O trabalho final do curso sobre música na Faculdade de Educação de Albacete-Espanha (Universidade de Castilla-La Mancha)
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.26-2.10Palavras-chave:
Música, Educação Musical, Ensino Superior, DissertaçãoResumo
Objetivo. Reunir e analisar os trabalhos finais de graduação (TFG) dirigidos e defendidos na Unidade Departamental de Música da Faculdade de Educação de Albacete-Espanha (UCLM) desde a sua implementação, ano letivo 2012-2013, até o ano letivo 2018-2019. Metodologia. A abordagem utilizada foi essencialmente quantitativa e descritiva com uma amostra de 102 TFG dos quais 66 pertencem ao Curso de Licenciatura em Educação Básica, 33 ao Curso de Licenciatura em Educação Infantil e 3 da Licenciatura em Ensino Básico Bilíngue (Inglês). Foram analisadas as seguintes variáveis: número de TFG, cursos acadêmicos, linhas de pesquisa e palavras-chave dos títulos. Resultados. Observou-se uma continuidade nas pesquisas realizadas na área da música no período analisado. As linhas de pesquisa mais trabalhadas foram música e emoções (19,61%), música e tecnologias de informação e comunicação (15,69%) e música e educação especial (14,71%), enquanto a linha menos trabalhada foi legislação educacional musical (2,94%). A análise das palavras-chave dos títulos mostra uma forte presença do termo emoção/ções/cional nas especialidades de Educação Infantil e Educação Básica. Algumas diferenças substanciais também foram encontradas nas preferências temáticas de ambas as séries, sinalizando para estudos mais teórico-técnicos no Ensino Fundamental e estudos práticos no Infantil. Conclusões. Com este trabalho examinamos e refletimos sobre o TFG dos temas musicais. As limitações da amostra oferecem resultados preliminares sobre a evolução das linhas temáticas investigadas e das preferências temáticas em ambas as especialidades.
Referências
Arteaga Martínez, B., Ahedo Ruiz, J., Gutiérrez Gómez-Calcerrada, S. y Solera Hernández, E. (2013). El Trabajo Fin de Grado Maestro: Modalidad online con evaluación presencial. RED: Revista de Educación a Distancia, 2(38), 1-26. https://www.um.es/ead/red/38
Cremades Andreu, R. García Gil, D., Ramírez Rico, E. y Miraflores Gómez, E. (2016). Acción tutorial en estudiantes de las menciones de educación física y música del grado de maestro en educación primaria. Revista de Investigación Educativa, 34(2), 417-433. https://revistas.um.es/rie/article/view/237931/195061
Comisión Académica de Trabajos Fin de Grado. (2019). Guía para la elaboración, defensa y evaluación del Trabajo Fin de Grado de Maestro en Ed. Infantil y Ed. Primaria de la Facultad de Educación de Albacete. Universidad de Castilla-La Mancha. https://docplayer.es/41542846-Guia-para-la-elaboracion-defensa-y-evaluacion-del-trabajo-fin-de-grado-de-maestro-en-ed-infantil-y-ed.html
Dapía, M. D. (2016). Investigación de los perfiles profesionales de educación social. El TFG, una oportunidad para la investigación aplicada. Educación Social: Revista de Intervención Socioeducativa, (62), 88-101. https://raco.cat/index.php/EducacioSocial/article/view/308301
De la Ossa Martínez, M. A. (2020). El trabajo de fin de grado en la mención en música de la Facultad de Educación de Cuenca (UCLM). Orientaciones, explicaciones y consejos varios y variados para elaborarlo, superarlo con éxito y no morir en el intento. En M. A. de la Ossa Martínez (Ed.), La educación y la formación musical en el siglo XXI: Valoración, unión y diálogo entre etapas educativas (pp. 209-252). UNO Editorial.
De Salazar, I. (2011). La metodología en los trabajos de grado en las especialidades de arte y diseño del Colegio Universitario de Caracas. Investigación y Postgrado, 26(2), 203-218. http://ve.scielo.org/scielo.php?pid=S1316-00872011000200007&script=sci_abstract
Fejes, A. (2006). The Bologna Process-Governing higher education in Europe through standardisation. Revista Española de Educación Comparada, (12), 203-232. http://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/7429
Ferrer Cerveró, V. R., Soria Ortega, V., Carmona Monferrer, M. Ramis Cerdà, R. (2012). De la guía al caso práctico: El TFG de educación social de la Universidad de Barcelona. En V. Ferrer, M. Carmona y V. Soria (Eds.), El trabajo de fin de grado. Guía para estudiantes, docentes y agentes colaboradores (pp. 153-181). McGraw-Hill.
García González, P. y Rodríguez Lorenzo, G. A. (2017). Música y TEA, o cómo abordar nuevos contenidos formativos a través de la elaboración del TFG del Grado en Maestro en Educación Infantil. En D. Caldevilla Domínguez (Ed.), Congreso Universitario Internacional sobre contenidos investitación, innovación y docencia CUICIID 7, 2017 pp. 903). Fórum Internacional de Comunicación y Relaciones Públicas (Fórum XXI).
