Análise do Estado espanhol e regulamentos regionais da Andaluzia sobre o coletivo LGTBI no âmbito educacional
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.26-3.29Palavras-chave:
Educação andaluza, educação de espanhol, pesquisa documental, política educacional, LGTBIResumo
Objetivo. O estudo dos regulamentos permite tornar visíveis as medidas nele incluídas sobre um determinado tema, com vista a discutir as suas contribuições, oferecer propostas de melhoria ou enriquecer outras medidas regulamentares. A partir disso, u objetivo deste estudo é analisar a presença de identidades e corporalidades de Lésbicas, Gays, Trans, Bissexuais e Intersexuais (LGTBI) nas regulamentações educacionais estaduais espanholas e regionais da Andaluzia, bem como as possibilidades oferecidas por este para trabalhar este grupo nas escolas. Método. Um passeio analítico das diferentes medidas regulatórias aprovadas em relação ao coletivo LGTBI é realizado através de uma análise documental qualitativa das políticas do Estado espanhol e da Comunidade Autônoma da Andaluzia. Resultados. Os resultados expõem as diferentes medidas políticas aprovadas relacionadas ao nosso objeto de estudo, detalhando as contribuições e repercussões sobre o grupo LGTBI na educação. Conclusões. Concluímos que, embora a regulamentação estatal faça um tratamento superficial do grupo LGTBI no campo educacional, a comunidade autônoma andaluza estabelece medidas inclusivas que possibilitam o avanço dos direitos e a atenção à diversidade afetivo-sexual genérica na dimensão educacional. Diante disso, recomenda-se a inclusão do coletivo LGTBI em futuras propostas regulatórias estaduais. Estes devem advogar por uma ampla presença desse grupo em toda as dimensões que compõem o processo educativo. Da mesma forma, eles devem consolidar os fundamentos normativos que contribuam para reduzir sua discriminação para alcançar uma prática educativa mais democrática e igualitária.
Referências
Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Derechos Humanos. (17 de noviembre, 2011). Informe anual del Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Derechos Humanos e informes de la Oficina del Alto Comisionado y del Secretario General. Resolución 17/19. https://www.contraelodio.org/recursos/onu_A-HRC-19-41_sp.pdf
Butler, J. (2008). El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Paidós.
Comunidades Europeas. (1997). Tratado de Ámsterdam por el que se modifican el tratado de la Unión Europea, los tratados constitutivos de las comunidades europeas y determinados actos conexos. Oficina de Publicaciones Oficiales de las Comunidades Europeas. https://www.europarl.europa.eu/topics/treaty/pdf/amst-es.pdf
Consejería de Educación y Deporte. (2016). II plan estratégico de igualdad de género en educación 2016-2021. Boletín Oficial de la Junta de Andalucía, Núm. 41, pp. 12-34. https://www.juntadeandalucia.es/sites/default/files/2022-04/II_Plan_Igualdad_Genero_0.pdf
Consejería de Educación y Deporte. (2018). Instrucciones de 14 de junio de 2018, de la Dirección General de Participación y Equidad y de la Dirección General de Ordenación Educativa, sobre los criterios para la selección de los libros de texto y para la elaboración de materiales curriculares sin prejuicios sexistas o discriminatorios. https://www.juntadeandalucia.es/educacion/portals/web/ced/normativa/-/normativas/detalle/instrucciones-de-14-de-junio-de-2018-de-la-direccion-general-de-participacion-y-equidad-y-de-la-direccion-general-de
Consejo de Derechos Humanos. (2014). 27/32 Derechos humanos, orientación sexual e identidad de género del 26 de septiembre de 2014. https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/G14/177/35/PDF/G1417735.pdf?OpenElement
Cortes Generales Españolas, Congreso de Diputados y del Senado. (29 de diciembre de 1978). Constitución Española. Boletín Oficial del Estado, Gaceta de Madrid, núm. 311, pp. 29313-29424. https://www.boe.es/eli/es/c/1978/12/27/(1)/dof/mul/pdf
Fausto-Sterling, A. (2006). Cuerpos sexuados. La política de género y la construcción de la sexualidad. Melusina.
