Nível de satisfação em estudantes do ensino médio com o uso da Aprendizagem Colaborativa mediada por TIC na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-2.2

Palavras-chave:

Aprendizado Assistido por Computador, Satisfação nos estudos, TIC, Aprendizado ativo, ensino médio, aprendizagem colaborativa

Resumo

Objetivo. O objetivo deste trabalho é avaliar o nível de satisfação de estudantes do ensino médio quando as metodologias de aprendizagem colaborativa são usadas por meio das TIC ou CSCL para o processo de ensino-aprendizagem. Metodologia. Quanto à metodologia, foi obtida uma amostra de 117 estudantes da República Dominicana, do ensino médio, de cinco séries diferentes, que haviam desenvolvido um projeto colaborativo de três meses. Foi adotado um delineamento quantitativo quase experimental. O instrumento aplicado para coleta dos dados consistiu em uma rubrica de 20 perguntas, com escalas do tipo Likert de 1 a 7. Para a análise dos dados, foram utilizados testes não paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, dependendo do caso. Resultados. A análise dos resultados mostra que existe um elevado grau de satisfação entre estes estudantes pelo uso dessas metodologias, com diferenças significativas dependendo do tipo de estudo e do gênero. Conclusão. Destaca-se a importância do papel do ensino e o desenho de tarefas autênticas para aumentar a satisfação entre o grupo de estudantes.

Biografia do Autor

Rosalba Acosta-Corporan, Universidad de Salamanca

Licenciada en pedagogía Universidad de Salamanca (USAL); Master TIC en Educación, Universidad de Salamanca (USAL) y doctoranda en el programa Formación en la Sociedad de Conocimiento de la Universidad de Salamanca (USAL). Docente de escuela primaria por más de 5 años. Actualmente pertenece al grupo de investigación de Grupo de Investigación (GRIAL) de la USAL.

Antonio Víctor Martín-García, Universidad de Salamanca

Dr. en educación en la Universidad de Salamanca (USAL). Profesor titular, Ph.D. en la USAL. Codirector del Grupo "Procesos, Espacios y Prácticas Educativas". Director del Máster Oficial "Estudios Avanzados de Educación en la Sociedad Global" de USAL. Ha sido Vicedecano y Director del Ph.D. Educación y Formación de Adultos. Miembro del Estado Mayor de la Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social y revisor de varias revistas científicas.

Azucena Hernández-Martín, Universidad de Salamanca

Dra. en educación e la Universidad de Salamanca (USAL). Profesora en las titulaciones de Pedagogía y Educación Social en la USAL. Profesora en el máster y doctorado: Las TIC en Educación (USAL). Trabaja para el departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación y es vicedecana de movilidad de estudiantes.

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Publicado

2022-04-20

Como Citar

Nível de satisfação em estudantes do ensino médio com o uso da Aprendizagem Colaborativa mediada por TIC na sala de aula (R. Acosta-Corporan, A. V. Martín-García, & A. Hernández-Martín , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.2

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Nível de satisfação em estudantes do ensino médio com o uso da Aprendizagem Colaborativa mediada por TIC na sala de aula (R. Acosta-Corporan, A. V. Martín-García, & A. Hernández-Martín , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.2

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