Validação da aplicação do modelo TPACK associado às habilidades de consciência fonológica e conhecimento de letras para educadoras de crianças pré-escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-3.8

Palavras-chave:

Educação pré-escolar, consciência fonológica, reconhecimento de letras, tecnologias, validação TPACK

Resumo

Objetivo. O objetivo deste estudo foi validar um instrumento que permita conhecer a percepção que as educadoras de crianças têm sobre seus conhecimentos disciplinares, pedagógicos e tecnológicos ao incorporar as TIC no ensino de habilidades subjacentes ao aprendizado da leitura e da escrita: consciência fonológica e conhecimento das letras. Metodologia. Este estudo segue uma abordagem quantitativa não experimental de tipo transversal. Utilizou-se como instrumento um levantamento do tipo Likert, composto por 54 itens que coletam informações de sete dimensões consideradas pelo modelo TPACK. Participaram desta pesquisa 30 professoras de escolas maternais que atuam no nível Transitório, de escolas municipais da comunidade de Penco, província de Concepción, Chile, para a validação do instrumento foi utilizada a técnica de julgamento por especialistas, segundo o método de Lawshe (1975) e as modificações feitas por Tristán-López (2008) e por sua confiabilidade, foi considerado o coeficiente de consistência interna alfa de Cronbach. Resultados. Os principais resultados indicam que a escala apresenta uma alta confiabilidade e correlações positivas significativas, o que indica que é uma ferramenta válida para ser utilizada como instrumento de diagnóstico que identificará fragilidades e potencialidades das educadoras da infância quanto ao seu conhecimento do uso das TIC para fins educativos em linguagem escrita.

Biografia do Autor

Carolina Fernández-Chávez, Universidad de Concepción

Educadora de Párvulos, Licenciada en Educación. Magíster en Informática Educativa y Magíster en Ciencia de la Educación con mención Evaluación de los Aprendizajes.  Doctor © en Educación. Docente colaborador Depto. Metodología de la Investigación e Informática Educacional, Universidad de Concepción.

Paola Domínguez-Ramírez, Universidad de Concepción

Profesor Asistente de la Universidad de Concepción, Educadora de Párvulos, Magister en Educación y Doctora en Psicologia de la Educación. Sus líneas de investigación se orientan al estudio de Calidad educativa y los procesos de aprendizaje del lenguaje escrito en educación infantil.

Pedro Salcedo-Lagos, Universidad de Concepción

Profesor Titular de la Universidad de Concepción, Profesor de Matemática y Física, Magíster en Ciencias de la Computación y Doctor en Inteligencia Artificial. Sus líneas de investigación están relacionadas con Competencias TIC, procesamiento del Lenguaje Natural y Didáctica de la Matemática.

Referências

Abarzúa, A. y Cerda, C. (2011). Integración curricular de TIC en educación parvularia. Revista de Pedagogía, 32(90), 13-43. https://www.redalyc.org/pdf/659/65920055002.pdf

Cabero Almenara, J. (2014). Formación del profesorado universitario en TIC. Aplicación del método Delphi para la selección de los contenidos formativos. Educación XX1, 17(1), 111-132. https://doi.org/10.5944/educxx1.17.1.10707

Cabero Almenara, J., Marín Díaz, V. y Castaño Garrido, C. (2015). Validación de la aplicación del modelo TPACK para la formación del profesorado en TIC. @ tic revista d’innovació educativa, (14), 13-22. https://doi.org/10.7203/attic.14.4001

Castillo-Cedeño, R., Ramírez-Abrahams, P. y Ruíz-Guevara, L. S. (2017). Necesidades de formación profesional en el ámbito de la primera infancia: Percepción y aportes del estudiantado. Revista Electrónica Educare, 21(1), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.21-1.9

Cejas León, R., Navío Gámez, A. y Barroso Osuna, J. (2016). Las competencias del profesorado universitario desde el modelo TPACK (conocimiento tecnológico y pedagógico del contenido). Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación, (49), 105-119. http://hdl.handle.net/11441/44210

Hernández Monterrosa, A. L. (2016). Las tecnologías de la información y comunicación como apoyo pedagógico en el proceso de lecto-escritura de educación preescolar de las secciones de niños de 6 años de centros educativos públicos y privados de la ciudad de Santa Ana. Conocimiento Educativo, 3, 103-116. https://doi.org/10.5377/ce.v3i0.5648

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación (6.º ed.). McGraw-Hill.

Ihmeideh, F. (2009). The role of computer technology in teaching reading and writing: Preschool teachers’ beliefs and practices. Journal of Research in Childhood Education, 24(1), 60-79. https://doi.org/10.1080/02568540903439409

Lawshe, C. H. (1975) A quantitative approach to content validity. Personnel Psychology, 28(4), 563-575. https://doi.org/10.1111/j.1744-6570.1975.tb01393.x

Liang, J.-C., Chai, C. S., Koh, J. H L., Yang, C.-J. y Tsai, C.-C. (2013). Surveying in-service preschool teachers’ technological pedagogical content knowledge. Australasian Journal of Educational Technology, 29(4), 581-594. https://doi.org/10.14742/ajet.299

Lonigan, C. J., Driscoll, K., Phillips, B. M., Cantor, B. G., Anthony, J. L. y Goldstein, H. (2003). A computer-assisted instruction phonological sensitivity program for preschool children at-risk for reading problems. Journal of Early Intervention, 25(4), 248-262. https://doi.org/10.1177/105381510302500402

Masoumi, D. (2021). Situating ICT in early childhood teacher education. Education and Information Technologies, 26(3), 3009-3026. https://doi.org/10.1007/s10639-020-10399-7

McManis, L. D. y Gunnewig, S. B. (2012). Finding the education in educational technology in early learners. Young Children, 67(3), 14-24. https://www.learntechlib.org/p/88339/

Merino Soto, C. y Lautenschlager, G. (2003). Comparación estadística de la confiabilidad alfa de Cronbach: Aplicaciones en la medición educacional y psicológica. Revista de Psicología, 12(2), 127-136. https://doi.org/10.5354/0719-0581.2003.17668

Ministerio de Educación. (2018). Bases curriculares. Educación parvularia. Autor. https://bibliotecadigital.mineduc.cl/handle/20.500.12365/432

Mishra, P. y Koehler, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054. http://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf

Mishra, P. y Koehler, M. J. (2008). Introducing technological pedagogical content knowledge. En Annual meeting of the American Educational Research Association (pp. 1-16). http://www.matt-koehler.com/publications/Mishra_Koehler_AERA_2008.pdf

Mol, S. E. y Bus, A. (2011). To read or not to read: A meta-analysis of print exposure from infancy to early adulthood. Psychological Bulletin. 137(2), 267-296. https://doi.org/10.1037/a0021890

Neuman, S. B. (2006). The knowledge gap: Implications for early education. En D. Dickinson y S. Neuman (Eds.), Handbook of early literacy research, (Vol. 2, pp. 29-40). Guilford Press. https://research.steinhardt.nyu.edu/scmsAdmin/media/users/sn1150/knowledgegap.pdf

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2019). Marco de competencias de los docentes en materia de TIC UNESCO. Autor. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371024

Ortiz-Colón, A., Ágreda Montoro, M., y Rodríguez Moreno, J. (2020). Autopercepción del profesorado de educación primaria en servicio desde el modelo TPACK. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 23(2), 53-65. https://doi.org/10.6018/reifop.415641

Oviedo, H. y Campo-Arias, A. (2005). Aproximación al uso del coeficiente alfa de Cronbach. Revista Colombiana de Psiquiatría, 34(4), 572-580. https://www.researchgate.net/publication/284821545_Aproximacion_al_uso_del_coeficiente_Alfa_de_Cronbach

Pérez-Lisboa, S. R. (2017). Descubriendo el lenguaje a través de la realidad aumentada y la pizarra digital. Revista Electrónica Educare, 21(3), 1-13. http://dx.doi.org/10.15359/ree.21-3.14

Puerta Sierra, L. M. y Marín Vargas, M. E. (2015). Análisis de validez de contenido de un instrumento de transferencia de tecnología universidad-industria de baja California, México. En 20 Congreso Internacional de Contaduría Administración, e Informática (pp. 1-16). http://congreso.investiga.fca.unam.mx/docs/xx/docs/2.02.pdf

Rugerio, J. P. y Guevara, Y. (2015). Alfabetización inicial y su desarrollo desde la educación infantil. Revisión del concepto e investigaciones aplicadas. Ocnos: Revista de estudios sobre lectura, (13), 25-42. http://doi.org/10.18239/ocnos_2015.13.02

Schmidt, D. A., Baran, E., Thompson, A. D., Mishra, P., Koehler, M. J. y Shin, T. S. (2009). Technological pedagogical content knowledge (TPACK). The development and validation of an assessment instrument for preservice teachers. Journal of research on Technology in Education, 42(2), 123-149. http://dx.doi.org/10.1080/15391523.2009.10782544

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14. https://doi.org/10.3102/0013189X015002004

Tristán-López, A. (2008). Modificación al modelo de Lawshe para el dictamen cuantitativo de la validez de contenido de un instrumento objetivo. Avances en medición, 6(1), 37-48. https://www.humanas.unal.edu.co/lab_psicometria/application/files/9716/0463/3548/VOL_6._Articulo4_Indice_de_validez_de_contenido_37-48.pdf

Villalón, M. (2008). Alfabetización inicial. Claves de acceso al aprendizaje de la lectura y escritura desde los primeros meses de vida. Ediciones UC.

Whitehurst, G. J. y Lonigan, C. J. (1998). Child development and emergent literacy. Child Development, 69(3), 848-872. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.1998.tb06247.x

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Validação da aplicação do modelo TPACK associado às habilidades de consciência fonológica e conhecimento de letras para educadoras de crianças pré-escolares (C. Fernández-Chávez, P. Domínguez-Ramírez, & P. Salcedo-Lagos , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.8

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Validação da aplicação do modelo TPACK associado às habilidades de consciência fonológica e conhecimento de letras para educadoras de crianças pré-escolares (C. Fernández-Chávez, P. Domínguez-Ramírez, & P. Salcedo-Lagos , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.8

Comentarios (ver términos de uso)