Ferre Alonso, A. y Rodríguez Guzmán, I. M. (2021). Informe de situación de la LGTBIfobia en la comunidad andaluza. Federación Andalucía Diversidad LGBT.
Flores-Crespo, P. (2011). Análisis de política educativa. Un nuevo impulso. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 16(50), 687-698. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5395872.pdf
Foucault, M. (2012). Historia de la sexualidad. Vol. 1. La voluntad del saber. Biblioteca Nueva.
Gavilán, J. (2016). Infancia y transexualidad. Los libros de la catarata.
Granero Andújar, A. (2019). Concepciones del alumnado de último ciclo de la ESO sobre las intersexualidades, las identidades trans y las no-heterosexualidades. methaodos.revista de ciencias sociales, 7(1), 55-73. https://doi.org/10.17502/m.rcs.v7i1.284
Granero Andújar, A. y García Gómez, T. (2019). Intersexualidades: Desconocimiento teórico-práctico en la educación formal. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 23(1), 61-82. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i1.9144
Hernández Segura, A. M. (2011). Una nueva mirada a la formación docente como camino hacia la equidad de género. Revista Electrónica Educare, 15(1), 123-135. https://doi.org/10.15359/ree.15-1.9
Jones, T., Gray, E. y Harris, A. (2014). GLBTIQ teachers in Australian education policy: Protections, suspicions, and restrictions. Sex Education, 14(3), 338-353. https://doi.org/10.1080/14681811.2014.901908
Junta de Andalucía (20 de marzo, 2007a). Ley Orgánica 2/2007, de 19 de marzo, de reforma del Estatuto de Autonomía para Andalucía. Boletín Oficial de la Junta de Andalucía, núm. 56, pp. 2-36. https://www.juntadeandalucia.es/boja/2007/56/
Junta de Andalucía. (26 de diciembre, 2007b). Ley 17/2007, de 10 de diciembre, de Educación de Andalucía. Boletín Oficial de la Junta de Andalucía, núm. 252, p. 1-128. https://www.juntadeandalucia.es/boja/2007/252/boletin.252.pdf
Junta de Andalucía. (21 de mayo, 2015). Orden de 28 de abril de 2015, por la que se modifica la Orden de 20 de junio de 2011, por la que se adoptan medidas para la promoción de la convivencia en los centros docentes sostenidos con fondos públicos y se regula el derecho de las familias a participar en el proceso educativo de sus hijos e hijas. Boletín Oficial de la Junta de Andalucía, núm. 96, pp. 1-251. https://www.juntadeandalucia.es/boja/2015/96/BOJA15-096-00251.pdf
Junta de Andalucía. (15 de enero, 2018). Ley 8/2017, de 28 de diciembre, para garantizar los derechos, la igualdad de trato y no discriminación de las personas LGTBI y sus familiares en Andalucía. Boletín Oficial de la Junta de Andalucía, núm. 10, pp. 12-41. https://violenciagenero.org/web/wp-content/uploads/2019/03/ley_8_2017_lgtbi_andalucia.pdf
Junta de Andalucía, Comunidad Autónoma de Andalucía. (13 de febrero, 2008). Ley 12/2007, de 26 de noviembre, para la promoción de la igualdad de género en Andalucía. Boletín Oficial del Estado, núm. 38, pp. 7761-7773. https://www.boe.es/boe/dias/2008/02/13/pdfs/A07761-07773.pdf
Junta de Andalucía, Comunidad Autónoma de Andalucía. (9 de agosto, 2014). Ley 2/2014, de 8 de julio, integral para la no discriminación por motivos de identidad de género y reconocimiento de los derechos de las personas transexuales de Andalucía. Boletín Oficial del Estado, núm. 193, pp. 63930-63943. https://www.boe.es/boe/dias/2014/08/09/pdfs/BOE-A-2014-8608.pdf
Lara-Garrido, A. S., Álvarez-Bernardo, G., Márquez Díaz, J. R. y García-Berbén, A. B. (2022). Conocimientos y actitudes hacia la diversidad sexual y de género en alumnado universitario del ámbito de la intervención social. REOP. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 33(1), 108-127. https://doi.org/10.5944/reop.vol.33.num.1.2022.33768
