Estudo comparativo sobre a presença do pensamento histórico nos currículos escolares de diferentes países

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-2.19

Palavras-chave:

currículo, ensino da história, educação comparada, ensino primário, programa de estudos

Resumo

Introdução. O pensamento histórico é um aspecto altamente relevante no ensino-aprendizagem da história, pois é uma abordagem didática que permite o desenvolvimento de competências cognitivas mais complexas, a partir de uma perspectiva construtivista. Para que a educação histórica dos estudantes se baseie nesta abordagem pedagógica, é necessário, entre outros aspectos, introduzi-la nos currículos escolares. Metodologia. O objectivo desta investigação qualitativa era comparar os currículos de dez países (Canadá, Estados Unidos, México, Chile, Argentina, Austrália, Inglaterra, Portugal, França e Espanha), relevantes para as suas publicações sobre este tema, a fim de verificar a presença dos conceitos de pensamento histórico nos mesmos através da técnica de análise de conteúdo. Resultados. Os resultados mostraram que estes conceitos foram incorporados na maioria dos currículos, de acordo com a investigação educacional realizada sobre este assunto. Discussão. No entanto, são necessárias algumas modificações nos programas educacionais de outros países, a fim de encorajar o desenvolvimento do pensamento histórico entre os estudantes. Para tal, os currículos nos quais os conceitos históricos próprios desta abordagem pedagógica estejam plenamente integrados podem servir de modelo e referência.

Biografia do Autor

María Martínez-Hita, Universidad de Murcia

Maestra de Educación Primaria con Mención en Lengua Extranjera Inglés. Máster de Investigación e Innovación Educativa. Doctora en Educación en la Universidad de Murcia. Sus áreas de investigación son la innovación en la didáctica de las ciencias sociales, el pensamiento histórico y  la gamificación en Educación Primaria.

Cosme Jesús Gómez-Carrasco, Universidad de Murcia

Profesor Titular de Didáctica de las Ciencias Sociales en la Facultad de Educación de la Universidad de Murcia. Sus líneas de investigación son la formación del profesorado, métodos activos de aprendizaje, pensamiento histórico, libros de texto y evaluación de los aprendizajes.

Pedro Miralles-Martínez, Universidad de Murcia

Catedrático de Universidad de Didáctica de las Ciencias Sociales en la Universidad de Murcia. Sus líneas de investigación versan sobre enseñanza y aprendizaje de la historia, evaluación y libros de texto. Ha dirigido varios proyectos de investigación e innovación sobre didáctica de las ciencias sociales en Educación Infantil, Primaria y Secundaria.

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

Estudo comparativo sobre a presença do pensamento histórico nos currículos escolares de diferentes países (M. Martínez-Hita, C. J. Gómez-Carrasco, & P. Miralles-Martínez , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.19

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Estudo comparativo sobre a presença do pensamento histórico nos currículos escolares de diferentes países (M. Martínez-Hita, C. J. Gómez-Carrasco, & P. Miralles-Martínez , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.19

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