Integração curricular como experiência de aprendizagem: Um roteiro para sua aplicação em dois cursos de formação de professores na área do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.25-3.19

Palavras-chave:

Articulação, currículo, estudantes universitário, formação de professores, integração curricular, papel da pessoa docente

Resumo

Introdução. Este artigo sistematiza a experiência de integração curricular, realizada pelos docentes do curso DBJ 402 Didática das Ciências e Matemática para o Ensino Básico e DBJ 403 Desenvolvimento da Infância nos Ciclos I e II, da carreira de Pedagogia com ênfase em I e II Ciclo da Educação Básica Geral da Divisão de Educação Básica (DEB), no ano de 2018. A organização do processo, sua implementação, a avaliação pelos professores e a percepção dos estudantes são desenvolvidas neste documento. Objetivo. Enriquecer a formação dos estudantes e fortalecer os objetivos e temas de ambos os cursos. Metodologia. São explicadas as fases com as diferentes ações realizadas, para colocar em prática a integração curricular; implementar três estratégias que favoreceram o vínculo entre conhecimento e aprendizado, tanto para acadêmicos quanto para o grupo de estudantes. Como parte do processo de sistematização da experiência, foi aplicado um questionário para saber a percepção dos estudantes sobre a experiência, bem como determinar os pontos fortes e as recomendações que foram expressas por eles sobre as estratégias adotadas. Análise de resultados. A execução dessa prática integrativa exigiu comprometimento, planejamento e uma nova visão do ensino por parte do corpo docente da universidade, além da participação ativa dos estudantes. Conclusão. A implementação dessas práticas representa um desafio para os professores universitários.

Biografia do Autor

Ana Arguedas-Ramírez, Universidad Nacional

Máster en Administración Educativa de la Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica. Licenciada en Psicología de la Universidad de Costa Rica. Académica investigadora del Instituto de Estudios Interdisciplinarios de la Niñez y la Adolescencia (INEINA) y docente en el Centro de Investigación y Docencia en Educación (CIDE) de la Universidad Nacional. Cuenta con experiencia como directora de un centro educativo privado y en el INEINA.

Maureen Camacho-Oviedo, Universidad Nacional

Máster en Educación con énfasis en Docencia Universitaria, de la Universidad Nacional, Costa Rica. Licenciada en Ciencias de la Educación con concentración en Educación Básica I y II Ciclos. Académica de la División de Educología (DED) de la Universidad Nacional. Se ha desempeñado en el área de docencia, investigación y extensión; práctica pedagógica; componente pedagógico y puestos de gestión académico-administrativa. Posee publicaciones en el área pedagógica.

Referências

Alonso, M. J. Arandia, M., Esnaola, M., Hornilla, J. M., Novella, I., Pastor, D., Ruiz de Gauna, M. P. y González, V. (2011). El proceso de integración curricular: Articulando el conocimiento académico y profesional. Revista de Educación Social, (13), 1-11. https://www.eduso.net/res/pdf/13/proce_res_13.pdf

Chaves Álvarez, A. L., Hernández Vargas, D., León Sánchez, J., Pereira Pérez, Z. y Vargas Dengo, M. C. (2011). La integración curricular: Una experiencia en el primer nivel de diplomado de la carrera de Licenciatura en Pedagogía con énfasis en Educación Preescolar. Revista Electrónica Educare, 15(2), 63-86. https://doi.org/10.15359/ree.15-2.6

Costa, V. A. y del Río, L. S. (2016). La articulación en la enseñanza. En C. Giordano y G. Morandi (Presidencia), 1ª Jornadas sobre las prácticas docentes en la Universidad Pública: Transformaciones actuales y desafíos para los procesos de formación. Universidad Nacional de La Plata. http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/61283/Documento_completo.pdf-PDFA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Gorina Sánchez, A. y Alfonso Berenguer, I. (2013). Modelo de la dinámica formativa del procesamiento de la información en las investigaciones sociales. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 4(1), 31-56. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4233583

Hernández, A. M. (2009). El taller como dispositivo de formación y de socialización de las prácticas. En L. Sanjurjo (Coord.), Los dispositivos para la formación en las prácticas profesionales (pp.71-104). Homo Sapiens Ediciones. https://pdfcoffee.com/los-dispositivos-para-la-formacion-en-las-practicas-profesionales-sanjurjo-2-pdf-free.html

Hernández Sampieri, R., Fernández Collador, C. y Baptista Lucio, P. (2010). Metodología de la investigación. McGrawHill.

Rousserie, H. F., Maydana, A., Cardozo, S., Inchauspe, M. y Merro, P. (Setiembre, 2012). La articulación de contenidos como facilitador en la enseñanza de las ciencias agrarias. En C. Miceli (Presidencia). IV Congreso Nacional y III Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias Agropecuarias, Universidad Nacional de La Plata. http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/21634/Documento_completo.pdf?sequence=1

Tabash Blanco, N. (2015). La integración curricular y el uso del libro de texto en la escuela primaria. Revista de Lenguas Modernas, (22), 391-404. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/rlm/article/view/19696/19775

Universidad Nacional. (2007). Modelo pedagógico. Autor. http://www.documentos.una.ac.cr/bitstream/handle/unadocs/9724/Modelo%20Pedagogico.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Universidad Nacional, División de Educación Básica (2018a). Programa de curso DBJ 402 Didáctica de las Ciencias y las Matemáticas para la Educación Básica. Autor.

Universidad Nacional, División de Educación Básica. (2018b). Programa de curso DBJ 403 Desarrollo de la Niñez en I y II Ciclo. Autor.

Zabalza, M. A. (2012). Articulación y rediseño curricular: El eterno desafío institucional. Revista de Docencia Universitaria, 10(3), 17-48. https://doi.org/10.4995/redu.2012.6013

Publicado

2021-08-01

Como Citar

Integração curricular como experiência de aprendizagem: Um roteiro para sua aplicação em dois cursos de formação de professores na área do ensino fundamental (A. Arguedas-Ramírez & M. Camacho-Oviedo , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.19

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Integração curricular como experiência de aprendizagem: Um roteiro para sua aplicação em dois cursos de formação de professores na área do ensino fundamental (A. Arguedas-Ramírez & M. Camacho-Oviedo , Trads.). (2021). Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.25-3.19

Comentarios (ver términos de uso)