Levy, D. L., Leedy, G. y Miller, G. (2013). Preparing students for research and for work with the transgender population: Exploring the results of an innovative course pairing. Journal of Gay & Lesbian Social Services, 25(3), 306-325. https://doi.org/10.1080/10538720.2013.806879
Ministerio de la Presidencia, Relaciones con las Cortes y Memoria Democrática, Comunidad Autónoma de Andalucía. (24 de junio, 1998). Ley 1/1998, de 20 de abril, de los derechos y la atención al menor. Boletín Oficial del Estado, núm. 150, pp. 20689-20702. https://www.boe.es/boe/dias/1998/06/24/pdfs/A20689-20702.pdf
Ministerio de la Presidencia, Relaciones con las Cortes y Memoria Democrática, Jefatura del Estado. (17 de julio, 1954). Ley de 15 de julio de 1954 por la que se modifican los artículos 2ª y 6ª de la Ley de Vagos y Maleantes, de 4 de agosto de 1933. Boletín Oficial del Estado, núm. 198, pp. 4862-4862. https://www.boe.es/datos/pdfs/BOE//1954/198/A04862-04862.pdf
Ministerio de la Presidencia, Relaciones con las Cortes y Memoria Democrática, Jefatura del Estado. (6 de agosto de 1970). Ley 16/1970, de 4 de agosto, sobre peligrosidad y rehabilitación social. Boletín Oficial del Estado, núm. 187, pp. 12551-12557. https://www.boe.es/boe/dias/1970/08/06/pdfs/A12551-12557.pdf
Ministerio de la Presidencia, Relaciones con las Cortes y Memoria Democrática, Jefatura del Estado. (24 de noviembre, 1995). Ley Orgánica 10/1995, de 23 de noviembre, del Código Penal. Boletín Oficial del Estado, núm. 281, pp. 1-203. https://www.boe.es/buscar/pdf/1995/BOE-A-1995-25444-consolidado.pdf
Ministerio de la Presidencia, Relaciones con las Cortes y Memoria Democrática, Jefatura del Estado. (31 de diciembre, 2003). Ley 62/2003, de 30 de diciembre, de medidas fiscales, administrativas y del orden social. Boletín Oficial del Estado, núm. 313, 46874-46992. https://www.boe.es/boe/dias/2003/12/31/pdfs/A46874-46992.pdf
Ministerio de la Presidencia, Relaciones con las Cortes y Memoria Democrática, Jefatura del Estado. (2 de julio, 2005). Ley 13/2005, de 1 de julio, por la que se modifica el Código Civil en materia de derecho a contraer matrimonio. Boletín Oficial del Estado, núm. 157, 23632-23634. https://www.boe.es/boe/dias/2003/12/31/pdfs/A46874-46992.pdf
Ministerio de la Presidencia, Relaciones con las Cortes y Memoria Democrática, Jefatura del Estado. (4 de mayo, 2006). Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación. Boletín Oficial del Estado, núm. 106, pp. 17158-17207. https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-2006-7899
Ministerio de la Presidencia, Relaciones con las Cortes y Memoria Democrática, Jefatura del Estado. (16 de marzo, 2007). Ley 3/2007, de 15 de marzo, reguladora de la rectificación registral de la mención relativa al sexo de las personas. Boletín Oficial del Estado, núm. 65, pp. 11251-11253. https://www.boe.es/boe/dias/2007/03/16/pdfs/A11251-11253.pdf
Ministerio de la Presidencia, Relaciones con las Cortes y Memoria Democrática, Jefatura del Estado. (10 de diciembre, 2013). Ley Orgánica 8/2013, de 9 de diciembre, para la mejora de la calidad educativa. Boletín Oficial del Estado, núm. 295, 97858-97921. https://www.juntadeandalucia.es/educacion/portals/delegate/content/c2d1629e-05f6-4e8d-9957-d8cbb8ca229a/Ley%20Org%C3%A1nica%208-2013%20de%209%20de%20diciembre%20para%20la%20mejora%20de%20la%20calidad%20educativa
Montenegro, A. (2016). Cuando no entendemos lo que vemos: Ser trans y poder (re) identificarse en la escuela. En J. M. Valcuende del Río, P. Vásquez Andrade y M. J. Marco Macarro (Coords.), Sexualidades: Represión, resistencia y cotidianeidades (pp. 517-527). Aconcagua Libros.
Morgade, G. (Coord.). (2016). Educación sexual integral con perspectiva de género: La lupa de la ESI en el aula. Homosapiens Ediciones.
Naciones Unidas. (2015). Declaración Universal de los Derechos Humanos, 10 de diciembre de 1948. Naciones Unidas. https://www.un.org/es/documents/udhr/UDHR_booklet_SP_web.pdf
Naciones Unidas, Derechos Humanos, Oficina del Alto Comisionado. (2012). Nacidos libres e iguales: Orientación sexual e identidad de género en las normas internacionales de derechos humanos. Autor. https://acnudh.org/nacidos-libres-e-iguales-orientacion-sexual-e-identidad-de-genero-en-las-normas-internacionales-de-derechos-humanos/
Parlamento Europeo. (1984). Resolución del Parlamento Europeo de 13 de marzo de 1984, relativa a la discriminación en el ámbito del trabajo. https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/1e962263-811c-44a9-864a-68001fe143bc/language-en
Parlamento Europeo. (1994). Resolución sobre la igualdad de derechos de los homosexuales y las lesbianas en la comunidad europea (Resolución A-0028/94 del 8 de febrero de 1994, D.O.C. 28.02.94). https://n9.cl/14qoa
Parliamentary Assembly. (1 de octubre, 1981). Resolution 756. https://pace.coe.int/en/files/16167/html
Planella, J. y Pie, A. (2012). Pedagoqueer: Resistencias y subversiones educativas. Educación XXI, 15(1), 265-283. https://www.researchgate.net/publication/272166280_Pedagoqueer_resistencias_y_subversiones_educativas
Platero, R. L. (2014). Trans*exualidades. Acompañamiento, factores de salud y recursos educativos. Edicions Bellaterra.
Preciado, B. (2003). Multitudes queer. Notas para una política de los “anormales”. Revista Multitudes, (12), 157-166. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/NOMBRES/article/view/2338/1275
Rubin, G. (1986). El tráfico de mujeres: Notas sobre la “economía política” del sexo. Revista Nueva Antropología, 8(30), 95-145. https://www.caladona.org/grups/uploads/2007/05/El%20trafico%20de%20mujeres2.pdf
Taylor, S.J. y Bodgan, R. (1992). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidós.
Unión Europea. (17 de diciembre, 2007). Tratado de Lisboa por el que se modifican el tratado de la Unión Europea y el tratado constitutivo de la Comunidad Europea. Diario Oficial de la Unión Europea, núm. 306, pp. 1-271. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/ES/ALL/?uri=OJ%3AC%3A2007%3A306%3ATOC
Unión Europea. (30 de marzo de 2010a). Carta de los derechos fundamentales de la Unión Europea. Diario Oficial de la Unión Europea, núm. 83, pp. 389-403. https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=DOUE-Z-2010-70003
Unión Europea. (30 de marzo, 2010b). Tratado de la Unión Europea. Diario Oficial de la Unión Europea, núm. 83, pp. 1-388. https://www.boe.es/doue/2010/083/Z00001-00388.pdf
Weeks, J. (2003). Sexuality. Routledge.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: