Habilidades de pensamento, compreensão de leitura e memória operacional em estudantes normalistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-3.17

Palavras-chave:

Formação de professores, leitura, memória, motivação, raciocínio

Resumo

Objetivo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as habilidades de pensamento, compreensão de leitura e memória de trabalho em estudantes de escolas normais de Veracruz, México, e analisar as possíveis relações entre eles, a fim de ter as bases para prevenir possíveis deficiências e resolvê-las a partir de sua formação docente. Metodologia. É um estudo com abordagem quantitativa e tipo de delineamento descritivo, transversal, observacional e prospectivo; participaram 45 estudantes de duas instituições da área. Para medir as habilidades de raciocínio, foram utilizados diferentes testes e uma escala Likert com 19 itens, para compreensão de leitura foi utilizado um teste do tipo cloze e para memória de trabalho em seu domínio verbal e visuoespacial foram utilizadas tarefas de escopo complexo. Análise de resultados. Foram encontradas graves deficiências nas habilidades de pensamento, das quais aquelas correspondentes ao raciocínio verbal e figurativo indutivo tiveram uma associação positiva e significativa com algumas medidas de memória operacional verbal e visuoespacial. Além disso, o nível de compreensão de leitura era baixo e com associação positiva com testes de habilidades de raciocínio, que exigiam pouco ou nenhum esforço de leitura. Conclusões. Este trabalho permite, em primeiro lugar, reconhecer a condição preocupante dos futuros professores de crianças em habilidades cognitivas básicas e, em segundo lugar, propor formas de desenvolver a capacidade de raciocínio por meio do treinamento da memória de trabalho e do fortalecimento da compreensão de leitura e vocabulário.

Biografia do Autor

Ismael Esquivel-Gámez, Universidad Veracruzana

Doctor en Tecnología de Información por la Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla, México. Actualmente, se desempeña como profesor de tiempo completo en la Facultad de Administración de la Universidad Veracruzana, Región Veracruz. Investigador Nacional Nivel I del Sistema Nacional de Investigadores del CONACYT, quien desarrolla la línea de investigación Sistemas Multimedia Psico-Educativos.

Karina Estela Gálvez-Buenfil, Centro Educativo Siglo XXI, Las Ánimas, S. C.

Doctorante en Sistemas y Ambientes Educativos en un programa PNPC de Conacyt por la Universidad Veracruzana y Maestra en Comunicación y Tecnologías Educativas por el ILCE. Ha laborado en los últimos 25 años desde el nivel preescolar hasta prosgrado en diversos puestos académicos. Actualmente funge como Directora Académica de Estudios Superiores y Educación Continua en el Centro Educativo Siglo XXI, Las Ánimas, S. C.

Flora Lilia Barrios-Martínez, Centro de Actualización del Magisterio

Doctorante en Sistemas y Ambientes Educativos en programa PNPC de Conacyt por la Universidad Veracruzana. Se desempeña como docente del Centro de Actualización del Magisterio en Veracruz, México. Imparte cursos de actualización y capacitación a maestros de educación pública y diseña cursos y diplomados online y semipresenciales. Forma parte del equipo de diseño curricular institucional y coordinadora del área de tutoría y asesoría.

Referências

Baddeley, A. (2012). Working memory: Theories, models, and controversies. Annual Review of Psychology, 63, 1-29. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-120710-100422

Barreyro, J. P., Injoque-Ricle, I., Álvarez-Dreler, A., Formoso, J. y Burin, D. I. (2017). Generación de inferencias explicativas en la comprensión de textos expositivos: El rol de la memoria de trabajo y el conocimiento previo específico. Suma Psicológica, 24(1), 17-24. https://doi.org/10.1016/j.sumpsi.2016.09.002

Barreyro, J. P., Injoque-Ricle, I., Formoso, J. y Burin, D. I. (2019). Computerized working memory battery (BIMeT-V): Studying the relation between working memory, verbal reasoning and reading comprehension. Trends Psychology, 27(1), 53-67. https://doi.org/10.9788/tp2019.1-05

Bonomi, J. A. (2015). Addressing the workforce development goal of an online for-profit university: An examination of critical thinking skills and self-perception in degree-seeking undergraduate students [Tesis doctoral Capella University]. https://pqdtopen.proquest.com/doc/1673895466.html?FMT=ABS

Cázares Castillo, A. (2016). Capítulo 8. Estudio sobre la asociación entre el sentido de Agencia Académica, el pensamiento crítico (habilidades argumentativas escritas) y la comprensión lectora. En S. Castañeda Figueiras y E. Peñalosa Castro, Fenomenología de agencia académica (pp. 171-194). Universidad Autónoma Metropolitana.

Centro Nacional de Evaluación para la Educación Superior. (2018). Exámenes Nacionales de Ingreso (EXANI). http://www.ceneval.edu.mx/examenes-nacionales-de-ingreso-exani-

Conway, A. R. A., Kane, M. J., Bunting, M. F., Hambrick, D. Z., Wilhelm, O. y Engle, R. W. (2005). Working memory span tasks: A methodological review and user’s guide. Psychonomic Bulletin & Review, 12(5), 769-786. https://doi.org/10.3758/BF03196772

Difabio de Anglat, H. (2008). El test CLOZE en la evaluacion de la comprensión del texto informativo de nivel universitario. RLA. Revista de Lingüística Teórica y Aplicada, 46(1), 121-137. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-48832008000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Esquivel-Gámez, I., Aguirre-Aguilar G. y Martínez-Olvera, W. (2018). Capítulo 2. La memoria operativa, la comprensión lectora y razonamiento en alumnos pre y universitarios. En I. Esquivel-Gámez, G. Aguirre, R. Edel y J. Balderrama (Eds.), Memoria operativa medición y propuesta para su desarrollo, apoyadas en TIC (pp. 25-45). Porrúa Print. https://www.researchgate.net/publication/330357197_La_memoria_operativa_la_comprension_lectora_y_el_razonamiento_en_alumnos_pre_y_universitarios

Esquivel-Gámez, I., Balderrama-Trápaga, J. A., Vargas-Ortiz, M. del C. y García-Vergara, N. (2018). La capacidad de la memoria operativa y su medición automatizada. En En I. Esquivel-Gámez, G. Aguirre, R. Edel y J. Balderrama (Eds.), Memoria operativa Medición y propuesta para su desarrollo, apoyadas en TIC (pp. 47-67). Porrúa Print. https://www.researchgate.net/publication/330357002_La_capacidad_de_la_memoria_operativa_y_su_medicion_automatizada

Esquivel Gámez, I., Martínez Olvera, W., Córdoba del Valle, R. y Reyes Gutiérrez, C. (2016). Memoria operativa y lectura comprensiva: Medición con pruebas de amplitud lectora y tipo cloze en ámbitos pre y universitarios. Apertura, 8(2), 38-53. https://doi.org/10.32870/Ap.v8n2.919

Flores Lázaro, J. C. y Ostrosky-Shejet, F. (2012). Desarrollo neuropsicológico de lóbulos frontales y funciones ejecutivas. Manual Moderno.

Freed, E. M., Hamilton, S. T., y Long, D. L. (2017). Comprehension in proficient readers: The nature of individual variation. Journal of Memory and Language, 97, 135-153. https://doi.org/10.1016/j.jml.2017.07.008

Gálvez-Buenfil, K. E., Esquivel-Gámez, I. y Aguirre-Aguilar, G. (2020). Capítulo III. Habilidades de pensamiento para la docencia. En R. Edel-Navarro e I. Esquivel-Gámez (Eds.), Sistemas y ambientes educativos. Perspectivas de investigación pedagógica (pp. 71-93). Editorial ECESELI-UDUAL. https://www.researchgate.net/publication/342927634_Sistemas_y_ambientes_educativos_Perspectivas_de_investigacion_pedagogica

Guerra García, J., y Guevara Benitez, C. Y. (2017). Variables académicas, comprensión lectora, estrategias y motivación en estudiantes universitarios. Redie. Revista electrónica de investigación educativa, 19(2), 78-90. https://doi.org/10.24320/redie.2017.19.2.1125

Hernández Valz, H. M. (2019). Pensamiento analógico formal, razonamiento lógico y comprensión de lectura en estudiantes preuniversitarios de Lima Metropolitana [Tesis de maestría, Universidad Nacional Mayor de San Marcos]. http://cybertesis.unmsm.edu.pe/handle/20.500.12672/11107

Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. (2018). La educación obligatoria en México. Informe 2018. Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. https://historico.mejoredu.gob.mx/publicaciones/la-educacion-obligatoria-en-mexico-informe-2018/

Jiménez Pérez, E. (2014). Comprensión lectora VS Competencia lectora: Qué son y qué relación existe entre ellas. Investigaciones sobre lectura, (1), 65-74. https://doi.org/10.24310/revistaisl.vi1.10943

Kane, M. J., Hambrick, D. Z., Tuholski, S. W., Wilhelm, O., Payne, T. W. y Engle, R. W. (2004). The generality of working memory capacity: A latent-variable approach to verbal and visuospatial memory span and reasoning. Journal of Experimental Psychology: General, 133(2), 189-217. https://doi.org/10.1037/0096-3445.133.2.189

Martin, J. D., Shipstead, Z., Harrison, T. L., Redick, T. S., Bunting, M. y Engle, R. W. (2020). The role of maintenance and disengagement in predicting reading comprehension and vocabulary learning. Journal of Experimental Psychology. Learning, Memory, and Cognition, 46(1), 140-154. http://dx.doi.org/10.1037/xlm0000705

Martinez, D. (2019). Immediate and long-term memory and their relation to crystallized and fluid intelligence. Intelligence, 76, 1-52. https://doi.org/10.1016/j.intell.2019.101382

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos. (2018). Programa para la evaluación internacional de alumnos (PISA). PISA 2018 – Resultados México. Autor. http://www.oecd.org/pisa/publications/pisa-2018-results.htm

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos. (2019). Educación superior en México. Resultados y relevancia para el mercado laboral. Autor. https://www.oecd-ilibrary.org/content/publication/a93ed2b7-es

Raven, J., Raven, J. C. y Court, J. H. (1998). Raven manual section 4: Advanced progressive matrices. Oxford Psychologists Press.

Rivas, S. F., Morales Bueno, P. y Saiz, C. (2014). Propiedades psicométricas de la adaptación peruana de la prueba de pensamiento crítico PENCRISAL. Avaliação Psicológica, 13(2), 257-268. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335031819013

Robison, M. K. y Unsworth, N. (2017). Individual differences in working memory capacity and resistance to belief bias in syllogistic reasoning. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, 70(8), 1471-1484. https://doi.org/10.1080/17470218.2016.1188406

Santiesteban Naranjo, E. y Velázquez Ávila, K. M. (2012). La comprensión lectora desde una concepción didáctico-cognitiva. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 3(1), 103-110. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4228654

Valenzuela, J., Nieto, A. M., y Saiz, C. (2011). Critical Thinking Motivational Scale: A contribution to the study of relationship between critical thinking and motivation. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 9(2), 823-848. https://doi.org/10.25115/ejrep.v9i24.1475

Yeari, M. (2017). The role of working memory in inference generation during reading comprehension: Retention, (re)activation, or suppression of verbal information? Learning and Individual Differences, 56, 1-12. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2017.04.002

Zamary, A. S. (2017). Do complex span and content-embedded working memory tasks predict unique variance in inductive reasoning? [Tesis de Maestría. Kent State University]. https://etd.ohiolink.edu/apexprod/rws_etd/send_file/send?accession=kent1499076527118681&disposition=inline

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Habilidades de pensamento, compreensão de leitura e memória operacional em estudantes normalistas (I. Esquivel-Gámez, K. E. Gálvez-Buenfil, & F. L. Barrios-Martínez , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.17

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Habilidades de pensamento, compreensão de leitura e memória operacional em estudantes normalistas (I. Esquivel-Gámez, K. E. Gálvez-Buenfil, & F. L. Barrios-Martínez , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.17

Comentarios (ver términos de uso)