Estudo da percepção dos fatores institucionais que influenciam o desempenho acadêmico de estudantes da Universidade Estatal a Distância da Costa Rica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-2.18

Palavras-chave:

Rendimento acadêmico, estudantes universitários, fatores institucionais, educação a distância, percepção de estudantes

Resumo

Objetivo. Conhecer a percepção de estudantes sobre a influência dos diversos fatores institucionais relacionados ao rendimento académico, com uma amostra de estudantes da Universidade Estatal a Distância de Costa Rica (UNED), com a finalidade de contribuir a uma análise científica nos processos formativos de educação a distância. Metodologia. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem de pesquisa predominantemente quantitativa. A amostra foi constituída por 418 estudantes da UNED matriculados nas regiões geográficas: Chorotega, Huertar Norte, Atlântica, Central, Brunca e Central Pacifico, as anteriores de acordo com a atual distribuição da sede da universidade. Análise de resultados. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa estruturada com formato de escala Likert com cinco níveis de seleção correspondentes a: me afeta muito, me afeta pouco, não me afeta e nem me beneficia, me beneficia pouco e me beneficia muito. Para a análise estatística, foi utilizado o programa SPSS. Este artigo apresenta os resultados obtidos em relação à percepção de estudantes sobre a influência dos fatores institucionais no desempenho acadêmico. Conclusões. Fatores institucionais como: tipo de sistema de inscrição (web-inscrição), plataforma utilizada como ambiente estudantil e sistema de ensino a distância, na percepção do corpo discente, não influenciam ou afetam o desempenho acadêmico na UNED. O fator institucional de disponibilidade de cursos abertos por semestre influencia negativamente o desempenho acadêmico dos alunos da UNED.

Biografia do Autor

José Alejandro Echeverría-Ramírez, Universidad Estatal a Distancia

Estudiante Doctorado en Educación en la Universidad Iberoamericana, Maestría en Administración Educativa de la Universidad Estatal a Distancia, Licenciatura en Docencia con énfasis en la enseñanza de la Educación Física, Universidad Estatal a Distancia,  Bachillerato en la Enseñanza de la Educación Física y Deportes. Jefe Oficina de Promoción Estudiantil Universidad Estatal a Distancia UNED

Claudia Mazzitelli, Universidad Nacional de San Juan

Profesora de enseñanza media y superior en Física (Universidad Nacional San Juan) y Doctora en Educación (Universidad Nacional de Cuyo). Docente del Departamento de Física y de Química, FFHA-UNSJ). Miembro de la Carrera del Investigador de Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Investigador Independiente). Directora del Instituto de Investigaciones en Educación en las Ciencias Experimentales (FFHA-UNSJ). Directora de proyectos de investigación y tesis de posgrado. Autora de libros, capítulos de libro, artículos en revistas nacionales e internacionales y ponencias presentadas en congresos de la especialidad. Evaluadora de tesis de posgrado, proyectos de investigación y artículos para revistas científicas del área. Integrante del Banco de Expertos del SINAES.

Referências

Aguila Cabrera, V. (2005). El concepto calidad en la educación universitaria: Clave para el logro de la competitividad institucional. Revista Iberoamericana de Educación, 36(12), 1-7. https://rieoei.org/RIE/article/view/2886

Carpio Malavasi, L. G. y Parreaguirre Camacho, J. C. (2017). Universidad Estatal a Distancia. Informe de labores 2017. EUNED. https://www.uned.ac.cr/viplan/images/cppi/Informe_Labores_UNED_2017.pdf

Chilca Alva, M. L. (2017). Autoestima, hábitos de estudio y rendimiento académico en estudiantes universitarios. Propósitos y Representaciones 5(1), 71-127. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2017.v5n1.145

de la Cruz, A. (2009). Graduados universitarios lasallistas y calidad educativa. Revista de la Universidad de La Salle, 48, 268-278. https://ciencia.lasalle.edu.co/cgi/viewcontent.cgi?article=1184&context=ruls

Espinoza, E. (2006). Impacto del maltrato en el rendimiento académico. Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa, 4(9), 221-238. http://repositorio.ual.es/bitstream/handle/10835/638/Art_9_64.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Figueroa Retana, L. F. y Gatgens Gutiérrez, D. (2018). Anuario estadístico 2017. UNED. https://www.uned.ac.cr/viplan/images/ciei/ANUARIO_2017/Anuario_2017_versi%C3%B3n_final_19-05-18.pdf

Garbanzo Vargas, G. M. (2007). Factores asociados al rendimiento académico en estudiantes universitarios, una reflexión desde la calidad de la educación superior pública. Revista Educación, 31(1), 43-63. https://doi.org/10.15517/revedu.v31i1.1252

Marchesi, A. (2000). Un sistema de indicadores de desigualdad educativa. Revista Iberoamericana de Educación, 23, 135-163. https://doi.org/10.35362/rie2301009

Orozco Guzmán, J. C. (2016). Hacia una nueva significación del discurso sobre acreditación y calidad de la educación en los colegios públicos de Bogotá. Revista de la Universidad de La Salle, 69, 13-47. https://ciencia.lasalle.edu.co/cgi/viewcontent.cgi?article=1471&context=ruls

Pineda Ledezma, O. B. y Alcántara Galdámez, N. J. (2017). Hábitos de estudio y rendimiento académico en estudiantes universitarios. Innovare: Revista de Ciencia y Tecnología, 6(2)19-34. https://doi.org/10.5377/innovare.v6i2.5569

Pozón López, J. R. (2014). Los estudiantes universitarios ante las actividades extracurriculares. Anduli, 13, 137-150. https://idus.us.es/handle/11441/34934

Rojas, M. (2009). El abandono de los estudios: Deserción y decepción de la juventud. Hologramática, 4(10), 75-94. http://cienciared.com.ar/ra/usr/3/467/hologramatica_n10_vol4pp75_94.pdf

Sánchez Herencia, D. (2017). Factores personales que influyen en el rendimiento académico de los estudiantes de la carrera profesional de medicina veterinaria de la Universidad Nacional de San Antonio Abad de Cusco [Tesis de especialización]. Universidad Nacional del Altiplazno, Puno, Perú. http://repositorio.unap.edu.pe/handle/UNAP/8240

Vázquez, C. M., Cavallo, M. A., Aparicio, S. N., Muñoz, B. L., Robson, C. M., Ruiz, L. I., Secreto, M. F., Sepliarsky, P. A. y Escobar, M. E. (2012). Factores de impacto en el rendimiento académico universitario. Un estudio a partir de las percepciones de los estudiantes. Decimoséptimas Jornadas “Investigaciones en la facultad” de Ciencias

Económicas y Estadística. Universidad Nacional de Rosario, Santa Fe, Argentina. http://www.fcecon.unr.edu.ar/web-nueva/sites/default/files/u16/Decimocuartas/vazquez_c_factores_de_impacto_en_el_rendimiento_academico.pdf

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Estudo da percepção dos fatores institucionais que influenciam o desempenho acadêmico de estudantes da Universidade Estatal a Distância da Costa Rica (J. A. Echeverría-Ramírez & C. Mazzitelli , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.25-2.18

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Estudo da percepção dos fatores institucionais que influenciam o desempenho acadêmico de estudantes da Universidade Estatal a Distância da Costa Rica (J. A. Echeverría-Ramírez & C. Mazzitelli , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.25-2.18

Comentarios (ver términos de uso)