatos. Metodologia. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso com 4 docentes novatos (com menos de 3 anos de experiência de ensino) que concluíram sua formação anterior no âmbito da Área Europeia de Ensino Superior e que lecionam na disciplina de educação física no ensino fundamental ou médio. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas, observações não participantes e análise documental. Resultados. Os resultados indicam que processos sistemáticos de avaliação formativa não são desenvolvidos, embora introduzam pequenas nuances nas práticas de avaliação que oferecem uma abordagem alternativa, afastando-se das formas tradicionais de avaliação em educação física. Além disso, destaca-se a dificuldade de ajustar todos os elementos dos processos de avaliação, bem como de fazer com que os estudantes vejam a importância e a utilidade desses processos, nos primeiros anos de ensino. Discussão. Os resultados encontrados neste estudo devem servir de referência para adequar a formação inicial às necessidades e dificuldades apresentadas por docentes novatos, com o objetivo de facilitar sua transição para a profissão docente na aplicação de processos de avaliação formativa.

Biografia do Autor

Laura Cañadas, Universidad Autónoma de Madrid

Profesora en el Departamento de Educación Física, Deporte y Motricidad Humana en la Universidad Autónoma de Madrid. Doctora con Mención Internacional en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte. Sus principales líneas de investigación se centran en el desarrollo de competencias docentes y el uso de la evaluación formativa en la formación inicial del profesorado.

María Luisa Santos-Pastor, Universidad Autónoma de Madrid

Profesora en el Departamento de Educación Física, Deporte y Motricidad Humana en la Universidad Autónoma de Madrid. Doctora en Educación Física. Sus principales líneas de investigación se centran en la Evaluación Formativa en la Formación Inicial del Profesorado, Actividades Físicas en el Medio Natural, Aprendizaje-Servicio Universitario en Actividad Física y el Deporte.

Referências

Antoniou, P. y James, M. (2014). Exploring formative assessment in primary school classrooms: Developing a framework of actions and strategies. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 26(2), 153-176. https://doi.org/10.1007/s11092-013-9188-4

Barrientos Hernán, E. J. (2017). La evaluación formativa en los centros bilingües: Una experiencia en la asignatura de educación física (en inglés). En V. M. López-Pastor. y Á. Pérez-Pueyo. (Coords), Evaluación formativa y compartida en educación: Experiencias de éxito en todas las etapas educativas (pp. 170-179). Universidad de León.

Borghouts L. B., Slingerland, M. y Haerens, L. (2017). Assessment quality and practices in secondary PE in the Netherlands. Physical Education and Sport Pedagogy, 22(5), 473-489. https://doi.org/10.1080/17408989.2016.1241226

Cañadas, L. (2018). La evaluación formativa en la adquisición de competencias docentes en la formación inicial del profesorado de Educación Física [Tesis Doctoral]. Universidad Autónoma de Madrid.

Cañadas, L. (2020). Evaluación formativa en el contexto universitario: Oportunidades y propuestas de actuación. Revista Digital De Investigación En Docencia Universitaria, 14(2), 1-14. https://doi.org/10.19083/10.19083/ridu.2020.1214

Cañadas, L. (2021). Contribution of formative assessment for developing teaching competences in teacher education, European Journal of Teacher Education, In press. https://doi.org/10.1080/02619768.2021.1950684

Cañadas, L., Castejón, F. J. y Santos-Pastor, M. L. (2018). Relación entre la participación del alumnado en la evaluación y la calificación en la formación inicial del profesorado de Educación Física. Cultura, Ciencia y Deporte, 13(39), 291-300. https://ccd.ucam.edu/index.php/revista/article/view/1172

Cañadas, L., Santos-Pastor, M. L. y Castejón, F. J. (2018). Evaluación en la formación inicial ¿Avance o retroceso? Bordón. Revista de Pedagogía. 70(4), 9-22. https://doi.org/10.13042/Bordon.2018.64434

Cañadas, L., Santos Pastor, M. L. y Ruiz Bravo, P. (2021). Percepción del impacto de la evaluación formativa en las competencias profesionales durante la formación inicial del profesorado. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 23, 1-13. https://doi.org/10.24320/redie.2021.23.e07.2982

Castejón, F. J, Santos-Pastor, M. L. y Cañadas, L. (2018). Desarrollo de competencias docentes en la formación inicial del profesorado de Educación Física. Relación con los instrumentos de evaluación. Estudios Pedagógicos, 44(2), 111-126. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052018000200111

Chng, L. S. y Lund, J. (2018). Assessment for learning in physical education: The what, why and ah How. Journal of Physical Education, Redaction & Dance, 89(8), 29-34. https://doi.org/10.1080/07303084.2018.1503119

Díaz Lucea, J. (2005). La evaluación formativa como instrumento de aprendizaje en educación física. Inde.

Espinel Barceló, P. A. (2017). Evaluación formativa y compartida y modelo competencial en secundaria. Estudios de caso en la materia de educación física [Tesis doctoral]. Universidad Católica San Antonio de Murcia. http://repositorio.ucam.edu/handle/10952/2564

González Gutiérrez, I. (2013). La evaluación de la educación física en la etapa de primaria [Tesis de maestría]. Universidad de Cantabria.

Hamodi, C., López-Pastor, V. M. y López-Pastor, A. T. (2017). If I experience formative assessment whilst studying at university, will I put it into practice later as a teacher? Formative and shared assessment in Initial Teacher Education (ITE). European Journal of Teacher Education, 40(2), 171-190. https://doi.org/10.1080/02619768.2017.1281909

Herrero-González, D., Manrique-Arribas, J. C. y López-Pastor, V. M. (2021). Incidencia de la formación inicial y permanente del profesorado en la aplicación de la evaluación formativa y compartida en educación física. Retos, 41, 533-543. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.86090

James, A. R., Griffin, L. L. y France, T. (2005). Perception of assessment in elementary physical education: A case study. Physical Educator, 62(2). 85-95. https://digitalcommons.brockport.edu/pes_facpub/63

Looney, J. (2018). Are student assessments fit for their purposes? European Journal of Education, 53(2), 129-132. https://doi.org/10.1111/ejed.12276

López-Pastor, V. M., Kirk, D., Lorente-Catalán E., MacPhail, A. y MacDonald, D. (2013). Alternative assessment in physical education: A review of international literature. Sport, Education and Society, 18(1), 57-76. https://doi.org/10.1080/13573322.2012.713860

López Pastor, V. M., Monjas Aguado, R., Gómez García, J., López Pastor, E. M., Martín Pinela, J. F., González Badiola, J., Barba Martín, J. J., Aguilar Baeza, R., González Pascual, M., Heras Bernardino, C., Martín, M. I., Manrique Arribas, J. C., Subtil Marugán, P. y Marugán García, L. (2006). La evaluación en educación física. Revisión de modelos tradicionales y planteamiento de una alternativa. La evaluación formativa y compartida. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 10, 31-41. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/35061

López-Pastor, V. y Sicilia-Camacho, A. (2017). Formative and shared assessment in higher education. Lessons learned and challenges for the future. Assessment & Evaluation in Higher Education, 42(1), 77-97. https://doi.org/10.1080/02602938.2015.1083535

López Rodríguez, Á. (2012). La calidad de los procesos de comunicación en el aula de Educación Física: Un estudio sobre calidad del discurso docente en profesorado de la Comunidad de Madrid [Tesis doctoral]. Universidad Autónoma de Madrid. https://repositorio.uam.es/handle/10486/11679?show=full

Martínez Rizo, F. (2013). Dificultades para implementar la evaluación formativa. Revisión de literatura. Perfiles educativos, 35(139), 128-150. https://doi.org/10.1016/S0185-2698(13)71813-0

Ní Chróinín, D. y Cosgrave, C. (2013). Implementing formative assessment in primary physical education: Teacher perspectives and experiences. Physical Education and Sport Pedagogy, 18(2), 219-233. https://doi.org/10.1080/17408989.2012.666787

Stake, R. E. (2010). Qualitative research. Studying how things work. The Guilford Press.

Velázquez Buendía, R. y Hernández Álvarez, J. L. (2004). Evaluación en educación y evaluación del aprendizaje en educación física. En J. L. Hernández Álvarez. y R. Velázquez Buendía. (Coords), La evaluación en educación física. Investigación y práctica en el ámbito escolar (pp. 11-49). Graó.

Zubillaga-Olague, M. y Cañadas, L. (2021). Diseño y validación del cuestionario “#EvalEF” para conocer el proceso de evaluación desarrollado por los docentes de educación física. Retos, 42, 47-55. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86627

Publicado

2021-08-19

Como Citar

A avaliação formativa a partir da perspectiva de docentes novatos nas classes de educação física no ensino fundamental e médio (L. Cañadas & M. L. Santos-Pastor , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.25

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

A avaliação formativa a partir da perspectiva de docentes novatos nas classes de educação física no ensino fundamental e médio (L. Cañadas & M. L. Santos-Pastor , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.25

Comentarios (ver términos de uso)