A avaliação dos estudantes sobre o clima escolar, convivência e violência nas escolas secundárias do noroeste do México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-3.11

Palavras-chave:

Relações entre colegas, coexistência pacífica, ensino secundário, violencia

Resumo

Objetivo. Conhecer a avaliação dos estudantes sobre a convivência democrática na sua escola, a relação com os colegas, a violência no campus e o clima escolar em geral. Metodologia. É um estudo quantitativo, transversal e correlacional no qual participaram 346 adolescentes entre 11 e 15 anos, de seis localidades do estado de Sonora, México. Foram utilizadas a Escala de Clima Escolar e a Escala de Convivência Escolar, ambas com evidências de confiabilidade. A análise de comparação de médias foi realizada por meio da estatística t de Student e regressão logística. Resultados. Há uma diferença significativa entre os dois grupos contrastados: (a) aqueles que percebem a violência e foram importunados na última semana em sua escola e (b) aqueles que não percebem a violência e não foram importunados. O modelo de regressão logística resultou em Nagelkerke R de 0,58, que classifica adequadamente 82,9% dos casos. Conclusões. Esse modelo de regressão logística é adequado para prever o risco de adolescentes estudantes do ensino médio público serem importunados por outros colegas e perceber altos níveis de violência. Portanto, recomenda-se realizar avaliações sistemáticas para identificar o perfil da turma, além de conhecer as relações entre as dimensões de convivência e clima escolar.

Biografia do Autor

NohemÍ Guadalupe Calderón-González, Centro de Investigación en Alimentación y Desarrollo

Licenciada en Psicología educativa y Maestra en Ciencias Educativas; candidata a Doctora en Desarrollo Regional, por el Centro de Investigación en Alimentación y Desarrollo, A. C. Cuenta con artículos en revistas indexadas y capítulos de libro sobre temas de violencia y convivencia escolar y evaluación docente en educación superior. Jefa de operación de programas internos de la Unidad de Igualdad de Género, de la Secretaría de Educación y Cultura.

José Ángel Vera-Noriega, Centro de Investigación en Alimentación y Desarrollo

Miembro del Sistema Nacional de Investigadores (nivel II) desde 1993, investigador Titular “E” del Centro de Investigación en Alimentación y Desarrollo A. C. (desde 1984). Miembro de la Academia Mexicana de la Ciencia. Dedicado a la investigación en tres temáticas vinculadas al desarrollo social, evaluación educativa, socialización escolar y calidad de vida en poblaciones vulnerables y de riesgo. Académico del Doctorado de educación Universidad de Sonora (PNPC) y Desarrollo Regional (PNPC) en el CIADAC.

Referências

Barrantes, J. y Tejedo, J. (2006). Relación entre el clima social escolar y la asertividad en los alumnos del cuarto y quinto de secundaria de la Institución Educativa Nacional Gustavo Ríes de la ciudad de Trujillo [Tesis de licenciatura inédita]. Universidad Cesar Vallejo.

Bautista-Hernández, G. (2019). Conducta prosocial, empatía, y desconexión moral en observadores de violencia entre estudiantes de secundaria sonorenses [Tesis de doctorado inédita]. Universidad de Sonora.

Calderón González, N. G., Vera Noriega, J. Á. y Llano Medina, O. D. (2018). La violencia escolar desde la perspectiva de los estudiantes de una escuela secundaria de Sonora, México. Paideia, (62), 107-125. https://revistas.udec.cl/index.php/paideia/article/view/716

Cárdenas Castro, M. y Arancibia Martini, H. (2014). Potencia estadística y cálculo del tamaño del efecto en G*Power: Complementos a las pruebas de significación estadística y su aplicación en psicología. Salud & Sociedad, 5(2), 210-224. https://doi.org/10.22199/S07187475.2014.0002.00006

Carrera-Fernández, M.-V., Cid-Fernández, X.-M., Almeida, A., González-Fernández, A. y Lameiras-Fernández, M. (2018). Attitudes toward cultural diversity in spanish and portuguese adolescent of secondary education: The influence of heteronormativity and moral disengagement in school bullying. Revista de Psicodidáctica, 23(1), 17-25. https://doi.org/10.1016/j.psicoe.2017.07.002

Caso Niebla, J., Chaparro Caso López, A., Díaz López, C. y Urias Luzanilla, E. (2012). Propiedades psicométricas de las escalas, cuestionarios e inventarios de la estrategia evaluativa integral 2011: Factores asociados al aprendizaje (UEE Reporte Técnico N.o 12-002). Universidad Autónoma de Baja California. http://uee.uabc.mx/reportesTecnicos/12-002.php

Caso Niebla, J., Díaz López, C. D. y Chaparro Caso-López, A. (2013). Aplicación de un procedimiento para la optimización de la medida de la convivencia escolar. RIEE. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 6(2), 137-145. https://revistas.uam.es/index.php/riee/article/view/3409/3626

Cepeda-Cuervo, E., Pacheco-Durán, P. N., García-Barcp, L. y Piraquive-Peña, C. J. (2008). Acoso escolar a estudiantes de educación básica y media. Revista de Salud Pública, 10(4), 517-528. http://www.scielo.org.co/pdf/rsap/v10n4/v10n4a02.pdf

Cerda, G. A., Salazar, Y. S., Guzmán, C. E. y Narváez, G. (2018). Impacto de la convivencia escolar sobre el rendimiento académico, desde la percepción de estudiantes con desarrollo típico y necesidades educativas especiales. Propósitos y Representaciones, 6(1), 247-300. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2018.v6n1.194

Chen, L.-M. y Cheng, Y.-Y. (2013). Prevalence of school bullying among secondary students in Taiwan: Measurements with and without a specific definition of bullying. School Psychology International, 34(6), 707-720. https://doi.org/10.1177/0143034313479694

Claro Tagle, S. (2010). Clima escolar y desarrollo integral de niñas y niños. Historia, aprendizajes y proyecciones de una experiencia. Ril Editores.

Conde Flores, S. L. (2014). La violencia y la cultura de la calle entran a la escuela: Acciones y reacciones. Sinéctica, (42), 1-21. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-109X2014000100002&lng=es&tlng=es

Da Silva de Paula, A., Kodato, S. y Xavier Días, F. (2013). Representações sociais de violência em professores da escola pública. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 4(2), 240-257. https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/17673/14473

De Garay, A. (Coord.). (2015). Las trayectorias escolares universitarias en un tablero de serpientes y escaleras. ANUIES.

Del Rey, R. y Ortega, R. (2001). La formación del profesorado como respuesta a la violencia escolar. La propuesta del modelo Sevilla Anti-Violencia Escolar (SAVE). Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, (41), 59-71. https://www.redalyc.org/pdf/274/27404105.pdf

Etxeberria, F., Intxausti, N. y Azpillaga, V. (2017). School climate in highly effective schools in the Autonomous Region of the Basque Countri (Spain). Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 15(4), 5-26. http://dx.doi.org/10.15366/reice2017.15.4.001

Feldman, M. A., Ojanen, T., Gesten, E. L., Smith-Schrandt, H., Brannick, M., Wienke Totura, C. M., C., Alexander, L., Scanga, D. y Brown, K. (2014). The effects of middle school bullying and victimization on adjustment through high school: Growth modeling of achievement. school attendance, and disciplinary trajectories. Psychology in the School, 51(10), 1046-1062. https://doi.org/10.1002/pits.21799

Fierro, M. C., Lizaldi, A., Tapia, G. y Juárez, M. (2012). Capítulo 2. Convivencia escolar: Un tema emergente de investigación educativa en México. En A. Furlán Malamud y T. C. Spitzer Schwartz (Coords.), Convivencia, disciplina y violencia en las escuelas. 2002-2011 (Colección estados del conocimiento, pp. 73-131). ANUIES; COMIE.

García-Hierro García, M. Á. y Cubo Delgado, S. (2009). Convivencia escolar en secundaria: Aplicación de un modelo de mejora del clima social. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 12(1), 51-62. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=217015332004

Guerra, C., Álvarez-García, D., Dobarro, A., Núñez, J. C., Castro, L. y Vargas, J. (2011). Violencia escolar en estudiantes de educación secundaria de Valparaíso (Chile): Comparación con una muestra española. Revista Iberoamericana de Psicología y Salud, 2(1), 75-98. https://www.redalyc.org/pdf/2451/245116403004.pdf

Haye, K., Swearer Napolitano, S. M. y Miller, C. (2008). Bullying: Understanding attitudes toward Bullying and perceptions of school social climate. Educational Psychology Papers and Publications, (133), 1-6. https://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1132&context=edpsychpapers

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación (6.º ed.). Mc Graw Hill.

Lopez Romero, M. y Kyriacou, C. (2016). Self-efficacy and moral disengagement in Mexican secondary school bullying bystanders. Psychology of Education Review, 40(2), 28-32. https://pure.york.ac.uk/portal/en/publications/selfefficacy-and-moral-disengagement-in-mexican-secondary-school-bullying-bystanders(9b510313-cfda-43d6-98c3-464baf8e153b).html

Martínez-Ferrer, B., Murgui-Pérez, S., Musitu-Ochoa, G. y Monreal-Gimeno, M. del C. (2008). El rol del apoyo parental, las actitudes hacia la escuela y la autoestima en la violencia escolar en adolescentes. International Journal of Clinical and Health Psychology,8(3), 679-692. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33712016004

Moos, R. H. (1979). Evaluating educational environments. Procedures, measure, findings, and policy implications. Jossey-Bass.

Moos, R. H., Moos, B. S. y Trickett, E. (2000). Escalas de clima social. TEA.

Moral Jiménez, M. de la Villa y Ovejero Bernal, A. (2014). Relación entre el clima social familiar y las actitudes juveniles ante el acoso escolar. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 5(1), 329-342. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.690

Morales Reynoso, T., Miranda García, D.A., Serrano García, J. (2015). Comprensión, reconocimiento y reproducción del acoso escolar cibernético en estudiantes del nivel medio superior [Informe final, proyecto de investigación]. Universidad Autónoma del Estado de México. http://hdl.handle.net/20.500.11799/49594.

Olweus, D. (1993). Bullying at school. Blackwell Publishing.

Organización de las Naciones Unidas. (2015). Transformar nuestro mundo: la Agenda 2030 para el desarrollo sostenible. https://unctad.org/meetings/es/SessionalDocuments/ares70d1_es.pdf

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2008). Conferencia Internacional de Educación “La educación inclusiva: El camino hacia el futuro”. Ginebra, http://www.ibe.unesco.org/fileadmin/user_upload/Policy_Dialogue/48th_ICE/CONFINTED_48-3_Spanish.pdf

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2013). Análisis del clima escolar. ¿Poderoso factor que explica el aprendizaje en América Latina y el Caribe? Santillana. http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/pdf/analisis-del-clima-escolar.pdf

Ortega-Barón, J., Buelga-Vasquez, S. y Cava-Caballero, M.-J. (2016). Influencia del clima escolar y familiar en adolescentes víctimas de ciber acoso. Comunicar, 24(46), 57-65. https://doi.org/10.3916/C46-2016-06

Pacheco-Sanz, D. I., Díez González, M. C. y García-Sánchez, J. N. (2018). La convivencia escolar, variables psicológicas y educativas. IAEU.

Reyes-Rodríguez, A. C., Valdés-Cuervo, A. A., Vera-Noriega, J. A. y Parra-Pérez, L. G. (2021). Principal’s practices and school’s collective efficacy to preventing bullying: The mediating role of school climate. SAGE Open, 11(4), 1-10. https://doi.org/10.1177/21582440211052551

Román, M. y Murillo, F. J. (2011). América Latina: Violencia entre estudiantes y desempeño escolar. Revista de la CEPAL, (104), 37-54. https://doi.org/10.18356/8d74b985-es

Sandoval Fernández, A. P., Encinas Islas, A. P., Gutiérrez Esparza, Y. L. y Vera Noriega, J. Á. (2021). Liderazgo directivo: Su relación con apoyo institucional y eficacia colectiva ante situaciones de conflicto. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, 10(7), 69-84. https://doi.org/10.51896/caribe

Sociedad Mexicana de Psicología. (2007). Código ético del psicólogo. Trillas.

Ttofi, M. M. y Farrington, D. P. (2011). Effectiveness of school-based programs to reduce bullying: A systematic and meta-analytic review. Journal of Experimental Criminology, 7(1), 27-256. https://doi.org/10.1007/s11292-010-9109-1

Trautmann, A. (2008). Maltrato entre pares o “bullying”. Una visión actual. Revista Chilena de Pediatría, 79(1), 13-20. https://doi.org/10.4067/S0370-41062008000100002

Vera Noriega, J. Á. y Valdés Cuervo, Á. A. (2016). La violencia escolar en México. Temáticas y perspectivas de abordaje. Clave editorial.

Publicado

2022-08-21

Como Citar

A avaliação dos estudantes sobre o clima escolar, convivência e violência nas escolas secundárias do noroeste do México (N. G. Calderón-González & J. Ángel Vera-Noriega , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.11

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

A avaliação dos estudantes sobre o clima escolar, convivência e violência nas escolas secundárias do noroeste do México (N. G. Calderón-González & J. Ángel Vera-Noriega , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.11

Comentarios (ver términos de uso)