García Ponce de León, O., Pérez Mora, R. y Miranda Zea, A. (2018). Los profesores-investigadores universitarios y sus motivaciones para transferir conocimiento. Redie Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(3), 43-55. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.3.1754
Gómez Barreto, I. M. (2015). La evaluación del trabajo final de grado en las titulaciones de Maestro de Educación Infantil y Primaria de la Facultad de Educación de Albacete en la Universidad Castilla La Mancha. Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, 31(3), 541-563. https://www.researchgate.net/publication/288827236
Jefatura del Estado. (13 de abril de 2007). 7786. Ley Orgánica 4/2007, de 12 de abril, por la que se modifica la Ley Orgánica 6/2001, de 21 de diciembre, de Universidades. Boletín Oficial del Estado, núm. 89, Sección I. Disposiciones generales, pp. 16241-16260. https://www.boe.es/eli/es/lo/2007/04/12/4
Juan-Carvajal, M. L. (2019). The title of the thesis in the professional training of the musician. Auxiliary tools. Revista de Docencia e Investigación Educativa, 5(16), 1-9. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7468580
Ministerio de Educación. (3 de julio de 2010). Real Decreto 861/2010, de 2 de julio, por el que se modifica el Real Decreto 1393/2007, de 29 de octubre, por el que se establece la ordenación de las enseñanzas universitarias oficiales. Boletín Oficial del Estado, núm. 161, Sección I. Disposiciones generales, pp. 58454-58468. https://www.boe.es/eli/es/rd/2010/07/02/861
Ministerio de Educación y Ciencia. (30 de octubre de 2007). Real Decreto 1393/2007, de 29 de octubre, por el que se establece la ordenación de las enseñanzas universitarias oficiales. Boletín Oficial del Estado, núm. 260, pp. 1-28. https://www.boe.es/eli/es/rd/2007/10/29/1393/con
Morales Ortiz, B. L., Giraldo Veloza, A. M., Rodríguez Núñez, Y. y Casas Fernández, P. (2018). Investigación-creación en los trabajos de grado de pregrado en música. Un estudio de caso. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, 15, 97-118. https://doi.org/10.5209/RECIEM.59378
Pereira Pérez, Z. (2011). Los diseños de método mixto en la investigación en educación: Una experiencia concreta. Revista Electrónica Educare, 15(1), 15-29. https://doi.org/10.15359/ree.15-1.2
Rekalde Rodríguez, I. (2011). ¿Cómo afrontar el trabajo de fin de grado? Un problema o una oportunidad para culminar con el desarrollo de las competencias. Revista Complutense de Educación, 22(2), 179-193. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2011.v22.n2.38488
Reyes García, C. I. y Díaz Megolla, A. (2020). ¿Quiénes deben ser los agentes evaluadores del TFG? Educación XX1: Revista de la Facultad de Educación, 23(1), 125-145, https://doi.org/10.5944/educxx1.23843
Rubio, M. J., Torrado, M., Quirós, C. y Valls, R. (2018). Autopercepción de las competencias investigativas en estudiantes de último curso de Pedagogía de la Universidad de Barcelona para desarrollar su Trabajo de Fin de Grado. Revista Complutense de Educación, 29(2), 335-354. https://doi.org/10.5209/RCED.52443
Salazar-Gómez, E. y Tobón, S. (2018). Análisis documental del proceso de formación docente acorde con la sociedad del conocimiento. Revista Espacios, 39(53), 1-13. http://www.revistaespacios.com/cited2017/cited2017-17.pdf
Sarduy Domínguez, Y. (2007). El análisis de información y las investigaciones cuantitativa y cualitativa. Revista Cubana Salud Pública, 33(3), 1-11. https://doi.org/10.1590/S0864-34662007000300020
Sotos Serrano, M. (2020). Análisis cualitativo del proceso de tutorización de los trabajos fin de grado. El caso de la Facultad de Educación de Albacete. Revista Complutense de Educación, 31(1), 35-44. https://doi.org/10.5209/rced.61746
Tejada Fernández, J. y Ruiz Bueno, C. (2016). Evaluación de competencias profesionales en Educación Superior: Retos e implicaciones. Educación XX1: Revista de la Facultad de Educación, 19(1), 17-38. https://doi.org/10.5944/educxx1.12175
Universidad de Castilla-La Mancha. (Marzo, abril y mayo, 2010). Acuerdo del Consejo de Gobierno celebrado el 2 de marzo de 2010 por el que, a propuesta del Vicerrectorado de Docencia y Ordenación Académica, se propone Normativa sobre elaboración y defensa del Trabajo Fin de Grado. Boletín Oficial Universidad de Castilla-La Mancha, Año 16, número 131, p. 76-82. https://ruidera.uclm.es/xmlui/bitstream/handle/10578/1996/bouclm_131.pdf
Vera, J. y Briones, E. (2015). Perspectiva del alumnado de los procesos de tutorización y evaluación de los trabajos de fin de grado. Culture and Education, Cultura y Educación, 27(4), 726-765. https://doi.org/10.1080/11356405.2015.1089391
Vicario-Molina, I., Martín-Pastor, E., Gómez- Gonçalves, A. y González Rodro, L. M. (2020). Nuevos desafíos en la Educación Superior: Análisis de resultados obtenidos y dificultades experimentadas en la realización del trabajo fin de grado de estudiantes de los Grados de Maestro de la Universidad de Salamanca. Revista Complutense de Educación, 31(2), 185-194. https://dx.doi.org/10.5209/rced.62003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: