Desenvolvimento da consciência metalingüística para a compreensão da leitura em espanhol como segunda língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-2.11

Palavras-chave:

Conscientização, linguística, compreensão, leitura, educação

Resumo

Objetivo. A pesquisa apresentada é o resultado de uma experiência realizada com o objetivo de verificar o efeito produzido pelo desenvolvimento da consciência metalinguística na melhoria da compreensão de leitura do espanhol como segunda língua, em estudantes do ensino fundamental de uma instituição de Educação Bilíngue Intercultural. Metodologia. Trata-se de uma investigação quantitativa, com desenho quase-experimental pré e pós-teste no grupo controle e experimental. Da mesma forma, a amostra foi composta por 50 estudantes divididos em grupo controle, com 25  no grupo experimental e 25  das salas de aula “A” e “B” respetivamente. A coleta de dados foi realizada através de um teste devidamente validado e com sua proba de confiabilidade. Por outro lado, foi utilizado para o teste de hipóteses estatista o U de Mann Whitney e Wilcoxon. Resultados. A principal descoberta mostra que no pré-teste a variável dependente e suas dimensões apresentam um nível de sig.> 0,05. Concluído o processo e aplicado o pós-teste, este apresentou nível de sig. <0,05, observando-se uma diferença a favor do grupo experimental. Conclusão. A análise dos valores estatísticos obtidos permite concluir que o desenvolvimento da consciência metalinguística produz efeitos significativos na compreensão da leitura nos níveis literal, inferencial e crítico do espanhol como segunda língua entre estudantes do ensino fundamental. Portanto, recomenda-se aprofundar o estudo em diferentes amostras, a fim de generalizar o desenvolvimento da consciência metalinguística como uma proposta para melhorar a compreensão da leitura do espanhol como segunda língua.

Biografia do Autor

Rolando Alfredo Quispe-Morales, Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga

Licenciado en Pedagogía y Humanidades, especialidad Español y Literatura, magíster en Docencia Universitaria y Doctor en Ciencias de la Educación. Docente en el área de investigación educativa de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga, actual director de la Unidad de Posgrado de la Facultad de Ciencias de la Educación. Posee publicaciones en revistas indizadas.

Referências

Ames, P. (2002). Para ser iguales, para ser distintos. Educación escritura y poder en el Perú. Instituto de Estudios Peruanos. https://repositorio.iep.org.pe/handle/IEP/571

Bialystok, E. y Bouchard Ryan, E. (1985). A metacognitíve framework for the development of first and second language skills. En D. L. Forrest-Pressley, G. E. Mackinnon y T. Gary Waller (Eds), Metacognition, cognition and human performance (Vol. 1 Theoretical perspectives, pp. 207-252). Academic Press.

Bernal, C. A. (2016). Metodología de la investigación. Administración, economía, humanidades y ciencias sociales. Pearson.

Bizama, M., Arancibia, B., Sáez, K. y Loubiès, L. (2017). Conciencia sintáctica y comprensión de lectura en niñez vulnerable. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 15(1), 219-232. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/issue/view/42

Briones, G. (2012). Métodos y técnicas de investigación para las ciencias sociales. Trillas.

Calet, N., Flores, M., Jiménez-Fernández, G. y Defior, S. (2016). Habilidades fonológicas suprasegmentales y desarrollo lector en niños de Educación Primaria. Anales de Psicología, 32(1), 72-79. https://doi.org/10.6018/analesps.32.1.216221

Coloma, C. J., Sotomayor, C., de Barbieri, Z. y Silva, M. (2015). Comprensión lectora, habilidades lingüísticas y decodificación en escolares con TEL. Revista de Investigación en Logopedia, 5(1), 1-17. https://doi.org/10.5209/rlog.58617

Choquichanca, R. E. e Inga Arias, M. G. (2020). Estrategias metodológicas docentes en comprensión lectora y rendimiento académico en el área de comunicación. Desde el Sur, 12(2), 479-500. https://dx.doi.org/10.21142/des-1202-2020-0027

Domínguez, R. (2004). La instrucción basada en el contenido en la enseñanza de una segunda lengua. PROEDUCA - GTZ.

