Percepções internas e externas sobre a qualidade da educação online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-2.24

Palavras-chave:

Aprendizagem on-line, qualidade da educação, ensino universitário, papel docente

Resumo

Objetivo. O objetivo principal do estudo foi conhecer a qualidade do ensino online no nível universitário. Metodologia. Foi utilizada uma abordagem mista com análise convergente de dados qualitativos obtidos junto entre estudantes, docentes e pessoas provenientes desta modalidade educacional por meio de grupos focais e entrevistas em profundidade e dados quantitativos obtidos a partir de questionários externos por meio de entrevistas. Resultados. As visões externas não mostraram credulidade sobre a qualidade da educação online e, sem conhecer seu dinamismo curricular, mostraram desconfiança em relação às competências das pessoas provenientes dessa modalidade, o que explica por que, mesmo com a ascensão do mundo virtual, o ensino superior continua ser predominantemente face a face. Por outro lado, as visões internas revelaram confiança na qualidade e confirmaram conceitos teóricos sobre a aprendizagem na virtualidade relacionados às mediações pedagógicas, plataformas tecnológicas educacionais, competências pedagógicas do corpo docente, construção da aprendizagem e participação contínua do grupo de estudantes. Conclusão. Essas constatações encontradas podem ser aplicadas na renovação dos sistemas de qualidade educacional focados na medição positivista de fatores intrínsecos e de avançar num modelo de socialização e promoção com base na flexibilidade e fácil acesso, para outro focado em potencial pedagógico e vantagens formativas da educação on-line.

Biografia do Autor

José Eucario Parra-Castrillón, Corporación Universitaria Minuto de Dios

Magister en Educación y Desarrollo Humano de la Universidad de Manizales (Colombia), Especialista en Pedagogía de la Virtualidad e Ingeniero de Sistemas. Profesor investigador de la Corporación Universitaria Minuto de Dios. En 2019 obtuvo la clasificación de investigador asociado otorgada por el Sistema Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación. Evaluador de programas académicos de pregrado y postgrado del Ministerio de Educación Nacional. 

Referências

Creswell, J. W. (2014). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (4.a ed.). SAGE. https://books.google.com.co/books?id=PViMtOnJ1LcC

De Benedetto, M. A. C. y Gallian, D. M. C. (2018). Narrativas de estudantes de medicina e enfermagen: Currículo oculto e desumanização em seúde. interface comunicação, saúde e educacação, 22(67), 1197-1207. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0218

Díaz Sandoval, M. (29 de enero de 2018). Una educación cada vez menos física. El Espectador. Sección educación. https://www.elespectador.com/educacion/una-educacion-cada-vez-menos-fisica-article-735695/

Escudero Escorza, T. (2019). Evaluación del profesorado como camino directo hacia la mejora de la calidad educativa. Revista de Investigación Educativa, 37(1), 15-37. http://dx.doi.org/10.6018/rie.37.1.342521

Facundo, A. H. (2003). La educación superior a distancia virtual en Colombia. Digital Unesco. Observatory for Higher Education in Latin America and The Caribbean - IESALC. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139922

Ferreira Nobre, A. M., Vieira Barros, D. M., Chenoll Mora, A. y Setién Burgués, A. (2019). Tabla DK eLearning:

Optimización de la práctica docente en un ambiente online. RED. Revista de Educación a Distancia, 19(59), 1-15. https://doi.org/10.6018/red/59/03

García Aretio, L. (2017). Educación a distancia y virtual: Calidad, disrupción, aprendizajes adaptativo y móvil. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 20(2), 9-25. http://dx.doi.org/10.5944/ried.20.2.18737

Gómez, V. G., Tolozano, M. R. y Delgado, N. B. (2017). La acreditación institucional de la calidad en los institutos superiores técnicos y tecnológicos del Ecuador desde la perspectiva de un instituto acreditado. Formación Universitaria, 10(6), 59-66. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062017000600007

González-Castro, Y., Manzano-Durán, O. y Torres-Zamudio, M. (2017). Riesgos de deserción en las universidades virtuales de Colombia, frente a las estrategias de retención. Revista Libre Empresa, 14(2), 177-197. https://doi.org/10.18041/1657-2815/libreempresa.2017v14n2.3038

González Martínez, J. J. y Pradier Sebastián, A. (2019). La enseñanza artística superior de arte dramático y su sistema de garantía interna de calidad. Revista Complutense de Educación, 30(1), 307-321. http://dx.doi.org/10.5209/RCED.57349

Hernández Godoy, V., Fernández Morales, K. y Pulido, J. E. (2018). La actitud hacia la educación en línea en estudiantes universitarios. Revista de Investigación Educativa, 36(2), 349-364. http://dx.doi.org/10.6018/rie.36.2.277451

Malagón Plata, L. A., Rodríguez, L. H. y Machado Vega, D. F. (2019). Políticas públicas educativas y aseguramiento de la calidad en la educación superior. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 21(32), 273-290. http://dx.doi.org/10.19053/01227238.4999

Marciniak, R. y Gairín Sallán, J. (2018). Dimensiones de evaluación de calidad de educación virtual: Revisión de modelos referentes. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 21(1), 217-238. http://dx.doi.org/10.5944/ried.21.1.16182

Martínez, O., Steffens, E. J., Ojeda, D. C. y Hernández, H. G. (2018). Estrategias pedagógicas aplicadas a la educación con mediación virtual para la generación del conocimiento global. Formación Universitaria, 11(5), 11-18. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062018000500011

Martínez-Rizo, F. (2018). La preocupación por la calidad de la educación y su valor social. Revista Fuentes, 20(2), 17-27. http://dx.doi.org/10.12795/revistafuentes.2018.v20.i2.01

Ortega Jiménez, H. M., Anaya Saladén, L. C., Hernández Rojas, N. Y. y Valbuena Castillo, S. R. (2019). Introducción de la medida de calidad en la producción de aulas virtuales de la universidad EAN. Seis Sigma. Revista Estrategia Organizacional, 8(1), 59-83. https://doi.org/10.22490/25392786.3173

Parra, C. M., Castañeda, E., Restrepo, G., Usuga, O., Duque, P. y Mendoza, R. (2014). ¿La deserción y la graduación no diferencian a los programas de pregrado de la Facultad de Ingeniería de la Universidad de Antioquía? En D. N. Gómez Cifuentes (Comp.), IV Conferencia Latinoamericana sobre Abandono de la Educación Superior (pp. 71-82). Universidad de Antioquia. http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/issue/view/66

Pauccar Timpo, S. E. (2019). Factores que influyen en la elección de la escuela profesional en estudiantes de la Universidad Andina del Cusco, 2018 [Tesis de Maestría]. Universidad Andina del Cuzco. https://repositorio.uandina.edu.pe/handle/20.500.12557/2627

Pereira Puga, M. (2014). Educación superior universitaria: Calidad percibida y satisfacción de los egresados [Tesis doctoral]. Universidade da Coruña. https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/12349/PereiraPuga_Manuel_TD_2014.pdf

Raimondi, G. A., Moreira, C. y de Barros, N. F. (2019). Gêneros e sexualidades na educação médica: Entre o currículo oculto e a integralidade do cuidado. Saude e Sociedade, 28(3), 198-209. https://doi.org/10.1590/S0104-12902019180722

Rivero López, M. A. (2018). Percepción estudiantil sobre la calidad de un ambiente de aprendizaje mixto apoyado por Moodle. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, (53), 193-205. https://doi.org/10.12795/pixelbit.2018.i53.13

Rodríguez, J. R. (2016). Exigencias éticas de la calidad de la educación virtual. En C. Rama y J. Domínguez Granda (Eds.). El aseguramiento de la calidad de la educación virtual (pp. 55-68). Universidad Católica Los Ángeles de Chimbote, Observatorio de la Educación Virtual de América Latina y el Caribe de Virtual Educa. http://repositorio.uladech.edu.pe/bitstream/handle/123456789/6405/

Rodríguez Jerez, S. A. (2018). Calidad, educación y semiótica. Universidad Sergio Arboleda.

Sanmiguel Ruiz, C., Alemán de la Garza, L. Y. y Gómez Zermeño, M. G. (2019). Concepto de la calidad de la educación superior virtual desde el análisis del discurso: El caso de las políticas en Colombia. Revista Academia y Virtualidad, 12(1), 31-47. https://doi.org/10.18359/ravi.3719

Silva Carreño, W. H. y Mazuera Moreno, J. A. (2019). ¿Enfoque de competencias o enfoque de capacidades en la escuela? Revista Electrónica de Investigación Educativa, 21, 1-10. https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e17.1981

Sistema Nacional de Información de Educación Superior. (2020). Módulo de consultas. https://hecaa.mineducacion.gov.co/consultaspublicas/ies

Yong Castillo, É., Nagles García, N., Mejía Corredor, C. y Chaparro Malaver, C. E. (2017). Evolución de la educación superior a distancia: Desafíos y oportunidades para su gestión. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (50), 80-105.

Publicado

2022-03-09

Como Citar

Percepções internas e externas sobre a qualidade da educação online (J. E. Parra-Castrillón , Trad.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.24

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Percepções internas e externas sobre a qualidade da educação online (J. E. Parra-Castrillón , Trad.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-18. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.24

Comentarios (ver términos de uso)