Donaldson, M. (1978). Children’s minds. Glasgow Collins.

Garton, A. y Pratt, C. (1991). Aprendizaje y proceso de alfabetización. El desarrollo del lenguaje hablado y escrito. Paidos.

Gallego Ortega, J. L., Figueroa Sepúlveda, S. y Rodríguez Fuentes, A. (2019). La comprensión lectora de escolares de educación básica. Literatura y lingüística, (40), 187-208. https://dx.doi.org/10.29344/0717621x.40.2066

Ministerio de Educación (2016a). Plan nacional de educación intercultural bilingüe al 2021. http://www.minedu.gob.pe/campanias/pdf/eib-planes/rm-629-2016-minedu-plan-nacional-eib.pdf

Ministerio de Educación (2016b). Resultados de la evaluación censal de estudiantes ECE 2016. Autor. http://umc.minedu.gob.pe/wp-content/uploads/2017/04/Resultados-ECE-2016-Nacional.pdf

Ministerio de Educación (2017). Comprensión lectora. Manual para el docente. Secundaria 4. UMC. https://repositorio.minedu.gob.pe/handle/20.500.12799/5573

Ministerio de Educación (2018). Modelo de servicio educativo intercultural bilingüe. https://repositorio.minedu.gob.pe/bitstream/handle/20.500.12799/5971/Modelo%20de%20Servicio%20Educativo%20Intercultural%20Biling%C3%BCe%20%28MSEIB%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Pietrosemoli, L. (1991). Dominio lingüístico y comprensión lectora. Pirámide.

Riffo, B., Caro, N. y Sáez, K. (2018). Conciencia lingüística, lectura en voz alta y comprensión lectora. RIA. Revista de Lingüística Teórica y Aplicada, 56(2), 175-198. https://doi.org/10.4067/S0718-48832018000200175

Rivera Mandarache, E. Y., Rojas Tello, L. L. y Cuneo Álvarez, G. L. (2019). Bilingüismo y comprensión lectora en estudiantes en la Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga. Revista Conrado, 15(70), 219-225. Epub 02 de diciembre de 2019. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000500219&lng=es&tlng=es

Rueda-Sánchez, M. I. y López-Bastida, P. (2016). Efectos de la intervención en conciencia morfológica sobre la lectura, escritura y comprensión: Meta-análisis. Revista Anales de psicología. 32(1), 60-71. https://doi.org/10.6018/analesps.32.1.196261

Schleppegrell, M., Achugar, M. y Oteíza, T. (2004). The grammar of history: Enhancing content-based instruction through a functional focus on language. Tesol Quarterly, 38(1), 67-93. https://doi.org/10.2307/3588259

Secada González, J. (2007). Fundamentos teóricos en los que se sustenta la comprensión lectora con enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural en la enseñanza de la literatura. En A. Roméu Escobar (Ed.), El enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural en la enseñanza de la lengua y la literatura. Editorial Pueblo y Educación. (pp. 145-186). https://issuu.com/jheiseo/docs/el_enfoque_cognitivo__comunicativo_

Tunmer, W. E. y Bowey, J. A. (1984). Metalinguistic awareness and reading acquisition. En W. Tunmer, C. Pratt y M. L. Herriman (Eds.), Metalinguistic awareness in children (pp. 144-168). Springer-Verlag. https://doi.org/10.1007/978-3-642-69113-3

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Desenvolvimento da consciência metalingüística para a compreensão da leitura em espanhol como segunda língua (R. A. Quispe-Morales , Trad.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.11

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Desenvolvimento da consciência metalingüística para a compreensão da leitura em espanhol como segunda língua (R. A. Quispe-Morales , Trad.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.11

Comentarios (ver términos de uso)